Ano | Título | Autor |
2023 | LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: USO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ORLINDA IMACULADA MOREIRA |
2023 | VIAGEM E CRIAÇÃO EM POEMAS ITALIANOS, DE CECÍLIA MEIRELES: tessituras a partir da pedra e da água | ANNY COSTA CHAVES |
2023 | PRA DIZER O QUE SE CALA: PROTAGONISMO FEMININO NEGRO EM AS MULHERES DE TIJUCOPAPO | LUARA SILVA VELOSO |
2023 | A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM NÃO VERÁS PAÍS NENHUM | JÚLIO CIPRIANO DA SILVA NETO |
2023 | LITERATURA, HISTÓRIA E GÊNERO – REPRESENTAÇÕES DE DONA BEJA NO ROMANCE HISTÓRICO A VIDA EM FLOR DE DONA BÊJA, DE AGRIPA VASCONCELOS | VINÍCIUS AMARANTE NASCIMENTO |
2023 | MULHERES EM TRAVESSIA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS PERSONAGENS FEMININAS CONSTRUÍDAS SOB O SIGNO DA PROSTITUIÇÃO EM GUIMARÃES ROSA E KONSTANTIN CHRISTOFF | ISABELLA SANTOS RAMOS |
2022 | BECOS, BARRACOS E BURACOS: AFETOS E FABULAÇÃO DELEUZIANA EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO | MARCIA LARISSA MOURAO GOULART |
2022 | LITERATURA E CINEMA: DOIS SOBREVOOS SOBRE A OBRA ABRIL DESPEDAÇADO A PARTIR DE ISMAIL KADARÉ E WALTER SALLES | ALEX TARCISIO AGUIAR RAMOS |
2022 | VIOLÊNCIA E RELIGIOSIDADE NOS CONTOS INFANTIS: ERA UMA VEZ … DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E MARIA E SEUS BONECOS DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA | KATIA GONCALVES SILVA |
2022 | AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO ROMANCE AURÉLIA, DE DÉLIA (MARIA BENEDITA BORMANN) | ANA HELOISE BATISTA |
2022 | À MODA DE TRAGÉDIA GREGA EM AMOR CRUEL, AMOR VINGADOR DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ | JACIANE MUNIZ DE AGUIAR |
2022 | GUIMARÃES ROSA E OS BICHOS: UMA LEITURA DA POÉTICA DO ANIMAL EM MANUELZÃO E MIGUILIM | IANA RANY PIMENTA ALVES |
2022 | DENTRO DA TOCA – O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA DE GEORGINO JÚNIOR | CLAUDILENE CAMPOS FARIAS |
2022 | CRÔNICAS DE EDUCAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES: O LETRAMENTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA | ÉLLEN CÁSSIA ESTEVES COSTA SANTA ROSA |
2022 | VIOLÊNCIA E RELIGIOSIDADE NOS CONTOS INFANTIS: ERA UMA VEZ … DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E MARIA E SEUS BONECOS DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA | KÁTIA GONÇALVES SILVA |
2022 | HISTÓRIAS DE DOIS MUNDOS COM HERÓIS SURDOS: Representação da família nos processos de formação humana em Marta Morgado e Cláudia Bisol | ROSANA FRÓES SANTOS |
2021 | DIÁLOGO COM O CÂNONE NA FICÇÃO DE AUGUSTA FARO: LINHAS DE FORÇA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA FEMININA | AMANDA CRISTINE OLIVEIRA NASCIMENTO |
2021 | DAS FOGUEIRAS DA INQUISIÇÃO AO INCÊNDIO N’ O CORTIÇO: A BRUXA ENQUANTO ARQUÉTIPO E ESTEREÓTIPO | ANDRESSA RODRIGUES DE FREITAS PAULINO |
2021 | A LITERATURA EM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E A PEDAGOGIZAÇÃO
