Obrigatórias

Epistemologia e Pesquisa em Educação

Discute pesquisa, conhecimento e ciência a partir da compreensão da realidade como constructo histórico-social. Aborda fundamentos filosóficos, epistemológicos, teórico-metodológicos e técnicos da prática da pesquisa e a construção do conhecimento científico na área da educação. Analisa métodos, procedimentos e abordagens de pesquisa. Reflete sobre a ética na pesquisa e a postura analítico-crítica. Contempla a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa.

Formação Docente, Saberes e Práticas Educativas

Analisa a docência na perspectiva da história da educação. Estuda fontes e métodos para a análise sócio histórica da formação, atuação e organização do espaço profissional dos professores. Problematiza a constituição da profissão docente. Aborda a escola como um dos espaços de construção e reconstrução das práticas educativas e saberes docentes. Analisa a formação docente como prática intencional, a formação de professores no Brasil em distintas realidades educacionais. Discute a construção dos saberes na prática docente, as perspectivas e desafios da docência.

Optativas — Linha: Educação Matemática

Alfabetização e Letramento em Matemática

Discute os conceitos de alfabetização e letramento. Reflete sobre a concepção de alfabetização e letramento em Matemática. Problematiza o processo de aprendizagem matemática, relacionando a construção de conceitos às práticas de alfabetização e letramento. Estuda e analisa hipóteses de escritas e registros relacionadas ao desenvolvimento do pensamento matemático. Explora gêneros e portadores de textos de Matemática. Discute a Matemática como linguagem e ferramenta de usos cultural e social para compreender, intervir e se relacionar em sociedade.

Didática e Metodologia do Ensino de Matemática

Aborda a formação dos conceitos matemáticos, bem como raciocínios e demandas cognitivas subjacentes em diferentes atividades de Matemática. Discute os processos envolvidos no desenvolvimento dos pensamentos elementar e avançado em Matemática. Estuda elementos da didática e da metodologia no tratamento e abordagem de conteúdos relacionados a Álgebra, Geometria e Funções, bem como as implicações para o processo de educar matematicamente.

História da Educação Matemática

Discute o campo da História da Educação Matemática. Analisa o panorama geral do ensino dos conhecimentos matemáticos na História da Educação. Problematiza a História da Educação Matemática no Brasil. Contextualiza a pesquisa em História da Educação Matemática.

Prática Pedagógica em Matemática

Analisa a prática pedagógica em Matemática e problematiza currículos, objetivos, estratégias metodológicas, concepções e processos de avaliação. Discute a prática matemática escolar pela perspectiva da interdisciplinaridade, do trabalho com projetos, das intervenções e da autoria discente e docente. Problematiza os fatores associados à matofobia. Estuda os pressupostos teórico-metodológicos do desenvolvimento profissional docente na dimensão da Educação Matemática. Aborda o conhecimento profissional docente no âmbito do conhecimento matemático para o ensino, caracterizando bases de conhecimento dos professores que ensinam Matemática.

Tecnologias e Mídias Digitais em Educação Matemática

Analisa softwares e aplicativos educacionais da área de Matemática, com apresentação de proposta didática contemplando o uso das mídias digitais em seu ensino e sua aprendizagem. Aborda a história do desenvolvimento e uso das tecnologias e mídias digitais na Educação Matemática. Discute as teorias e abordagens do uso das tecnologias e mídias digitais na Educação Matemática. Estuda a formação e a prática docente em Matemática com tecnologias digitais, o uso da internet e ambientes virtuais de aprendizagem na Educação Matemática. 

Tendências em Educação Matemática

Discute a Educação Matemática como campo do saber e aborda suas tendências de pesquisa e de produção acadêmica: resolução de problemas, investigação matemática, modelagem matemática e formação de professores. Analisa aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais relacionados à Matemática, ao seu ensino e à sua aprendizagem. Problematiza marcos teóricos que fundamentam as práticas profissional e acadêmica e a pesquisa em Educação Matemática. 

Tópicos Especiais em Educação Matemática

Compreende o estudo e a discussão de temas do campo da Educação Matemática. Proporciona o aprofundamento de estudos relativos a temas específicos abordados nos projetos em desenvolvimento no Programa, especialmente na linha de pesquisa. Possibilita a ampliação do diálogo interdisciplinar da pesquisa em Educação Matemática por intermédio da abordagem de temas contemporâneos sob a ótica da epistemologia dos saberes.

