O Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado Acadêmico (PPGE) foi instalado em dezembro de 2018, após recomendação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), com início das atividades docentes previstas para abril de 2019. O Programa é desenvolvido pela Unimontes, instituição universitária vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais.
O campus sede da Unimontes está instalado em Montes Claros, cidade pólo de desenvolvimento regional, também considerada pólo universitário na região Norte Mineira. A Unimontes atua por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, na geração/disseminação de conhecimento, na busca de solução para problemas locais e regionais. Como instituição universitária pública, cabe à Unimontes assumir a oferta de formação inicial e continuada de professores, que não se coaduna com a mera diplomação, mas que garanta sólida e consistente fundamentação teórico-prática, que qualifique os profissionais e lhes possibilite a construção de saberes acadêmicos, pedagógicos e curriculares capazes de produzir a renovação dos processos e experiências que se realizam nos espaços das instituições educativas.
O PPGE vincula-se ao curso de Pedagogia da Unimontes, curso este instalado em abril de 1964, com uma trajetória pautada pela busca permanente de qualificação na formação de professores para Educação Básica, no desenvolvimento regional e no equacionamento das desigualdades sociais – responsabilidade que orienta a realização de pesquisas, gerando conhecimento, reflexões e alternativas de solução para os problemas educacionais.
Para a Unimontes, o PPGE representa uma necessidade institucional e regional, constitui-se como consequência da definição de seu estatuto institucional, mas também representa o esforço e empenho de seus professores.
Para a região, o PPGE representa uma possibilidade de desenvolvimento, por formar pessoas capazes de pensar a Educação, atuar em diferentes espaços educativos e neles produzir mudanças qualitativas. A instalação do Mestrado Acadêmico em Educação possibilita novas condições para pensar a realidade educacional e nela atuar, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
A proposta apoia-se em dois paradigmas — de um lado, a formação de professores para atuarem qualitativamente no Ensino Superior e, de outro, a necessidade de formar pesquisadores — profissionais que, por meio de uma formação stricto sensu, poderão apropriar-se de um escopo teórico-metodológico que lhes permita refletir sobre a realidade, teorizá-la e nela intervir.
A proposta se caracteriza, sobretudo, pela necessidade de intervir em uma região que busca consolidar um padrão de qualidade da educação. Entende-se que o PPGE pode favorecer a formação de professores crítico-reflexivos, capazes de compreender o seu próprio saber-fazer, de realizar estudos que conduzam à reflexão e produzam a renovação das práticas docentes desenvolvidas em sala de aula. Tais professores-pesquisadores construirão condições acadêmicas para uma imersão diferenciada na realidade, quer na Educação Básica ou no Ensino Superior, de forma a compreender as dificuldades e propor alternativas para seu equacionamento.