| ELISÂNGELA MESQUITA SILVA |
2021 | MULHERES AO ESPELHO: AS MÚLTIPLAS FACES DO FEMININO EM DUAS IRMÃS, DE MARIA BENEDITA CÂMARA BORMANN
| GERUSA ALVES DOS SANTOS DIAS |
2021 | CRISTIANE SOBRAL: UMA VOZ DE RESISTÊNCIA NA POESIA CONTEMPORÂNEA
| KAREN KATIÚCIA OLIVEIRA LEITE |
2021 | LEITURA E SEXUALIDADE EM ANATOMIA DO PARAÍSO DE BEATRIZ BRACHER
| KARINA GISELE CEVALLES VIANA |
2021 | A MONSTRUOSIDADE NO CONTO MACHADIANO: METÁFORAS DO MAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA
| LÍLIAN APARECIDA FERREIRA DE MELO |
2021 | A CIDADE-CAPITAL: MEMÓRIA E FICÇÃO EM CIDADE LIVRE, DE JOÃO ALMINO
| LUCIANA TOLENTINO PRATES |
2021 | O HOMOEROTISMO E A RELAÇÃO DE ESPAÇO NA BUSCA IDENTITÁRIA DO NARRADOR-PERSONAGEM NA OBRA ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA?, DE CAIO FERNANDO ABREU
| PEDRO HENRIQUE ANTUNES XAVIER SOUTO |
2021 | ENSIQLOPÉDIA DA DESREGULAGEM QÔMICA: AS CONEXÕES ENTRE O GROTESCO E O CÔMICO NOS TEXTOS TEATRAIS DE QORPO-SANTO | RODOLFO ATHAYDE DE MORAIS |
2021 | LITERATURA SURDA: A escrita de si e a constituição identitária do Sujeito Surdo
| ROSILENE APARECIDA FROES SANTOS |
2021 | AS PALAVRAS DANÇAM POESIA E PERFORMANCE EM PARANGOLIVRO, DE AROLDO PEREIRA
| TATY ALKMIM GUSMÃO |
2021 | ASSOCIAÇÃO ENTRE PRAZER GASTRONÔMICO E PRAZER SEXUAL EM MIGO, DE DARCY RIBEIRO: COMIDA, TRANSGRESSÃO E EROTISMO | VERA LÚCIA NOBRE DA SILVA |
2020 | ENTRE “GENTE DE FERRO, GENTE DE FOGO”: UMA ANÁLISE DE E… FEITO DE LUZ, DE ANA CRUZ, PELAS VIAS DA ANCESTRALIDADE | AMANDA GUSMÃO FERNANDES |
2020 | AS TRANÇAS DE HORTÊNCIA: ENTRELAÇOS DE TEXTO E TINTA NO LIVRO DE MARCELO LELIS
| ANDRÉIA GLAICIELLY DIEGER ROCHA |
2020 | A PALAVRA E O SOM: estudo comparado entre Grande sertão: veredas e a cantata cênica Ser-tão dentro da gente | CÍCERO FERREIRA PINTO NETO |
2020 | LITERATURA DA SECA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
| DANIELLE FERREIRA DE SOUZA |
2020 | Dois Irmãos: Memória, Perspectiva e Cor
| EMERSON DANTAS E PIMENTA |
2020 | ENTRE O SERTÃO E O MUSSEQUE: ANCESTRALIDADE, ORALIDADE E SIGNIFICADO DA PRESENÇA DE VELHOS E DE JOVENS EM PRIMEIRAS ESTÓRIAS E LUUANDA | EURÍPEDES XAVIER SOUTO |
2020 | CLARISSA: A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES COMO METÁFORAS DA SOCIEDADE GAÚCHA DA DÉCADA DE 1930 | HEIDY CRISTINA BOAVENTURA SIQUEIRA |
2020 | INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: A DESCONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS HEGEMÔNICOS E O SURGIMENTO DE UM NOVO ARQUETIPO DE HEROI | JAVIER SANTOS SÁNCHEZ |
2020 | OS PARATEXTOS DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO EM CANTIGAS DAS CRIANÇAS E DO POVO E DANÇAS POPULARES | LAURA EMANUELA GONÇALVES |
2020 | A ESCRITA MONSTRUOSA DE LÚCIO CARDOSO. UMA LEITURA DA TRILOGIA O MUNDO SEM DEUS | MARINA COUTO RIBEIRO |
2020 | ANIMAIS ESCRITOS: A ARANHA E O CAVALO NO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, DE CECÍLIA MEIRELES | MIRIANE SANTOS PRATES |