Optativas — Linha: Multiletramentos e Práticas Educativas

Diálogos sobre Alfabetização

Conceitua alfabetização em diálogo com o letramento. Discute a alfabetização pelas perspectivas histórica, psicogenética, discursiva, sociolinguística, cognitiva e política. Discute a apropriação da linguagem escrita como processo discursivo e a atividade linguística e cognitiva da criança. Analisa metodologias tradicionais de alfabetização — sintéticas e analíticas — e manuais didáticos destinados à alfabetização. Problematiza as práticas pedagógicas para alfabetizar letrando. Discute faces da história regional, abordando prescrições e práticas de alfabetização e ensino da leitura e escrita em Montes Claros e região Norte Mineira.

Estudos sobre Letramento

Conceitua letramento e discute os novos letramentos. Aborda os modos de funcionamento de textos escritos e orais e sua relação com as condições de produção. Analisa contexto sociocultural dos letramentos. Contextualiza o letramento como instrumento de poder; diferentes vozes, gêneros e identidades. Problematiza as práticas de leitura e escrita na escola e fora dela e o professor como agente de letramento.

Infâncias, Criança e Linguagem

Discute os conceitos de criança e infância como construções sócio históricas. Aborda a história social da infância e constituição das infâncias e das culturas infantis. Analisa políticas públicas direcionadas às crianças e à infância.  Discute interações e brincadeiras como eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Analisa o desenho como sistema de representação e discute a sua relação com a compreensão da linguagem escrita. Discute letramentos na Educação Infantil e o direito de acesso aos livros como objetos de cultura e à leitura como prática cultural.

Letramento acadêmico: gerenciamento de vozes e habilidades de autoria

Aborda a produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico, contemplando aspectos teóricos do texto, como: i) gêneros textuais do domínio acadêmico: resumo, resenha, artigo e dissertação; ii) sequências tipológicas: argumentação, exposição, descrição, narração e injunção; iii) processos de referenciação e progressão tópica. Apresenta técnicas para a elaboração da revisão de literatura, discutindo o plágio acadêmico e delineando estratégias de apresentação da voz do outro, assim como a construção de indícios de autoria.

Letramento literário e em multimodalidades

Discute faces da história da literatura infanto-juvenil, sua relação com a escola e com a formação de leitores. Analisa elementos que constituem a textualidade na literatura infantil, a multimodalidade ou multissemiose nos textos contemporâneos. Aborda o letramento literário, os gêneros literários, a infância diante da multiplicidade de culturas e da multiplicidade de linguagens, numa perspectiva de multiletramentos. Discute políticas educacionais e práticas de leitura literária.

Multiletramentos e Tecnologias Digitais

Analisa a produção de múltiplas linguagens e letramentos no cotidiano impactado pelas TDIC. Discute a noção de multiletramentos, considerando as multissemioses e a diversidade cultural. Analisa os conceitos de leitura e de produção de textos, considerando a recepção e a produção de textos em ambientes digitais. Discute os conceitos e aplicações da hipertextualidade e da multimodalidade. Analisa diversos suportes tecnológicos digitais emergentes, a constituição de múltiplas linguagens e letramentos que se revelam a partir de distintas semioses e dos desdobramentos na prática educativa escolar.

Princípios de Análise do Discurso como ferramenta metodológica

Aborda a Análise do Discurso como instrumento de análise interdisciplinar, apresentando a constituição da disciplina e as principais vertentes teóricas. Estuda a constituição e recepção de discursos sociais, sobretudo a partir das noções de dialogismo, interdiscurso e heterogeneidades enunciativas. Contempla os meios de provas retórica: éthos, pathos e logos e discute a elaboração de roteiros de análises.

Tecnologias na Educação: Linguagens e Letramentos

Analisa os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; as concepções sobre o uso das tecnologias digitais da informação de comunicação — TDIC na educação. Analisa as implicações das mídias locativas no cenário educacional escolar e como isso afeta as manifestações canônicas de linguagens e o processo ensino-aprendizagem. Discute as concepções e metodologias ativas de ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos.

Optativas — Linha: Políticas Públicas Educacionais, Diversidade e Formação de Professores

Alternativas epistemológicas, Pensamento(s) Indígena(s), Pós e De(s)colonial e Educação

Apresenta, buscando articular com as reflexões sobre os processos educativos e educacionais, estudos introdutórios do/sobre o Pensamento(s) Indígena(s) — não só ameríndios, mas, também, das comunidades tradicionais — de algumas autoras e autores do Pensamento Pós e De(s)colonial, e de estudos que consideram a religião, o rito, o cinema e o teatro como conhecimento. Aborda a práxis educativa de Paulo Freire, com os conhecimentos tradicionais e o Pensamento De(s)colonial. Examina — em intersecção com classe, religião e raça — a relação colonialidade, interculturalidade, gênero e educação.

