Nota de pesar: Profa. Dra. Mireya Suarez (UnB)

A Profa. Dra. Mireya Suarez, docente aposentada do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN-UnB),  faleceu nesta madrugada de terça-feira em Brasília – DF, aos 80 anos de idade.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes) solidariza-se com seus familiares e todos os seus companheiros de carreira acadêmica, professores e orientandos. No processo de consolidação do PPGDS ela foi uma parceira imprescindível que agregou, com seu pensamento crítico e sua atuação acadêmica, para o êxito do nosso Programa.

Nascida no Panamá, fez graduação em Antropologia (1963) e mestrado (1969) e doutorado em Sociologia Rural – Cornell University (1989). Dedicou-se incialmente ao estudo de Antropologia das Sociedades Rurais, especialmente aquelas situadas em fronteiras geográficas (como o Centro Oeste) e imaginárias (como o sertão). Sem prejudicar sua atenção às narrativas do sertão, seu interesse acadêmico voltou-se posteriormente para a Antropologia do Gênero.