Autoavaliação

Desde a implantação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes), o Colegiado do Programa é a instância por excelência do processo de autoavaliação. Nas reuniões mensais do colegiado, nas reuniões dos grupos de pesquisa e nos workshops anuais ocorrem discussões acerca da realidade do Programa que subsidiam o planejamento dos cursos de mestrado e de doutorado, numa constante busca pela melhoria de sua qualidade.

O planejamento do PPGDS/Unimontes está articulado com o planejamento da UNIMONTES, por meio de diretrizes internas, visando a atuação na região de sua abrangência. Como item fundamental desse planejamento, a autoavaliação toma um lugar de relevância sem par, haja vista que é por meio dela que o Programa repensa as metas traçadas.

O momento mais importante dessa autoavaliação é o Workshop Anual do PPGDS. Esse workshop é realizado durante um dia inteiro, com a participação de toda comunidade que compõe o PPGDS, corpo docente, discente e técnicos administrativos.

Esses grupos são divididos e atribuídos tarefas de exposição do conteúdo com os quais cada grupo trabalhou durante o ano, são mostrados números de defesa, produção de artigos e publicações em geral, assim como apresentadas as demandas de conformidade de cada grupo, pontos nos quais seriam preciso ações mais pontuais para melhoria.

Em geral, utiliza-se a metodologia de SWOT (FOFA) como instrumento de Diagnóstico do Programa. Num primeiro momento ocorre uma reunião com todo o grupo (docentes, discentes e funcionários), um segundo momento de avaliação ocorre em separado. Ao final, há uma grande plenária, onde são analisados os indicadores dos cursos, metas, os ajustes que precisam ser feitos e os objetivos para o futuro. É um momento de ampliação de redes entre discentes e docentes.

Sempre houve no Programa uma preocupação com a coesão, com a criação de um ambiente propício à produção e partilha de conhecimento, num processo de avaliação e autoavaliação ao qual denominamos participativo.

Veja as fotografias de encerramento dos workshops do PPGDS/Unimontes, anos de 2018 e 2019, respectivamente.