Ano
|
Título
|
Autor
|
2025 |
A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CELESTE_ TRADIÇÃO, RUPTURA E LOUCURA, POR MARIA BENEDITA BORMANN O CINEMA E O CINEMATOGRÁFICO EM ANA CRISTINA CÉSAR |
MILENA PLACIDO SILVA |
2025 |
O CINEMA E O CINEMATOGRÁFICO EM ANA CRISTINA CÉSAR |
FERNANDA NOVAIS MENDES |
2024
|
POESIA-VIT(R)AL: UMA LEITURA DAS IMAGENS POÉTICAS NA COMPOSIÇÃO DE IMAGENS IMORREDOURAS, DE OSVALDO ANDRÉ DE MELLO |
MARINA LETÍCIA CÂMARA
|
2024
|
LITERATURA E SOCIEDADE EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: UMA COMPREENSÃO HISTÓRICOLITERÁRIA DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
|
MARIA DE LOURDES LIMA
|
2024
|
FNFICTIONS E O UNIVERSO QUEER: O PAPEL DAS FANFICTIONS E DA CIBERLITERATURA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DE LEITORES LGBTQIAP+
|
ÂNGELA QUEIROZ ANTONIN
|
2024
|
“ENTRE UIS E AIS, AS ENTRADAS PARA O DELÍRIO”: A POESIA ERÓTICA DE DAMIÃO CORDEIRO
|
MALI JANETE SANTOS
|
2024
|
ANA MARIA MACHADO: AS MÚLTIPLAS FACES DA MULHER NOS CONTOS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL
|
KELLY NOBRE DA SILVA
|
2024
|
AS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL DE LUCIA MIGUEL PEREIRA
|
YANNE MAIRA SILVA
|
2024
|
O VISÍVEL E O INVISÍVEL: CORPO E EXPERIÊNCIAS EM A VIDA QUE NINGUÉM VÊ, DE ELIANE BRUM
|
WALISSON OLIVEIRA SANTOS
|
2024
|
A LITERATURA SURDA E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO SUJEITO SURDO
|
LENI APARECIDA RABELO DA SILVA MENDES
|
2024
|
ENTRE A PALAVRA E O OBJETO: A IMPORTÂNCIA DOS PARATEXTOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE LIVROS DO PNLD LITERÁRIO
|
ALINE PEREIRA ROCHA LEAL
|
2024
|
O FLUXO DA CONSCIÊNCIA NA DRAMATURGIA DE SILVIA GOMEZ ESTUDO LITERÁRIO PARA ADAPTAÇÃO, MONTAGEM E ENCENAÇÃO DA PEÇA MANTENHA FORA DO ALCANCE DO BEBÊ
|
ÉDILA THAIS MAGALHÃES BASTOS
|
2024
|
LITERATURA INFANTIL E LENDAS INDÍGENAS NA OBRA DE STELLA LEONARDOS
|
MARIA LUCIA NEVES OLIVA
|
2024
|
OS PERSONAGENS DE MARTA MORGADO-Representação do Sujeito Surdo na Literatura Brasileira de Sinais Surda
|
BRUNO LUTIANY FAGUNDES MONÇÃO
|
2024
|
A PALAVRA QUE RASGA A CARNE: O conceito de Désoeuvrement da linguagem na literatura de Antonin Artaud
|
MICHELLE MARTINS DE ALMEIDA
|
2024
|
A DESSACRALIZAÇÃO NO AUTO DA COMPADECIDA: O PALHAÇO COMO SÍMBOLO DO MOVIMENTO ARMORIAL
|
ALYSSON JORGE ALVES DE ANDRADE
|
2023
|
MANOEL DE BARROS, fotógrafo: um estudo de poesia e imagem |
GUSTAVO HENRIQUE RAMOS SILVA
|
2023
|
Intimismo no romance Amanhecer de Lúcia Miguel Pereira
|
ERLANE ANTUNES GONÇALVES
|
2023
|
A VIDA NA CORDA BAMBA: violência e criminalidade em Olhos d’água, de Conceição Evaristo
|
ANA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA CRUZ
|
2023
|
Grande sertão: veredas – o livro como arte
|
REGINALDO ALVES
|
2023
|
ATRITO & ENCONTRO: MODOS DE LER PARQUE DAS RUÍNAS DE MARÍLIA GARCIA
|
ZENAIDE TAMIRES COSTA SANTANA
|
2023
|
CORPOS DE FRUTESCÊNCIAS E A COR DA PELE DE MEMÓRIAS A poética negra de Conceição Evaristo em Poemas da recordação e outros movimentos
|
LORENNA DE ARAÚJO SOUZA
|
2023
|
O conceito de engajamento na crítica literária de W. Benjamin: Um recorte do período entreguerras, de 1925 a 1935
|
RODRIGO ROCHA REZENDE DE OLIVEIRA
|
2023
|
REESCREVENDO A HISTÓRIA DE MENINAS NEGRAS: Kiusam de Oliveira e a Literatura Negro-Brasileira do Encantamento
|
VIVIANE DE JESUS BARBOSA
|
2023
|
RELAÇÕES DE PODER EM O IRMÃO ALEMÃO, DE CHICO BUARQUE, NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR, NO BRASIL
|
