Como ocorreu com todos os demais Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa do Brasil, o Programa foi fortemente impactado pela Pandemia da COVID-19. As atividades na Unimontes foram interrompidas presencialmente no dia 16 de março de 2020. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) deliberou pelo Tratamento Excepcional, ou seja, aulas e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão em ambiente remoto. Os encaminhamentos iniciais foram orientados por meio de portarias da reitoria da Unimontes[1].  Na sequência, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, instituiu uma comissão que elaborou um protocolo com os critérios para se admitir o retorno gradual de atividades essenciais da Unimontes[2].O trabalho em ambiente remoto permanece até os dias atuais, maio de 2021.

No nosso programa tivemos e estamos tendo perdas de familiares de discentes e docentes, bem como, todo o coletivo teve e está com abalos emocionais em função da mudança drástica e brusca no cotidiano pessoal e profissional.

Entretanto, em função da necessidade, rapidamente nos organizamos e no dia 22 de março de 2020, iniciamos o ano letivo em ambiente remoto. Seguimos todas as recomendações, atendendo aos preceitos do Ministério da Educação[3] de isolamento físico em função da pandemia da COVID-19, referendadas pelo Colegiado do PPGDS e em observação às orientações da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Unimontes. (Portarias N.036, N.049, N.053, N.072, N.078 – REITOR/2020 e Resolução N.050 – CEPEX/2020).

O Colegiado do PPGDS realizou uma semana de atividades de recepção aos docentes e discentes para a preparação e adaptação ao ambiente remoto. Realizamos a aula inaugural, mesa redonda com egressos do programa e reuniões com estudantes e professores para o planejamento e construção de recomendações, tais como:

1- Definição de que todas as atividades acadêmicas (disciplinas, exames de qualificação, orientações, grupos de estudos e pesquisa, defesas de dissertação e de tese, eventos) passassem a ser realizadas de forma remota;  

2-  Adaptação pelos docentes dos planos de ensino para o ensino remoto, considerando a  manutenção do dia e horário das disciplinas anteriormente acordadas em ambiente físico;

3- Adaptação da carga horária das aulas síncronas, em função da capacidade de concentração dos docentes e discentes nesse novo ambiente.  As recomendações referentes a realização de bancas de defesa e qualificação encontram-se descritas de forma minuciosa no final desse texto, como anexos.

As ações realizadas pelo corpo docente e discente durante esse período de pandemia (ainda em curso, nesse momento, em maio de 2021) possibilitaram e ainda possibilitam a continuidade da missão do programa, bem com seus objetivos, considerando os impactos resultantes da falta de contato presencial em um curso de mestrado e doutorado acadêmico e presencial.   

Citamos inicialmente algumas dificuldades evidenciadas no cenário da nossa instituição Unimontes, uma Universidade pública Estadual em Minas Gerais:

  • Dificuldades para garantir ensino remoto aos discentes do programa e da graduação em atividades de IC em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica;
  • Adaptação e necessidade de capacitação de docentes para o uso de ferramentas (aplicativos) para realização de atividades de ensino remoto, para orientações e participação em reuniões;
  •  O incremento do quantitativo de trabalhos como reuniões, tarefas burocráticas com a realização do home office;
  • Surgimento de gastos com internet de maior velocidade e com aplicativos privados para exercício das atividades profissionais dos docentes do programa;
  •  Adaptação dos serviços administrativos prestados pela secretaria do programa, como matrícula de pós-graduandos, processos seletivos (regular e fluxo contínuo), gerenciamento de defesas públicas de dissertações, exames de qualificação de doutorado e teses, entre outros, para a forma exclusivamente remota;
  • Falta de editais para fomento ao desenvolvimento de projetos de pesquisas na agência de fomento mineira (FAPEMIG) em 2019 e 2020;
  • Poucos editais e mesmo ausência de editais voltados para a área interdisciplinar (Humanidades e sociais) nas agências de fomento do governo Federal (CNPq e CAPES).

Entre os impactos negativos da Pandemia no PPGDS e suas respectivas estratégias de readequação, podemos destacar: 

(1) Interrupção de coleta de dados de pesquisas envolvendo seres humanos (quantitativas e qualitativas) relacionadas ao mestrado e doutorado de estudantes do Programa. Estratégia de readequação: dependendo do estágio em que se encontrava as investigações ocorreram modificações nos projetos originais, no qual alguns alunos migraram suas pesquisas de abordagens empíricas para abordagens teóricas; 

(2) Interrupção de grupos de estudos e pesquisas do Programa com atividades práticas junto as comunidades e instituições da sociedade civil. Estratégia de readequação: foram intensificados grupos de debates, análise e elaboração de materiais audiovisuais, pesquisa documental em acervos virtuais, uso de redes sociais para interação e divulgação de debates, entre outras atividades realizadas em ambientes remotos pelos discentes; 

(3) Interrupção de atividades de extensão com destaque a elaboração de cartografias sociais em comunidades tradicionais e acompanhamento de atividades ligadas aos povos quilombolas. Estratégia de readequação: as atividades do programa buscaram construir as atividades de extensão usando redes sociais e a internet com destaque, entre outros, para a participação no Projeto Ngolo junto ao Ministério Público. Também foi realizada a organização de material cartográfico de comunidades que estão em processo de construção de boletins do Projeto da Nova Cartografia Social.

