O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) é composto por pesquisadoras e pesquisadores com titulação de Doutorado em Educação ou áreas correlatas, a critério do Colegiado e em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do curso.

O credenciamento de pesquisadoras e pesquisadores para compor o corpo docente do PPGE é de fluxo contínuo, mediante envio de proposta de credenciamento para a Coordenação do Programa.

A solicitação de credenciamento deve ser acompanhada dos seguintes documentos:

  • Requerimento contendo dados pessoais, profissionais e acadêmicos e explicitando a linha de pesquisa a qual pretende vincular-se;
  • Comprovação de titulação — diploma ou ata de defesa;
  • Plano de trabalho para a Quadrienal-CAPES em vigência, que conste (i) as disciplinas que pleiteia ministrar; (ii) atividades de pesquisa a serem desenvolvidas; (iii) quantitativo e detalhamento de publicações bibliográficas pretendidas — artigos por estratos do Qualis-CAPES, livro, capítulo de livro, trabalho a ser apresentado e publicado em anais de eventos; (iv) atividades de cooperação institucional — desenvolvimento de projetos, participação em ações específicas de Programa de Pós-Graduação em outra instituição,
    participação em grupo de pesquisa vinculado a outra instituição; atividades de extensão etc.
  • Projeto de Pesquisa compatível com o escopo do Programa e a linha de pesquisa que pretende vincular-se, institucionalizado ou a ser institucionalizado na Unimontes (se for professor do quadro de efetivos da universidade), aprovado por ou com potencial de ser submetido a agência de fomento;
  • Currículo Lattes atualizado no mês de envio da proposta de credenciamento, em formato PDF.
  • Termo de Cessão, exclusivamente para professores que não compõem o corpo docente da Unimontes e que tenham vínculo formal com alguma instituição de ensino superior.
  • Comprovante de publicação nos últimos três anos de pelo menos dois artigos em periódicos avaliados pela Capes (2013-2016) como A1, A2, B1 e B2, ou avaliados pela CAPES (2019) como A1, A2, A3 ou A4.  

Embora o credenciamento tenha fluxo contínuo para recebimento de propostas, o Colegiado do Programa tem autonomia para avaliar a proposta, considerando aspectos qualitativos e quantitativos priorizados nas avaliações da Capes, em consonância com sua demanda e seu espoco. O Colegiado se reunirá duas vezes ao ano, nos meses de junho e novembro, para a apreciação da análise feita pela Comissão de Credenciamento Docente.

A solicitação de credenciamento deve ser enviada para o e-mail ppge@unimontes.br.

Serão apreciadas em junho as propostas de credenciamento recebidas até 3 de junho; e em novembro, as propostas recebidas até 31 de outubro de 2022. 

Na análise da candidatura será observado o perfil da pesquisadora e do pesquisador, em aderência ao escopo do Programa e à linha de pesquisa indicada (de ingresso), considerando (i) a sua produção intelectual, em especial, a produção bibliográfica em periódicos qualificados nos estratos Qualis; (ii) projetos de pesquisa sob sua coordenação ou participação e (iii) orientação de estudantes em Iniciação Científica ou em Trabalhos de Conclusão de Curso.

Além desses aspectos, a análise do Currículo Lattes levará em conta o potencial da pesquisadora e do pesquisador para a docência de disciplinas; orientação de pesquisa e de escrita de dissertação; coordenação de projeto de pesquisa; submissão de projeto de pesquisa à chamada de agências de fomento; composição de comissões de auxílio ao desenvolvimento das atividades do Programa; participação em bancas examinadoras de qualificação e defesa; coordenação ou participação em grupo de pesquisa institucionalizado junto ao CNPq; produção de artigos em colaboração com seus orientandos e submissão em periódicos qualificados nos estrados Qualis; participação ou coordenação de ações, programas e projetos de extensão universitária.

É recomendável a leitura dos documentos normativos do PPGE, em especial, do Regulamento de Credenciamento, Recredenciamento, Descredenciamento e Enquadramento de Professores ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

O Projeto Pedagógico do PPGE e seus documentos normativos, aprovados pela Resolução CEPEx n. 29/2022, podem ser consultados neste link, na aba Projeto e Regulamentos.

Documentos:

Arquivo

Regulamento do PPGE

Arquivo

Regulamento de Credenciamento, Recredenciamento, Descredenciamento e Enquadramento de Professores

Arquivo

Requerimento de Credenciamento

Arquivo

Termo de Cessão de Professor