2020 | ENTRE HERANÇAS E MISTÉRIOS: o Realismo Animista em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane | TAMIRES MAIARA SANTOS |
2020 | SLAM DO CORPO: MARGINALIDADE E DIFERENÇA – UMA LITERATURA MENOR | THEMIS FARIAS DE FRANÇA |
2020 | ARQUÉTIPO E CANÇÃO EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE | VIVIANA MARIA VIEIRA |
2020 | A SEXUALIDADE PERIFÉRICA EM O MULO, DE DARCY RIBEIRO | VIVIANE RODRIGUES RIBEIRO |
2019 | VIAGENS EM PALAVRAS: Diálogos entre Passeios na ilha, de Carlos Drummond de Andrade, e Passeio a Ouro Preto, de Lúcia Machado de Almeida | AMANDA STEPHANIE RODRIGUES |
2019 | A MÁQUINA PROMESSAS DE AMOR A DESCONHECIDOS ENQUANTO ESPERO O FIM DO MUNDO DE PEDRO FRANZ | ANDRE LUIZ FERREIRA DE OLIVEIRA |
2019 | O barro, a lama e a ressignificação da infância n’As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto | CHRISTIANE APARECIDA DURAES OLIVEIRA LUNA |
2019 | ASPECTOS DA TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA DE UMA VIDA EM SEGREDO | DANIELA DE AZEVEDO |
2019 | O DESEJO PEDOFÍLICO EM CONTOS DE AUTRAN DOURADO | DANIELA RODRIGUES SOARES |
2019 | As relações de gênero e a crítica à família em A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, e Cabra- Cega, de Lúcia Miguel Pereira | EGLA PEREIRA CRUZ |
2019 | Encenando o Desengano à luz do Erotismo | FABRICIO SAMUEL CARDOSO |
2019 | DE CORTIÇO EM CORTIÇO: MULHER E ESPAÇO SOCIALNA OBRA MEMÓRIAS DE MARTA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA | GESSICA SABRINE PINHEIRO |
2019 | AMOR QUE TÃO TERNAMENTE FERES – UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE AMOR E EROTISMO NO ROMANCE EM NOME DO DESEJO (1983) DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN | MABLY LOPES DE CASTRO |
2019 | FIGURAÇÕES DO MASCULINO EM INVENÇÃO A DUAS VOZES , DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ | NADINY PRATES FIUZA |
2019 | Representação do Feminino: Espaço e mito em Atire em Sofia, de Sônia Coutinho | NEMIA RIBEIRO ALVES LOPES |
2019 | DOIS CARTÓGRAFOS MÍOPES E SUAS GEOPOÉTICAS DOS SERTÕES DE CANUDOS | PEDRO BORGES PIMENTA |
2019 | Teia de vida: política, modernismo e “mineiridade” na crítica de Francisco Iglésias | RENATA SOARES VELOSO |
2019 | AO SOM DA MÚSICA: RITMO, TEMPO E SONORIDADES NA NARRATIVA DE CANÃA, DE GRAÇA ARANHA | ROSANGELA CARDOSO DE JESUS |
2019 | A Representação Social das Mulheres e as Tecnologias de Gênero em Parque Industrial, de Patrícia Galvão | TAISLANE VIEIRA |
2018 | AVE, VAQUEIRO: representações do vaqueiro na ficção de Guimarães Rosa | ANDREA MENDES DE ALMEIDA |
2018 | A experiência do Êxtase: a composição do corpo na poética de Ana C. | BRENDA KYMBERLLY SOUZA |
2018 | MACHADO DE ASSIS: HUMOR E IRONIA NAS ALUSÕES ÀS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO | CARLOS HENRIQUE TEIXEIRA |
2018 | ANTÔNIO DÓ: OS PERSONAGENS. Representações do jagunço na literatura de Manoel Ambrósio e Petrônio Braz | CRISTIANE ALVES DE ALMEIDA |
