Turma de 2020

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Ana Paula Nogueira Rocha Borges

A Avaliação Externa e seus resultados: implicações na prática pedagógica e no ensino da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

22/02/2022

Elisangela Marques Peixoto e Souza

Reflexões e desafios sobre o letramento em língua estrangeira no contexto do programa bilíngue português/inglês

Profa. Dra. Claudia Aparecida Ferreira Machado

09/07/2022

Fabrício Mendes Antunes 

Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

18/02/2022

Geane Pereira Nunes

A inserção socioprofissional de egressos do curso Técnico em Agropecuária, da Escola Família Agrícola Tabocal — São Francisco/MG

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

02/06/2022

Giselle Athayde Xavier Coutinho

A formação continuada do professor bacharel como construção pedagógica da profissão docente

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

05/11/2021

Hosmária Aparecida Souza Aguiar Maia

Atendimento Escolar na medida socioeducativa de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

18/05/2022

Jose do Nascimento Queiroz Junior

Diálogos do Ensino de Violão do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez com a Música Regional do Sertão Mineiro (1961-1986)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

24/02/2022

Kelly Alencar Fróes Fonseca

A constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para ler

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

20/04/2022

Lieton Borges de Souza

Formação de professores de Matemática: focando o olhar sobre a Educação aberta a Distância no município de Janaúba/MG

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

25/04/2022

Zulma Ferreira de Souza

Letramento digital em tempos de pandemia: implicações e desafios no Ensino Superior

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

08/07/2022

Turma de 2019

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Andréa Ruas da Cruz Nogueira

O autismo, para além de um corpo de sintomas: uma análise sobre políticas públicas de inclusão e os processos educacionais

Prof. Dra. Zilmar Santos Cardoso

Prof. Dr. César Rota Junior

30/03/2021

Antônio Durães de Oliveira Neto

Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

02/06/2021

Christiane Faria Franco Vieira

Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: educação musical e formação cultural em Montes Claros-MG (1961-2011)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

03/06/2021

Dione Alves de Almeida

Entre Licenciandas e Professoras no Ensino Superior: perfil, presença e experiências de mulheres no campo da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

05/02/2021

Isabela Maria Oliveira Catrinck

Uma análise discursiva e pedagógica da projeção midiática do Movimento Escola sem Partido

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

02/06/2021

Islei Gonçalves Rabelo

Teoria, prática e formação pedagógica no curso de Pedagogia

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

21/06/2021

Kelia Naiara Soares Santos

A judicialização do direito à educação: estudo de casos sobre a Educação Básica no município de Montes Claros/MG (2009-2019)

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

05/07/2021

Lívia Suely Souto

Relação professor-materiais curriculares educativos: uma análise dos enlaces do ensinar entre a Educação Física e a Matemática

Profa. Dra. Kátia Lima 

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

29/03/2021

Lucas Athadeu Silva Batista

Conhecimentos Didático-Matemáticos de futuros professores de Matemática sobre Educação Financeira

Prof. Dr. Edson Crisostomo

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

30/03/2021

Maria Fernanda Santos César

As mídias sociais e as práticas educativas a partir do dizer docente

Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira

30/04/2021

Marilene Caitano Reis Almeida Soares

A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

04/12/2020

Rennê Flávio Lopes Santos

Letramento acadêmico: estudo exploratório do letramento dos alunos do curso de exatas de uma instituição de ensino superior em Montes Claros

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

09/06/2021

Sandy Aparecida Barbosa Magalhães

Entre Regras e Silenciamentos: gênero e sexualidade em escolas públicas de Montes Claros – MG

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

30/03/2021

Sandy Gomes Pereira 

Vozes da Resistência: Juventudes, Reforma do Ensino Médio e as Ocupações Secundaristas em Montes Claros – MG (2016)

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

29/03/2021

Vanessa Alves Silva 

“Você acha que todo ladrão já nasce ladrão”: o processo de escolarização de adolescentes privados de liberdade

Prof. Dr. César Rota Junior

23/09/2021

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas

A (re)significação das práticas docentes no ambiente escolar: Conhecimento Pedagógico-Tecnológico de professores de Matemática em evidência

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

Prof. Dr. Edson Crisostomo

26/03/2021

Wannessa Aquino Reis Nunes

Saberes e práticas docentes como construção da Identidade de professores do Curso de Direito da UNIMONTES

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

03/04/2021

Zelinda Crislayne de Souza

Intensificação do trabalho e adoecimento docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

14/04/2021