A produção de conhecimento interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento social, objeto do PPGDS, incorporou e incorpora o desafio de inter-relacionar diferentes campos do saber. Para possibilitar o diálogo, o intercâmbio teórico-metodológico, a produção de conhecimento interdisciplinar, é necessário realizar a interconexão entre as especificidades de cada campo científico, gerando conhecimento inovador a partir da reflexão sistemática do corpo docente e discente – e isso o PPGDS tem buscado fazer, articulando-se com instituições científicas do país e do exterior, bem como em envolvimento com a sociedade civil local, regional e nacional. O corpo docente realiza esse exercício e reflete esse perfil interdisciplinar, porque é composto de professores de diversas áreas do saber e abertos ao diálogo com institucionalidades, atores, saberes e territórios diversos.

O corpo docente do PPGDS é formado por 21 docentes. A linha de pesquisa 1 conta com 10 docentes e a linha de pesquisa 2 com 11 docentes. O corpo de docentes permanentes conta com 16 professores, equivalente a 80% do total.

  1. Perfil do Corpo Docente
  2. Perfil do Corpo Docente – Linhas de pesquisa
  3. Perfil do Corpo Docente – Projetos de Pesquisa e/ou Extensão
  4. Avaliação qualitativa das produções intelectuais.
  5. Estabilidade do Corpo docente

Perfil do Corpo Docente

Em função da formação plural, nosso corpo docente se alinha com a interdisciplinaridade proposta pelo programa. Contudo, não é apenas a formação plural que se alinha ao diálogo interdisciplinar, mas a diversidade temática dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes e pelas dissertações e teses orientadas (respeitando o número máximo de 10 orientações por professores como recomenda a CAPES), e também pela produção bibliográfica dos professores.

A interdisciplinaridade é também concretizada pela participação dos professores em redes de pesquisas regionais, nacional e internacional. O PPGDS conta com diversos professores que colaboram com pesquisas desenvolvidas em parceria com outras universidades, entre as quais: a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Estadual do Maranhão, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado de São Paulo, dentre outras. Importante diálogo interdisciplinar vem sendo realizado, também, com universidades estrangeiras, como é o caso da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e com a Universidade de Kassel, na Alemanha. Com esta última o PPGDS estabelece profícuo trabalho em defesa das comunidades tradicionais.

Igualmente importante assinalar no perfil do corpo docente o seu compromisso com o diálogo com a sociedade por meio de trabalhos que envolvem formação continuada de professores (de Educação Básica e Superior), oferta de disciplinas optativas abertas à participação de estudantes de outros programas de instituições de ensino superior; participação de diversos professores e estudantes em movimentos sociais regionais e na elaboração e implementação de políticas públicas, contribuição do PPGDS ao planejamento das cidades; dentre outras ações. 

Outra característica desse coletivo é a dedicação ao PPGDS, já que os professores que compõem o programa apresentam carga horária de trabalho igual ou superior à 15h. Isso tem contribuído para fortalecer o diálogo entre pares e, obviamente, a troca de experiências – tão importantes ao trabalho interdisciplinar. 

 

Composição do corpo docente por linhas

 

Durante o quadriênio de 2017 a 2020, o corpo docente do PPGDS foi composto por dezesseis professores permanentes e cinco professores colaboradores, vinculados a área de concentração Desenvolvimento Social e distribuídos equilibradamente nas duas linhas de pesquisa do Programa. Uma professora permanente (Zaira Rodrigues Vieira) transferiu-se para a UEMG em dezembro de 2020. Duas professoras: Maria Helena de Souza Ide e Luciene Rodrigues, membros do corpo permanente do programa desde a sua implementação, aposentaram no ano de 2019. Por decisão colegiada as docentes continuam vinculadas ao programa como colaboradoras para encerrarem suas orientações de doutorado. 

Durante o quadriênio tivemos dois professores visitantes, vinculados ao PPGDS.

Professores/pesquisadores Visitantes bolsistas PNPD no quadriênio: 

A participação de docentes pesquisadores visitantes no PPGDS, no quadriênio, foi fundamental para o incremento de atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do programa. Durante o quadriênio contamos com a presença de dois bolsistas PNPD, vinculados à cada uma das linhas de pesquisa do PPGDS, a saber: 

·         Vinculado à linha 1, “Movimentos Sociais, Identidades e territorialidades”, o   Professor Dr. João Dal Poz Neto, Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp com experiência em Antropologia e ênfase em Etnologia Indígena, foi bolsista PNPD nos anos de 2017 e 2018, desenvolvendo trabalhos como bolsista e professor visitante do PPGDS/Unimontes que incluiu atividades como: ministrar disciplinas, coorientações, participação em bancas, reuniões, seminários, etc. A participação do professor, com toda sua expertise relacionada ao objeto da linha de pesquisa “Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades”, foi de significativa importância para o programa e, especificamente, para atingir igualmente os objetivos específicos desta linha, a qual destaca o caráter sociopolítico e cultural de contradições sociais, conflitos na apropriação e controle de recursos materiais e simbólicos, na emergência de sujeitos sociais, na politização das identidades e das territorialidades.