MARCONE EDSON RODRIGUES DE OLIVEIRA
|
2023
|
A VISÃO CRÍTICA DA EXPLORAÇÃO MINERAL COMO ATIVISMO POLÍTICO NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
|
ALESSANDRA LUCI XAVIER DE OLIVEIRA
|
2023
|
ÓPERA DOS MORTOS, DE AUTRAN DOURADO: UM ESTUDO SOBRE A HONRA E TRANSGRESSÃO DA PERSONAGEM ROSALINA
|
EDNA DOARES SANTOS SIQUEIRA
|
2023
|
Elisa Lispector: poética, memória e os dilemas da maternidade
|
ALÍNICE ALVES JARDIM LOPES
|
2023
|
EM TEIA DE AUTRAN DOURADO – OS FIOS ENOVELADOS DA MELANCOLIA – Eliezer de Souza Guimarães
|
ELIEZER DE SOUZA GUIMARÃES
|
2023
|
QUANDO A LITERATURA SE TORNA SIMULACRO: SOCIEDADE E FICÇÃO EM SIMULACROS, DE SÉRGIO SANT’ANNA
|
DANIEL FERNANDES GUSMÃO
|
2023
|
“CANTIGAS DOS PRETOS”: a presença da voz negra no livro Cantigas das creanças e do povo e danças populares (1916), de Alexina de Magalhães Pinto
|
CELIANE FERREIRA REIS
|
2023
|
LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: USO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
ORLINDA IMACULADA MOREIRA
|
2023
|
VIAGEM E CRIAÇÃO EM POEMAS ITALIANOS, DE CECÍLIA MEIRELES: tessituras a partir da pedra e da água
|
ANNY COSTA CHAVES
|
2023
|
PRA DIZER O QUE SE CALA: PROTAGONISMO FEMININO NEGRO EM AS MULHERES DE TIJUCOPAPO
|
LUARA SILVA VELOSO
|
2023
|
A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM NÃO VERÁS PAÍS NENHUM
|
JÚLIO CIPRIANO DA SILVA NETO
|
2023
|
LITERATURA, HISTÓRIA E GÊNERO – REPRESENTAÇÕES DE DONA BEJA NO ROMANCE HISTÓRICO A VIDA EM FLOR DE DONA BÊJA, DE AGRIPA VASCONCELOS
|
VINÍCIUS AMARANTE NASCIMENTO
|
2023
|
MULHERES EM TRAVESSIA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS PERSONAGENS FEMININAS CONSTRUÍDAS SOB O SIGNO DA PROSTITUIÇÃO EM GUIMARÃES ROSA E KONSTANTIN CHRISTOFF
|
Isabella Santos Ramos
|
2022
|
BECOS, BARRACOS E BURACOS: AFETOS E FABULAÇÃO DELEUZIANA EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
|
MARCIA LARISSA MOURAO GOULART
|
2022
|
LITERATURA E CINEMA: DOIS SOBREVOOS SOBRE A OBRA ABRIL DESPEDAÇADO A PARTIR DE ISMAIL KADARÉ E WALTER SALLES
|
ALEX TARCISIO AGUIAR RAMOS
|
2022
|
VIOLÊNCIA E RELIGIOSIDADE NOS CONTOS INFANTIS: ERA UMA VEZ … DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E MARIA E SEUS BONECOS DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA
|
KATIA GONCALVES SILVA
|
2022
|
AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO ROMANCE AURÉLIA, DE DÉLIA (MARIA BENEDITA BORMANN)
|
ANA HELOISE BATISTA
|
2022
|
À MODA DE TRAGÉDIA GREGA EM AMOR CRUEL, AMOR VINGADOR DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ
|
JACIANE MUNIZ DE AGUIAR
|
2022
|
GUIMARÃES ROSA E OS BICHOS: UMA LEITURA DA POÉTICA DO ANIMAL EM MANUELZÃO E MIGUILIM
|
IANA RANY PIMENTA ALVES
|
2022
|
DENTRO DA TOCA – O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA DE GEORGINO JÚNIOR
|
CLAUDILENE CAMPOS FARIAS
|
2022
|
CRÔNICAS DE EDUCAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES: O LETRAMENTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA
|
ÉLLEN CÁSSIA ESTEVES COSTA SANTA ROSA
|
2022
|
VIOLÊNCIA E RELIGIOSIDADE NOS CONTOS INFANTIS: ERA UMA VEZ … DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E MARIA E SEUS BONECOS DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA
|
KÁTIA GONÇALVES SILVA
|
2022
|
HISTÓRIAS DE DOIS MUNDOS COM HERÓIS SURDOS: Representação da família nos processos de formação humana em Marta Morgado e Cláudia Bisol
|
ROSANA FRÓES SANTOS
|
2021
|
DIÁLOGO COM O CÂNONE NA FICÇÃO DE AUGUSTA FARO: LINHAS DE FORÇA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA FEMININA
|
AMANDA CRISTINE OLIVEIRA NASCIMENTO
|
2021
|
DAS FOGUEIRAS DA INQUISIÇÃO AO INCÊNDIO N’ O CORTIÇO: A BRUXA COMO ARQUÉTIPO E ESTEREÓTIPO
|
ANDRESSA RODRIGUES DE FREITAS PAULINO
|
2021
|
A LITERATURA EM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E A PEDAGOGIZAÇÃO
|
ELISÂNGELA MESQUITA SILVA
|
2021
|
MULHERES AO ESPELHO: AS MÚLTIPLAS FACES DO FEMININO EM DUAS IRMÃS, DE MARIA BENEDITA CÂMARA BORMANN
|
GERUSA ALVES DOS SANTOS DIAS
|
2021
|
CRISTIANE SOBRAL: UMA VOZ DE RESISTÊNCIA NA POESIA CONTEMPORÂNEA
|
KAREN KATIÚCIA OLIVEIRA LEITE
|
2021
|
LEITURA E SEXUALIDADE EM ANATOMIA DO PARAÍSO DE BEATRIZ BRACHER
|
Karina Gisele Cevales Viana
|
2021
|
A MONSTRUOSIDADE NO CONTO MACHADIANO: METÁFORAS DO MAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA
|
LÍLIAN APARECIDA FERREIRA DE MELO
|
2021
|
A CIDADE-CAPITAL: MEMÓRIA E FICÇÃO EM CIDADE LIVRE, DE JOÃO ALMINO
|
LUCIANA TOLENTINO PRATES
|
2021
|
O HOMOEROTISMO E A RELAÇÃO DE ESPAÇO NA BUSCA IDENTITÁRIA DO NARRADOR-PERSONAGEM NA OBRA ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA?, DE CAIO FERNANDO ABREU
|
PEDRO HENRIQUE ANTUNES XAVIER SOUTO
|
2021
|
ENSIQLOPÉDIA DA DESREGULAGEM QÔMICA: AS CONEXÕES ENTRE O GROTESCO E O CÔMICO NOS TEXTOS TEATRAIS DE QORPO-SANTO
|
RODOLFO ATHAYDE DE MORAIS
|
2021
|
LITERATURA SURDA: A escrita de si e a constituição identitária do Sujeito Surdo
|
ROSILENE APARECIDA FROES SANTOS
|
2021
|
AS PALAVRAS DANÇAM POESIA E PERFORMANCE EM PARANGOLIVRO, DE AROLDO PEREIRA
|
TATY ALKMIM GUSMÃO
|
2021
|
ASSOCIAÇÃO ENTRE PRAZER GASTRONÔMICO E PRAZER SEXUAL EM MIGO, DE DARCY RIBEIRO: COMIDA, TRANSGRESSÃO E EROTISMO
|
VERA LÚCIA NOBRE DA SILVA
|
2020
|
ENTRE “GENTE DE FERRO, GENTE DE FOGO”: UMA ANÁLISE DE E… FEITO DE LUZ, DE ANA CRUZ, PELAS VIAS DA ANCESTRALIDADE
|
AMANDA GUSMÃO FERNANDES
|
2020
|
AS TRANÇAS DE HORTÊNCIA: ENTRELAÇOS DE TEXTO E TINTA NO LIVRO DE MARCELO LELIS
|
ANDRÉIA GLAICIELLY DIEGER ROCHA
|
2020
|
A PALAVRA E O SOM: estudo comparado entre Grande sertão: veredas e a cantata cênica Ser-tão dentro da gente
|
CÍCERO FERREIRA PINTO NETO
|
2020
|
LITERATURA DA SECA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
|
DANIELLE FERREIRA DE SOUZA
|
2020
|
Dois Irmãos: Memória, Perspectiva e Cor
|
EMERSON DANTAS E PIMENTA
|
2020
|
ENTRE O SERTÃO E O MUSSEQUE: ANCESTRALIDADE, ORALIDADE E SIGNIFICADO DA PRESENÇA DE VELHOS E DE JOVENS EM PRIMEIRAS ESTÓRIAS E LUUANDA
|
EURÍPEDES XAVIER SOUTO
|
2020
|
CLARISSA: A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES COMO METÁFORAS DA SOCIEDADE GAÚCHA DA DÉCADA DE 1930
|
HEIDY CRISTINA BOAVENTURA SIQUEIRA
|
2020
|
INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: A DESCONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS HEGEMÔNICOS E O SURGIMENTO DE UM NOVO ARQUETIPO DE HEROI
|
Javier Santos Sanchez
|
2020
|
OS PARATEXTOS DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO EM CANTIGAS DAS CRIANÇAS E DO POVO E DANÇAS POPULARES
|
LAURA EMANUELA GONÇALVES
|
2020
|
A ESCRITA MONSTRUOSA DE LÚCIO CARDOSO. UMA LEITURA DA TRILOGIA O MUNDO SEM DEUS
|
MARINA COUTO RIBEIRO
|
2020
|
ANIMAIS ESCRITOS: A ARANHA E O CAVALO NO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, DE CECÍLIA MEIRELES
|
MIRIANE SANTOS PRATES
|
2020
|
ENTRE HERANÇAS E MISTÉRIOS: o Realismo Animista em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
|
TAMIRES MAIARA SANTOS
|
2020
|
SLAM DO CORPO: MARGINALIDADE E DIFERENÇA – UMA LITERATURA MENOR
|
THEMIS FARIAS DE FRANÇA
