Turma de 2022

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Iolanda Márcia de Souza

Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Ana Paula Perovano

23/02/2024

Isabella Tolentino Prates 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica:
repercussões nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes

Profa. Dra. Shirley Patricia Nogueira de Castro e Almeida

20/10/2023

Lilian Alves Santos

Afrobetização: prática emancipatória na EJA

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

11/12/2023

Maria Eva Freire de Alkimim

Educação Financeira Crítica e a aprendizagem matemática: um estudo à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

08/12/2023

Nailda Aparecida Silva

Atividade para casa a partir de crenças e concepções pelas práticas de professoras e estudantes dos Anos Iniciais

Prof. Dr. Gilberto Januario

22/02/2024

Raíssa Caroline de Oliveira Soares

Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente em Matemática revelado no Estágio Supervisionado

Prof. Dr. Gilberto Januario

22/02/2024

Turma de 2021

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Adriana Lúcia Brandão Diogenes

Etnomatemática em foco: diálogo entre saberes e fazeres matemáticos em uma escola quilombola

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

12/12/2022

Bárbara Sanara Silveira

Democratização da Educação Superior e Juventude: reflexões sobre o Cursinho Popular Darcy Ribeiro da
Rede Emancipa

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

13/12/2022

Bruna Alves Lacerda

Mulheres Negras e Decolonialidade: um olhar sobre os livros didáticos de História do Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Montes Claros / MG 

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

28/08/2023

Carla Francielle Rocha Martins

Ensino da Matemática: um enfoque nas práticas pedagógicas remotas no município de Capitão Enéas (MG), nos anos 2020 e 2021

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

17/03/2023

Elisa Maia Velloso Caldeira

O uso das TDIC no Ensino Remoto Emergencial na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Profa. Dra. Fabia Magali Santos Vieira

29/09/2023

Gisele Cunha Oliveira

Grupo Escolar Gonçalves Chaves: cultura escolar e organização de tempos e espaços (1909-1938)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

14/09/2023

Jackelany de Souza França Durães Machado

Relação professor-materiais curriculares: estudo na perspectiva da integração Matemática e Química

Prof. Dr. Gilberto Januario

01/09/2023

João Pedro Reis Rosa

Caminhos para o teatro na escola

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horacio

24/05/2023

Laura Patricia Aguiar Cardoso

O Ensino Religioso em Montes Claros / MG e a interculturalidade crítica: diálogos com professores

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horacio

29/05/2023

Lidiane Rodrigues Brito

Da tradição oral para a língua de sinais: a contação de histórias na educação de surdos no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

11/03/2023

Lílian Karla Rocha

A escrita no Ensino Médio: o delinear dos imaginários
sociodiscursivos da redação do Enem

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

13/07/2023

Marcelo Goncalves Rêgo

Proposição e análise das potencialidades de tarefas para o cálculo de medidas de áreas de superfícies de prismas

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira Lopes

Profa. Dra. Janine Freitas Mota

15/12/2023

Maria Levimar Viana Tupinamba

Políticas Públicas Educacionais: ressignificação nas práticas pedagógicas das escolas estaduais em tempos de pandemia no município de Montes Claros – MG

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/06/2023

Marluce Soares Dias

Os silenciamentos das vozes étnico-raciais na escola

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/07/2023

Monica Vieira Silva

O Programa Residência Pedagógica e a formação inicial de professores em Montes Claros-MG (2018-2019)

Prof. Dr. Jose Normando Gonçalves Meira

25/08/2023

Nathany Gonçalves Santos

Os saberes e as práticas sistêmicas no processo
de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

03/02/2023

Osvaldo Teodoro dos Santos Filho

Trabalho e Educação: implicações teóricas nos
programas de pós-graduação em educação no Brasil

Prof. Dr. Leandro Luciano Silva Ravnjak

30/08/2023

Rosiene Gomes Pereira

O Núcleo Docente Estruturante — NDE e as ações de
gestão dos coordenadores de cursos de licenciatura

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

19/05/2023

Rozania Pereira dos Santos

Reflexões acerca dos processos de ensino e de
aprendizagem de Matemática por meio de softwares na pandemia da Covid-19

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

09/03/2022

Turma de 2020

 Estudante

Título

Orientação

Defesa

Ana Paula Nogueira Rocha Borges

A Avaliação Externa e seus resultados: implicações na prática pedagógica e no ensino da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

22/02/2022

Edirleine dos Santos Pereira

Parcerias público-privadas e educação para o trabalho: o “Programa Nacional de Educação Empreendedora – SEBRAE”, em Montes Claros/MG

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

22/09/2022

Elisangela Marques Peixoto e Souza

Reflexões e desafios sobre o letramento em língua estrangeira no contexto do programa bilíngue português/inglês

Profa. Dra. Claudia Aparecida Ferreira Machado

09/07/2022

Fabrício Mendes Antunes 

Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

18/02/2022

Geane Pereira Nunes

A inserção socioprofissional de egressos do curso Técnico em Agropecuária, da Escola Família Agrícola Tabocal — São Francisco/MG

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

02/06/2022

Giselle Athayde Xavier Coutinho

A formação continuada do professor bacharel como construção pedagógica da profissão docente

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

05/11/2021

Hosmária Aparecida Souza Aguiar Maia

Atendimento Escolar na medida socioeducativa de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

