Quadro de horários - 1º semestre de 2025

Segunda-feira

14h às 18horas

REUNIÃO DO COLEGIADO
1ª segunda-feira do mês

14h às 18horas

POVOS TRADICIONAIS, ETNOGRAFIAS AUDIOVISUAIS E IMAGÉTICAS

Docentes: Profa. Dr. Felisa Cançado Anaya e Prof. Dr. Alexcsander Nakaoka.

Sala: 117 (Prédio 3, PPGDS).

Ementa: A disciplina tem como objetivo compreender o estatuto das imagens e o uso dos recursos audiovisuais nas produções antropológicas recentes. Propõe uma abordagem teórico-metodológica da Antropologia Audiovisual e da Imagem voltada para a criação de narrativas etnográficas visuais produzidas sobre e por Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). Busca refletir, ainda, sobre a relação crítica entre imagem, tecnologia e processos políticos que envolvem contextos de conflitos socioambientais e pesquisas interculturais, com ênfase na experimentação multissensorial e criativa em campo. Destacamos as discussões sobre práticas etnográficas como diários “(foto)gráficos” (desenhos de observação, de memória, técnicos, esquemas visuais, colagens, montagens, mapas afetivos e composições multimodais); processos de produção videodocumentais para protocolos de consulta e consentimento, filmados por povos tradicionais em contextos de conflitos e defesa territorial; preparação de oficinas e formação de oficineiros/as em videodocumentários voltadas para formação de grupos étnicos a partir de um “antropologia compartilhada”; o trabalho com as etnobiografias; as narrativas visuais e a análise da produção política das imagens que circulam nas redes sociais, através da fotografia mobile, utilizadas por povos e comunidades tradicionais. Propomos refletir sobre o papel da imagem e do audiovisual como uma experiência sensível, dialógica e dialética, em que os/as interlocutores/as são vistos como sujeitos e não como objeto da ação do outro ou público-alvo a ser alcançado. As discussões teóricas são alicerçadas sobre bibliografia especializada, as discussões em sala de aula partirão da leitura/exposição de textos, de exercícios etnográficos e da visualização de materiais audiovisuais, aqui denominadas como “Visionagens”, e o/a estudante deverá ter disponibilidade para realização de trabalho de campo.

14h às 18horas

DESIGUALDADES E EDUCAÇÃO JURÍDICA ANTIRRACISTA

Docentes responsáveis: Prof. Dr. Elton Dias Xavier; Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos; Profa. Dra.
Maria Railma Alves e Prof. Dr. Richardson Xavier Brant.

Sala: 105 (Prédio 3, PPGDS).

Ementa: A disciplina tem como foco análise dos principais aspectos envolvendo o debate em torno das desigualdades clássicas e contemporâneas. A multidimensionalidade inerente ao campo das desigualdades será tratada a partir das Desigualdades Categoriais, dentre elas: gênero, idade, raça, etnia, classe social, nível de escolaridade, nacionalidade, identidade cultural e diferença. Outro foco de análise se dará a partir da Introdução aos direitos fundamentais e da Educação Jurídica Antirracista.

Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

Terça-feira

14h às 18 horas

DIREITO À CIDADE: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Docentes: Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado

Virtual – Sistema CEAD

Ementa: Na obra “O direito à cidade” (1968), Henri Lefebvre não apenas questiona perspectivas deterministas que permeiam o urbanismo modernista, mas também nos convida a problematizar certas questões espaciais para além de um mero planejamento racionalista. Os problemas e as controvérsias do urbano são tratados pelo autor francês menos por um viés técnico ou administrativo, mas sim, pela ótica dos citadinos, ou seja, por aqueles que “fazem a cidade”. Sem se esquivar das estratégicas pretensões das governanças, focadas muitas vezes no controle dos espaços e no trato da cidade como mercadoria, e também das táticas citadinas tão caras ao cotidiano urbano, a disciplina pretende analisar, a partir de perspectivas interdisciplinares, como o direito à cidade tem se apresentado de maneira multifacetada. Pretende-se, pois, refletir sobre os múltiplos agenciamentos dos espaços urbanos e sobre os seus impactos em diferentes escalas de cidades. 

Observação: A disciplina será oferecida em modo virtual pelo ambiente virtual do CEAD da Unimontes.

 

14h às 18 horas

ANÁLISE DO DISCURSO E SOCIEDADE

Docentes: Prof. Dr. Felipe Fróes Couto; Prof. Dra. Luci Helena Martins

Sala: 105 (Prédio 3, PPGDS).

Ementa: A disciplina busca auxiliar o discente a compreender a complexidade da vida na pós-modernidade (que oscila entre a objetividade material positivista e a ordem subjetiva que opera no campo do discurso), permitindo maior tração em pesquisas sociais qualitativas que se debrucem sobre a linguagem. Com esse objetivo, buscar-se-á dialogar sobre as disputas no campo paradigmático das ciências sociais e aprofundar conhecimentos sobre as manifestações discursivas na sociedade contemporânea. As leituras buscarão aprofundar conhecimentos acerca da dimensão do discurso e sua respectiva análise no campo social. Serão analisados, não exaustivamente, os tópicos: Paradigmas Epistemológicos das Ciências Sociais e sua Relação com o Discurso; Sujeito, História e Linguagem na Pós-Modernidade; Fundamentos de Ideologia e Discurso; Poder e Discurso nas Relações Sociais; Recursos Linguísticos e Análise do Discurso; Análise do Discurso Francesa; Análise do Discurso Crítica; e Protocolos, Procedimentos e Oficinas Práticas de Análise do Discurso.
 
Observação: Disciplina presencial com alguns encontros híbridos – virtuais.
 

