O Estágio Pós-Doutoral constitui-se de atividades de pesquisa realizadas por pesquisadores com a titulação de doutorado em Educação ou em áreas correlatas, obtida em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É supervisionado por docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e tem a duração de seis a doze meses.

No PPGE, o Estágio Pós-Doutoral — ou Pós-Doutorado — tem por objetivos promover a realização de estudos e de pesquisa de alto nível; fortalecer os grupos de pesquisa liderados por professores pertencentes ao corpo docente; e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em atividades, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente do PPGE.

A candidatura ao Estágio Pós-Doutoral no PPGE é de forma individual, por fluxo contínuo, mediante envio de proposta para a Coordenação do Programa, acompanhada dos seguintes documentos:

  • Requerimento (em PDF) contendo dados pessoais, profissionais e acadêmicos; explicitando a linha de pesquisa a qual pretende se inserir e o nome do professor que pretende como supervisor;
  • Plano de trabalho (em PDF);
  • Comprovação de titulação — cópia do diploma ou ata de defesa de Doutorado emitidos por instituição avaliada pela CAPES, com cursos reconhecidos pelo CNE/MEC;
  • Carta de aceite elaborada e assinada pelo supervisor (em PDF);
  • Projeto de Pesquisa (em PDF) compatível com o escopo do Programa e à linha de pesquisa de ingresso, e em aderência à produção intelectual do supervisor, contendo o cronograma compatível com o prazo da proposta;
  • Currículo Lattes para pesquisadores brasileiros, atualizado no mês de envio da proposta. Para pesquisadores estrangeiros, deverá ser elaborado o currículo conforme o Anexo III da Portaria CAPES n. 86, de 3 de julho de 2013, ou outro documento normativo que venha a ser publicado posteriormente.

No caso de Estágio Pós-Doutoral com auxílio concedido ao PPGE, pela CAPES ou por outra agência de fomento, será publicado Edital de Seleção, respeitando-se o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação e em concordância com critérios estabelecidos pela agência do auxílio.

A solicitação de credenciamento deve ser enviada para o e-mail ppge@unimontes.br.

É recomendável a leitura dos documentos normativos do PPGE, em especial, do Regulamento de Estágio Pós-Doutoral.

O Projeto Pedagógico do PPGE e seus documentos normativos, aprovados pela Resolução CEPEx n. 29/2022, podem ser consultados neste link, na aba Projeto e Regulamentos.

Documentos:

Arquivo

Regulamento do PPGE

Arquivo

Regulamento de Estágio Pós-Doutoral

Arquivo

Requerimento e Plano de Trabalho

Arquivo

Template do Projeto de Pesquisa