2018 | O COTIDIANO DAS LAVADEIRAS COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO | CRISTIANE QUEIROZ DUARTE |
2018 | A ESTÉTICA DA GLOBALIZAÇÃO EM PASSAPORTE, DE FERNANDO BONASSI | DULCE MIRIAN VELOSO |
2018 | ABSURDO EXISTENCIAL E POÉTICA DO NONSENSE EM VACA DE NARIZ SUTIL E A CHUVA IMÓVEL, DE CAMPOS DE CARVALHO | ELSON DIAS DE OLIVEIRA |
2018 | UMA CRÍTICA PARADOXAL: o método de João Luiz Lafetá | ENOLIA NUNES FERREIRA |
2018 | CASAS E ROSAS: METÁFORAS DA (RE) CRIAÇÃO LITERÁRIA EM ÓPERA DOS MORTOS E “A ROSE FOR EMILY” | FERNANDA MENDES OLIVEIRA |
2018 | PALAVRA-CORPO EM SUMIDOURO A figuração corpórea da palavra em Olga Savary | FERNANDA XAVIER MAIA |
2018 | Perspectivas do matrimônio em El sí de las niñas e em Senhora – reafirmação ou crítica da tradição? | JESSICA APARECIDA SOUZA |
2018 | A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO ROMANCE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE | JULIANA SILVEIRA PAIVA |
2018 | Sangue, alegoria e estética na escrita de Luiz Canabrava (Uma leitura de Sangue de Rosaura) | LEONARDO TADEU NOGUEIRA |
2018 | MARIANELA E MACABÉA: uma reflexão sobre a pobreza e a orfandade em Marianela e A Hora da Estrela | RITA GABRIELA VIEIRA |
2018 | Ouro Preto na ficção de Rui Mourão (1991-2015) | TANIA TAMIRES DURAES ZUBA |
2018 | COSMOPOLITA MASCARADA: de Wilson a Cleópatra em Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron | THAIS MARQUES RODRIGUES |
2017 | Era uma vez: regionalismo, estética e narratividade na ficção de Manoel Ambrósio | AIMEE LAFETA GUIMARAES |
2017 | NOS BRAÇOS DE ULISSES: Amor e mito em Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres, de Clarice Lispector | ALEXANDRE MANOEL FONSECA |
2017 | PASSEIOS POÉTICOS A CIDADE DE SABARÁ EM ESCRITOS MODERNOS | CAMILA DE SOUZA RAMOS |
2017 | Violência contra a mulher negra: Uma leitura de Insubmissas lágrimas de mulheres | CRISTIANE RODRIGUES |
2017 | A invenção de uma terceira margem: dissolução do sujeito e devir-rio | DANIEL SILVA MORAES |
2017 | Douta loucura: uma abordagem dos contos “O alienista", de Machado de Assis, e “O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena", de Edgar Allan Poe | ELIZABETH DIAS LESSA |
2017 | Maria Firmina dos Reis: a voz negra na Literatura Brasileira dos oitocentos | GERALDO FERREIRA DA SILVA |
2017 | DESCONSTRUINDO CLB: UM JOGO ERÓTICO DE VELAR E (DES)VELAR | INGRID DA SILVA MARINHO |
2017 | (De)cifrando enigmas: o medo e a coragem no Grande Sertão | JUNIA CLEIZE GOMES PEREIRA |
2017 | O COLAPSO DA I FÂ CIA A CO TEMPORA EIDADE: figurações da violência infantojuvenil em 100 histórias colhidas na rua, de Fernando Bonassi | MIRIAM PEIXOTO DE FREITAS |
2017 | Caminhos insólitos: reflexões sobre a narrativa “A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos | PATRICIA BRAGA FERREIRA |
2017 | Engajamento em A morte e a morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado | SAMARA PEREIRA BALEEIRO |