·         Vinculada à linha 2, Relações Socioeconômicas e Estado”, durante o ano de 2019 o PPGDS recebeu como bolsista PNPD, a pesquisadora Dra. Mariela Campos Rocha, doutora em Ciência Política pela UFMG, com doutorado sanduíche pela University of Texas at Austin. Na oportunidade, desenvolveu atividades científicas, integrou equipe de pesquisa, participou de monitoramento de dados e geração de informações para o planejamento estratégico do PPGDS, bem como ministrou disciplinas e participou do “Quarta na Pós”, de bancas e coorientações no programa, além de integrar a equipe da revista do PPGDS, a RDS. O alcance de suas contribuições para consecução de objetivos do programa e da linha também se faz notório.

Em que pese a riqueza da experiência vivida pelo programa com a presença de professores visitantes, que pode ser atestada não apenas pelas inúmeras atividades que esses realizaram, mas pela avaliação positiva que receberam da comunidade acadêmica, o PPGDS já não pode mais contar com professores visitantes em 2020, já que, segundo informações da PRPG/UNIMONTES, tivemos a bolsa PNPD cortada. Consideramos que a presença de visitantes no PPGDS constitui uma ação de grande valor para promover a troca de experiências com outros pesquisadores e IES de outras regiões, ação essa fundamental para enriquecimento de nossos trabalhos. Por essa razão, almejamos a retomada desse aporte considerando, inclusive, a necessidade de investimentos na pós-graduação pública da região. Destacamos que na região em que a nossa IES está situada, o PPGDS consiste em um dos poucos PPG a oferecer doutorado, e um programa público de considerável procura. Outrossim, conforme define o Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, trata-se de programa que se destina, entre outros propósitos a “promover a realização de estudos de alto nível” e a “reforçar os grupos de pesquisa nacionais”, propósitos estes que buscamos enquanto PPG, já que agregam qualidade ao nosso programa. (https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes )

Corpo Docente e a participações em Comissões e Redes de Pesquisa, núcleos de pesquisa:

Os professores e acadêmicos do programa participam de importantes Grupos e Redes de pesquisa reconhecidos no CNPQ como: 

·         NIISA- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Socioambientais;

·         Observatório das Cidades, (REA) Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME). 

·         OPARÁ-MUTUM – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre migrações e comunidades tradicionais no Rio São Francisco.  

·         Núcleo de estudos de Sismologia/Unimontes, TropDry e Rede Matas Secas;

·         Rede Mineira de Educação, Saúde e Tecnologia. 

·         RIID – Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades, vinculada a CICS/Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. 

·         Nova Cartografia Social da Amazônia-Universidade Estadual de Maranhão, Universidade Estadual do Amazonas.

·         Inteligência Coletiva- FIOCRUZ, UFMG.

·         Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência.

Os professores do PPGDS compõem também em conselhos da sociedade civil, sociedades cientificas, e de órgãos públicos, o que mostra a capilaridade dos membros do programa em órgãos consultivos e de deliberação. No quadriênio de 2017 a 2020, os membros do PPGDS, estiveram presentes nos seguintes conselhos: 

·         Comissão   Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (Membros: Felisa Anaya e Ana Paula G. Thé – 2016-atual); 

·         CONSU- Conselho Universitário (Membros: Elton Dias Xavier e Mônica Maria Teixeira Amorim (2017–2018); Rafael Baioni do Nascimento e Zaira Rodrigues Vieira (2019–2020), e Rômulo Soares Barbosa (2020)).

·         Câmara de Assessoramento da FAPEMIG (membro: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula -2017; membro e coordenador Marcos Esdras Leite -2018-2020);

·         Unidade Regional Colegiada Noroeste de Minas, do Conselho Estadual de Política Ambiental -2020-2022 (Membro Anete Marília Pereira)

·         Conselho Estadual de Educação de MG -2017-2018- (Membro Elton Dias Xavier);

·         Diretoria da ANINTER- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Membros: Maria da Luz Alves Ferreira e Elton Dias Xavier)

·         Fórum de Coordenadores de Programas Interdisciplinares (Representante do PPGDS: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula); 

·         Comitê Gestor do NEAB e da Comissão de Heteroidentificação da Unimontes (Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim);

