Poesia, teatro e música marcaram encerramento do VII Congresso em Desenvolvimento Social; edição debateu “Saberes e Direitos em disputa”

“O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
O que Deus quer é ver a gente
aprendendo a ser capaz
de ficar alegre a mais,
no meio da alegria,
e inda mais alegre
ainda no meio da tristeza!”

(por João Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”)

Com poesia, teatro, música e muitas manifestações de afeto, encerrou-se nesta quinta-feira (08/10) o VII Congresso em Desenvolvimento Social, promovido entre os dias 05 e 08 de outubro de 2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes).

A sétima edição do evento, de tema “Saberes e Direitos em Disputa”, contou com a participação de grandes nomes da academia e da sabença humana.

Nesta edição, o evento ocorreu de forma gratuita e integralmente virtual – seguindo as disposições regulamentares da Unimontes acerca da Covid-19. A transmissão do Congresso foi realizada pelo PPGDS TV, que é o canal oficial do PPGDS/Unimontes, na plataforma YouTube, onde é possível assistir às gravações que ficaram registradas.

As conferências, mesas de debates, eventos artísticos e culturais realizados obtiveram centenas de visualizações diárias e interações virtuais.

Com a conferência intitulada “Saberes e Direitos em Disputa”, a Profa. Dra.  Márcia Tiburi, atualmente vinculada à Universidade Paris 8, na França, deu início, na segunda-feira (05/10), à semana de debates e discussões tão necessárias nos dias atuais. Afinal, o conhecimento e o direito, na atualidade, são apenas categorias mais abrangentes das diversas e minuciosas disputas diárias em uma sociedade constantemente transformada pela ação humana.

Entre os dias 6 e 8 de outubro de 2020, durante manhã e noite, aconteceram as mesas “Saberes e direitos em universidades públicas”, “Compondo cidades: engajamentos possíveis entre expressões culturais e mobilizações políticas”, “Neofascismo e as novas direitas”, “Gênero e pandemia: enfrentamentos multiplicados” e “Sabença feminina para outros desenvolvimentos”.

Com mediação das Professoras Coordenadoras Andréa Maria Narciso Rocha de Paula e Mônica Maria Teixeira Amorim, além de outros docentes e estudantes do PPGDS/Unimontes, foram recebidos para palestras professores e professoras, lideranças e representantes de movimentos sociais com reflexões e provocações que perpassaram por temáticas como desenvolvimento, democracia e resistência, dando lugar e voz às mais diversas posições sociais.

Para o fechamento do evento, o VII Congresso em Desenvolvimento Social teve a honra de receber o líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, Ailton Krenak, com “Ideias Para Adiar O Fim Do Mundo”, em uma fala sensível que emocionou à mesa de encerramento e aos congressistas presentes, com manifestações múltiplas de contentamento.

Durante o evento, foi ainda transmitida a “Cantoria do Esperançar”, com vídeos produzidos por diversas artistas, coordenados pela cantora Nádia Campos, especialmente em defesa do Rio São Francisco, bem como o conteúdo musical “Pantanal Vivo”, com canção do compositor e cantor João Ba, com registros de artistas em defesa do Pantanal.

Ao final, contou-se com a presença da poetisa, mestranda em “Culturas e Saberes em Artes Cênicas” e escritora, Meimei Bastos, com “Poema da Resistência”, seguida da apresentação do espetáculo teatral “Paulo Freire – o andarilho da utopia”, com exposição do encenador Luiz Antônio Rocha e do ator Richard Riguetti.

Em sede de atividades pós-Congresso, na sexta-feira (09/10), houve uma live artística com a cantora Carol Boaventura, para “Cantar o Esperançar". O evento foi transmitido também pelo canal “PPGDS TV", no YouTube, e proporcionou um momento de muita celebração e “resistência com ternura", nas palavras  da Professora Ana Paula Glinfskoi Thé (PPGDS/Unimontes), que mediou a live.

O PPGDS/Unimontes agradece imensamente a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do VII Congresso em Desenvolvimento Social, e, muito especialmente aos palestrantes e debatedores que, de maneira tão graciosa, foram parte fundamental nos diálogos estabelecidos.

Com debates, arte, diversidade, luta, depoimentos, resistência e perseverança, o PPGDS/Unimontes espera continuar contribuindo na busca da compreensão humana, no fortalecimento da vida em sociedade e no fazer científico em condições livres e democráticas.

Para finalizar, oportuno se faz lembrar das palavras de Ailton Krenak, em “Ideias para adiar o fim do mundo”: “⁠É importante viver a experiência da nossa própria circulação pelo mundo, não como uma metáfora, mas como fricção, poder contar uns com os outros”.

Texto: Mestrandos Daniel Rocha e Eduardo Barbosa.

Confira abaixo registros de algumas atividades: