O Planejamento, enquanto processo de reflexão crítica sobre os limites e possibilidades para intervir no real é base do nosso trabalho cotidiano no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS). Consideramos que a reflexão crítica perpassa, não apenas a definição de objetivos, de estratégias de ação e avaliação, mas requer análise de nossas condições materiais e políticas para projetar nossas expectativas, delinear nossos planos, escolher nossos rumos. Orientado por essa perspectiva, o PPGDS realiza, desde 2007, um encontro anual, nosso “workshop”, para planejamento e avaliação do programa. Além do diagnóstico produzido nesse evento, metas e atividades são indicadas e servem de base para construção de um plano de ação. Ademais, questões de curto, médio e longo prazo do programa são também discutidas nas reuniões mensais do Colegiado, na Comissão de Pós-Graduação com representantes docentes e discentes, na Comissão de Acompanhamento de Discentes e demais comissões de trabalho – e ajudam a melhor delinear e ajustar o planejamento do PPGDS. 

 

  1. Pontos fortes do PPGDS
  2. As fragilidades do programa 
  3. As oportunidades e restrições externas
  4. As metas e ações do programa em consonância com a avaliação acima, visando sua sustentabilidade.
  5. O apoio institucional para o cumprimento de metas, visando tanto a melhoria e modernização das linhas de pesquisa quanto o atendimento das demandas relacionadas ao corpo docente
  6. As estratégias para adequação e atualização da formação e produção discente 
  7. As metas que garantam adequado espaço físico para estrutura laboratorial para a plena atividade do programa de Pós-Graduação e seu desenvolvimento 
  8. A política de cotas e ações afirmativas  

No último ano, o processo de ação-reflexão que se materializa em um plano de ação estratégico para melhoria do nosso programa, pôde ser aprimorado, por meio da participação de uma equipe do PPGDS em uma iniciativa de formação desenvolvida pela PRPG/Unimontes que teve como objetivo capacitar os coordenadores de cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição para realização de planejamentos estratégicos. A ferramenta metodológica da Matriz ou Análise SWOT – Strengths (Fortalezas), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats [Ameaças]), que já orientava nosso trabalho no Workshop, foi apresentada nesse encontro e vem sendo utilizada como referência para a construção do planejamento estratégico do PPGDS/Unimontes.

O documento registra nosso planejamento em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2017-2021) da Unimontes, bem como com o Planejamento Estratégico da Pró-reitora de Pós-graduação,  da Unimontes e que indicam, entre outros propósitos, que a para a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa devem: articular-se sistematicamente com os cursos de graduação de forma a fortalecer a interseção do ensino e da pesquisa, promover a formação continuada e ampliar a produção científica institucional.

Nosso planejamento se dirige para o estímulo a confluência entre o ensino e a pesquisa, bem como da produção científica sendo a meta principal definida pelo programa “o alcance da Nota 5 na avaliação da CAPES”, condição fundamental para que venhamos a nos fortalecer ainda mais enquanto espaço interdisciplinar de oferta pública de pós graduação stricto-sensu. 

Pontos fortes do PPGDS

O ponto mais forte do PPGDS é a prática da interdisciplinaridade como norma de formação, de estudos e pesquisas e de leitura dos casos sobre os quais discentes e docentes se debruçam na construção de conhecimento. As disciplinas são sempre ofertadas por um número mínimo de dois professores, considerando áreas distintas de formação, para propiciar aos estudantes a abordagem interdisciplinar das temáticas estudadas. Resultam da formação assim realizada, dissertações e teses que, tendo como ponto de partida a área de formação do discente, se abrem para abordar questões que se desdobram numa leitura interdisciplinar em desenvolvimento social. Atividades de extensão também contam com o diálogo interdisciplinar entre docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento. Eventos realizados pelo PPGDS, como o ‘Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais’, o “Congresso em Desenvolvimento Social” e os Encontros “Quarta Na Pós”, promovem o diálogo interdisciplinar entre saberes diversos. Assim, ensino, pesquisa e extensão são orientados pela perspectiva interdisciplinar.  Esse é um ponto que emerge como o mais forte nos nossos Workshops anuais, e que também aparece na avaliação de nossos egressos – que destacam a interdisciplinaridade como grande riqueza do PPGDS.

