Quadro de horários - 1º semestre de 2025
Segunda-feira
REUNIÃO DO COLEGIADO
1ª segunda-feira do mês
14h às 18h
Os Descaminhos da Resolução Negociada: Conflitos, Povos Tradicionais, Violação
de Direitos e Contra-Estratégias das Margens
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Ana Paula Glinfskoi Thé; Profa. Dra. Felisa Cançado Anaya; profa.
Dra. Raquel Oliveira (PPGSAT/UFMG, professora convidada).
Sala: 117 (Prédio 3, PPGDS).
Ementa: As abordagens atuais sobre conflitos ambientais e práticas de poder têm
colocado no centro de suas reflexões os mecanismos alternativos de resolução de
disputas, tendo em vista a intensificação da desregulação no campo ambiental, a
multiplicação dos grandes projetos e seus conflitos associados (extrativos, de
infraestrutura, agroindustriais), a intensificação da violência contra povos tradicionais e
a busca de reafirmação dos direitos destes últimos. Observa-se, nesse contexto, a
proliferação de procedimentos que visam a produção do “consenso" e da “pacificação
de conflitos”, condições destacadas como necessárias à segurança jurídica e à redução
dos riscos sociais aos investimentos. Nesse campo, destacam-se iniciativas corporativas
e práticas estatais relacionadas à organização de visitas técnicas, mesas de diálogos,
acordos e termos de ajustamento de conduta, programas de diálogo social,
mapeamento e gestão de stakeholders, entre outros. Somam-se a essa conjuntura, as
disputas em torno do direito à consulta e ao consentimento, livre, prévio e informado,
através das tentativas de regulamentação desse processo tanto pelo Estado, quanto
pelas empresas que requerem para si o protagonismo no direcionamento da
mobilização social e na elaboração dos protocolos garantidos por direito aos povos e
comunidades tradicionais. Por um lado, a disciplina busca compreender a gestão estatal
e empresarial dos conflitos no âmbito dos grandes projetos. Por outro lado, a disciplina
busca analisar a multiplicidade das interpelações que os grupos atingidos fazem a esse
modelo, através das contra estratégias articuladas a partir de suas visões de futuro, seja
através da construção autônoma de seus protocolos de consulta, seja mediante a
reivindicação do reconhecimento de seus patrimônios em âmbitos nacional e
internacional. A disciplina apresenta leituras críticas de determinadas “situações
sociais” associadas às etnografias “dos de cima” (grandes projetos), denominadas por
Nader (2020) de “up-anthropology”, mas também mobiliza as etnografias “do conflito e
da resistência” (Povos), dinâmicas que exigem, conforme a designação de Das & Poole
(2003) uma “antropologia das margens”.
Observações: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
Não haverá aula às primeiras segundas-feiras de cada mês. Haverá uma
semana de aula presencial, condensada no horário da noite.
Terça-feira
08h às 12h
Gênero e Diversidade
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Maria da Luz Alves Ferreira; Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira
Amorim; Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento.
Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS).
Ementa: A categoria gênero como relacional. Movimentos feministas e a sua relação
com a globalização do local e a localização do global. Mulheres, gênero e
desenvolvimento socioeconômico. A esfera produtiva e reprodutiva, o público e o
privado e as relações de gênero. Gênero e poder. Violência de gênero, sexualidade,
transexualidade e masculinidade. Experiências de investigação acerca das relações de
gênero (gênero e trabalho, gênero e violência, gênero e educação, entre outros).
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
14h às 18 horas
Desigualdades e Educação Jurídica Antirracista
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Elton Dias Xavier; Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos; Profa. Dra.
Maria Railma Alves e Prof. Dr. Richardson Xavier Brant.
Sala: 115 (Prédio 1, CCSA).