14h às 18 horas

UTOPIA E DISTOPIA NA TEORIA E NO PENSAMENTO SOCIAL: Movências Interdisciplinares pela Arte, Filosofia, História, Literatura e Psicanálise 

Docentes: Prof. Dr. Elton Dias Xavier; Prof. Dr. Ildenilson Meireles Barbosa; Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento. 

Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS

Ementa: A teoria e o pensamento social clássico têm sido, por vezes, permeado por narrativas de lugares ideais, fórmulas de bem viver na sociedade e no Estado a que chamamos utopia. Por outro lado, tem havido um crescente número de obras e manifestações distópicas a contrastar e a representar uma espécie de dissolução e/ou reconstrução desse ideário, numa espécie de crítica autofágica. O objetivo da disciplina é, por intermédio de algumas obras ficcionais utópicas/distópicas, de maneira interdisciplinar, apresentar, discutir, estudar, analisar e interpretar fenômenos sociais bem como os diversos paradigmas utilizados para representá-los e as ferramentas utilizadas nesta tarefa na teoria e no pensamento social.
 
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

Quarta-feira

08h às 12horas
 
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM METODOLOGIA DE PESQUISA (Dinter) 

Docentes responsáveis:  Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos  e Prof. Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento. 

SALA: 105 (Prédio 3, PPGDS)

 
08h às 12horas
 
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (Minter) 

Docentes responsáveis: Prof. Dr. Antônio Dimas Cardoso, Prof. Dr. Geraldo Antônio Reis, Prof. Dr. Marcos Esdras Leite

SALA: 111 (Prédio 3, PPGDS)
 

14h às 18horas

EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 

Docentes responsáveis: Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos, Prof. Dr. Elton Dias Xavier e  Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

SALA: 105 (Prédio 3, PPGDS).

 

14h às 18horas

ESTUDOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Docentes responsáveis: Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, Profa. Dra. Maria da Luz Alves Ferreira e  Prof. Dr. Geraldo Antônio Reis

SALA: 111 (Prédio 3, PPGDS).

Quinta-feira

08h às 12horas

COLÓQUIO DE DISSERTAÇÃO (Mestrado Regular) 

Docentes responsáveis:  Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula; Prof. Dr. Narciso Ferreira dos Santos Neto e Profa. Dra. Maria da Luz Alves Ferreira 

Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS). 

 

14h às 18horas

SABERES TRADICIONAIS, DECOLONIALIDADE, PLURIVERSALIDADE 

Docentes responsáveis: Profa. Dra. Ana Paula Glinfskoi Thé e Prof. Dr. Emmanuel Almada 

Sala: 105 (Prédio 3, PPGDS).

Ementa: Os fundamentos históricos e epistemológicos das etnociências. Modernidade colonialidade, epistemicídios e ecologias afro-indígenas. Saberes tradicionais, lutas territoriais e etnobiologia politica. Estratégias comunitárias de proteção dos saberes
tradicionais: protocolos comunitários e cartografias sociais. A virada ontológica e os
desafios para as etnociências: estudos multiespécies, cosmopolítica e pluriversalidade. 

Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

 

14h às 18horas

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Docentes responsáveis: Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim; Prof. Dr. Gustavo Henrique
Cepolini Ferreira e Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento. 

Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS)

Ementa: Análise de contingências postas pelo capitalismo contemporâneo à educação
superior. Implicações das políticas privadas e públicas no processo de ensino, pesquisa
e extensão. Processos de ensino-aprendizagem na Universidade. Métodos e técnicas de
ensino, planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem.

Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

Sexta-feira

08h às 12horas

DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS SOCIAIS

Docentes responsáveis:  Profa. Dra. Luci Helena Silva Martins; Prof. Dr. Laurindo Mekie Pereira. 

Sala: 105 (Prédio 3, PPGDS). 
Ementa: Discussão do conceito de democracia, a partir da experiência contemporânea de luta por direitos e consequente expansão da esfera política no sistema capitalista. A ideia de práticas democráticas é vinculada à noção contemporânea de cidadania, compreendida como “direito a ter direitos”, tendo como perspectiva a efetivação e construção de sistemas de proteção social. Focalização de experiências contemporâneas visando a compreensão de problemas sobre organização e participação política, com enfoque para temas como representação, desenvolvimento, democracia, direitos humanos, burocracia, reforma, revolução, e a relação entre cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos. A interseccionalidade de classe, gênero e raça na construção da cidadania.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
08h às 12horas

ESTADO E PODER EM MARX E MICHEL FOUCAULT 

Docentes responsáveis:  Prof. Dr. Ildenilson Meireles e Yan Victor Leal da Silva Dia (professor convidado)

Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS). 
 
Ementa: Marx e a crítica do amálgama originário; os dois fatores da mercadoria e o duplo caráter do trabalho; dominação abstrata, dinheiro e fetiche; propriedade, estado e acumulação capitalista. Foucault e a Genealogia do Estado moderno; Poder e Instituições; Da Soberania ao Contrato Social; Razão de Estado; Biopoder, biopolítica e sociedade de controle; Neoliberalismo, insurreições e revolução.
08h às 12horas
TRABALHO DOCENTE: TEORIA E PRÁTICA – ESTÁGIO DOCENTE (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTAS)
Docente responsável: Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim
Sala: 117 (Prédio 3, PPGDS).
  
Ementa: Discussão dos propósitos, normativas, formas de operacionalização e cuidados envolvidos no estágio docente. Estudo reflexivo da ação docente em sala de aula envolvendo questões de planejamento, execução e avaliação. Análise teórico-prática do trabalho docente em cursos de graduação. Levantamento e discussão, junto aos estagiários, de demandas advindas do Estágio Docente.