Outro ponto forte no programa são as reuniões regulares (mensais) do Colegiado, com a presença de todos os docentes e a representação discente do mestrado e doutorado na busca da impessoalidade por meio de procedimentos, normas e regras claras, bem como sua revisão periódica. Igualmente assinalado como ponto positivo, é a realização do Workshop anual do PPGDS, espaço de encontro para planejamento e avaliação do programa. O grande diferencial apontado no evento reside no fato de ser um encontro de um dia inteiro com todo o corpo docente, discente e apoios administrativos em atividades de autoavaliação coletiva e participativa um processo também de aproximação entre as pessoas que compõem e fazem o PPGDS.

Também figura como ponto forte do PPGDS o seu compromisso externo, sua inserção social, que podem ser observados pela relevância dos temas das dissertações, pela contribuição do programa para a discussão crítica de temáticas concernentes ao desenvolvimento, às desigualdades sociais e espaciais, políticas públicas, cultura e identidades; pela participação de diversos professores em movimentos sociais regionais, na elaboração e implementação de políticas públicas, no planejamento das cidades, na participação de instituições voltadas para o desenvolvimento e controle social. A interface com movimentos sociais, gestão pública, instituições de desenvolvimento e outras tem propiciado melhor compreensão das realidades vividas pelas populações rurais e urbanas de diversos municípios norte mineiros.

Outro ponto que tem se apresentado como fortaleza do PPGDS são os intercâmbios e cooperação com universidades do exterior (Kassel – Alemanha, Fribourg – Suíça, Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra – Portugal, Universidade de Mar del Plata – Argentina). Estes intercâmbios têm contribuído para: formação avançada de docentes e discentes; realização de pesquisas conjuntas e de publicações; inserções na comunidade científica externa, incluindo formação de redes com outras universidades e participação em associações científicas internacionais como AISLF, APS, APDR, APEC, entre outras; participação de docentes do programa em bancas de mestrado e doutorado no exterior e participação de professores externos em bancas no PPGDS; realização de estágio por discentes do PPGDS, em Portugal e na Suíça, como fruto dos convênios firmados.

Também constituem pontos fortes do programa:

·         Parcerias com centros de pós-graduação do país como CPDA/UFRRJ, UFMG, USP, UERJ, UFRJ, UNESP, UFU e UNICAMP.

·         Co-organização de eventos internacionais com cientistas sociais renomados.

·         Corpo docente empenhado na construção da interdisciplinaridade e com formação diversificada e oriunda de grandes universidades do país e do exterior entre as quais a Universidade de Londres, Universidade de Kassel, USP, UFMG, PUC-SP, UnB, UNESP, UNICAMP, UFRRJ, UFU, UERJ).

·         Participação efetiva dos docentes em atividades de pesquisa, ensino, extensão e de produção científica integradas às atividades dos cursos de graduação com especial destaque à iniciação científica e orientação de monografias de conclusão de curso. Além dessas atividades, o seminário “Quarta na Pós”, organizado pelo PPGDS, constitui um elo importante da pós-graduação com os cursos de graduação.

·         Participação de docentes e pesquisadores visitantes, de reconhecimento em âmbito internacional, em projetos de pesquisa, reuniões científicas e em atividades de ensino, incluindo coorientações e publicações conjuntas.

·         Mestrandos e doutorandos oriundos de várias localidades e com formação diversificada. O PPGDS tem atraído, além de candidatos de Minas Gerais e de outros estados da federação e também do exterior, notadamente Portugal, Alemanha e Suíça.

·         Tempo médio de defesas das dissertações atualmente em 24 meses, assim como o percentual de alunos que defenderam suas dissertações no Programa em torno de 98%. Isso se deve a um esforço e envolvimento coletivo muito grande de orientadores e orientandos para conclusão e cumprimento dos prazos. Adicionado a isto, a qualidade dos trabalhos defendidos, ressaltada pelos examinadores externos.

·         É considerável o número de egressos do PPGDS que deu continuidade aos estudos – e que busca nosso programa para o doutoramento. Pesquisa que está em curso no PPGDS, com mestres egressos do programa de 2006 a 2019, indica que do total de 145 respondentes, 57 se dedicaram a outros estudos de pós-graduação e 16 egressos dizem que encontram-se com outra pós-graduação em andamento, totalizando 73 sujeitos – número superior ao de respondentes que dizem não ter feito curso de pós-graduação posterior à conclusão do mestrado (72 egressos). Dentre os egressos que cursaram outra pós-graduação posterior à conclusão do mestrado, a maioria, valor pertinente a 32 pessoas, já finalizou o curso de doutorado.  Observamos que muitos de nossos egressos encontram-se atuando como docentes de ensino superior, boa parte deles na cidade de Montes Claros e na região, bem como que é significativo o número de mestres do PPGDS que buscou o programa e aqui fez seu doutoramento. Ressaltamos, também, que a oferta de doutorado no programa – e na nossa região – é recente. Assim, os dados indicam demanda duradoura ao doutorado PPGDS e empregabilidade relativa maior do mestre no interior do país.

