Quadro de horários - 2º semestre de 2024
Segunda-feira
REUNIÃO DO COLEGIADO
1ª segunda-feira do mês
Terça-feira
08h às 12h
Docência do Ensino Superior (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim; Prof. Dr. Gustavo
Henrique Cepolini Ferreira; Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento.
Sala: 111.
Ementa: Análise de contingências postas pelo capitalismo contemporâneo à educação
superior. Implicações das políticas privadas e públicas no processo de ensino, pesquisa
e extensão. Processos de ensino-aprendizagem na Universidade. Métodos e técnicas de
ensino, planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
14h às 18 horas
Experiências Etnográficas e Pesquisas Interculturais (optativa para Mestrado e
Doutorado)
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula; Profa. Dra.
Felisa Cançado Anaya; Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa; Dr. Fábio Dias (pós-doutorando
do PPGDS); Dr. Alexsander Nakaoka (pós-doutorando do PPGDS).
Sala: 115 (Prédio 1, CCSA).
Ementa: O objetivo desta disciplina é estudar pesquisas etnográficas, práticas e diálogos
interculturais, os contextos da Antropologia e da Sociologia. Estudaremos etnografias
que versam sobre modos de vida, saberes, sistemas agrícolas tradicionais
agroecológicos, ameaças e conflitos ambientais. Compreendidos nos seus contextos
culturais, sociais, históricos, ontológicos, ecológicos e biográficos. Com centralidade no
diálogo intercultural através de estudo de trabalhos audiovisuais e nas experiências
interculturais
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
14h às 18 horas
Direito à Cidade: Perspectivas Interdisciplinares (optativa para Mestrado e
Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado; Profa. Dra. Luci
Helena Silva Martins.
Sala: 105.
Ementa: Na obra “O direito à cidade” (1968), Henri Lefebvre não apenas questiona
perspectivas deterministas que permeiam o urbanismo modernista, mas também nos
convida a problematizar certas questões espaciais para além de um mero planejamento
racionalista. Os problemas e as controvérsias do urbano são tratados pelo autor francês
menos por um viés técnico ou administrativo, mas sim, pela ótica dos citadinos, ou seja,
por aqueles que “fazem a cidade”. Sem se esquivar das estratégicas pretensões das
governanças, focadas muitas vezes no controle dos espaços e no trato da cidade como
mercadoria, e também das táticas citadinas tão caras ao cotidiano urbano, a disciplina
pretende analisar, a partir de perspectivas interdisciplinares, como o direito à cidade
tem se apresentado de maneira multifacetada. Pretende-se, pois, refletir sobre os
múltiplos agenciamentos dos espaços urbanos e sobre os seus impactos em diferentes
escalas de cidades.
14h às 18 horas
Utopia e Distopia na Teoria e no Pensamento Social: Movências Interdisciplinares pela
Arte, Filosofia, História, Literatura e Psicanálise (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Elton Dias Xavier; Prof. Dr. Ildenilson Meireles Barbosa;
Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento.
Sala: 111.
Ementa: A teoria e o pensamento social clássico têm sido, por vezes, permeado por
narrativas de lugares ideais, fórmulas de bem viver na sociedade e no Estado a que
chamamos utopia. Por outro lado, tem havido um crescente número de obras e
manifestações distópicas a contrastar e a representar uma espécie de dissolução e/ou
reconstrução desse ideário, numa espécie de crítica autofágica. O objetivo da disciplina
é, por intermédio de algumas obras ficcionais utópicas/distópicas, de maneira
interdisciplinar, apresentar, discutir, estudar, analisar e interpretar fenômenos sociais
bem como os diversos paradigmas utilizados para representá-los e as ferramentas
utilizadas nesta tarefa na teoria e no pensamento social.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
Pereira.
de luta por direitos e consequente expansão da esfera política no sistema capitalista. A
ideia de práticas democráticas é vinculada à noção contemporânea de cidadania,
compreendida como “direito a ter direitos”, tendo como perspectiva a efetivação e
construção de sistemas de proteção social. Focalização de experiências
contemporâneas visando a compreensão de problemas sobre organização e
participação política, com enfoque para temas como representação, desenvolvimento,
democracia, direitos humanos, burocracia, reforma, revolução, e a relação entre cultura
e política nos movimentos sociais latino-americanos. A interseccionalidade de classe,
gênero e raça na construção da cidadania.