18/05/2022

Janaina Neves Souza

Contribuições do PIBID na formação do professor de Matemática

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

Prof. Dr. Edson Crisostomo

30/09/2022

Jessica Najara Aguiar de Oliveira

Transição do Ensino Técnico para a formação superior: itinerários de estudantes da área de Enfermagem

Profa. Dra. Monica Maria Teixeira Amorim

30/09/2022

Jose do Nascimento Queiroz Junior

Diálogos do Ensino de Violão do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez com a Música Regional do Sertão Mineiro (1961-1986)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

24/02/2022

Kelly Alencar Fróes Fonseca

A constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para ler

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

20/04/2022

Lieton Borges de Souza 

Formação de professores de Matemática: focando o olhar sobre a Educação aberta a Distância no município de Janaúba/MG

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

25/04/2022

Nikolas Medson Araújo Ribeiro

Psicanálise na construção da identidade racial de
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Prof. Dr. César Rota Júnior

27/10/2022

Rosemary de Souza Almeida

Práticas de letramento de estudantes surdos em português escrito em um curso de Letras-Libras

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

30/09/2022

Vania Ereni Lima Vieira

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Profa. Dra. Fabia Magali Santos Vieira

15/09/2022

Zulma Ferreira de Souza

Letramento digital em tempos de pandemia: implicações e desafios no Ensino Superior

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

08/07/2022

Turma de 2019

 Estudante

Título

Orientação

Defesa

Andréa Ruas da Cruz Nogueira

O autismo, para além de um corpo de sintomas: uma análise sobre políticas públicas de inclusão e os processos educacionais

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Prof. Dr. César Rota Junior

30/03/2021

Antônio Durães de Oliveira
Neto

Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

02/06/2021

Christiane Faria Franco Vieira

Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: educação musical e formação cultural em Montes Claros-MG (1961-2011)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

03/06/2021

Dione Alves de Almeida

Entre Licenciandas e Professoras no Ensino Superior: perfil, presença e experiências de mulheres no campo da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

05/02/2021

Giovanna Escobar Leite

Percepções de educadores sobre as Políticas Públicas Educacionais para a População Quilombola em Minas Gerais: um estudo de caso da implementação da Resolução SEE 3.658/2017

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/12/2021

Isabela Maria Oliveira Catrinck

Uma análise discursiva e pedagógica da projeção midiática do Movimento Escola sem Partido

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

02/06/2021

Islei Gonçalves Rabelo

Teoria, prática e formação pedagógica no curso de Pedagogia

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

21/06/2021

Kelia Naiara Soares Santos

A judicialização do direito à educação: estudo de casos sobre a Educação Básica no município de Montes Claros/MG (2009-2019)

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

05/07/2021

Lívia Suely Souto

Relação professor-materiais curriculares educativos: uma análise dos enlaces do ensinar entre a Educação Física e a Matemática

Profa. Dra. Kátia Lima 

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

29/03/2021

Lucas Athadeu Silva Batista

Conhecimentos Didático-Matemáticos de futuros professores de Matemática sobre Educação Financeira

Prof. Dr. Edson Crisostomo

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

30/03/2021

Maria Fernanda Santos César

As mídias sociais e as práticas educativas a partir do dizer docente

Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira

30/04/2021

Marilene Caitano Reis Almeida Soares

A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

04/12/2020

Rennê Flávio Lopes Santos

Letramento acadêmico: estudo exploratório do letramento dos alunos do curso de exatas de uma instituição de ensino superior em Montes Claros

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

09/06/2021

Sandy Aparecida Barbosa Magalhães

Entre Regras e Silenciamentos: gênero e sexualidade em escolas públicas de Montes Claros – MG

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

30/03/2021

Sandy Gomes Pereira 

Vozes da Resistência: Juventudes, Reforma do Ensino Médio e as Ocupações Secundaristas em Montes Claros – MG (2016)

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

29/03/2021

Vanessa Alves Silva 

“Você acha que todo ladrão já nasce ladrão”: o processo de escolarização de adolescentes privados de liberdade

Prof. Dr. César Rota Junior

23/09/2021

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas

A (re)significação das práticas docentes no ambiente escolar: Conhecimento Pedagógico-Tecnológico de professores de Matemática em evidência

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

Prof. Dr. Edson Crisostomo

26/03/2021

Wannessa Aquino Reis Nunes

Saberes e práticas docentes como construção da Identidade de professores do Curso de Direito da UNIMONTES

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

03/04/2021

Zelinda Crislayne de Souza

Intensificação do trabalho e adoecimento docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

14/04/2021

Turma de 2022

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Iolanda Márcia de Souza

Relação professor-materiais
curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual
aditivo

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Ana Paula Perovano

23/02/2024

Isabella Tolentino Prates

Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica:
repercussões nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes

Profa. Dra. Shirley Patricia Nogueira de Castro e Almeida

20/10/2023

Lilian Alves Santos

Afrobetização: prática
emancipatória na EJA

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

11/12/2023

Maria Eva
Freire de Alkimim

Educação Financeira Crítica
e a aprendizagem matemática: um estudo à luz da Teoria dos Registros de
Representação Semiótica

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

08/12/2023

Nailda Aparecida Silva

Atividade para casa a
partir de crenças e concepções pelas práticas de professoras e estudantes dos
Anos Iniciais

Prof. Dr. Gilberto Januario

22/02/2024

Raíssa Caroline de Oliveira Soares

Relação professor-materiais
curriculares e o conhecimento profissional docente em Matemática revelado no
Estágio Supervisionado

Prof. Dr. Gilberto Januario

22/02/2024