O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi criado em agosto de 2003 e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em novembro do mesmo ano. Em março de 2004, após a seleção da primeira turma de mestrandos, iniciou-se o ano letivo. O reconhecimento pela CAPES aconteceu em março de 2006, quando ocorreram as defesas de dissertações.
Em 2014, com recomendação e aprovação da CAPES, foi implantado o curso de doutorado. Após adequações necessárias, a estrutura curricular do programa passou a abranger uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, que se encontram em vigor até o presente momento.
→ Área de concentração: Desenvolvimento Social.
→ Linha de pesquisa 1: Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades.
→ Linha de pesquisa 2: Relações Socioeconômicas e Estado.
Entre 2006 e 2020, já foram defendidas 258 dissertações e 13 teses de doutorado. O PPGDS, desde o seu primeiro processo seletivo, tem sido procurado por candidatos oriundos de diferentes cidades do Sul da Bahia e do Norte de Minas Gerais, sem deixar de ressaltar candidatos oriundos do Vale do Jequitinhonha/Mucuri, Triângulo Mineiro, região Central e Sul de Minas Gerais, entre outras unidades do país e do exterior. Entretanto, pode-se considerar que o raio-educação do programa abrange a região Nordeste – desde as cidades de Salvador, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Caetité, na Bahia – até a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No sentido Leste-Oeste, estende-se até o Estado de Goiás e, também, para estudantes do Distrito Federal.
Em linhas gerais, comumente são candidatos oriundos das diversas áreas de formação, como, por exemplo, Arquitetura, Administração, Agronomia, Direito, Ciências Sociais, História, Economia, Geografia e Serviço Social, dentre outras áreas disciplinares. No momento da inscrição, registra-se expressiva quantidade de candidatos que informam atuação como profissionais vinculados desde a área da administração pública até diferentes entidades não governamentais, em instituições da sociedade civil, profissionais liberais, bem como atuação como docentes das redes públicas e particulares de ensino fundamental e médio e do ensino superior.
O PPGDS exerce papel relevante para a formação intelectual, acadêmica e profissional, notadamente na região em que se insere. Com amplo reconhecimento e atratividade, sua missão é promover o ensino, a pesquisa e a extensão voltados ao desenvolvimento social, comprometido com a solução de problemas da sociedade e com o avanço do conhecimento, respeitando a pluralidade de saberes e a liberdade de ideias.