|
2020
|
ARQUÉTIPO E CANÇÃO EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
|
VIVIANA MARIA VIEIRA
|
2020
|
A SEXUALIDADE PERIFÉRICA EM O MULO, DE DARCY RIBEIRO
|
VIVIANE RODRIGUES RIBEIRO
|
2019
|
VIAGENS EM PALAVRAS: Diálogos entre Passeios na ilha, de Carlos Drummond de Andrade, e Passeio a Ouro Preto, de Lúcia Machado de Almeida
|
AMANDA STEPHANIE RODRIGUES
|
2019
|
A MÁQUINA PROMESSAS DE AMOR A DESCONHECIDOS ENQUANTO ESPERO O FIM DO MUNDO DE PEDRO FRANZ
|
ANDRE LUIZ FERREIRA DE OLIVEIRA
|
2019
|
O barro, a lama e a ressignificação da infância n’As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto
|
CHRISTIANE APARECIDA DURAES OLIVEIRA LUNA
|
2019
|
ASPECTOS DA TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA DE UMA VIDA EM SEGREDO
|
DANIELA DE AZEVEDO
|
2019
|
O DESEJO PEDOFÍLICO EM CONTOS DE AUTRAN DOURADO
|
DANIELA RODRIGUES SOARES
|
2019
|
As relações de gênero e a crítica à família em A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, e Cabra- Cega, de Lúcia Miguel Pereira
|
EGLA PEREIRA CRUZ
|
2019
|
Encenando o Desengano à luz do Erotismo
|
FABRICIOSAMUEL CARDOSO
|
2019
|
DE CORTIÇO EM CORTIÇO: MULHER E ESPAÇO SOCIALNA OBRA MEMÓRIAS DE MARTA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
|
GESSICA SABRINE PINHEIRO
|
2019
|
AMOR QUE TÃO TERNAMENTE FERES – UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE AMOR E EROTISMO NO ROMANCE EM NOME DO DESEJO (1983) DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
|
MABLY LOPES DE CASTRO
|
2019
|
FIGURAÇÕES DO MASCULINO EM INVENÇÃO A DUAS VOZES , DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ
|
NADINY PRATES FIUZA
|
2019
|
Representação do Feminino: Espaço e mito em Atire em Sofia, de Sônia Coutinho
|
NEMIA RIBEIRO ALVES LOPES
|
2019
|
DOIS CARTÓGRAFOS MÍOPES E SUAS GEOPOÉTICAS DOS SERTÕES DE CANUDOS
|
PEDRO BORGES PIMENTA
|
2019
|
Teia de vida: política, modernismo e “mineiridade” na crítica de Francisco Iglésias
|
RENATA SOARES VELOSO
|
2019
|
AO SOM DA MÚSICA: RITMO, TEMPO E SONORIDADES NA NARRATIVA DE CANÃA, DE GRAÇA ARANHA
|
ROSANGELA CARDOSO DE JESUS
|
2019
|
A Representação Social das Mulheres e as Tecnologias de Gênero em Parque Industrial, de Patrícia Galvão
|
TAISLANE VIEIRA
|
2018
|
AVE, VAQUEIRO: representações do vaqueiro na ficção de Guimarães Rosa
|
ANDREA MENDES DE ALMEIDA
|
2018
|
A experiência do Êxtase: a composição do corpo na poética de Ana C.
|
BRENDA KYMBERLLY SOUZA
|
2018
|
MACHADO DE ASSIS: HUMOR E IRONIA NAS ALUSÕES ÀS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
|
CARLOS HENRIQUE TEIXEIRA
|
2018
|
ANTÔNIO DÓ: OS PERSONAGENS. Representações do jagunço na literatura de Manoel Ambrósio e Petrônio Braz
|
CRISTIANE ALVES DE ALMEIDA
|
2018
|
O COTIDIANO DAS LAVADEIRAS COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO
|
CRISTIANE QUEIROZ DUARTE
|
2018
|
A ESTÉTICA DA GLOBALIZAÇÃO EM PASSAPORTE, DE FERNANDO BONASSI
|
DOCE MIRIAN VELOSO
|
2018
|
ABSURDO EXISTENCIAL E POÉTICA DO NONSENSE EM VACA DE NARIZ SUTIL E A CHUVA IMÓVEL, DE CAMPOS DE CARVALHO
|
ELSON DIAS DE OLIVEIRA
|
2018
|
UMA CRÍTICA PARADOXAL: o método de João Luiz Lafetá
|
ENOLIA NUNES FERREIRA
|
2018
|
CASAS E ROSAS: METÁFORAS DA (RE) CRIAÇÃO LITERÁRIA EM ÓPERA DOS MORTOS E “A ROSE FOR EMILY”
|
FERNANDA MENDES OLIVEIRA
|
2018
|
PALAVRA-CORPO EM SUMIDOURO A figuração corpórea da palavra em Olga Savary
|
FERNANDA XAVIER MAIA
|
2018
|
Perspectivas do matrimônio em El sí de las niñas e em Senhora – reafirmação ou crítica da tradição?