(4) Realização de um semestre do ano letivo de 2020, em consonância com o calendário letivo da Unimontes referente a graduação e pós-graduação. Estratégia de readequação: Em 2021 estão sendo realizadas as disciplinas que não puderam ser ofertadas em 2020, concomitante as disciplinas referentes ao ano letivas de 2021.

(5) Diminuição da produção bibliográfica do corpo docente e discente no ano de 2020, em função da pandemia. Estratégia de readequação:  Envolvimento em atividades de estudo e pesquisa remota, realização de eventos acadêmicos e produção de lives temáticas relativas à área de concentração e as linhas de pesquisa do programa. 

(6) Os estudantes que ingressaram no programa em 2020, tanto mestrandos e doutorandos, tiveram em sua enorme maioria contato (afora os que já interagiam antes de março de 2020) encontros apenas no ambiente remoto, nunca de forma presencial. Os impactos derivados dessa experiência estão sendo monitorados, mas deverão ser melhor compreendidos no futuro. Estratégia de readequação:  Viabilização de um Grupo de Acolhimento semanal para apoio psicológico e social aos estudantes do programa, composto por estudantes do programa da área médica e psicológica.

Entretanto, a Pandemia também oportunizou a construção de estratégias de resistência e readequação que podem ser utilizadas para o seu aprimoramento. 

Entre os impactos positivos da pandemia, podemos ressaltar: 

(1) Intensificação do uso de Plataformas virtuais que serviram para ampliar a interação entre os docentes do Programa com outros programas no país e no exterior e estreitar também os vínculos docente discentes de outras cidades e regiões. Plataformas mais utilizadas: Google Meet, Zoom, Stream Yard.

(2) A maior parte das nossas disciplinas mesmo em ambiente remoto foram ministradas de forma síncrona com a participação de dois ou mais professores. Todas as disciplinas do 1 semestre/2020 foram ministradas via Google Meet. Os professores disponibilizaram a sala virtual (Classroom) com bibliográfica e interação entre estudantes e docentes. Seguimos o calendário da Unimontes que determinou no ano de 2020 apenas a realização do primeiro semestre letivo.[4]

(3) Realização do Projeto PPGDS na Quarentena, realizado pelos acadêmicos de mestrado nas redes sociais do programa/PPGDS, com objetivo de mitigar os impactos da Pandemia, apostando na comunicação afetuosa, com dicas de bem estar, realização de exercícios físicos com orientação de profissionais egressos da Universidade, além de divulgar o trabalho científico de docentes e discentes do PPGDS como iniciativa de popularização da ciência. As redes sociais utilizadas foram o site oficial, páginas do programa no Facebook, no Instagram  e no canal do  PPGDS  TV/YouTube.

(4)  A Pandemia reforçou as interações do PPGDS com outros Programas, e é possível que uma parte desta experiência educacional possa ser incorporada, futuramente na estrutura curricular do Programa. 

 4.1.Disciplinas optativas foram procuradas por discentes de outras regiões do Brasil, bem como, da América Latina.

 4.2.Participação de convidados professores doutores nas aulas do programa de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Piauí (UFPI).

(5) Processo Seletivo 1/2021,  realizado via Google Meet e plataforma Stream Yard. Com mais de duzentos candidatos, com uma procura dos estudantes de outras regiões do Brasil.

(6) Realização do VII Congresso em Desenvolvimento Social , em ambiente remoto, via plataforma Stream Yard e retransmissão via Canal do YouTube PPGDS TV.


Realização do evento ocorreu em 2020, de forma virtual, com a participação de pesquisadores da Universidade de Sussex/Inglaterra, pesquisadores da Universidade de Milão na Itália e na Universidade Paris II na França.

(7) Realização de defesas públicas de mestrado e doutorado de forma virtual e, bem como, exames de qualificação de mestrado e doutorado, online. Ressalta-se que com essa prática tivemos a oportunidade de aumentar em muito a participação de examinadores de diferentes IES e centros de pesquisas brasileiros e mesmo de outros países. Realizamos 10 defesas de mestrado e 07 defesas de doutorado no ano de 2020 em ambiente remoto.

