Obrigatórias
Epistemologia e Pesquisa em Educação |
Discute pesquisa, conhecimento e ciência a partir da compreensão da realidade como constructo histórico-social. Aborda fundamentos filosóficos, epistemológicos, teórico-metodológicos e técnicos da prática da pesquisa e a construção do conhecimento científico na área da educação. Analisa métodos, procedimentos e abordagens de pesquisa. Reflete sobre a ética na pesquisa e a postura analítico-crítica. Contempla a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. |
Formação Docente, Saberes e Práticas Educativas |
Analisa a docência na perspectiva da história da educação. Estuda fontes e métodos para a análise sócio histórica da formação, atuação e organização do espaço profissional dos professores. Problematiza a constituição da profissão docente. Aborda a escola como um dos espaços de construção e reconstrução das práticas educativas e saberes docentes. Analisa a formação docente como prática intencional, a formação de professores no Brasil em distintas realidades educacionais. Discute a construção dos saberes na prática docente, as perspectivas e desafios da docência. |
Optativas — Linha: Educação Matemática
Alfabetização e Letramento em Matemática |
Discute os conceitos de alfabetização e letramento. Reflete sobre a concepção de alfabetização e letramento em Matemática. Problematiza o processo de aprendizagem matemática, relacionando a construção de conceitos às práticas de alfabetização e letramento. Estuda e analisa hipóteses de escritas e registros relacionadas ao desenvolvimento do pensamento matemático. Explora gêneros e portadores de textos de Matemática. Discute a Matemática como linguagem e ferramenta de usos cultural e social para compreender, intervir e se relacionar em sociedade. |
Didática e Metodologia do Ensino de Matemática |
Aborda a formação dos conceitos matemáticos, bem como raciocínios e demandas cognitivas subjacentes em diferentes atividades de Matemática. Discute os processos envolvidos no desenvolvimento dos pensamentos elementar e avançado em Matemática. Estuda elementos da didática e da metodologia no tratamento e abordagem de conteúdos relacionados a Álgebra, Geometria e Funções, bem como as implicações para o processo de educar matematicamente. |
História da Educação Matemática |
Discute o campo da História da Educação Matemática. Analisa o panorama geral do ensino dos conhecimentos matemáticos na História da Educação. Problematiza a História da Educação Matemática no Brasil. Contextualiza a pesquisa em História da Educação Matemática. |
Prática Pedagógica em Matemática |
Analisa a prática pedagógica em Matemática e problematiza currículos, objetivos, estratégias metodológicas, concepções e processos de avaliação. Discute a prática matemática escolar pela perspectiva da interdisciplinaridade, do trabalho com projetos, das intervenções e da autoria discente e docente. Problematiza os fatores associados à matofobia. Estuda os pressupostos teórico-metodológicos do desenvolvimento profissional docente na dimensão da Educação Matemática. Aborda o conhecimento profissional docente no âmbito do conhecimento matemático para o ensino, caracterizando bases de conhecimento dos professores que ensinam Matemática. |
Tecnologias e Mídias Digitais em Educação Matemática |
Analisa softwares e aplicativos educacionais da área de Matemática, com apresentação de proposta didática contemplando o uso das mídias digitais em seu ensino e sua aprendizagem. Aborda a história do desenvolvimento e uso das tecnologias e mídias digitais na Educação Matemática. Discute as teorias e abordagens do uso das tecnologias e mídias digitais na Educação Matemática. Estuda a formação e a prática docente em Matemática com tecnologias digitais, o uso da internet e ambientes virtuais de aprendizagem na Educação Matemática. |
Tendências em Educação Matemática |
Discute a Educação Matemática como campo do saber e aborda suas tendências de pesquisa e de produção acadêmica: resolução de problemas, investigação matemática, modelagem matemática e formação de professores. Analisa aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais relacionados à Matemática, ao seu ensino e à sua aprendizagem. Problematiza marcos teóricos que fundamentam as práticas profissional e acadêmica e a pesquisa em Educação Matemática. |
Tópicos Especiais em Educação Matemática |
Compreende o estudo e a discussão de temas do campo da Educação Matemática. Proporciona o aprofundamento de estudos relativos a temas específicos abordados nos projetos em desenvolvimento no Programa, especialmente na linha de pesquisa. Possibilita a ampliação do diálogo interdisciplinar da pesquisa em Educação Matemática por intermédio da abordagem de temas contemporâneos sob a ótica da epistemologia dos saberes. |
Optativas — Linha: Multiletramentos e Práticas Educativas
Diálogos sobre Alfabetização |
Conceitua alfabetização em diálogo com o letramento. Discute a alfabetização pelas perspectivas histórica, psicogenética, discursiva, sociolinguística, cognitiva e política. Discute a apropriação da linguagem escrita como processo discursivo e a atividade linguística e cognitiva da criança. Analisa metodologias tradicionais de alfabetização — sintéticas e analíticas — e manuais didáticos destinados à alfabetização. Problematiza as práticas pedagógicas para alfabetizar letrando. Discute faces da história regional, abordando prescrições e práticas de alfabetização e ensino da leitura e escrita em Montes Claros e região Norte Mineira. |
Estudos sobre Letramento |
Conceitua letramento e discute os novos letramentos. Aborda os modos de funcionamento de textos escritos e orais e sua relação com as condições de produção. Analisa contexto sociocultural dos letramentos. Contextualiza o letramento como instrumento de poder; diferentes vozes, gêneros e identidades. Problematiza as práticas de leitura e escrita na escola e fora dela e o professor como agente de letramento. |
Infâncias, Criança e Linguagem |
Discute os conceitos de criança e infância como construções sócio históricas. Aborda a história social da infância e constituição das infâncias e das culturas infantis. Analisa políticas públicas direcionadas às crianças e à infância. Discute interações e brincadeiras como eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Analisa o desenho como sistema de representação e discute a sua relação com a compreensão da linguagem escrita. Discute letramentos na Educação Infantil e o direito de acesso aos livros como objetos de cultura e à leitura como prática cultural. |
Letramento acadêmico: gerenciamento de vozes e habilidades de autoria |
Aborda a produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico, contemplando aspectos teóricos do texto, como: i) gêneros textuais do domínio acadêmico: resumo, resenha, artigo e dissertação; ii) sequências tipológicas: argumentação, exposição, descrição, narração e injunção; iii) processos de referenciação e progressão tópica. Apresenta técnicas para a elaboração da revisão de literatura, discutindo o plágio acadêmico e delineando estratégias de apresentação da voz do outro, assim como a construção de indícios de autoria. |
Letramento literário e em multimodalidades |
Discute faces da história da literatura infanto-juvenil, sua relação com a escola e com a formação de leitores. Analisa elementos que constituem a textualidade na literatura infantil, a multimodalidade ou multissemiose nos textos contemporâneos. Aborda o letramento literário, os gêneros literários, a infância diante da multiplicidade de culturas e da multiplicidade de linguagens, numa perspectiva de multiletramentos. Discute políticas educacionais e práticas de leitura literária. |
Multiletramentos e Tecnologias Digitais |
Analisa a produção de múltiplas linguagens e letramentos no cotidiano impactado pelas TDIC. Discute a noção de multiletramentos, considerando as multissemioses e a diversidade cultural. Analisa os conceitos de leitura e de produção de textos, considerando a recepção e a produção de textos em ambientes digitais. Discute os conceitos e aplicações da hipertextualidade e da multimodalidade. Analisa diversos suportes tecnológicos digitais emergentes, a constituição de múltiplas linguagens e letramentos que se revelam a partir de distintas semioses e dos desdobramentos na prática educativa escolar. |
Princípios de Análise do Discurso como ferramenta metodológica |
Aborda a Análise do Discurso como instrumento de análise interdisciplinar, apresentando a constituição da disciplina e as principais vertentes teóricas. Estuda a constituição e recepção de discursos sociais, sobretudo a partir das noções de dialogismo, interdiscurso e heterogeneidades enunciativas. Contempla os meios de provas retórica: éthos, pathos e logos e discute a elaboração de roteiros de análises. |
Tecnologias na Educação: Linguagens e Letramentos |
Analisa os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; as concepções sobre o uso das tecnologias digitais da informação de comunicação — TDIC na educação. Analisa as implicações das mídias locativas no cenário educacional escolar e como isso afeta as manifestações canônicas de linguagens e o processo ensino-aprendizagem. Discute as concepções e metodologias ativas de ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos. |
Optativas — Linha: Políticas Públicas Educacionais, Diversidade e Formação de Professores
Alternativas epistemológicas, Pensamento(s) Indígena(s), Pós e De(s)colonial e Educação |
Apresenta, buscando articular com as reflexões sobre os processos educativos e educacionais, estudos introdutórios do/sobre o Pensamento(s) Indígena(s) — não só ameríndios, mas, também, das comunidades tradicionais — de algumas autoras e autores do Pensamento Pós e De(s)colonial, e de estudos que consideram a religião, o rito, o cinema e o teatro como conhecimento. Aborda a práxis educativa de Paulo Freire, com os conhecimentos tradicionais e o Pensamento De(s)colonial. Examina — em intersecção com classe, religião e raça — a relação colonialidade, interculturalidade, gênero e educação. |
Culturas Políticas e Educação |
Analisa a História do pensamento político. Promove a análise conceitual de culturas políticas. Problematiza o exercício do poder e da relação Estado/sociedade em determinados contextos e suas articulações com os problemas da educação. Aborda as relações entre discurso político, imaginário social e educação. Interpreta a relação entre os fenômenos políticos e os projetos educacionais deles decorrentes. |