·         Subcomitê Científico do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas do Nordeste – CPG Nordeste-2017-2019. (Membro: Ana Paula G. Thé);

·         Comissão Interna de Biossegurança da Unimontes-/2020 (Membro: Elton Dias Xavier);

·         Membro no CODEMA/Montes Claros -2019 e 2020 (Membro Marcos Esdras Leite);

·         Conselho Editorial da Editora UNIMONTES/2017-atual- (Membro: Marcos Esdras Leite);

·         Associação Nacional de História/ANPUH no biênio 2017/2018 (Tesoureiro da seção MG Laurindo Mekie Pereira);

·         Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros/IHGMC (Membro: Laurindo Mekie Pereira);

·         Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé (IDHD)- Universidade Federal da Bahia. (Membro: Luci Helena Silva Martins);

·         Nova Cartografia Social da Amazônia. (Membros: Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, Romulo Soares Barbosa, Felisa Cançado Anaya, Ana Paula G. The);

·         Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor)- (Antônio Dimas Cardoso/Presidente eleito -mandato 2019-2022).

Links externos no sítio do Programa:

Maiores detalhes em:  

https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/corpo-docente/

https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/projetos-de-pesquisas/

https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/intercambios-cientificos/

 

Perfil do Corpo Docente - Linhas de pesquisa

Linha 1 – “Movimentos Sociais, Identidade e Territorialidades”:

Professores/Pesquisadores Permanentes: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula (Cientista Social/ Dra. em Geografia-UFU); Ana Paula Glinfskoi Thé (Bióloga/ Dra. em Ecologia e Recursos Naturais – UFSCarEm Etnobiologia-UNESP); Anete Marilia Pereira (Geógrafa e Dra. em Geografia-UFU); Felisa Cançado Anaya (Psicóloga e Dra. em Sociologia-UFMG); João Batista de Almeida Costa (Antropólogo e Dr. em Antropologia-UnB); Marcos Esdras Leite (Geógrafo e Dr. em Geografia-UFU); Mônica Maria Teixeira Amorim (Pedagoga e Dra. em Educação-UFMG) e Rômulo Soares Barbosa (Cientista Social e Dr. em Sociologia-UFRRJ).

Colaboradores: Luci Helena Silva Martins (Graduada em Serviço Social, Doutora em Serviço Social pela UNESP e Pós-Doutora pela UNL-Portugal); Maria Helena de Souza Ide (Graduada em Pedagogia – UFV e Doutora em Educação pela Universidade de Göttingen-Alemanha).

Linha 2 – “Relações Socioeconômicas e Estado”:

Professores/Pesquisadores Permanentes: Antônio Dimas Cardoso (Cientista Social e Dr. em Sociologia-UnB); Elton Dias Xavier (Bacharel em Direito, Dr. em Direito-UFMG e Dr. em Ciências Sociais-UERJ; Pós Dr. pela Universidade do Porto, FDLUP, Portugal); Giancarlo Marques Carraro Machado (Antropólogo e Dr. em Antropologia-USP); Gilmar Ribeiro dos Santos (Cientista Social e Dr. em Educação-PUC/SP); Ildenilson Meireles Barbosa (Filósofo e Dr. em Filosofia-UFSCAR); Laurindo Mékie Pereira (Historiador e Dr. em História-USP); Maria da Luz Alves Ferreira (Cientista Social e Dra. em Sociologia-UnB); e Zaira Rodrigues Vieira (Cientista Social e Dra. em Filosofia- Université Paris Ouest Nanterre La Défense).

Colaboradores: Geraldo Antônio dos Reis (Graduado em Ciências Econômicas – Unimontes e Doutor em Geografia pela PUC-MG); Luciene Rodrigues (Graduada em Ciências Econômicas – Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, Doutora em História econômica pela USP e Pós-Doutora pela UNL-Portugal); Rafael Baioni do Nascimento (Graduado em Psicologia pela USP e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP). 

Links para Acesso Externo:

https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/corpo-docente/

Perfil do Corpo Docente – Projetos de Pesquisa e/ou Extensão

Os projetos temáticos e integradores são desenvolvidos por equipe de três ou mais docentes do programa e são projetos com envolvimento com os discentes. 

Importante destacar:

·         Muitos projetos são frutos de demandas apresentadas em editais públicos e foram selecionados e, portanto, constam com apoio financeiro de agências de fomento como Fapemig, CNPq, Fundação Ford.

·         Alguns dos projetos integradores são fruto também da articulação com outros programas de pós graduação da UNIMONTES e também de outras instituições do país e do exterior;

·         Os projetos vinculam atividades de pesquisa e algumas atividades de extensão.