·         Elevado percentual de professores permanentes com dedicação exclusiva à instituição, condição importante para dedicação às atividades de pesquisa, orientação, ensino e extensão.

·         Alta demanda verificada pela relação candidatos/vaga. Desde as primeiras turmas. o PPGDS mantém alta relação candidatos/vaga, com uma média de aproximadamente 100 candidatos ao mestrado a cada processo seletivo para as 20 vagas, o que denota uma grande concorrência e credibilidade ao programa. A alta procura também é observada para as 08 vagas do Doutorado, que tem registrado cerca de 40 candidatos por processo, em média. 

·         Dissertações e teses completas com acesso pela web. Todas as dissertações e teses defendidas até o final de 2019 no PPGDS estão disponíveis em PDF para download na página do programa, bem como a maioria das dissertações e teses do ano de 2020.

·         Implantação de reserva de vagas, incluindo cotas raciais, desde o processo seletivo ocorrido em 2018, com ingresso de estudantes cotistas em 2019. (Adiante o tema da inclusão de cotas no PPGDS é descrito com maior detalhamento).

Revisão e atualização de editais internos para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, assim como realização de mudanças no regulamento do programa, visando sua atualização, referendadas pela universidade através da resolução CEPEX/UNIMONTES Nº 374, de 11 de dezembro de 2020

As fragilidades do programa

Com base na autoavaliação realizada constatou-se que o PPGDS pode melhorar nos seguintes pontos:

·         Aumentar a realização de eventos com os egressos do programa a fim de estreitar o diálogo com esses atores e promover sua interação, inclusive, com os atuais mestrandos e doutorandos. Dentre os eventos foram sugeridos: encontro de egressos, “Quarta na Pós” com egressos, atividade “Café com Egressos”, dentre outros.

·         Garantir a regularidade anual da pesquisa com egressos e disponibilização das informações no site do PPGDS.

·         Ampliar a articulação com professores dos programas interdisciplinares que fazem parte da ANINTER.

·         Melhoria do qualis da Revista de Desenvolvimento Social, vinculada ao PPGDS.

·         Intensificação da produção intelectual dos docentes no estrato A do Qualis.

As oportunidades e restrições externas

Dentre as oportunidades podemos destacar a inexistência, na região, de outro PPG de caráter interdisciplinar que oferte, o nível de doutorado. Assim, esse é um aspecto que potencializa o PPGDS. 

Do ponto de vista do cenário externo temos como principal ameaça o corte de gastos com a pós-graduação no país, que tem trazido desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido podemos destacar, por um lado, cortes de bolsas e menor financiamento de pesquisas, que comprometem a dedicação de nossos estudantes. Por outro lado, a intensificação do trabalho docente, com aumento de atividades de ensino, comprometendo o tempo para estudo, pesquisa e dedicação a atividades extensionistas.  Para mitigar tais problemas o acompanhamento aos estudantes é feito de forma sistemática, com atenção e incentivo para que não ocorra evasão. Da parte dos docentes, a estratégia tem sido o trabalho coletivo, ou seja, a promoção de maior interação entre os professores de modo a dividir tarefas. 

As metas e ações do programa em consonância com a avaliação acima, visando sua sustentabilidade.

Com base na análise da avaliação da CAPES, realizada para o quadriênio anterior, esboçamos nossas metas para o quadriênio entre as quais destacamos: a obtenção da nota 5 na avaliação quadrienal, e a melhoria da produção docente em termos de publicações em estratos superiores – principal problema apontado na avaliação anterior, que também sugeriu maior integração com a graduação. Este último quesito já era aspecto que trabalhávamos e, em avaliação interna do programa, consideramos que era preciso melhorar a descrição dessa articulação com a graduação em nossos relatórios. Assim, nossas metas estiveram articuladas a recomendações feitas pela CAPES. Contudo, considerando novas diretivas da CAPES para a construção de planejamento estratégico pelos PPGs, esboçamos um quadro mais detalhado em 2020 com previsão de metas e ações para 2020-2024, como se pode visualizar em nosso “Planejamento Estratégico” em anexo. A seguir, destacamos alguns objetivos, algumas metas e ações constantes do nosso plano.