|
JESSICA APARECIDA SOUZA
|
2018
|
A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO ROMANCE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE
|
JULIANA SILVEIRA PAIVA
|
2018
|
Sangue, alegoria e estética na escrita de Luiz Canabrava (Uma leitura de Sangue de Rosaura)
|
LEONARDO TADEU NOGUEIRA
|
2018
|
MARIANELA E MACABÉA: uma reflexão sobre a pobreza e a orfandade em Marianela e A Hora da Estrela
|
RITA GABRIELA VIEIRA
|
2018
|
Ouro Preto na ficção de Rui Mourão (1991-2015)
|
TANIA TAMIRES DURAES ZUBA
|
2018
|
COSMOPOLITA MASCARADA: de Wilson a Cleópatra em Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron
|
THAIS MARQUES RODRIGUES
|
2017
|
Era uma vez: regionalismo, estética e narratividade na ficção de Manoel Ambrósio
|
AIMEE LAFETA GUIMARAES
|
2017
|
NOS BRAÇOS DE ULISSES: Amor e mito em Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres, de Clarice Lispector
|
ALEXANDRE MANOEL FONSECA
|
2017
|
PASSEIOS POÉTICOS A CIDADE DE SABARÁ EM ESCRITOS MODERNOS
|
CAMILA DE SOUZA RAMOS
|
2017
|
Violência contra a mulher negra: Uma leitura de Insubmissas lágrimas de mulheres
|
CRISTIANE RODRIGUES
|
2017
|
A invenção de uma terceira margem: dissolução do sujeito e devir-rio
|
DANIEL SILVA MORAES
|
2017
|
Douta loucura: uma abordagem dos contos “O alienista", de Machado de Assis, e “O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena", de Edgar Allan Poe
|
ELIZABETH DIAS LESSA
|
2017
|
Maria Firmina dos Reis: a voz negra na Literatura Brasileira dos oitocentos
|
GERALDO FERREIRA DA SILVA
|
2017
|
DESCONSTRUINDO CLB: UM JOGO ERÓTICO DE VELAR E (DES)VELAR
|
INGRID DA SILVA MARINHO
|
2017
|
(De)cifrando enigmas: o medo e a coragem no Grande Sertão
|
JUNIA CLEIZE GOMES PEREIRA
|
2017
|
O COLAPSO DA I FÂ CIA A CO TEMPORA EIDADE: figurações da violência infantojuvenil em 100 histórias colhidas na rua, de Fernando Bonassi
|
MIRIAM PEIXOTO DE FREITAS
|
2017
|
Caminhos inusitados: reflexões sobre a narrativa “A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos
|
PATRICIA BRAGA FERREIRA
|
2017
|
Engajamento em A morte e a morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado
|
SAMARA PEREIRA BALEEIRO
|
2017
|
Dimensões quixotescas na narrativa “O alienista", de Machado de Assis
|
SILVANA MENDES CORDEIRO
|
2017
|
A identidade e o sujeito pós-moderno em “O mulo" de Darcy Ribeiro
|
SIMEIA DE BRITO OLIVA
|
2017
|
NARRATIVA DA DIÁSPORA JUDAICA: Uma análise de O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar
|
THAIS RIOS DE AGUIAR
|
2016
|
“Novela das oito”: gênero de formas em diálogo em poemas de Gilberto Mendonça Teles
|
CARMELIA DANIEL DOS SANTOS
|
2016
|
A REPRESENTAÇÃO DO LETRAMENTO EM NARRATIVAS DE INFÂNCIA DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
|
CASSIA REGINA MACHADO
|
2016
|
ENTRE ESPELHOS E UNICÓRNIOS Representações femininas em contos de resistência de Marina Colasanti
|
CINTHIA FREITAS DE SOUZA
|
2016
|
A fábula na dramaturgia de Oscar Von Pfuhl: um estudo da estética, da moral e da consciências em sua poética
|
CLAUDIA DE ANDRADE SOUTO
|
2016
|
EU SOU POESIA: a imagem transfigurada pelo olhar de Mario Quintana
|
EMANOELLE PATENTE SANTOS
|
2016
|
“O SUBIR BAHIA E DESCER FLORESTA” – A Rua da Bahia como espaço para construção das memórias de Pedro Nava e de Carlos Drummond de Andrade
|
ERIKA PEREIRA SOARES
|
2016
|
GRANDE SERTÃO: VEREDAS – UM CANCIONEIRO SERTANEJO
|
FERNANDA NAYANNE BARBOSA E ALVES DE OLIVEIRA
|
2016
|
REPRESENTAÇÕES DE CIGANAS EM CERVANTES, MÉRIMÉE E MACHADO
|
IANNY LIMA MAIA
|
2016
|
Representações do Bacharel em Direito em Memórias Póstumas de Brás Cubas e em Dom Casmurro, de Machado de Assis