Ementa: A disciplina tem como foco análise dos principais aspectos envolvendo o
debate em torno das desigualdades clássicas e contemporâneas. A
multidimensionalidade inerente ao campo das desigualdades será tratada a partir das
Desigualdades Categoriais, dentre elas: gênero, idade, raça, etnia, classe social, nível de
escolaridade, nacionalidade, identidade cultural e diferença. Outro foco de análise se
dará a partir da Introdução aos direitos fundamentais e da Educação Jurídica
Antirracista.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
14h às 18 horas
Dinâmicas Culturais Urbanas
Docente responsável: Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado.
Sala: 117 (Prédio 1, CCSA).
Ementa: As discussões colocarão em tela temáticas caras aos estudos sobre dinâmicas
culturais urbanas, tais como formas de sociabilidade e estilos de vida, conflitos em
espaços públicos, segregações, gentrification, constituição de territorialidades, relações
entre centros e periferias, mobilidades, etc. Serão apresentadas e problematizadas
múltiplas práticas culturais citadinas que clamam pela apropriação dos espaços urbanos
a partir de suas próprias lógicas. A disciplina terá como objeto de investigação
privilegiada a intrínseca relação entre atores, instituições e diferentes escalas de
cidades.
Observação: A disciplina eventualmente contará com aulas virtuais síncronas.
formulação, execução e avaliação/monitoramento de políticas públicas, abordando de
forma ampla os principais elementos que compõem o policy cycle. Adicionalmente,
serão discutidas questões críticas acerca da participação e inclusão cidadã no processo
de efetivação de políticas públicas. Os temas abrem a discussão com uma série de
autores e escolas (Sabatier, Easton, Kingdom, Lindblom, Escolha Racional,
Institucionalismo, Gerencialismo, Participação), no sentido de identificar como modelos
de tomada de decisão e implementação se articulam com o desenho normativo de uma
determinada política. Serão discutidas abordagens teórico-metodológicas em políticas
públicas, conceitos, tipologias, atores, políticas estratégicas de desenvolvimento,
políticas sociais, participação, inclusão e controle externo.
Teixeira Amorim; Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa; Prof. Dr. Gustavo Henrique Cepolini
Ferreira; Prof. Dr. Johnisson Xavier Silva (IFNMG, professor convidado).
educacionais sobre os sujeitos sociais, identidades e a educação territorializada. Com
destaque para a análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação.
Quarta-feira
Teorias do Desenvolvimento Social
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Antônio Dimas Cardoso e Prof. Dr. Geraldo Antônio dos Reis
SALA: 111 (Prédio 3, PPGDS)
Seminários Avançados em Metodologia de Pesquisa
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos e Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento
SALA: 111 (Prédio 3, PPGDS).
Quinta-feira
08h às 12h
Epistemologia das Ciências Sociais
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Gilmar Ribeiro dos Santos e Prof. Dr. Elton Dias Xavier
Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS).
14h às 18h
Colóquio de Tese
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Andréa Maria Narciso Rocha De Paula e
Prof. Dr. Elton Dias Xavier
Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS).
Sexta-feira
Dra. Maria da Luz Alves Ferreira.
Sala: 111 (Prédio 3, PPGDS).
Ementa: À luz de uma interpretação crítica sobre o mal-estar como experiência
cotidiana, o propósito central desta disciplina é discutir formas de desigualdades,
estigmas e manifestação da dominação e demarcações no espaço social. Pretende-se
também identificar singularidades, interações e desenvolvimentos sociais, tendo como
referência processos associativos e conflitos por reconhecimento. Por meio de análise
qualitativa de formas de integração, má-integração e inexistência social, busca-se
identificar nas metamorfoses da questão social as disputas no interior e à margem das
classes. “O direito a ter direitos" é evocado como paradigma de construção da cidadania
e do reconhecimento. Por fim, avalia-se o potencial da teoria crítica e as novas
influências nas ciências sociais, com ênfase para a ação e as relações entre cultura e
política nos movimentos.
envolvidos no estágio docente. Estudo reflexivo da ação docente em sala de aula
envolvendo questões de planejamento, execução e avaliação. Análise teórico-prática do
trabalho docente em cursos de graduação. Levantamento e discussão, junto aos
estagiários, de demandas advindas do Estágio Docente.