Quarta-feira
Ferreira; Prof. Dr. Geraldo Antônio dos Reis.
transformações sistêmicas. Desafios éticos e futuro da democracia na esfera pública.
Identificação de experiências e análises sobre mudanças sociais, políticas e econômicas
na América Latina.
Doutorado)
Nascimento.
de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social com colaboração do Núcleo de Línguas
do Programa Idioma Sem Fronteiras da Unimontes (NIC). A proposta é incentivar os
estudantes a quebrarem suas resistências e ansiedades no trato com a bibliografia
estrangeira, através da leitura e discussão de artigos atuais que abordam temáticas
sobre desenvolvimento, sujeitos, ambiente e interseccionalidades, publicadas nos
principais periódicos de língua inglesa. As aulas serão realizadas através de dicas de
inglês instrumental, interpretação e discussão coletiva. O objetivo é possibilitar aos
estudantes a construção de um quadro de referências e categorias que os auxilie e
melhore sua leitura em inglês e amplie suas discussões nas temáticas citadas.
Quinta-feira
08h às 12h
Colóquio de Dissertação (obrigatória para Mestrado)
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula; Profa. Dra.
Maria da Luz Alves Ferreira.
Sala: 111.
Ementa: A disciplina constitui-se em espaço, interdisciplinar, em que os mestrandos
apresentam seus projetos de dissertação e refletem coletivamente sobre o
aprimoramento de suas propostas, mediante a trocas de experiências, entre si e com
convidados, que relatam trajetórias, metodologias e estratégias para realização de suas
pesquisas e construção de dissertações.
14h às 18h
Tópicos Especiais em Interpretações do Desenvolvimento no Brasil (optativa para
Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Antônio Dimas Cardoso; Prof. Dr. Laurindo Mekie
Pereira.
Sala: 105.
Ementa: A disciplina propõe um estudo sobre a formação cultural, modernização e
desenvolvimento do Brasil, examinando e confrontando modelos diversos que
emergem das obras produzidas por brasileiros e brasilianistas. O programa inclui
autores clássicos, a partir do final do século XIX, e contemporâneos, discutindo as
grandes questões que mobilizaram o campo intelectual e também incidiu sobre o
conjunto da sociedade brasileira.
14h às 18h
Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Decolonialidade (optativa para Mestrado
e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Elton Dias Xavier; Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos;
Profa. Dra. Maria Railma Alves; Prof. Dr. Richardson Xavier Brant.
Sala: 111.
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma compreensão crítica das
relações étnico-raciais no pensamento social brasileiro, explorando suas interações e
interseções com os direitos humanos na perspectiva do pensamento e das
epistemologias decoloniais. Busca-se desenvolver uma análise densa das dinâmicas de
poder, discriminação e resistência que moldam as experiências dos grupos étnico-raciais
subalternizados, promovendo uma reflexão sobre as estratégias de combate ao racismo
e de promoção da justiça social. Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
19h às 22h30
numa perspectiva a demonstrar, analiticamente, se e de que maneira as diversas
concepções da justiça competem na estruturação e funcionamento do Estado. Para isso,
a disciplina analisará diversos temas e correntes teóricas da justiça e da filosofia política,
dentre eles: a natureza política do homem, a dominação e a violência, o utilitarismo, o
liberalismo, o socialismo, o republicanismo, o libertarismo, o comunitarismo e o
igualitarismo.
Sexta-feira
envolvidos no estágio docente. Estudo reflexivo da ação docente em sala de aula
envolvendo questões de planejamento, execução e avaliação. Análise teórico-prática do
trabalho docente em cursos de graduação. Levantamento e discussão, junto aos
estagiários, de demandas advindas do Estágio Docente.
Leite; Prof. Dr. Narciso Ferreira dos Santos Neto.
informações geográficas (SIG). Tipos e fontes de dados geográficos e técnicas de
tratamento. Métodos e procedimentos técnicos de utilização de dados geográficos de
natureza quantitativa. Uso de técnicas estatísticas de aplicações espaciais,
enfatizandose as suas potencialidades e limitações. Introdução de análise empírica
sobre banco de dados geográficos, mediante tratamento computacional.
Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando
em consideração os componentes do espaço geográfico.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.