Currículos e Formação de Professores |
Discute as políticas de currículo e a formação de professores e analisa o currículo como prática e construção social que seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. Reflete criticamente os fundamentos e as teorias de currículo. Constrói um mapeamento histórico sobre a evolução do pensamento curricular — do século XIX ao século XXI. Analisa os paradigmas contemporâneos de currículo e suas implicações para o pensamento educacional. Contextualiza a prática curricular no Brasil analisando o currículo por meio de sua práxis. Problematiza referenciais de análise sobre a formação de professores articuladas ao estudo da questão currículo e a diversidade cultural. Estuda a construção dos saberes docente, o professor como produtor de cultura e de currículo e o desenvolvimento curricular pela perspectiva da descolonização. |
Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação |
Apresenta as relações entre psicologia, psicanálise e educação, a partir de dois eixos: i) linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, discutindo as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, com ênfase no papel da aquisição da linguagem falada e escrita, a partir dos trabalhos clássicos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud e Jacques Lacan; e ii) a produção do fracasso escolar, problematizando os impasses e dificuldades no aprender e ensinar na escola, medicalização e patologização na escola, incluindo a formação de professores e suas condições de trabalho. |
Educação do Campo e Questão Agrária |
Compreende a Educação do Campo como um movimento pedagógico e político. Discute a Educação do e no Campo como Direito à Educação contextualizada. Estuda as pedagogias subjacentes à Educação do Campo. Problematiza as legislações atinentes à Educação do Campo. Evidencia as variantes da formação dos sujeitos do Campo, suas relações com o Estado, com a escola, com a terra e com o Gerais Mineiro. Reflete sobre povos, |
Educação e Diversidade Cultural |
Estuda os conceitos sobre a cultura, diversidade cultural, diferenças étnicorraciais, multiculturalismo e identidade a partir de uma reflexão crítica. Analisa a diversidade cultural nas políticas públicas educacionais, no currículo escolar e nas práticas educativas. Discute a formação de professores na perspectiva da diversidade cultural e étnicorracial. Aborda as relações étnicorraciais e as políticas de ações afirmativas educacionais. |
História da Educação Brasileira |
Discute os fundamentos históricos da educação. Analisa elementos da História da educação no Brasil, do século XVI ao século XX, articulada aos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais, enfocando as instituições escolares e os processos de constituição, reorganização dos sistemas de ensino e formação de professores. |
História e Historiografia da Educação |
Estuda as tendências de pesquisa na historiografia da Educação e as perspectivas metodológicas da pesquisa em História da Educação — abordagens, conceitos, metodologias e fontes. Discute a configuração do campo da História da Educação no Brasil. Problematiza a escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Analisa a construção discursiva da modernidade pedagógica, a dinâmica de institucionalização e organização da escola. |
Políticas Públicas Educacionais |
Problematiza políticas públicas educacionais em voga, imbricadas nos contextos local, nacional e mundial. Analisa o papel do Estado — nos âmbitos governamental, público e público-privado — na gestão de políticas públicas: formulação, financiamento, implementação e avaliação. Discute os sistemas de avaliação da educação básica brasileira, a partir das atuais configurações do Estado e dos organismos internacionais. Problematiza a incidência das políticas de avaliação na autonomia docente e no processo de ensino e aprendizagem. Discute métodos e ferramentas de avaliação de políticas. Avalia projetos e programas educacionais. |
Raça, Gênero e |
Apresenta as principais discussões atuais em torno das categorias de raça-etnia, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades, com foco em suas implicações na educação. Discute políticas públicas educacionais para questões de raça-etnia, gênero e sexualidade: entre avanços e retrocessos. Enfoca o pós-estruturalismo e a decolonialidade: multiplicidade epistemológica nos estudos da diferença. Analisa influências dos movimentos feministas, negros, LGBTs e Queer na educação. Problematiza a diversidade e a diferença na escola. |
Tendências do Pensamento Educacional |
Discute concepções teóricas de educação. Problematiza as origens das teorias pedagógicas, suas implicações na contemporaneidade e o seu impacto nas políticas educacionais e instituições de ensino. Analisa processos de escolarização e a constituição da escola moderna, respondendo às demandas do mundo do trabalho e da formação da classe trabalhadora. Discute as contribuições das teorias filosóficas, psicológicas e sociológicas na formação de professores. Aborda as tendências do pensamento educacional na prática pedagógica brasileira. |