2017 | Dimensões quixotescas na narrativa “O alienista", de Machado de Assis | SILVANA MENDES CORDEIRO |
2017 | A identidade e o sujeito pós-moderno em “O mulo" de Darcy Ribeiro | SIMEIA DE BRITO OLIVA |
2017 | NARRATIVA DA DIÁSPORA JUDAICA: Uma análise de O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar | THAIS RIOS DE AGUIAR |
2016 | “Novela das oito”: gênero de formas em diálogo em poemas de Gilberto Mendonça Teles | CARMELIA DANIEL DOS SANTOS |
2016 | A REPRESENTAÇÃO DO LETRAMENTO EM NARRATIVAS DE INFÂNCIA DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS | CASSIA REGINA MACHADO |
2016 | ENTRE ESPELHOS E UNICÓRNIOS Representações femininas em contos de resistência de Marina Colasanti | CINTHIA FREITAS DE SOUZA |
2016 | A fábula na dramaturgia de Oscar Von Pfuhl: um estudo da estética, da moral e da consciências em sua poética | CLAUDIA DE ANDRADE SOUTO |
2016 | EU SOU POESIA: a imagem transfigurada pelo olhar de Mario Quintana | EMANOELLE PATENTE SANTOS |
2016 | “O SUBIR BAHIA E DESCER FLORESTA” – A Rua da Bahia como espaço para construção das memórias de Pedro Nava e de Carlos Drummond de Andrade | ERIKA PEREIRA SOARES |
2016 | GRANDE SERTÃO: VEREDAS – UM CANCIONEIRO SERTANEJO | FERNANDA NAYANNE BARBOSA E ALVES DE OLIVEIRA |
2016 | REPRESENTAÇÕES DE CIGANAS EM CERVANTES, MÉRIMÉE E MACHADO | IANNY LIMA MAIA |
2016 | Representações do Bacharel em Direito em Memórias Póstumas de Brás Cubas e em Dom Casmurro, de Machado de Assis | IURI SIMOES MOTA |
2016 | A HISTÓRIA CONTA A HISTÓRIA: MEMÓRIA E NARRATIVIDADE EM LEITE DERRAMADO, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA | LUIZA LELES OLIVA |
2016 | Espelhar e/ou refratar: uma análise das técnicas narrativas de Modesto Carone em Resumo de Ana | RAYANE ARANTES SANTOS |
2016 | METAMORFOSE EM CONTOS DE MURILO RUBIÃO: O INSÓLITO COMO CRÍTICA DA SOCIEDADE | ROMANA TATIANE SOARES |
2016 | CENAS, QUADROS E ATOS GÊNERO E REPRESENTAÇÃO FEMININA NO TEATRO DE FRANÇA JÚNIOR | ROSILENE SILVA SANTOS |
2016 | POLIFONIA, GÊNERO E VIOLÊNCIA EM A DANÇA DOS CABELOS, DE CARLOS HERCULANO LOPES | SHANTYNETT SOUZA FERREIRA MAGALHAES ALVES |
2015 | DRUMMOND E A PUBLICIDADE: UM JOGO SEMÂNTICO | ANDREA NOGUEIRA DO AMARAL FERREIRA |
2015 | ESPECTROS, MITOS E HISTÓRIAS DE MINAS EM MADRINHA LUA, DE HENRIQUETA LISBOA | DAIANA SANTOS MACHADO |
2015 | A construção das personagens femininas em Noite na Taverna | GERSIANE FRANCIERE FREITAS |
2015 | NA MARRA, SEM AMARRAS: O retorno de Lilith n’A casa dos budas ditosos | JULIANA ANTUNES BARRETO |
2015 | Uma escrita à margem: o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha | JUNIA TANUSIA ANTUNES |
2015 | NAS ÁGUAS TURVAS DO DESCONHECIDO: UM ESTUDO DE UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR | KEDYLA SINTIA ALVES |
2015 | TRANSGRESSÃO, VIOLÊNCIA E EROTISMO EM SUDÁRIO, DE GUIOMAR DE GRAMMONT | LEONARDO RODRIGUES VIEIRA |