Culturas Políticas e Educação

Analisa a História do pensamento político. Promove a análise conceitual de culturas políticas. Problematiza o exercício do poder e da relação Estado/sociedade em determinados contextos e suas articulações com os problemas da educação. Aborda as relações entre discurso político, imaginário social e educação. Interpreta a relação entre os fenômenos políticos e os projetos educacionais deles decorrentes.

Currículos e Formação de Professores

Discute as políticas de currículo e a formação de professores e analisa o currículo como prática e construção social que seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. Reflete criticamente os fundamentos e as teorias de currículo. Constrói um mapeamento histórico sobre a evolução do pensamento curricular — do século XIX ao século XXI. Analisa os paradigmas contemporâneos de currículo e suas implicações para o pensamento educacional. Contextualiza a prática curricular no Brasil analisando o currículo por meio de sua práxis. Problematiza referenciais de análise sobre a formação de professores articuladas ao estudo da questão currículo e a diversidade cultural. Estuda a construção dos saberes docente, o professor como produtor de cultura e de currículo e o desenvolvimento curricular pela perspectiva da descolonização.

Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação

Apresenta as relações entre psicologia, psicanálise e educação, a partir de dois eixos: i) linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, discutindo as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, com ênfase no papel da aquisição da linguagem falada e escrita, a partir dos trabalhos clássicos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud e Jacques Lacan; e ii) a produção do fracasso escolar, problematizando os impasses e dificuldades no aprender e ensinar na escola, medicalização e patologização na escola, incluindo a formação de professores e suas condições de trabalho.

Educação do Campo e Questão Agrária

Compreende a Educação do Campo como um movimento pedagógico e político. Discute a Educação do e no Campo como Direito à Educação contextualizada. Estuda as pedagogias subjacentes à Educação do Campo. Problematiza as legislações atinentes à Educação do Campo. Evidencia as variantes da formação dos sujeitos do Campo, suas relações com o Estado, com a escola, com a terra e com o Gerais Mineiro. Reflete sobre povos,
culturas, territórios, identidades, movimentos e sujeitos do Campo. Provoca a aproximação da educação com a questão agrária.

Educação e Diversidade Cultural

Estuda os conceitos sobre a cultura, diversidade cultural, diferenças étnicorraciais, multiculturalismo e identidade a partir de uma reflexão crítica. Analisa a diversidade cultural nas políticas públicas educacionais, no currículo escolar e nas práticas educativas.  Discute a formação de professores na perspectiva da diversidade cultural e étnicorracial. Aborda as relações étnicorraciais e as políticas de ações afirmativas educacionais.

História da Educação Brasileira

Discute os fundamentos históricos da educação. Analisa elementos da História da educação no Brasil, do século XVI ao século XX, articulada aos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais, enfocando as instituições escolares e os processos de constituição, reorganização dos sistemas de ensino e formação de professores.

História e Historiografia da Educação

Estuda as tendências de pesquisa na historiografia da Educação e as perspectivas metodológicas da pesquisa em História da Educação — abordagens, conceitos, metodologias e fontes. Discute a configuração do campo da História da Educação no Brasil. Problematiza a escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Analisa a construção discursiva da modernidade pedagógica, a dinâmica de institucionalização e organização da escola.

Políticas Públicas Educacionais

Problematiza políticas públicas educacionais em voga, imbricadas nos contextos local, nacional e mundial. Analisa o papel do Estado — nos âmbitos governamental, público e público-privado — na gestão de políticas públicas: formulação, financiamento, implementação e avaliação. Discute os sistemas de avaliação da educação básica brasileira, a partir das atuais configurações do Estado e dos organismos internacionais. Problematiza a incidência das políticas de avaliação na autonomia docente e no processo de ensino e aprendizagem. Discute métodos e ferramentas de avaliação de políticas. Avalia projetos e programas educacionais.

Raça, Gênero e
Sexualidade na Educação

Apresenta as principais discussões atuais em torno das categorias de raça-etnia, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades, com foco em suas implicações na educação. Discute políticas públicas educacionais para questões de raça-etnia, gênero e sexualidade: entre avanços e retrocessos. Enfoca o pós-estruturalismo e a decolonialidade: multiplicidade epistemológica nos estudos da diferença. Analisa influências dos movimentos feministas, negros, LGBTs e Queer na educação. Problematiza a diversidade e a diferença na escola.

Tendências do Pensamento Educacional

Discute concepções teóricas de educação. Problematiza as origens das teorias pedagógicas, suas implicações na contemporaneidade e o seu impacto nas políticas educacionais e instituições de ensino. Analisa processos de escolarização e a constituição da escola moderna, respondendo às demandas do mundo do trabalho e da formação da classe trabalhadora. Discute as contribuições das teorias filosóficas, psicológicas e sociológicas na formação de professores. Aborda as tendências do pensamento educacional na prática pedagógica brasileira.