|
OS DIREITOS DE SIMOES SÃO MOVIDOS
|
2016
|
A HISTÓRIA CONTA A HISTÓRIA: MEMÓRIA E NARRATIVIDADE EM LEITE DERRAMADO, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA
|
LUIZA LELES OLIVA
|
2016
|
Espelhar e/ou refratar: uma análise das técnicas narrativas de Modesto Carone em Resumo de Ana
|
RAYANE ARANTES SANTOS
|
2016
|
METAMORFOSE EM CONTOS DE MURILO RUBIÃO: O INSÓLITO COMO CRÍTICA DA SOCIEDADE
|
ROMANA TATIANE SOARES
|
2016
|
CENAS, QUADROS E ATOS GÊNERO E REPRESENTAÇÃO FEMININA NO TEATRO DE FRANÇA JÚNIOR
|
ROSILENE SILVA SANTOS
|
2016
|
POLIFONIA, GÊNERO E VIOLÊNCIA EM A DANÇA DOS CABELOS, DE CARLOS HERCULANO LOPES
|
SHANTYNETT SOUZA FERREIRA MAGALHAES ALVES
|
2015
|
DRUMMOND E A PUBLICIDADE: UM JOGO SEMÂNTICO
|
ANDREA NOGUEIRA DO AMARAL FERREIRA
|
2015
|
ESPECTROS, MITOS E HISTÓRIAS DE MINAS EM MADRINHA LUA, DE HENRIQUETA LISBOA
|
DAIANA SANTOS MACHADO
|
2015
|
A construção das personagens femininas em Noite na Taverna
|
GERSIANE FRANCIERE FREITAS
|
2015
|
NA ESTRADA, SEM LAÇOS: O retorno de Lilith em A Casa dos Budas Felizes
|
JULIANA ANTUNES BARRETO
|
2015
|
Uma escrita à margem: o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha
|
JUNIA TANUSIA ANTUNES
|
2015
|
NAS ÁGUAS TURVAS DO DESCONHECIDO: UM ESTUDO DE UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR
|
KEDYLA SINTIA ALVES
|
2015
|
TRANSGRESSÃO, VIOLÊNCIA E EROTISMO EM SUDÁRIO, DE GUIOMAR DE GRAMMONT
|
LEONARDO RODRIGUES VIEIRA
|
2015
|
TUTAMÉIA: O círculo de prender perus e a escritura de Guimarães Rosa
|
MAIRA PINHEIRO TAVARES
|
2015
|
Escrita em Palimpsesto – uma leitura de Cartas para Mariana de Osmar Oliva
|
MARCIO ADRIANO SILVA
|
2015
|
PERSPECTIVAS ESTÉTICAS EM O FILHO DO PESCADOR, DE TEIXEIRA E SOUSA
|
NOEMIA COUTINHO PEREIRA
|
2015
|
VERSIPROSA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: UMA POÉTICA IRÔNICA
|
SONIA PEREIRA DIAS FONSECA
|
2015
|
Chica que manda e o projeto literário de Agripa Vasconcelos
|
TARCISIO RAIMUNDO BENFICA
|
2015
|
INADEQUADOS E INCOMUNICÁVEIS: Um passeio pelas ruínas da modernidade nos contos de Luiz Vilela
|
THIAGO FAGUNDES SILVA
|
2015
|
RETRATOS DE MULHERES QUE AFIRMAM OU DESARRANJAM A TRADIÇÃO EM TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA e LA CASA DE BERNARDA ALBA
|
THIAGO LAMONIER SOUZA
|
2015
|
DO DISCURSO POLÍTICO AO DISCURSO LITERÁRIO: O (NÃO) LUGAR DO NEGRO NA NAÇÃO IMAGINADA POR JOSÉ DE ALENCAR
|
ZILDETE LOPES DE SOUZA GONÇALVES
|
2014
|
NOTÍCIAS EM VERSOS O processo de criação em Carlos Drummond de Andrade
|
ANDREIA PEREIRA DA SILVA
|
2014
|
VERSOS EM FESTA Signos da carnavalização literária em Saciologia Goiana carnavalização literária em Saciologia Goiana
|
DAMARIS DE SOUZA RAMOS
|
2014
|
Um presente de Morfeu? A insólita gênese de Uma vida em segredo
|
ELIZABETH MARLY MARTINS PEREIRA
|
2014
|
FIGURAÇÕES FEMININAS NO BORDADO TEXTUAL DE NÉLIDA PIÑON: um estudo de Tempo das Frutas
|
ILMAR RODRIGUES FERNANDES
|
2014
|
VELHICE DESEJANTE Sexualidade e envelhecimento na ficção de Lygia Fagundes Telles
|
JOSYE GONCALVES FERREIRA
|
2014
|
SERRANO DE PILÃO ARCADO: as mitopoéticas do sertão são-franciscano na saga de Antônio Dó
|
JUDITE CORREA SANTOS
|
2014
|
LITERATURA E LOUCURA: A CARNALIDADE DA LOUCURA DE MAURA LOPES CANÇADO EM “HOSPÍCIO É DEUS”
|
MARCIA MOREIRA CUSTODIO
|
2014
|
ARQUITETURA MUSICAL EM ACENOS E AFAGOS, DE JOÃO GILBERTO NOLL
|
MARIA AMELIA CASTILHO FEITOSA CALLADO
|
2014
|
O duo irônico em São Bernardo: uma relação palimpsêstica com Dom Casmurro
|
OSLEIDE BOTELHO DE FREITAS OLIVEIRA
|
2014
|
O CORPO E SUAS ―CRUÉIS‖ EXIGÊNCIAS EM A VIA CRUCIS DO CORPO, DE CLARICE
|
PATRICIA LOPES DA SILVA
