Desde sua implementação no ano de 2004, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social tem avançado institucionalmente em direção à internacionalização.  A inserção de pesquisadores visitantes de universidades estrangeiras em seu quadro de professores docentes indicou a internacionalização como elemento valorizado pelo programa: professor André Joyal da Université Trois Riviere – Canadá (2004-2005); professor Casimiro Marques Balsa, da Universidade Nova de Lisboa – UNL CICS.NOVA – Portugal (2011-2014-2017); Dieter Gawora, Universidade de Kassel – Alemanha (2008-2010-2014-2019); e professora Viviane Châtel, da Universidade de Fribourg – Suíça (2012-2016). Da mesma forma houve o movimento de ida de professores do PPGDS como visitantes ou como palestrantes em universidades no exterior, a exemplo da professora Luciene Rodrigues (enquanto visitante na UNL-Portugal e Universidade Católica da Lovaina – Bélgica); professor Antônio Dimas (visitante na UNL-Portugal e palestrante no Programa de Mestrado Éthique, Responsabilité et Developpement, do Domanine Sociologie, Politiques Sociales et Travail Social, da Universidade de Fribourg (2012); professor Rômulo Barbosa (palestrante na Universidade de Kassel-Alemanha (2011) e UNL-Portugal (2011), dentre outros.

A partir de então, um conjunto de atividades rumo à internacionalização foram se desenvolvendo dentro do PPGDS através de convênios com a Universidade Nova de Lisboa-UNL (Portugal), Universidade de Fribourg (Suíça), Universidade de Louvain (Bélgica), Comitê de Pesquisa CR 30 Desigualdades, Identidades e Laços Sociais, da Associação dos Sociólogos de Língua Francesa-AISLF que acolheu filiação de pesquisadores do NIPS/PPGDS; e a Universidade de Kassel (Alemanha).

Tais convênios possibilitaram a organização de vários eventos internacionais do PPGDS que foram se consolidando como permanentes no programa. Cabe ressaltar que, o “Colóquio Internacional (Des)envolvimentos, Cidades, Desigualdades e Luta contra a Pobreza”, organizados conjuntamente pelo PPGDS, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Universidade de Fribourg (Suíça), desde o ano de 2008. Colóquios realizados em Montes Claros (Brasil/MG), Lisboa, Sesimbra (Portugal) e Fribourg (Suíça), favorecendo a realização de intercâmbios entre pesquisadores e pós-graduandos do PPGDS e destas duas universidades. Participaram desses colóquios, grandes conferencistas como Robert Castel, Jean Remy, Jordi Estivill, Danilo Martuccelli, Michel Messu, Guy Bajoit, Maria Helena Lavinas, Leopoldo Múnera, Vivanne Chatel, e Marc-Henry Soulet. A inserção, em 2016, da Universidade de Louvain (Bélgica), entre as instituições conveniadas com o PPGDS, resultou em importantes publicações conjuntas como os livros: A Universidade e Modos de Produção do Conhecimento (CICS.NOVA; Editora Húmus/Portugal, Editora Unimontes, 2016); e Espaços e Transações Sociais (Editora Uniijuí, 2016), de Jean Remy, da Universidade de Louvain. O convênio com a Universidade de Kassel (Alemanha), iniciado em 2008, culminou para outro importante evento internacional permanente do programa, como o Colóquio Brasil-Alemanha, renomeado em 2013 de Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais. Realizado bienalmente, pelo PPGDS e a Universidade de Kassel (Alemanha), este colóquio possui grande alcance de público, e envolve atualmente a colaboração e o apoio de distintas universidades e instituições nacionais e internacionais, dentre as internacionais podemos citar: a Universidade de Kassel (Alemanha), a Hilfswerk der Evangelischen Kirchen Schweiz – HEKS (Suíça) e a Sussex University (Inglaterra). Este colóquio se encontra em sua VI edição, sendo dois últimos realizados no atual quadriênio. O V Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais foi realizado em junho de 2017, na Universidade de Kassel – Hofgeismar-Alemanha, com o tema: “Povos e Comunidades Tradicionais-Tradicionalmente outro Futuro”, e reuniu 180 pessoas; entre estas, representantes de organizações de ensino e pesquisa, pastorais e ONGs, além de pesquisadores e lideranças de povos e comunidades tradicionais da África, Ásia, América Latina e Europa.