·         Alguns projetos vinculam docentes das   duas linhas de pesquisa, reforçando a interdisciplinaridade proposta como missão do PPGDS.

·         As informações constam no sitio do programa:

https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/

v  PROFESSORES QUE REALIZARAM ESTÁGIO DOUTORAL NO QUADRIÊNIO:

·         Professor Elton Dias Xavier – Estágio de pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FDLUP, Portugal. (2017/2018).

·         Professora Felisa Cançado Anaya (com bolsa Capes) – Estágio de pós-doutorado no Institute of Development Studies, University of Sussex – England, sob a supervisão do Professor Alex Shankland. (1/1/2020-31/12/2020).

·         Professor Giancarlo Marques Carraro Machado – Estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Antropologia/ São Paulo/SP. (07/2020- 07/2021).

v  DOCENTES QUE APOSENTARAM DURANTE QUADRIÊNIO

1.      Profa. Dra. Luciene Rodrigues 

·         Liderou o projeto de tipo Temático :A economia social face ao trabalho e ao emprego – Modos de construção e processos de produção (2014 – 2018).

Participou do projeto: 

·         Avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental de Minas Gerais: uma análise baseada no Programa Bolsa Família e no Ideb (2015 – 2018).

2. Profa. Dra. Maria Helena de Souza Ide  

Participou dos projetos: 

·         Perfil de Licenciados na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e evasão nas Licenciaturas: uma análise de mudanças ocorridas com a implantação do Sistema de Seleção Unificada para o acesso a Ensino Superior (SISU) (2018 – Atual);

·         Avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental de Minas Gerais: uma análise baseada no Programa Bolsa Família e no Ideb (2015 – 2018).

Avaliação qualitativa das produções intelectuais.

O corpo docente permanente do programa desenvolve projetos de pesquisa, pesquisa em interface com a extensão ou de inovação tecnológica, com previsão de realização de atividades metodológicas francamente interdisciplinares. 

Os docentes do programa continuam a apresentar uma relevante produção técnico-científica do ponto de vista quantitativo e qualitativo.
Com relação a capacitação de recursos humanos pelos docentes do programa, no quadriênio em avaliação, foram concluídas 70 orientações de mestrado e 13 orientações de doutorado.

No período 2017/2020 a produção científica dos docentes permanentes   totalizou 169 artigos publicados em periódicos e 85 capítulos de livro. Cerca de 50% dos artigos foram publicados em periódicos avaliados no estrato A do Qualis. 

Estabilidade do Corpo docente

O fortalecimento do trabalho interdisciplinar também é atestado pela constância dos professores no PPGDS. Uma característica importante do programa é a estabilidade do quadro docente: 40% dos professores estão no quadro com dedicação ao programa desde a fundação do PPGDS em 2004 e 50% dos professores já estão há mais de 10 anos atuando no PPGDS. 

Quando é necessária a recomposição do quadro, geralmente em função da aposentadoria de algum professor, a substituição é realizada através de edital com critérios que atendam às necessidades e especificidades do programa, tanto na área de concentração, quanto nas linhas de pesquisa, e em atenção à formação/atuação bem com à experiência de orientação. Exemplo desse cuidado se manifesta, entre outros, no afastamento da professora Maria Helena de Souza Ide ( linha 1um), doutora em Educação, que antes de se afastar para aposentadoria passou de permanente a colaboradora e, nesse processo, foi substituída pela professora Mônica Maria Teixeira Amorim, com formação na mesma área, e cujo ingresso no PPGDS se deu como colaboradora, em trabalho de articulação com a professora que ia se afastar – tanto no que tange ao ensino, quanto às atividades de orientação. 

Situação similar ocorreu durante o último quadriênio com a aposentadoria da professora Dra. Luciene Rodrigues, que seguiu como colaboradora do PPGDS até que findassem as suas orientações em andamento. Situações que envolvem afastamento dos docentes, seja por aposentadoria, ou outra razão, são tratadas com o devido cuidado, como ocorreu com o afastamento, por motivo de doença, seguido de aposentadoria e falecimento da professora Dra. Simone Narciso Lessa.

O colegiado sempre se reúne e delibera no sentido de indicar encaminhamentos com o devido respeito que a situação merece, como encaminhamentos relacionados à orientação dos estudantes, à recomposição do quadro de docentes, e às devidas homenagens aos docentes que se dedicaram ao programa. Para a necessária recomposição do quadro, o cuidado com a seleção e ingresso de novos docentes se faz considerando o equilíbrio das linhas, a área de formação do/da docente, a inclusão de novos docentes de áreas afins com o/a docente que saiu, a afinidade do ingressante com a proposta do programa, sua experiência de docência, pesquisa, orientação, entre outros aspectos.