Agradecimentos da Semana PPGDS

“É junto dos bão que a gente fica mió." (J. G. Rosa)

A Semana PPGDS foi simplesmente incrível! O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – PPGDS/Unimontes não poderia deixar de agradecer a todas e todos os envolvidos direta e indiretamente nesse momento alegre de retorno às atividades, após uma breve “pausa" para recarregarmos as nossas energias.

O PPGDS teve o imenso prazer de receber, ao longo dessa semana, professores convidados, docentes e discentes do Programa, além da comunidade acadêmica, num momento de bastante envolvimento e afeto. Com a frase emblemática que definiu essa trajetória, “É junto dos bão que a gente fica mió", do saudoso João Guimarães Rosa, que dispensa apresentações, percebemos durante o evento o quão bom e essencial é estarmos próximos dos nossos na conjuntura atual, diante da especificidade e delicadeza do presente momento.

Gostaríamos, então, de agradecer pela organização da Semana PPGDS,  à Coordenação do Programa, a Professora Dr.ª Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, que é a Coordenadora do PPGDS/Unimontes, e também à Professora Dr.ª Mônica Maria Teixeira Amorim, Coordenadora Associada do Programa. Obrigado por não medirem esforços para que essa semana fosse um sucesso.

Os nossos sinceros agradecimentos ao Professor Dr. Djalma Thürler, exímio convidado, Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia, que nos estendeu uma magna aula, levando-nos a reflexões diversas, sempre com muita arte e sensibilidade.

Pela composição da Mesa “O PPGDS e a formação dos profissionais para o Desenvolvimento Regional", a nossa gratidão aos professores do Programa, o Professor Dr. João Batista de Almeida Costa e Professor Dr. Giancarlo Machado, aos egressos do PPGDS/Unimontes, a Mestra Marilene Alves de Souza/Leninha, o Dr. Carlos Alberto Dayrell, o Mestre Promotor Paulo Cesar Vicente de Lima, e, por fim, à mediadora Mestra Simone Corrêa Araújo, doutoranda do PPGDS.

Um agradecimento especial aos Mestrandos e Doutorandos do Programa, Turmas 2020, que com muita estima e calor humano, recepcionaram os novos ingressantes do PPGDS, num encontro virtual de pós-graduandos, em que foi apresentado o regulamento do Programa, sanadas dúvidas quanto à trajetória acadêmica no PPGDS, publicações, disciplinas, entre outras.

Agradecemos singularmente, também, às Intérpretes de Libras, Daiane Paula e Amanda, pelo zelo e cuidado com que contribuíram para amplificar o alcance do nosso evento.

A Semana PPGDS terminou com o cantar de “Todos os Rios do Mundo", numa live musical que tem valor de luta em defesa de nossas águas, em defesa do nosso “Velho Chico". Os artistas que recebem a nossa aclamação pela participação são a cantora Priscila Magella e o cantor Paulo Antunes. A vocês, muitas salvas de palmas! Agradecimentos, também, ao mediador do evento, o Doutorando Yan Victor.

A todas e todos os docentes e discentes envolvidos nas atividades ao longo dessa semana, o nosso reconhecimento. A Semana PPGDS não teria sido possível e não teria sentido sem vocês. Aos recém chegados ao Programa: sejam bem-vind@sEsperamos que tenham vivenciado um pouco do muito que lhes aguarda neste ano que, apesar de desafiador, poderá tornarmos mais fortes e mais unidos.

A Semana PPGDS foi transmitida através do PPGDS TV, que é o canal do Programa na plataforma YouTube. Os vídeos estão registrados e disponíveis, caso queira revê-los, ou, na ocasionalidade de não ter participado de algum momento, poder assisti-los.

A partir do dia 08 de março (segunda-feira), o nosso calendário de aulas segue regularmente, na modalidade presencial remota, com o início das disciplinas do Programa. Esperamos vêl@s em breve!

Despedimo-nos, assim, com afeto e arte!

“Se o mundo ficar pesado
Eu vou pedir emprestado
A palavra poesia".

(Samba da Utopia – Jonathan Silva)

Veja abaixo os registros da Semana PPGDS.