Quadro de horários - 1º semestre de 2024

Segunda-feira

Segunda-feira, 14h às 18h

REUNIÃO DO COLEGIADO
1ª segunda-feira do mês

14h às 18h

Gênero e diversidade (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Maria da Luz Alves Ferreira, Prof. Dr. Rafael Baioni Nascimento e Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim.
Dia/horário: segundas-feiras, 14 às 18 horas.
Sala: 111.
Ementa: A categoria gênero como relacional. Movimentos feministas e a sua relação com a globalização do local e a localização do global. Mulheres, gênero e desenvolvimento socioeconômico. A esfera produtiva e reprodutiva, o público e o privado e as relações de gênero. Gênero e poder. Violência de gênero, sexualidade,
transsexulidade e masculinidade. Experiências de investigação acerca das relações de gênero (gênero e trabalho, gênero e violência, gênero e saúde, gênero e educação, entre outros).
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

Terça-feira

08h às 12h

Povos tradicionais: conflitos e estratégias de defesa territorial (optativa para
Mestrado e Doutorado)

Docentes responsáveis: Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, Profa. Dra. Felisa Cançado Anaya e Prof. Dr. Gustavo Henrique Cepolini Ferreira.
Sala: 111.
Ementa: O objetivo desta disciplina é apresentar leituras críticas relacionadas a temática de povos tradicionais, megaprojetos e conflitos. Etnografias contemporâneas que envolvem conflitos com o agronegócio e megaprojetos, sobretudo, no contexto brasileiro A bibliografa versa sobre discussões teóricas e experiências etnográficas que contemplam categorias como etnicidade, terras tradicionalmente ocupadas, território e
territorialidades especificas, identidades coletivas, violência, estado, poder e direitos. Autores da antropologia e sociologia como Bourdieu, Clastres, Gluckman e Veena Das são referencias essenciais da bibliografia do curso. O fio condutor da disciplina, perpassa o debate epistemológico da violência a etnografias localizadas, bem como, a
configuração das estratégias de mobilização e defesa dos povos tradicionais.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.

08h às 12h

Trabalho Docente: Teoria e Prática – Estágio Docente (obrigatória para bolsistas)

Docente responsável: Profa. Dra. Mônica Amorim.
Sala: 105.

Ementa: Discussão dos propósitos, normativas, formas de operacionalização e cuidados envolvidos no estágio docente. Estudo reflexivo da ação docente em sala de aula envolvendo questões de planejamento, execução e avaliação. Análise teórico-prática do trabalho docente em cursos de graduação. Levantamento e discussão, junto aos estagiários, de demandas advindas do Estágio Docente.

14h às 18 horas
Desigualdades e reconhecimento social (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Antônio Dimas Cardoso, Profa. Dra. Luci Helena Silva Martins, Profa. Dra. Maria da Luz Alves Ferreira e Prof. Dr. Ildenilson Meireles Barbosa.
Sala: 105.
Ementa: À luz de uma interpretação crítica sobre o mal-estar como experiência cotidiana, o propósito central desta disciplina é discutir formas de desigualdades, estigmas e manifestação da dominação e demarcações no espaço social. Pretende-se também identificar singularidades, interações e desenvolvimentos sociais, tendo como referência processos associativos e conflitos por reconhecimento. Por meio de análise qualitativa de formas de integração, má-integração e inexistência social, busca-se identificar nas metamorfoses da questão social as disputas no interior e à margem das classes. “O direito a ter direitos" é evocado como paradigma de construção da cidadania e do reconhecimento. Por fim, avalia-se o potencial da teoria crítica e as novas
influências nas ciências sociais, com ênfase para a ação e as relações entre cultura e política nos movimentos sociais.
14h às 18 horas
Dinâmicas culturais urbanas (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado, Profa. Dra. Luci Helena Silva Martins.
Sala: 111.
Ementa: As discussões colocarão em tela temáticas caras aos estudos sobre dinâmicas culturais urbanas, tais como formas de sociabilidade e estilos de vida, conflitos em espaços públicos, segregações, gentrification, constituição de territorialidades, relações entre centros e periferias, mobilidades, etc. Serão apresentadas e problematizadas múltiplas práticas culturais citadinas que clamam pela apropriação dos espaços urbanos
a partir de suas próprias lógicas. A disciplina terá como objeto de investigação privilegiada a intrínseca relação entre atores, instituições e diferentes escalas de
cidades.

Quarta-feira

08h às 12h
Seminários Avançados em Metodologia de Pesquisa (obrigatória para Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos, Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento.
Sala: 111.
Ementa: A disciplina constitui-se em espaço, interdisciplinar, em que os doutorandos apresentam seus projetos de tese e refletem coletivamente sobre o aprimoramento de suas propostas, mediante a trocas de experiências, entre si e com convidados, que relatam trajetórias, metodologias e estratégias para realização de suas pesquisas e construção de teses.
14h às 18h
 
Teorias do Desenvolvimento Social (obrigatória para Mestrado)
 
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Antônio Dimas Cardoso, Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa.
Sala: 111.
Ementa: Estudo de abordagens sociológicas, econômicas, políticas e antropológicas do desenvolvimento, progresso e planejamento. Estudo do desenvolvimento enquanto ideologia das elites que as formulam e propagam. Estudo de desenvolvimento regional e da questão urbana considerando o mundo globalizado. Utopias como respostas aos projetos civilizatórios hegemônicos.

Quinta-feira

08h às 12h

Epistemologia das Ciências Sociais (obrigatória para Mestrado)

Docentes responsáveis: Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos, Prof. Dr. Elton Dias Xavier.

Sala: 111.

Ementa: Abordagem para questões hermenêuticas, teóricas e meta-teóricas nas quais se inscreve a compreensão a ser tratada como componente da domesticação metodológica pelos paradigmas disponíveis nas ciências humanas, procurando elucidar o lugar que a compreensão tem ocupado e quais suas possibilidades atuais na construção da teoria social.
14h às 18h
Colóquio de Tese (obrigatória para Doutorado. A ser realizada apenas no segundo ano do curso)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Elton Dias Xavier, Profa. Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula.

Sala: 111.

Ementa: A disciplina constitui-se em espaço, interdisciplinar, em que os doutorandos apresentam seus projetos de tese e refletem coletivamente sobre o aprimoramento de suas propostas, mediante a trocas de experiências, entre si e com convidados, que relatam trajetórias, metodologias e estratégias para realização de suas pesquisas e construção de teses.

Sexta-feira

14h às 18h.
Políticas públicas, participação popular e inclusão (optativa para Mestrado e Doutorado)
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Felipe Fróes Couto, Prof. Dr. Geraldo Antônio dos Reis e Profa. Dra. Ana Cláudia Farranha Santana (PPGD-UnB).
Sala: 111.
Ementa: A disciplina busca apresentar, analisar e suscitar debates críticos sobre a formulação, execução e avaliação/monitoramento de políticas públicas, abordando de forma ampla os principais elementos que compõem o policy cycle. Adicionalmente, serão discutidas questões críticas acerca da participação e inclusão cidadã no processo de efetivação de políticas públicas. Os temas abrem a discussão com uma série de autores e escolas (Sabatier, Easton, Kingdom, Lindblom, Escolha Racional, Institucionalismo, Gerencialismo, Participação), no sentido de identificar como modelos de tomada de decisão e implementação se articulam com o desenho normativo de uma determinada política. Serão discutidas abordagens teórico-metodológicas em políticas públicas, conceitos, tipologias, atores, políticas estratégicas de desenvolvimento, políticas sociais, participação e controle externo.

Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.