2015 | TUTAMÉIA: O círculo de prender perus e a escritura de Guimarães Rosa | MAIRA PINHEIRO TAVARES |
2015 | Escrita em Palimpsesto – uma leitura de Cartas para Mariana de Osmar Oliva | MARCIO ADRIANO SILVA |
2015 | PERSPECTIVAS ESTÉTICAS EM O FILHO DO PESCADOR, DE TEIXEIRA E SOUSA | NOEMIA COUTINHO PEREIRA |
2015 | VERSIPROSA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: UMA POÉTICA IRÔNICA | SONIA PEREIRA DIAS FONSECA |
2015 | Chica que manda e o projeto literário de Agripa Vasconcelos | TARCISIO RAIMUNDO BENFICA |
2015 | INADEQUADOS E INCOMUNICÁVEIS: Um passeio pelas ruínas da modernidade nos contos de Luiz Vilela | THIAGO FAGUNDES SILVA |
2015 | RETRATOS DE MULHERES QUE AFIRMAM OU DESARRANJAM A TRADIÇÃO EM TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA e LA CASA DE BERNARDA ALBA | THIAGO LAMONIER SOUZA |
2015 | DO DISCURSO POLÍTICO AO DISCURSO LITERÁRIO: O (NÃO) LUGAR DO NEGRO NA NAÇÃO IMAGINADA POR JOSÉ DE ALENCAR | ZILDETE LOPES DE SOUZA GONÇALVES |
2014 | NOTÍCIAS EM VERSOS O processo de criação em Carlos Drummond de Andrade | ANDREIA PEREIRA DA SILVA |
2014 | VERSOS EM FESTA Signos da carnavalização literária em Saciologia Goiana carnavalização literária em Saciologia Goiana | DAMARIS DE SOUZA RAMOS |
2014 | Um presente de Morfeu? A insólita gênese de Uma vida em segredo | ELIZABETH MARLY MARTINS PEREIRA |
2014 | FIGURAÇÕES FEMININAS NO BORDADO TEXTUAL DE NÉLIDA PIÑON: um estudo de Tempo das Frutas | ILMAR RODRIGUES FERNANDES |
2014 | VELHICE DESEJANTE Sexualidade e envelhecimento na ficção de Lygia Fagundes Telles | JOSYE GONCALVES FERREIRA |
2014 | SERRANO DE PILÃO ARCADO: as mitopoéticas do sertão são-franciscano na saga de Antônio Dó | JUDITE CORREA SANTOS |
2014 | LITERATURA E LOUCURA: A CARNALIDADE DA LOUCURA DE MAURA LOPES CANÇADO EM “HOSPÍCIO É DEUS” | MARCIA MOREIRA CUSTODIO |
2014 | A ARQUITETURA MUSICAL EM ACENOS E AFAGOS, DE JOÃO GILBERTO NOLL | MARIA AMELIA CASTILHO FEITOSA CALLADO |
2014 | O duo irônico em São Bernardo: uma relação palimpsêstica com Dom Casmurro | OSLEIDE BOTELHO DE FREITAS OLIVEIRA |
2014 | O CORPO E SUAS ―CRUÉIS‖ EXIGÊNCIAS EM A VIA CRUCIS DO CORPO, DE CLARICE | PATRICIA LOPES DA SILVA |
2014 | O SER DE FLOR DA MORTE EM CENA: Existência e crise do sujeito moderno | RENATA MAURICIO SAMPAIO |
2014 | MEMÓRIA E RECONHECIMENTO: UMA LEITURA DO POEMA “ESQUECIMENTO”, DE CRUZ E SOUSA | ROSANE FERREIRA DE SOUSA |
2014 | POESIA E CRÍTICA: TRILOGIA POÉTICA DE GILBERTO MENDONÇA TELES UNIVERSIDADE | ROSEMARY FERREIRA DE SOUZA |
2014 | A reconstrução do protagonista Martim como uma questão de linguagem em A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector [manuscrito] | THEREZA CHRISTINA NARCISO MOEBOS |
2014 | IDENTIDADES E NARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE: Uma leitura d´O livro dos nomes, de Maria Esther Maciel | UMBELINA DA CONCEICAO MEDEIROS |
2014 | POÉTICA DO ELEFANTE: guerra e fragmentação em A Rosa do Povo | VALERIA DAIANE SOARES |
