Retrospectiva de 2020

O ano difícil de 2020 aprofundou desigualdades, exigiu do nosso corpo e mente inúmeros esforços para conduzir nossas atividades profissionais. O PPGDS é feito de gente. Gente que se desdobra para ensinar e aprender, que se doa porque acredita na finalidade da educação brasileira, para além da titulação…

Essa gente alegre, nesses tempos complicados organizou eventos como: Quarta na Pós, Edições da Revista em Desenvolvimento Social, VII Congresso em Desenvolvimento Social, Painéis Temáticos, Minicursos, publicou livros, capítulos de livros, artigos, ensaios. 

Bolsistas investiram em produção técnica das mídias sociais do Programa, com a produção de conteúdo e manutenção de 04 perfis do PPGDS/UNIMONTES, com salto significativo de alcance e participação no perfil oficial do PPGDS, o @ppgdsunimontes e trabalho efetivo no PPGDS TV, nosso canal oficial no YouTube, que conta também com perfil no instagram (@canaldoppgds).

O Projeto “PPGDS em Quarentena” ganhou destaque do Programa “Pensar Educação, Pensar o Brasil” da Rádio Educativa UFMG e suas ações continuam no Instagram e Facebook.

Qualificações e Defesas de Mestrado e Doutorado, aulas e eventos do Programa foram adaptados e ocorreram remotamente, assim como Workshop Anual que contou com a presença maciça de professores e pós-graduand@s para avaliação das ações do ano de 2020.

Num tempo de tantas angústias e incertezas, partilha e união foram necessárias à realização de todas as iniciativas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes), que conta com a coordenação da Professora Dra. Andrea M. Narciso e da Professora Dra. Mônica M. Amorim.

Encerramos as atividades desse ano, com o esperançar que moveu todas as nossas ações, com a fé que temos nas pessoas que contribuem para manutenção e crescimento do PPGDS. Deixamos nosso agradecimento a tod@s que exercem funções essenciais, muitas vezes esquecidas pela pressa dos dias, especialmente a Ana Flávia (estagiária) e Luana (secretaria).

Querid@s docentes e discentes, desejamos que seu recesso permita descanso de corpo, mente e coração. Que 2021 fortaleça nossos valores de fraternidade, solidariedade e confiança em dias melhores. O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – PPGDS Unimontes deseja a tod@s boas festas, com responsabilidade social e cuidados necessários à preservação da vida.


Poeminha do Contra

“Todos que aí estão

Atravancando meu caminho

Eles passarão

Eu passarinho”.

– Mário Quintana