Objetivos:

·         Consolidar e aprimorar nossa prática de acompanhamento de egressos.

·         Aumentar a integração do Programa com outras Instituições nacionais e internacionais.

·         Consolidar a Revista Desenvolvimento Social.

·         Ampliar e qualificar a produção a     produção dos docentes e discentes.

·         Elevar a qualificação dos docentes. 

·         Ampliar a inserção social regional e nacional.

Metas:

·         Realizar acompanhamento de egressos.

·         Propiciar um ambiente de interação com docentes e discentes interessados nas temáticas pesquisadas no PPGDS.

·         Articular a consolidação do periódico de forma a permitir a melhoria no Qualis.

·         Ampliar o número de publicações qualificadas em estratos superiores Interdisciplinar/ Qualis/Sucupira.

·         Promover a continuidade da qualificação dos docentes. 

·         Promover maior interação entre o PPGDS e outras instituições e estabelecer maior diálogo e interação com a sociedade civil.

Dentre algumas ações em curso, salientamos:

·         Realização de pesquisa com egressos (com coleta de dados em curso), e promoção de eventos com a presença destes no âmbito do programa.

·         Implementação de uma política sistemática de autoavaliação com investimentos na produção intelectual qualificada dos docentes.

·         Fortalecimento da Revista Desenvolvimento Social (RDS) com a sua inclusão em bases bibliográficas internacionais e investimentos para melhoria do seu Qualis.

·         Atualização constante do website e atualização das redes sociais como TV PPGDS, canal do YouTube, Instagram e Facebook do programa.

·         Criação de comissões específicas de trabalho, além da já instruída “comissão de pós”, entre as quais: “comissão de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de professores”; “comissão para revisão curricular e de normas”; “comissão de acompanhamento da produção docente e discente”; “comissão de autoavaliação”. Estas comissões foram constituídas à partir do processo de avaliação e planejamento. Em se tratando especificamente da “comissão de autoavaliação”, esta foi instituída com o propósito de avançar no autoconhecimento do programa por meio da construção de instrumentos de auto avaliação e realização de pesquisas de opiniões com docentes, discentes e funcionários sobre as ações desenvolvidas no PPGDS (disciplinas, pesquisas, eventos, entre outros).  A partir das orientações da CAPES quanto à implementação de uma política, o programa cria a “comissão de autoavaliação” entendendo que a autoavaliação deve ser um processo em constante construção, com representação de todos os segmentos do programa, iniciando seus trabalhos no primeiro semestre de 2020.

·         Atualização periódica e de forma participativa do Plano de Desenvolvimento Estratégico do PPGDS em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional geral da UNIMONTES.

·         Estímulo a participação de parceiros externos no processo de planejamento e autoavaliação do PPG.

·         Qualificação do corpo docente por meio de estágio de pós-doutorado no país e no exterior.

Como parte do planejamento do PPGDS e visando a qualificação continuada do corpo docente, foi estabelecido junto aos professores um cronograma para que os membros do quadro permanente pudessem realizar o estágio pós-doutoral, de preferência no exterior. 

Em 2017 o professor Elton Dias Xavier se organizou para realizar o pós-doutoramento na Universidade do Porto/Portugal e assim o fez em 2019. 

Em 2019 a professora Felisa Cançado Anaya articulou a realização de seu pós-doutorado no Institute of Development Studies, University of Sussex – England, feito em 2020.

Em 2020-2021, conforme previsto em planejamento estão encaminhados o estágio pós-doutoral do professor Giancarlo Marcos Carraro Machado/USP e do professor Rafael Baioni do Nascimento, na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), mais particularmente no Institudo de Estudos Latino-americanos (Lateinamerika-Institut (LAI) der Freien Universität Berlin), na Alemanha. 

As previsões de saída de docentes para estágio pós-doutoral para os anos vindouros são as seguintes:

·         2022: Mônica Maria Teixeira Amorim.

·         2023: Rômulo Soares Barbosa e Maria da Luz Alves Ferreira.

·         2024: Ana Paula G. Thé e Andrea Maria Narciso Rocha de Paula.

Em atenção ao propósito de ampliar e qualificar a produção dos docentes, um conjunto de publicações estão em processo, com trabalhos já submetidos e aguardando resposta, bem como com publicações já aprovadas e realizadas em estratos mais altos. Assim, no cômputo geral, somamos mais de 50% das publicações do quadriênio nos estratos do qualis A1, A2, A3 e A4.