A missão brasileira contou com a participação de dois professores do PPGDS (Rômulo Barbosa e Maria Helena Ide, estudantes de doutorado e lideranças de PCT), além de pesquisadores da UFMG, UEMA, UEA. Os resultados foram reunidos em livro impresso publicado em alemão pela Editora da Universitat Kassel ISBN 978-3-7376-0610-3. E no site: https://www.upress.uni-kassel.de/katalog/abstract.php?978-3-. O V Colóquio concluiu a Agenda Hofgesimar, documento que pode ser encontrado no site: https://www.unikassel.de/fb05/fileadmin/datas/fb05/FG_Politikwissenschaften/FG_DidaktikderpolitischenBildung/Dieter_pdf/Agenda_Hofgeismar-portugues.pdf. O VI Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais foi realizado em junho de 2019, com o tema: “Direitos e Bem Viver”, e reuniu cerca de 600 pessoas; entre estes pesquisadores, estudantes, entidades civis, governo, povos e comunidade tradicionais do Brasil, Alemanha, Inglaterra e América Latina. Além de pesquisadores da UFMG, UEMA, UEA. Deste evento vários documentos, dentre eles a “Carta do VI Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais”; “Carta em Defesa da Educação Quilombola” e “Carta da Oficina de Monitoramento de Impactos no rio São Francisco”, que podem ser encontradas no site: https://coloquiointernacional.com/cpct/.

Destacamos, ainda, que os convênios estabelecidos anteriormente ao quadriênio (2017-2020), se mantêm atualmente e possibilitaram paulatinamente o investimento do PPGDS na formação de redes/grupos de pesquisa, na produção técnico-científica em parceria internacional, na participação em eventos científicos fora do país, na consolidação de eventos internacionais no âmbito do programa e na mobilidade internacional bilateral de docentes e pós-graduandos do PPGDS e universidades estrangeiras.

Considerando que a internacionalização de um Programa da Pós-Graduação não é do escopo apenas de um programa, mas da Instituição de Ensino Superior à qual se vincula e à comunidade acadêmica, a Unimontes, criou o Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) que dá suporte técnico, acadêmico e administrativo às atividades de intercâmbio e cooperação interinstitucional. O NIC firmou convênios entre universidades de diversos países como Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, França, México, Polônia, Portugal, Suíça, Venezuela e China. Dentre as estratégias de apoio a internacionalização, o NIC oferece o programa de capacitação gratuita em línguas estrangeiras através do Idiomas Sem Fronteiras (ISF) destinado a estudantes, professores e técnico-administrativos da universidade que queiram cursar os idiomas inglês, francês, espanhol e mandarim. Cursos que têm sido disponibilizados aos pós-graduandos do PPGDS através de informações na aba do website do programa. Seguindo esta perspectiva da internacionalização, algumas disciplinas do programa têm inserido em suas disciplinas, bibliografia nas línguas inglesa e espanhola, como forma de incentivar os estudantes a melhorarem suas habilidades em outro idioma e acessar debates mais atualizados sobre os temas ministrados. Dentre estas disciplinas estão: Desenvolvimento e Ambiente, Métodos Qualitativos na Pesquisa em Ciências Sociais; Cultura e Alimentação; Dinâmicas Socioeconômicas, Identidades e territorialidades, Teoria do Desenvolvimento Social I, Pensamento Decolonial e Ecologia Política.

A partir de 2019, ações específicas para a consolidação da internacionalização foram discutidas durante o workshop anual do PPGDS, tendo como guia o Relatório de Avaliação da CAPES sobre o programa. Pontos específicos relacionados à internacionalização foram contemplados no Planejamento Estratégico do PPGDS/Unimontes (2020-2024), com orientações à comissão de internacionalização do programa sobre os itens importantes a serem melhor desenvolvidos tendo como referências o Relatório de Avaliação da CAPES e o Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional (CAPES 2020).