|
2014
|
O SER DE FLOR DA MORTE EM CENA: Existência e crise do sujeito moderno
|
RENATA MAURICIO SAMPAIO
|
2014
|
MEMÓRIA E RECONHECIMENTO: UMA LEITURA DO POEMA “ESQUECIMENTO”, DE CRUZ E SOUSA
|
ROSANE FERREIRA DE SOUSA
|
2014
|
POESIA E CRÍTICA: TRILOGIA POÉTICA DE GILBERTO MENDONÇA TELES UNIVERSIDADE
|
ROSEMARY FERREIRA DE SOUZA
|
2014
|
A reconstrução do protagonista Martim como uma questão de linguagem em A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector [manuscrito]
|
THEREZA CHRISTINA NARCISO MOEBOS
|
2014
|
IDENTIDADES E NARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE: Uma leitura d´O livro dos nomes, de Maria Esther Maciel
|
UMBELINA DA CONCEICAO MEDEIROS
|
2014
|
POÉTICA DO ELEFANTE: guerra e fragmentação em A Rosa do Povo
|
VALERIA DAIANE SOARES
|
2013
|
Revista Klaxon: Estética e Ideologia Modernista na Crítica e na Poesia de Mário de Andrade
|
ADALBERTO RAFAEL GUIMARAES
|
2013
|
O Guarani de Alencar: do texto aos quadrinhos: tradição e mídia
|
ARIANE LAURA DE SOUZA GALDINO
|
2013
|
Ouro Preto: a cidade das letras no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
|
DEBORA DE SOUZA MENDES
|
2013
|
O erotismo em Viagem, de Cecília Meireles
|
DULCILENE BRITO LOPES
|
2013
|
TRANSCULTURAÇÃO EM MAÍRA, DE DARCY RIBEIRO
|
ELISE APARECIDA DE OLIVEIRA
|
2013
|
UMA QUESTÃO DE ESTILO? O Fragmento Literário em Álvares de Azevedo
|
ELIZANGELA FERNANDES BARBOSA
|
2013
|
CRÍTICA, EFEITOS DE SUPERFÍCIE E EROTISMO EM O VÔO DA MADRUGADA, DE SÉRGIO SANT’ANNA
|
FABIANA CARDOSO DA FONSECA
|
2013
|
UM DISPOSITIVO LABIRÍNTICO: As identidades em Nove noites, de Bernardo Carvalho
|
FABIO PALMEIRA ELEUTERIO
|
2013
|
GILBERTO MENDONÇA TELES: POESIA E ESCRITA DE SI
|
JACQUELINE BEATRIZ TEIXEIRA BARBOSA
|
2013
|
Ascensão feminina em “Dão-Lalalão”: registros da modernidade no sertão rosiano
|
JOELI TEIXEIRA ANTUNES
|
2013
|
A (des)construção do defunto estrambótico de Machado: Da narração ao voice-over
|
JOSELIA DOS SANTOS OLIVEIRA
|
2013
|
REPRESENTAÇÃO DA MULHER ESCRITORA EM VÉSPERAS, DE ADRIANA LUNARDI
|
MARIA ZENEIDE DE MACEDO MELO
|
2013
|
O BAILE DE ESGRIMAS: REFLEXÃO SOBRE A IRA E O DISCURSO COLÉRICO EM CLARICE LISPECTOR
|
PABLO VINICIUS DIAS SIQUEIRA
|
2013
|
Figurações do feminino em “Fuga em espelhos", de Guiomar de Grammont
|
SANDRA RENATA FONSECA
|
2013
|
Configurações do cômico em Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade
|
VIVIANE RODRIGUES
|
2012
|
MULHERES DE DUAS PONTES: a gênese e as representações do feminino em O risco do bordado, no romance de Autran Dourado
|
ANA GABRIELA GONCALVES RIBEIRO
|
2012
|
Hipertextualidade em “O Cheiro de Deus", de Roberto Drumond
|
DAIANE SILVA DE ANDRADE
|
2012
|
DIMENSÕES DO ESPAÇO: UMA ABORDAGEM DE INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY
|
EDINILIA NASCIMENTO CRUZ
|
2012
|
A FISSURA DO DUPLO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA: CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE ANTILIRA
|
EDNEIA RODRIGUES RIBEIRO
|
2012
|
NOS SOBRADOS DE MINAS: construção da memória e criação literária na autobiografia de Cyro dos Anjos
|
ELAINE GONÇALVES MACIEL
|
2012
|
DO DESTOANTE AO DESTOADO: OS DESLOCADOS A literatura infantil de Clarice Lispector
|
FLAVIA ALVES FIGUEIREDO SOUZA
|
2012
|
REPRESENTAÇÕES FEMININAS E IDENTIDADE NACIONAL Uma leitura alegórica de Lucíola e Senhora, de José de Alencar
|
GREICIELLEN RODRIGUES MOREIRA
|
2012
|
INCORPORAÇÃO DAS TENSÕES DA SOCIEDADE OITOCENTISTA PELA POÉTICA DE CRUZ E SOUSA
|
HAMILTON CARLOS SOUTO
|
2012
|
Subverter e controlar: Dos modos de dominação em “A estória de Lélio e Lina", de Guimarães Rosa.