2013 | Revista Klaxon: Estética e Ideologia Modernista na Crítica e na Poesia de Mário de Andrade | ADALBERTO RAFAEL GUIMARAES |
2013 | O Guarani de Alencar: do texto aos quadrinhos: tradição e mídia | ARIANE LAURA DE SOUZA GALDINO |
2013 | Ouro Preto: a cidade das letras no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles | DEBORA DE SOUZA MENDES |
2013 | O erotismo em Viagem, de Cecília Meireles | DULCILENE BRITO LOPES |
2013 | TRANSCULTURAÇÃO EM MAÍRA, DE DARCY RIBEIRO | ELISE APARECIDA DE OLIVEIRA |
2013 | UMA QUESTÃO DE ESTILO? O Fragmento Literário em Álvares de Azevedo | ELIZANGELA FERNANDES BARBOSA |
2013 | CRÍTICA, EFEITOS DE SUPERFÍCIE E EROTISMO EM O VÔO DA MADRUGADA, DE SÉRGIO SANT’ANNA | FABIANA CARDOSO DA FONSECA |
2013 | UM DISPOSITIVO LABIRÍNTICO: As identidades em Nove noites, de Bernardo Carvalho | FABIO PALMEIRA ELEUTERIO |
2013 | GILBERTO MENDONÇA TELES: POESIA E ESCRITA DE SI | JACQUELINE BEATRIZ TEIXEIRA BARBOSA |
2013 | Ascensão feminina em “Dão-Lalalão”: registros da modernidade no sertão rosiano | JOELI TEIXEIRA ANTUNES |
2013 | A (des)construção do defunto estrambótico de Machado: Da narração ao voice-over | JOSELIA DOS SANTOS OLIVEIRA |
2013 | REPRESENTAÇÃO DA MULHER ESCRITORA EM VÉSPERAS, DE ADRIANA LUNARDI | MARIA ZENEIDE DE MACEDO MELO |
2013 | O BAILE DE ESGRIMAS: REFLEXÃO SOBRE A IRA E O DISCURSO COLÉRICO EM CLARICE LISPECTOR | PABLO VINICIUS DIAS SIQUEIRA |
2013 | Figurações do feminino em “Fuga em espelhos", de Guiomar de Grammont | SANDRA RENATA FONSECA |
2013 | Configurações do cômico em Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade | VIVIANE RODRIGUES |
2012 | MULHERES DE DUAS PONTES: a gênese e as representações do feminino em O risco do bordado, no romance de Autran Dourado | ANA GABRIELA GONCALVES RIBEIRO |
2012 | Hipertextualidade em “O Cheiro de Deus", de Roberto Drumond | DAIANE SILVA DE ANDRADE |
2012 | DIMENSÕES DO ESPAÇO: UMA ABORDAGEM DE INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY | EDINILIA NASCIMENTO CRUZ |
2012 | A FISSURA DO DUPLO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA: CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE ANTILIRA | EDNEIA RODRIGUES RIBEIRO |
2012 | NOS SOBRADOS DE MINAS: construção da memória e criação literária na autobiografia de Cyro dos Anjos | ELAINE GONCALVES MACIEL |
2012 | DO DESTOANTE AO DESTOADO: OS DESLOCADOS A literatura infantil de Clarice Lispector | FLAVIA ALVES FIGUEIREDO SOUZA |
2012 | REPRESENTAÇÕES FEMININAS E IDENTIDADE NACIONAL Uma leitura alegórica de Lucíola e Senhora, de José de Alencar | GREICIELLEN RODRIGUES MOREIRA |
2012 | INCORPORAÇÃO DAS TENSÕES DA SOCIEDADE OITOCENTISTA PELA POÉTICA DE CRUZ E SOUSA | HAMILTON CARLOS SOUTO |
2012 | Subverter e controlar: Dos modos de dominação em “A estória de Lélio e Lina", de Guimarães Rosa. | HELEN CRISTINA PEREIRA ROCHA |
2012 | DISCURSO E SUBJETIVIDADE EM LAVOURA ARCAICA | JACQUELINE RIBEIRO DE SOUZA |