(9) Desenvolvimento pela docente Andréa Maria Narciso Rocha de Paula do projeto de extensão “Ngolo Gurutuba: vulnerabilidades em Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de pandemia da Covid-19”. Coordenador geral:  Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Ano 2020. O projeto tem como objetivo geral:  Fomentar ações conjuntas entre unidades do MPMG, com o MPF e com outras instituições parceiras, para articular a atuação em rede interinstitucional, a fim de dar suporte nas áreas da saúde e segurança alimentar às comunidades quilombolas do Gurutuba durante o período da pandemia da COVID-19, atendendo cerca de cinco mil pessoas que vivem no Quilombo Gurutuba em 33 comunidades quilombolas, localizadas em sete  municípios do norte de Minas Gerais (Pai Pedro, Jaíba, Monte Azul, Janaúba, Gameleiras, Catuti e Porteirinha). De forma específica, o projeto objetivou: Articular um comitê interinstitucional para análise e discussão das demandas relacionadas às comunidades quilombolas do Gurutuba, decorrentes da Pandemia da Covid-19, possibilitando encaminhamentos concretos e desenvolvimento conjunto. Identificar no mapeamento colaborativo das comunidades as necessidades mais prementes. Atuar de forma extrajudicial e resolutiva para estimular ações solidárias e incentivar medidas de saúde pública e combate à fome. Cooperar na busca de soluções estruturantes às vulnerabilidades das comunidades para o cenário pós-pandemia. Fomentar a produção, comercialização e o acesso às políticas públicas da agricultura familiar, especialmente pela declaração de aptidão ao PRONAF – DAPs e inclusão nos Programas de Aquisição de Alimentos e Nacional de Alimentação Escolar – PAA e PNAE. Órgãos Envolvidos no Projeto: CIMOS/MPMG; CAO DH/MPMG; Assessoria/PGJ/MPMG; Promotorias de Justiça de Porteirinha, Monte Azul, Janaúba e Jaíba; MPF; DPU; Federação Quilombola; UNIMONTES; UFMG; CAA-NM; Mesa Brasil/SESC; SEDESE; EMATER; Municípios de Pai Pedro, Jaíba, Monte Azul, Janaúba, Gameleiras, Catuti e Porteirinha. Comunidades quilombolas do Gurutuba.

  • 9.1- Confecção e divulgação de boletins semanais de casos de COVID-19 no Quilombo Gurutuba, em sete municípios do Norte de Minas Gerais, via Google Meet, WhatsApp e rádios comunitárias em sete municípios da região.

(10) As reuniões de colegiado foram e estão sendo realizadas de forma remota, online, e têm sido gravadas e arquivadas no acervo online do programa. As reuniões acontecem na primeira segunda feira de cada mês e todas as reuniões do ano de 2020 contaram com a participação da maioria dos docentes permanentes e da representação discente, o que foi extremamente positivo para as deliberações necessárias ao bom andamento do PPGDS.

(11) Atividades de Orientação e Supervisão 

No que se refere às orientações e supervisões (acadêmicos em atividade de IC, pós-graduandos de mestrado/doutorado), essas ocorreram e seguem ocorrendo através de plataformas virtuais de reuniões (Zoom, Google Meet) e via utilização de diferentes tipos de aplicativos de conexão social. Atividades de orientação(mestrado/Doutorado) e de grupos de estudo e pesquisa foram realizadas através de reuniões no Google Meet e WhatsApp.

(12) Atividades de Secretaria do Programa:
Todo processo de comunicação administrativa da Unimontes passou a ser realizado pela via eletrônica pelo sistema SEI, disponibilizado pela Unimontes via Governo do Estado de MG. A migração desses processos administrativos pelo sistema SEI encontrava-se em implantação desde o ano de 2018, como política de Estado de redução de produção de resíduos, com o intuito de contribuir à um modelo de serviços administrativos públicos ambientalmente orientados à sustentabilidade. O tele trabalho exigido por força da pandemia da COVID-19 acelerou a migração desses procedimentos administrativos de forma completa ao formato digital. Outras formas de contato entre a gestão, secretaria, docentes e discentes do programa se estabelecem via uso e-mail e mídias sociais (WhatsApp).

(13) Atividades de Ensino de Pós-Graduação 
Todas as disciplinas ofertadas pelo PPGDS/Unimontes no ano de 2020, foram oferecidas de forma remota, com realização de atividades online e disponibilização de planos de ensino e material didático em pastas armazenadas nas salas virtuais (Classroom); Outras atividades:

  • 13.1- Realização de minicursos com temas ligados ao desenvolvimento social, educação, cultura e políticas públicas via Google Meet.
  • 13.2- Realização de palestras e lives no Instagram, projeto Quarta na Pós e painéis temáticos.

(14) Maior visualização do Programa através das suas redes sociais e do site oficial.

Devido à pandemia da Covid-19 e conforme ajustado pelo colegiado na reunião realizada em 13 de abril de 2020, seguem orientações para padronização das defesas virtuais de dissertação e tese a serem realizadas no âmbito do PPGDS.


RECOMENDAÇÕES – DEFESAS REMOTAS DE TESES E DISSERTAÇÕES

RECOMENDAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DAS DEFESAS DE DISSERTAÇAO E TESE EM AMBIENTE REMOTO – PPGDS


[1] Portaria 078/2020 e determinações da Resolução 050-CEPEx/2020, que delibera sobre o Calendário Escolar Excepcional, aprovada em 29 de julho de 2020

[2] Resolução nº 033–CEPEx/2020

[3]  BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas
em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus -Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 114, p. 62, 17 jun. 2020.

[4] Calendário ano letivo 2020 – Resolução Nº 087 – CEPEx/2020