Durante o quadriênio (2017-2020) importantes ações para internacionalização, algumas ainda em andamento em 2021, foram realizadas, envolvendo docentes e discentes do PPGDS. Dentre os itens contemplados pela avaliação referente aos níveis de maturidade em internacionalização institucional, ressaltamos:

  • I – Realização de 9 visitas técnicas em 9 universidades estrangeiras da Europa e Ásia no quadriênio:
  • Visita do Prof. Geraldo Antônio dos Reis, com apoio do NIC-Unimontes, em maio de 2018 e outubro de 2019, à distintas universidades: Lublin University of Technology (Lublin- Polônia); Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria e Polo do NOVA (Portugal); Universidade de Fujian-Fouzhou, Universidade de Hubei-Wuhan e Instituto de Estudos Latino Americanos (ILAS/CASS) -Pequim (China).
  • Visita técnica da professora Felisa Cançado Anaya, em março de 2019 à University of Exeter e a Sussex University (Inglaterra). A visita à University of Exeter resultou em intercâmbios de interesses de pesquisa, que culminou posteriormente na formação da rede de pesquisa Conflict, Biodiversity and Climate Justice da qual a professora faz parte e na construção do projeto de pesquisa submetido à edital internacional no ano de 2020. A visita da professora Felisa Anaya à Sussex University resultou na aproximação das atividades do grupo de pesquisa Power and Popular Politics e na construção do projeto de estágio pós-doutoral da professora, realizado em 2020, no Institute of Development Studies, com a supervisão do professor Alex Shankland.
  • II – Realização de dois estágios pós-doutorais:
  • Pós-doutorado do professor Elton Dias Xavier na Faculdade de Letras da Universidade do Porto FDLUP, Portugal (2017-2018).
  • Pós-doutorado com bolsa CAPES de professor-visitante no exterior da professora Felisa Cançado Anaya, realizado no Institute of Development Studies – Sussex University, UK (2019-2020).
  • III – Neste quadriênio o PPGDS recebeu diversos professores visitantes estrangeiros que contribuíram com o programa através de suas participações em seminários, conferências, disciplinas e eventos.
  • Professor Casimiro Balsa (NOVA – Portugal), professor visitante com bolsa da FAPEMIG, ministrou disciplinas no PPGDS no período de 2016-2017.
  • Professor Alex Shankland, do Institute of Development Studies da (IDS) da Sussex University (Inglaterrra) ministrou conferência no Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, organizado pelo PPGDS e Universidade de Kassel (Alemanha) na sua VI edição (2019). Além de sua participação como palestrante na mesa do Congresso de Desenvolvimento Social (2020) no qual apresentou o cenário da educação superior no Reino Unido.
  • Professora Patta Scott-Villiers, também do Institute of Development Studies (IDS) da Sussex University (Inglaterrra) realizou visita técnica de pesquisa e conferência na VI edição do Colóquio Internacional de Povos e Comunidades tradicionais (2019).
  • Dieter Gawora, da Universidade de Kassel (Alemanha), realizou visita técnica ao PPGDS no período de setembro à outubro de 2019, como um dos organizadores do VI Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais e ministrou a oficina Direitos Territoriais para Povos e Comunidades Tradicionais.
  • Professor Saverio Ferrari, Diretor do Observatorio Democratico Sulle Nuove Destre (Italia), participou como palestrante na mesa “Neofascismos e Novas Direitas”, realizada durante o VII Congresso de Desenvolvimento Social (2020), organizado pelo PPGDS.
  • IV – O intercâmbio de alunos com IES estrangeiras e outras instituições internacionais, sobretudo através de bolsas-sanduíche têm se consolidado no programa como importante ponto de internacionalização. No período entre 2017 e 2018, dois estágios doutorais sanduiches com bolsas CAPES, foram realizados. Os dois doutorandos concluíram suas teses no ano de 2019.
  • Doutorado-sanduíche de Christine Veloso Barbosa de Araújo na Universidade Nova de Lisboa-Portugal, de setembro de 2017 a fevereiro de 2018.
  • Doutorando-sanduíche de Guélmer Júnior Almeida de Faria, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal, de março a dezembro de 2018.
  • V – A recepção e a ida de estudantes da pós-graduação, através de tutoria (co-orientação) entre professores do PPGDS e da Universidade de Fribourg (Suíça), ocorre desde o ano de 2013. Neste quadriêncio (2017-2020), o PPGDS recebeu os seguintes estudantes da Universidade de Fribourg com co-tutoria realizada pelo prof. Antônio Dimas Cardoso: Mélanie Baierlé (2015-2017); Beatriz Freitas (2017) e Julia Frankhauser Bergental (2018-2019). Esta última com bolsa de ajuda internacional destinada a estudantes suíços.
  • VI – A professora Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, recebeu em 2017 a estudante: Julia Gardies, da AgroParisTech / Sciences économiques, sociales et de gestion.  A estudante teve bolsa da HHS. GOV – Department of Health and Human Services. Projeto de mestrado:  As evoluções das práticas de populações rurais sob a influência das unidades de conservação ambiental: qual ecodesenvolvimento?  O exemplo das comunidades rurais aos arredores do Parque Estadual da Serra do Papagaio, Sul do Minas Gerais. Orientadora na França:  Nadège GARAMBOIS (AgroParisTech, França).
  • VII – Os intercâmbios envolvendo financiamentos/cooperações recíprocos entre parceiros têm se constituído no PPGDS através de convênios, compartilhamento de disciplinas e cooperações em pesquisa. Dentre eles citamos os convênios com a Universidade de Kassel (Alemanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidade de Fribourg (Suíça), Universidade do Porto (Portugal), Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina). Convênios que implicam na mobilidade ativa bilateral de estudantes e professores oriundos destas universidades e do próprio PPGDS, bem como na realização de eventos, seminários, trabalhos de campo, e publicação conjunta. A cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, em janeiro de 2018, se deu com a participação do professor Antônio Dimas Cardoso como professor adjunto da disciplina “Seminários de Sociologia”, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). Outra forma de cooperação internacional, foi realizada através da Rede Colaborativa de Pesquisa Tropical Dry Forest (Rede TROPI-DRY). Rede iniciada em 2006 pela Universidade de Alberta (Canadá) e financiada pelo International American Institute (IAI) até o ano de 2018. A colaboração envolve pesquisadores dos Estados Unidos (Columbia University), Canadá (Universityof Alberta), México (Centro de Investigaciones em Ecosistemas), Costa Rica (Instituto Tecnológico, Fundacion Neotrópica, Centro Agronômico Tropical de Investigacion y Ensenanza), Venezuela (Instituto Venezolano de Investigaciones Cientificas) e Brasil (PPGDS e PPGBURN da Unimontes, e UFMG). Fazem parte desta rede os professores Rômulo Soares Barbosa, Felisa Cançado Anaya e Marcos Esdras Leite do PPGDS. Decorrente dessa parceria vários pesquisadores do Brasil e outros países realizaram visitas internacionais à campo, analisaram seus resultados em encontros internacionais em distintos países e publicaram artigos a partir de suas análises.
  • VIII – No ano de 2017 houve participação do professor Antônio Dimas Cardoso em banca de defesa de doutorado, da estudante Leda Patrícia da Costa Barbio, do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa, em janeiro de 2018.
  • IX – A produção intelectual em cooperação internacional com pesquisadores estrangeiros tem se estabelecido de distintas formas, através da publicação de livros, relatórios e documentos comparativos construídos a partir de encontros entre pesquisadores etc. Ressaltamos:
  • Projeto Editorial da Coleção “navegar É preciso”, coordenado pelo professor Antônio Dimas Cardoso em associação às editoras Humus, Vila Nova de Famalicão (Portugal), Editora Unimontes (Brasil) e Res Socialis (Schwabe Verlag/Suíça).
  • A produção da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades (Rede/Desigualdades) que envolve a parceria Brasil e Portugal do livro: BALSA, Casimiro; CARDOSO, A. Dimas; RODRIGUES, Luciene; SOULET, Marc-Henry. A Universidade e modos de produção do conhecimento. N. Famalicão (Portugal): Edições Húmus, 2017.
  • Publicação da edição online em 2019, pela Editora Unimontes, do livro Desigualdade e Reconhecimento: atualidade da teoria crítica de Axel Honneth, com a participação de professores e pós-graduandos do PPGDS-Brasil, de Portugal e Itália. Produção fruto da cooperação em atividade realizada através da disciplina optativa realizada em parceria com a Universidade de Fribourg, em 2018.
  • Publicação do capítulo de livro internacional: PAULA, A. M. N.R.; ANAYA, F. C. ; SANTOS, L. M. ; NEVES, S. L. S. ; CRISOSTOMO, A. A.  Entre ser e estar: Nova cartografia social no Sao Francisco mineiro. In: Alfredo Wagner Berno de Almeida; Rosa Elizabeth Azevedo Marin; Jesús Alfonso Flórez López. (Org.). Território, Cultura y Pueblos: Megaproyetos, actos de estado, pueblos y comunidades tradicionales. 1ed.Cali /Colombia: Programa Editorial Universidad Autónoma de Occidente, 2020, p. 323-334. Produto do Seminário realizado em Cali na Colômbia e das relações de parceria entre os pesquisadores do PPGDS e do projeto Nova Cartografia Social.
