“PPGDS em Quarentena”: arte e ciência que propiciem debates e aproximações em tempos de Covid-19

Com início no dia 23 de março de 2020, data da primeira postagem nas redes sociais do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, o Projeto “PPGDS em Quarentena”, cujo tema é “Arte e Ciência que propiciem Aproximações e Debates em tempos de COVID-19”, aposta na comunicação afetuosa, com dicas de bem-estar, realização de exercícios físicos com orientação de profissionais egressos da Universidade, além de divulgar o trabalho científico de docentes e discentes do PPGDS como iniciativa de popularização da ciência.

Autoria de Paulline Barros (CAPES), com direção de arte de Guilherme Monção e Fernanda Aragão (CAPES) e direção de conteúdo de Eduardo Barbosa (CAPES), desde sua primeira etapa conta com a participação efetiva de mestrandos e doutorandos, além das contribuições dos professores do Programa e incentivo da Coordenadora Prof.ª Drª. Andréa Maria Narciso Rocha de Paula.

Para divulgar o conhecimento científico através das pesquisas realizadas por seus professores e pós-graduandos, o “PPGDS em Quarentena” lançou no mês de maio o quadro “Palavra Franca”, com objetivo de aproximar cada vez mais academia e sociedade e informar a comunidade acadêmica dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa, com a apresentação da mestranda Maria Santana (CAPES) e da doutoranda Simone Araújo (FAPEMIG).

Com dois meses de atividade nas redes, convida à reflexão sobre tempo de produção, cuidados com a saúde mental através das contribuições da Mestranda Thaisa Almeida (FAPEMIG) no quadro “Aquele Abraço”. Divulgação de acesso a livros e cursos gratuitos, séries e filmes que discutam questões sociais afeitas às suas linhas de pesquisa no Quadro “PPGDS Indica” ,que tem curadoria de Yandra Cavalcanti (FAPEMIG), Iara Sousa (CAPES) e Rosana Martins (CAPES), mestrandas.

Atento à boa comunicação com a comunidade acadêmica, dispõe de um canal para colher dúvidas dos discentes por meio do “Fala Pós-graduand@” sob a responsabilidade da mestranda Andressa Siqueira (CAPES).

E para aliviar as tensões promovidas pela pandemia, sempre ressaltando as orientações sanitárias e das autoridades de saúde, respeitando as normas de distanciamento social, compartilha a leitura de poesias “Com Afeto” e músicas e apresentações musicais com o quadro “Música para nossos ouvidos”.

Texto: Paulline Barros.