Painel Temático: Apropriação Cultural e Racismo

No último dia 30 de junho de 2020, foi realizada mais uma edição da série Painel Temático do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes), com o tema “Apropriação Cultural e Racismo” , com a participação de Rodney William, como palestrante; Prof.ª Dr.ª Maria Railma Alves e o Prof. Dr. Ildenilson Meireles, como mediadores.

Para Rodney William, babalorixá e antropólogo, falar de Apropriação Cultural ultrapassa a normatização do “pode e do não pode”, vai além de um uso indevido. Ao aprofundar o conceito, Rodney William defende que a Apropriação Cultural significa o apoderamento de um grupo hegemônico das produções culturais de povos subalternizados e historicamente subjugados.
O esvaziamento de significados, o epistemicídio e, portanto, a promoção do genocídio da população negra, nos leva a compreender a apropriação cultural como uma forma de violência.

As trocas entre Pai Rodney e os professores doutores Maria Railma e Ildenilson Meireles, erigiram a importância de epistemologias negras, de resistência que devem ocupar também os espaços acadêmicos e da reflexão intelectual. Ao utilizar “dos elementos do oprimido para fazer o instrumento do opressor”, conforme defende Rodney William, abrem-se os espaços para tais trocas e para a resistência (enquanto aprofundamento radical da noção de identidade), de modo a ampliarmos o conceito.

Palestrante: Pai Rodney William, autor do livro Apropriação Cultural, da coleção Feminismos Plurais (org. Djamila Ribeiro).
Mediação: Prof.ª Dra. Maria Railma Alves; Prof. Dr. Ildenilson Meireles.

#UNIMONTES #PPGDS #PAINESTEMÁTICOS #APROPRIAÇÃOCULTURAL #RACISMO #MESTRADO #DOUTORADO


Texto: Calvin Campos – Mestrando PPGDS – CAPES
Arte: Guilherme Monção – Mestrando PPGDS – CAPES