  • Apresentação de trabalho comparativo sobre conflitos territoriais advindos de políticas de desenvolvimento no Brasil e Kênia das professoras do PPGDS-Unimontes e IDS-Sussex University no The Third Biennial Conference of Political Ecology. ANAYA, Felisa; SCOTT-VILLIERS, Patta. Coming In and Coming Out: defensive strategies in traditional territories. Trabalho completo. In: The Third Biennial Conference of Political Ecology – Pollen Contested Nature: Power, Possibility, Refiguration (22-25 set 2020).
  • X – Dentre os projetos de cooperação internacional que contam com a participação dos professores do PPGDS, neste quadriênio, destacamos:
  • Enhancing knowledge exchange for conservation and management of tropical dry forests in the Americas (2012-2018). Financiado pelo Internationa American Institute (IAI), este projeto representa uma continuação das atividades da Rede Colaborativa de Pesquisas TROPI-DRY, que tem como pesquisadores os professores Rômulo Soares Barbosa, Marcos Esdras Leite e Felisa Cançado Anaya do PPGDS.
  • Conflitos Ambientais Territoriais: estudos comparativos entre Brasil e África (2019-2020), desenvolvido pela professora Felisa Anaya (PPGDS) durante seu período de pós-doutoramento na Inglaterra, com bolsa CAPES de professor visitante no exterior. Parceria do professor Alex Shankland e da professora Patta Scott-Villiers, ambos do Institute of Develpoment Studies – da Sussex University (UK).
  • XI Editais internacionais: Em 2019 os professores Rômulo Soares Barbosa, Ana Paula G. Thé, Andréa M. Narciso Rocha de Paula e Felisa Cançado Anaya, participaram, sob a coordenação da professora Andréa Zhouri (UFMG), do Edital PROBAL (CAPES) em cooperação com a Alemanha. Edital no qual a proposta foi aprovada no mérito científico, mas não obteve financiamento em razão da hierarquia de prioridades.
  • Em 2020, a professora Felisa Cançado Anaya participou da elaboração do projeto de pesquisaStates of Fragility and Environmental Adaptation, coordenado pelo Dr. Ernesto Schwartz-Marin da University of Exeter – UK que foi submetido ao fundo de financiamento ‘Conflict Intersections’ Global Partnership Development Awards: Prevention and Resilience at the Intersections between Conflict, Fragility and Wider Development Challenges and Risks (GCRF). Proposta também aprovada no mérito científico, porém, com financiamento impossibilitado pela diminuição dos recursos frente à pandemia de Covis 19.
  • XII – A participação de docentes e discentes em eventos científicos de caráter internacional tem também possibilitado a divulgação das pesquisas desenvolvidas no programa e a articulação de parcerias em redes e grupos de pesquisa. Neste quadriênio o professor Laurindo Mekie Pereira apresentou o trabalho Os intelectuais e a nação: uma análise da problemática nacional no pensamento de Antonio Sérgio e Gilberto Freyre, na VIII Conferencia Latino Americana e Caribeña de Ciencias Sociales – CLACSO, em Buenos Aires, em 2018. Em 2017, o professor Elton Dias Xavier participou do II International Conference Atlantic Communities, na Universidade do Porto (Portugal). Em 2019, a professora Ana Paula G. Thé apresentou o trabalho Ethnoecology and traditional populations: contributions to biodiversity conservation and communal management, na XVII Biennial IASC Conference, que tinha como tema ‘In Defense of the Commons: Challenges, Innovation, and Action’. Na PUC Lima-Peru.
  • No ano de 2019 o professor Geraldo Antônio Reis em visita à Lublin University of Technology (Lublin- Polônia), participou do XXVI International Scientific Symposium: development of regions and organizations, foreign investiments – changes and dangers e teve como resultado a constituição de parceria interinstitucional, através do Projeto Economia, Mercados e Internacionalização; projeto do qual o professor Geraldo Reis faz parte e em colaboração com o professor Francisco Diniz, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), os professores Ewa Bojar e Matilda Bojar, da Lublin University of Technology (Polônia) e o Professor Cleuber Viera, da Unimontes (Brasil).
  • No ano de 2020, a professora Felisa Anaya (PPGDS-Unimontes) e a professora Patta- Scott-Viliers (IDS-Sussex University) apresentaram o trabalho Coming In and Coming Out: strategies of defense of traditional territories, no Third Biennial Conference of Political Ecology- POLLEN20, em Brigthon-Inglaterra.