2012 | A ESCRITA TRAVESTIDA DE DESEJO: Travestimento, Identidade e Homoerotismo em narrativas de Lúcio Cardoso | LEANDRO JUNIO SANTOS QUEIROZ |
2012 | Música e sonoridade em A cidade ilhada, de Milton Hatoum | MARIA CECILIA GONCALVES DE CARVALHO ROCHA |
2012 | OS RITOS DE PASSAGEM PELO CORAÇÃO SELVAGEM DA VIDA: UM ESTUDO DE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM, DE CLARICE LISPECTOR | RODRIGO FELIPE VELOSO |
2012 | AGONIA DA CARNE: MÍSTICA E EROTISMO EM A OBSCENA SENHORA D, DE HILDA HILST | THAISE MARIA DIAS |
2012 | PALAVRAS EM SUOR MAIOR: duas antologias poéticas do Baixo Jequitinhonha na década de oitenta. | THIAGO MACHADO DE MATOS SILVA |
2012 | POÉTICAS HIPERTEXTUAIS: REDES DE SENTIDO DA TRADIÇÃO E DA MEMÓRIA EM A ROSA DO POVO E A HORA VAGABUNDA | VANESSA LEITE BARRETO |
2012 | HABITANTE DA TARDE: O (não) lugar do poeta Emílio Moura | VIVIANA PEREIRA SILVA |
2011 | PRIMEIRAS E OUTRAS ESTÓRIAS Uma tradução intersemiótica da literatura para o cinema | CACIO XAVIER PEREIRA |
2011 | OLHAR E MEMÓRIA EM O AMANUENSE BELMIRO, DE CYRO DOS ANJOS | CATIANA FERNANDES FERREIRA SILVA |
2011 | A TRADIÇÃO MEMORIALÍSTICA MINEIRA: a obra de Waldemar Euzébio Pereira | DANILO AGUIAR MARTINS |
2011 | POLÍTICA DA IRONIA Uma leitura d’O presidente negro, de Monteiro Lobato | EDILSON BARBOSA CARVALHO |
2011 | Entremídias [manuscrito]: estudo de Brazileira! Preta, Máquina de Pinball e Vida de Gato, de Clarah Averbuck e de Nome próprio, de Murilo Salles | EDNA MORAIS MARTINS DA SILVA |
2011 | MACHADO DE ASSIS E O MITO ANTISSEMITA A genealogia como contraponto crítico ao estereótipo do judeu em Papéis avulsos | GILSON PEREIRA NEVES |
2011 | A MÁSCARA DO PAI MORTO – ESTUDO SOBRE O PATERNALISMO EM HELENA E CASA VELHA, DE MACHADO DE ASSIS | JONATAS GONCALVES REGO |
2011 | METAMORFOSES, METALINGUAGEM E REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM CONTOS DE MURILO RUBIÃO | JUCILENE DE LOURDES VIEIRA |
2011 | CRIME E LIBERTAÇÃO: Um estudo de A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector | JULIO CESAR VIEIRA |
2011 | ENTRE CALÍOPE E CLIO: a loucura sob a pena da Literatura e da História | KESIA TAVARES CELESTINO |
2011 | OS CAMINHOS EXISTENCIAIS EM O ENCONTRO MARCADO | MARCELO ANTUNES NEVES |
2011 | GRANDE SERTÃO: VEREDAS – O SERTÃO COMO DESVELAMENTO DA CONDIÇÃO HUMANA | MARCELO NILO NARCISO MOEBUS |
2011 | MASCULINIDADE E ELITE IMPERIAL BRASILEIRA: UMA REINTERPRETAÇÃO DAS OBRAS RESSURREIÇÃO, A MÃO E A LUVA, HELENA E IAIÁ GARCIA | MARINA LEITE GONCALVES |
2011 | AUSÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA: VAZIO, NONSENSE E CRIAÇÃO EM TUTAMÉIA – TERCEIRAS ESTÓRIAS | SAMANTHA PIRES DOS SANTOS |
2011 | RITOS DE PASSAGEM: a infância em “Campo Geral”, de Guimarães Rosa | TELLY WILL FONSECA DE ALMEIDA |
2011 | TEMPO, MEMÓRIA E TRADIÇÃO EM PAIXÕES ALEGRES, DE JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA | WALDHETT BARBOSA MATOS |