Fotos e vídeos: Análise do crime ambiental da Vale em Brumadinho/MG

A última edição da Quarta na Pós teve como tema Análise do crime ambiental da Vale em Brumadinho/MG”, e foi realizada no dia 30 de abril de 2019 na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG).

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT/UFMG-Unimontes), em parceria com a Articulação Vazanteiros e Quilombolas em Movimento; Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais; Conselho Pastoral dos Pescadores; MAB e CPT. 

O evento reuniu a comunidade acadêmica e os movimentos sociais para dois momentos específicos: o debate acadêmico sobre o crime ambiental ocorrido na Vale em Brumadinho/MG; e a plenária para depoimento dos atingidos pela Vale.

O primeiro momento da Quarta na Pós foi mediado pela Profa. Dra. Ana Thé (PPGDS/Unimontes) e teve a presença e contribuição da Profa. Dra. Andréa Zhouri, pesquisadora no Grupo de Estudos e Temáticas Ambientais (GESTA/UFMG) e professora no PPGSAT (UFMG-Unimontes), e de Carine Guedes do Movimento Atingidos por Barragem (MAB).

O segundo momento contou com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) como mediadora, e teve os depoimentos de Clarindo do Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPP); de Sara do Movimento pela Soberania Popular em Mineração (MAM); e da vazanteira Dinda do Quilombo da Lapinha no município de Matias Cardoso.

Veja abaixo as fotos e o vídeo desta edição da Quarta na Pós.