  • Também, em 2020, ocorreu o workhop preparatório sobre Micro Land Grabbing, organizado pela University of Innsbruck-Áustria, com a participação do professor do PPGDS Rômulo Soares Barbosa e egresso do PPGDS Dr. Carlos Alberto Dayrell. Evento que culminou na realização do workhop em 2021 com a participação da professora do PPGDS Felisa Cançado Anaya e do Dr. Carlos Alberto Dayrell e no documento intitulado Micro Land Grabbing: a Challenge for Local Communities Worldwide. 
  • XIII – Distintos professores do programa ministraram conferências, palestras e workshops no quadriênio. Em 2017, o professor Giancarlo Marques Carraro Machado ministrou o workshop La etnográfia urbana: la metrópolis de cerca y de dentro, para 2017. Além da palestra Estudios sobre centralidades de São Paulo, no Taller Binacional Etnografía Urbana y Centralidades. Evento promovido pela USP em parceria com a PUC de Lima, Peru (2020). Em 2018 , o professor Antônio Dimas proferiu palestra sobre o livro “Cidade Global: segregação e espetáculo” (CICS.NOVA, 2016), na Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 2020 a professora Felisa Anaya proferiu conferência no Institute of Development Studies da Sussex University (Inglaterra) intitulada Racialised Anti-environmentalism and Resistance in Brazil.
  • XIV – O Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais tem sido o principal evento internacional do PPGDS. Já foi realizado em Montes Claros (MG-Brasil), Porto Velho (RO-Brasil) e Kassel (Alemanha) ao longo dos seus 12 anos de existência. Como dito anteriormente o colóquio é fruto da parceria com a Universidade de Kassel (Alemanha) e tem trazido pesquisadores e lideranças étnicas de todo mundo. Dentre os países presentes podemos citar: México, Colômbia, Áustria, Alemanha, Índia, Inglaterra, Portugal e Suíça. Um dos resultados do colóquio foi a publicação bilíngue de três livros (2 bilíngues), edição especial da Revista Desenvolvimento Social e vários trabalhos completos publicados em anais do evento, com textos de professores e estudantes estrangeiros, nacionais e de nosso Programa.
  • XV – Em termos de financiamento internacional de atividades de Pós-Graduação, podemos citar neste quadriênio a bolsa CAPES destinada a professor visitante júnior no exterior para a professora Felisa Anaya, com objetivo de realização de estágio pós-doutoral na Sussex University – UK, (2019 – 2020)
  • XVI – Participação em comitês editoriais, em revisão de publicações e em editorial de periódicos de circulação internacional em revistas de língua inglesa como os pareceres Ad Hocs realizados pela professora Felisa Anaya em 2019 para o periódico Ecology & Society e em 2020 para o periódico Environmental Management. Bem como o parecer Ad Hoc, realizado pela professora Ana Paula G. Thé para o periódico Ethnoscientia.
  • XVII – As publicações em periódicos com inserção/impacto internacional dos professores do PPGDS abarcaram periódicos de Portugal, EUA, Argentina e Espanha. Dentre elas selecionamos as 5 publicações internacionais em revistas de maior impacto:
  • ANAYA, Felisa C.ESPÍRITO-SANTO, Mário M.. Protected areas and territorial exclusion of traditional communities: analyzing the social impacts of environmental compensation strategies in Brazil. ECOLOGY AND SOCIETY, v. 23, p. art8, 2018.
  • DUPIN, M.; ESPIRITO-SANTO, M. M.; ESDRAS, M.; SILVA, J.; BARBOSA, R. S. ; ANAYA, F. C.. Land use policies and deforestation in Brazilian tropical dry forests between 2000 and 2015. Environmental Research Letters, v. 13, p. 1, 2018.
  • CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS; ESPÍRITO-SANTO, MÁRIO MARCOS DO; LEITE, MARCOS ESDRAS. Estimates of deforestation avoided by protected areas: a case study in Brazilian tropical dry forests and Cerrado. Landscape Research , v. 45, p. 1-14, 2020
  • DE PAULA, ANDREA MARIA NARCISO ROCHA; COELHO, DANIEL ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA LUZ ; MOURA, ANA PAULA VENUTO . Should the convergence between the social and biological vulnerabilities of black communities and the COVID-19 pandemic be considered? MEDICAL HYPOTHESES,. , 145, p. 110359, 2020
  • GRAVE, Marta; CARDOSO, Antônio Dimas. La Agenda de la democracia y la cooperación internacional no gubernamental en Brasil: ciclos y pactos en la transicion del siglo. Revista Administración Pública y Sociedad (APyS-IIFAP-FCS-UNC Argentina), n. 09, Enero-Junio 2020. ISSN: 2524-9568.