|
HELEN CRISTINA PEREIRA ROCHA
|
2012
|
DISCURSO E SUBJETIVIDADE EM LAVOURA ARCAICA
|
JACQUELINE RIBEIRO DE SOUZA
|
2012
|
A ESCRITA TRAVESTIDA DE DESEJO: Travestimento, Identidade e Homoerotismo em narrativas de Lúcio Cardoso
|
LEANDRO JUNIO SANTOS QUEIROZ
|
2012
|
Música e sonoridade em A cidade ilhada, de Milton Hatoum
|
MARIA CECILIA GONCALVES DE CARVALHO ROCHA
|
2012
|
OS RITOS DE PASSAGEM PELO CORAÇÃO SELVAGEM DA VIDA: UM ESTUDO DE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM, DE CLARICE LISPECTOR
|
RODRIGO FELIPE VELOSO
|
2012
|
AGONIA DA CARNE: MÍSTICA E EROTISMO EM A OBSCENA SENHORA D, DE HILDA HILST
|
THAISE MARIA DIAS
|
2012
|
PALAVRAS EM SUOR MAIOR: duas antologias poéticas do Baixo Jequitinhonha na década de oitenta.
|
THIAGO MACHADO DE MATOS SILVA
|
2012
|
POÉTICAS HIPERTEXTUAIS: REDES DE SENTIDO DA TRADIÇÃO E DA MEMÓRIA EM A ROSA DO POVO E A HORA VAGABUNDA
|
VANESSA LEITE BARRETO
|
2012
|
HABITANTE DA TARDE: O (não) lugar do poeta Emílio Moura
|
VIVIANA PEREIRA SILVA
|
2011
|
PRIMEIRAS E OUTRAS ESTÓRIAS Uma tradução intersemiótica da literatura para o cinema
|
CACIO XAVIER PEREIRA
|
2011
|
OLHAR E MEMÓRIA EM O AMANUENSE BELMIRO, DE CYRO DOS ANJOS
|
CATIANA FERNANDES FERREIRA SILVA
|
2011
|
A TRADIÇÃO MEMORIALÍSTICA MINEIRA: a obra de Waldemar Euzébio Pereira
|
DANILO AGUIAR MARTINS
|
2011
|
POLÍTICA DA IRONIA Uma leitura d’O presidente negro, de Monteiro Lobato
|
EDILSON BARBOSA CARVALHO
|
2011
|
Entremídias [manuscrito]: estudo de Brazileira! Preta, Máquina de Pinball e Vida de Gato, de Clarah Averbuck e de Nome próprio, de Murilo Salles
|
EDNA MORAIS MARTINS DA SILVA
|
2011
|
MACHADO DE ASSIS E O MITO ANTISSEMITA A genealogia como contraponto crítico ao estereótipo do judeu em Papéis avulsos
|
GILSON PEREIRA NEVES
|
2011
|
A MÁSCARA DO PAI MORTO – ESTUDO SOBRE O PATERNALISMO EM HELENA E CASA VELHA, DE MACHADO DE ASSIS
|
JONATAS GONCALVES REGO
|
2011
|
METAMORFOSES, METALINGUAGEM E REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM CONTOS DE MURILO RUBIÃO
|
JUCILENE DE LOURDES VIEIRA
|
2011
|
CRIME E LIBERTAÇÃO: Um estudo de A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector
|
JULIO CESAR VIEIRA
|
2011
|
ENTRE CALÍOPE E CLIO: a loucura sob a pena da Literatura e da História
|
KÉSIA TAVARES CELESTINO
|
2011
|
OS CAMINHOS EXISTENCIAIS EM O ENCONTRO MARCADO
|
MARCELO ANTUNES NEVES
|
2011
|
GRANDE SERTÃO: VEREDAS – O SERTÃO COMO DESVELAMENTO DA CONDIÇÃO HUMANA
|
MARCELO NILO NARCIS MOEBUS
|
2011
|
MASCULINIDADE E ELITE IMPERIAL BRASILEIRA: UMA REINTERPRETAÇÃO DAS OBRAS RESSURREIÇÃO, A MÃO E A LUVA, HELENA E IAIÁ GARCIA
|
MARINA LEITE GONCALVES
|
2011
|
AUSÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA: VAZIO, NONSENSE E CRIAÇÃO EM TUTAMÉIA – TERCEIRAS ESTÓRIAS
|
SAMANTHA PIRES DOS SANTOS
|
2011
|
RITOS DE PASSAGEM: a infância em “Campo Geral”, de Guimarães Rosa
|
TELLY WILL FONSECA DE ALMEIDA
|
2011
|
TEMPO, MEMÓRIA E TRADIÇÃO EM PAIXÕES ALEGRES, DE JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA
|
WALDHETT BARBOSA MATOS
|