                                                          

O apoio institucional para o cumprimento de metas, visando tanto a melhoria e modernização das linhas de pesquisa quanto o atendimento das demandas relacionadas ao corpo docente

O PPGDS encontra apoio na gestão institucional para alcance de suas metas. O programa  está articulado aos demais PPGs da Unimontes através do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação que reúne-se ao menos uma vez por mês para discutir seus desafios, articular e encaminhar demandas para a Câmara de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Fórum possui, também, um grupo de WhatsApp com participação do pró-reitor de pós-graduação, onde ocorrem diálogos cotidianos com trocas de informações e encaminhamento de demandas.

O PPGDS conta, igualmente, com canal aberto com todas as demais Pró-reitorias, além da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Secretaria Geral e outros setores institucionais utilizando-se, para isso, entre outros, do Sistema Eletrônicos de Informações (SEI). Implantando pela Unimontes em 2019, bem como em outros órgãos do estado de Minas Gerais , o sistema tem sido avaliado como uma ferramenta ágil, segura, e que reduz custos com papel, além de ser ambientalmente mais apropriada.

Ver: https://unimontes.br/sistema-de-gestao-eletronica-de-documentos-sei-inicia-nova-fase-de-trabalhos/

Assim, demandas relacionadas às metas do PPGDS, incluindo aquelas relacionadas à modernização de linhas e, aquelas específicas ao trabalho docente, tem alcançado, via de regra, apoio da gestão superior. A título de exemplo podemos indicar a aprovação de afastamento para docentes de programas de pós graduação realizarem estágio pós-doutoral e o apoio a eventos promovidos pelo PPGDS, assim como, a realização de eventos pela gestão superior, para subsidiar ações dos PPGs – como foi o caso, citado inicialmente, da capacitação em planejamento estratégico realizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação da Unimontes (PRPG)  no ano de 2019, aos coordenadores de cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Esta atividade também teve o objetivo da elaboração do planejamento estratégico geral da Pós Graduação da Universidade, para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI que foi organizado pela gestão da Unimontes ao governo de Estado
para o quadriênio 2017-2021.

Como parte do projeto da PRPG de fortalecimento da pós-graduação na Unimontes estão definidos um conjunto de intenções no plano, entre os quais ressaltamos: parcerias e convênios para internacionalização, incentivo à pós-graduação lato sensu em conexão com a stricto sensu;, ações para melhoria da avaliação dos programas pela CAPES; ampliação do números de bolsas nos programas;, planos para ampliação da divulgação dos cursos de pós da universidade;, maior divulgação de resultados de pesquisa, ensino e extensão dos programas de pós graduação; dentre outras. A descrição detalhada dos propósitos e ações da PRPG está disponível em: https://www.posgraduacao.unimontes.br/pro-reitoria/planejamento-estrategico/

Desse modo, nosso planejamento estratégico dialoga e se insere no Plano de Desenvolvimento Institucional  da Unimontes  e no planeamento estratégico da PRPG para o aprimoramento, consolidação e expansão dos programas de pós- graduação no âmbito da Universidade, o que, por sua vez, vincula-se ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2019-2030, em que é possível destacar, em seus Princípios, o 5° objetivo estratégico: “Ser referência em qualidade, eficiência e oportunidade em ensino” e suas Diretrizes Temáticas como: Desenvolvimento Econômico; Social e Educação:

a) Propiciar o melhor ambiente para a criação e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento das regiões, estimulando a nova economia de Minas Gerais, incentivando o desenvolvimento de novas profissões e tecnologias, sendo referência em investimentos relacionados à ciência e tecnologia e inovação, visando maior lucratividade, produtividade e desenvolvimento de novas cadeias produtivas. […]

b) Aprimorar as condições para que os cidadãos transitem de uma situação de vulnerabilidade para autonomia social por meio de ações inovadoras que envolvam o empreendedorismo, a criatividade, o acesso ao mundo do trabalho, o aumento da empregabilidade, a geração de oportunidades, a proteção individual e social, a garantia de direitos e da liberdade. […]

c) Desenvolver programas de formação de professores direcionados para as necessidades dos estudantes. (MINAS GERAIS, PMDI, 2019-2030, p.9-10).

Outrossim, nosso planejamento, como já indicado, é objeto de avaliação constante e será obviamente reestruturado conforme demanda. Para tal contaremos com diálogo e apoio de equipe do curso de administração da universidade, já que a metodologia envolve conhecimentos dessa área e nossa formação continuada para esse trabalho é fundamental para um desenho mais aprimorado de nosso plano.