Destacamos que o processo de internacionalização do PPGDS tem, também, na constituição de grupos, núcleos e redes de pesquisa um espaço fundamental para ampliação da mobilidade ativa entre corpo docente e discente envolvidos, bem como na produção e visibilidade do programa e sua produção de conhecimento.

Em 2019, foi criado na Unimontes o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Social (NIPS), por meio de protocolo com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Portugal), com participação dos professores Antônio Dimas Cardoso, Marcos Esdras Leite, Geraldo Antônio dos Reis, Rômulo Soares Barbosa e Laurindo Mékie Pereira do PPGDS. Além dos professores do PPGDS, integram este núcleo, pesquisadores de outros programas de pós-graduação da Unimontes, de outras universidades do país e do exterior. O NIPS integra a Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades, vinculada a CICS/Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

A rede internacional de pesquisas colaborativa TROPI DRY, coordenada pela Universidade de Alberta (Canadá), criada em 2006 e encerrada em 2018. Rede que envolveu pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos países (Canadá, México, Brasil, Cuba, EUA, Costa Rica e Venezuela. Do PPGDS fizeram parte desta rede os professores Felisa Cançado Anaya, Rômulo Soares Barbosa e Marcos Esdras Leite. Muitos artigos produzidos em âmbito internacional foram resultantes das pesquisas realizadas em parceria com as universidades internacionais citadas e do trabalho intelectual de professores e estudantes do PPGDS.

Em 2020, foi constituída outra rede internacional de pesquisa denominada Conflict, Biodiversity and Climate Justice, coordenada pela Universidade de Exeter (UK) e universidades de diferentes partes da África e América Latina. Faz parte desta rede a professora Felisa Cançado Anaya do PPGDS.

E por último, cabe ressaltar a participação dos professores Felisa Anaya, Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Ana Paula G. Thé e Rômulo Soares Barbosa, como um dos grupos de pesquisadores do NIISA/PPGDS-Unimontes no Brasil que fazem parte da Political Ecology Network (POLLEN). Rede internacional coordenada atualmente pelo Global Development Group da University of Copenhagen (Dinamarca) e que envolve pesquisadores de todo mundo que trabalham a partir da perspectiva da Ecologia Política.