As estratégias para adequação e atualização da formação e produção discente

Estratégias para adequação e atualização da formação discente, bem como para melhoria da produção dos pós-graduandos, vem sendo implementadas a partir do diálogo com os estudantes que se dá, em várias frentes. Além do workshop anual, em que se tem um levantamento de demandas por categorias – mestrado e doutorandos – temos as reuniões mensais do colegiado e reuniões geralmente semanais da comissão de pós graduação – ambas com representação discente, além das reuniões mensais de discentes – sendo duas reuniões/mês: uma só com bolsistas e outra com todos os discentes. Desses espaços emergiram demandas, encaminhamentos e sugestões que resultaram em estratégias como: 1) para adequação e atualização da formação discente: a- ajustes nas metodologias e formas de avaliação de disciplinas (podendo citar, a título de exemplo, mudança na metodologia da disciplina “Colóquio de tese” a partir desses diálogos), b- revisão no regulamento do programa, c- composição de uma Comissão de revisão curricular e de normas. 2) para melhoria da produção discente: a- sensibilização de estudantes para investirem na publicação em periódicos qualificados nos estratos superiores do Qualis, b- realização de oficinas e minicursos e palestras sobre produção de artigos, ética em pesquisa, atualização de currículo lattes, produção técnica, possibilidades de diálogo com a educação básica, entre outros.

Ainda para adequação e atualização da formação e produção discente temos buscado avançar no diálogo com nossos egressos.  Para tal, além de outras frentes, encontra-se em curso uma pesquisa de acompanhamento de egressos do PPGDS. Maiores detalhes sobre essa pesquisa estão disponíveis em: https://www.egressosppgds.com.br/

As metas que garantam adequado espaço físico para estrutura laboratorial para a plena atividade do programa de Pós-Graduação e seu desenvolvimento

O programa conta com bom espaço físico para o desenvolvimento de suas atividades. Contudo, no que tange aos interesses de adequação e melhorias da infraestrutura do programa, salientamos a necessidade de investimentos para ampliarmos a nossa infraestrutura em laboratório social através da aquisição de softwares ligados a pesquisa social – como N VIVO, bem como para a manutenção das instalações onde funcionamos. Nesse sentido o apoio institucional tem sido fundamental para o cumprimento das metas traçadas pelo programa. A título de ilustração podemos mencionar o apoio para manutenção e conserto de aparelhos de ar condicionado das salas do programa. Contamos, igualmente, com apoio frequente da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Unimontes para manutenção de nossos equipamentos, o que assegura nossa infraestrutura tecnológica, e ainda, para alcançarmos a melhoria da velocidade da internet. Em que pese o fato de a universidade contar com wi-fi acessível para todos os estudantes, a velocidade da internet é quesito que precisa ser melhorado. Está em fase de conclusão o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual, que reúne anfiteatro com sistema de som e ar condicionado, estúdio de gravação, ilha de edição e tratamento de imagem. Tal Centro foi financiado pela FINEP e FAPEMIG e será utilizado pelo PPGDS, Mestrado em História e Mestrado em Letras. Por certo, trará oportunidades para aprimorarmos nossa produção e comunicação digitais.

A política de cotas e ações afirmativas

A implantação de reserva de vagas, incluindo cotas raciais, ocorreu no PPGDS desde o processo seletivo realizado em 2018, com ingresso de estudantes cotistas em 2019. As cotas foram aprovadas em reunião do Colegiado realizada em 2018, considerando entendimento do coletivo quanto a necessidade de combater desigualdades educacionais e promover maior inclusão social de grupos historicamente excluídos da pós-graduação brasileira. A medida considerou, ainda, o ato normativo da Lei de cotas do Estado de Minas Gerais (Lei estadual 15.259/2004). O edital para ingresso de cotistas no PPGDS previa que: “na Classificação Final, serão reservadas até 06 (seis) vagas do total de 20 (vinte) vagas disponíveis para o curso de Mestrado para candidatos que se inscreverem nas seguintes categorias: Candidato de baixa renda egresso do ensino médio de escola pública-02; Candidato negro de baixa renda egresso do ensino médio de escola pública-02; Pessoas com deficiência-01; Povos e comunidades tradicionais-01". Assim, temos cotistas no programa a partir do ano de 2019 e intentamos, para o próximo processo seletivo, incluir vagas para pessoas travestis e transexuais.  Para maiores detalhes sobre nossa política de cotas, informamos que os editais estão postados na nossa página na internet: https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/processos-seletivos/