Turma de 2023

 

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Juliana Alves Miranda Andrade

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Sistema Público Municipal: Análise sobre a percepção dos professores

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

16/09/2024

Eveline Nogueira de Castro e Oliveira

O Enfermeiro Professor Universitário: ações didáticas e desenvolvimento profissional

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

22/11/2024

Eredi Gonçalves Ferreira Fernandes

O Currículo Inclusivo na Sala de Aula

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

25/11/2024

Greyce Kelly de Souza Rezende

Educar a Mulher para Educar a Infância e Cuidar da Criança em Montes Claros: Representações e Práticas no jornal Gazeta do Norte (1938 -1953)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

05/12/2024

Kleber Conceição da Silva 

Conhecimento didático-matemático: um estudo centrado em áreas e perímetros de polígonos no contexto da Educação Básica

Prof. Dr.Edson Crisostomo dos Santos

13/12/2024

Eliana Dias Leal

Operações Fundamentais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo centrado em atividades exploratório-investigativas

Prof. Dr.Edson Crisostomo dos Santos

13/12/2024

Ana Paula Maia Costa

Colégio Tiradentes de Montes Claros: da origem como Anexo VI à consolidação da Rede (1964-2022)

Prof. Dr.José Normando Gonçalves Meira

20/12/2024

Bianca de Souza França Durães

Jogos em aulas de Matemática: o indicativo em materiais curriculares e a avaliação de três professoras

Prof. Dr.Gilberto Januario

31/01/2025

Cleia Ferreira Niz Rocha

Abordagem pedagógica em duas coleções de materiais curriculares de Matemática

Prof. Dr.Gilberto Januario

10/02/2025

José Carlos Rodrigues Junior

Conhecimento do currículo a partir da relação professor-avaliação em Matemática  

Prof. Dr.Gilberto Januario

11/02/2025

Hellem Cristina Soares da Silva

A Literatura Infantil no processo de Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

20/02/2025

Thiago Ferreira Andrade 

Política de Assistência Estudantil: garantia de permanência nos estudos?

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

24/02/2025

Marcos Paulo Melucio Oliveira 

A Trajetória da Professora Maria Rosa de Oliveira Magalhães em Santa Maria da Vitória-

Bahia

Prof. Dr.José Normando Gonçalves Meira

26/02/2025

Daniela Maria Gonçalves Fonseca

A Educação Lúdica nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: jogos e brincadeiras na Educação Infantil

 

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

27/02/2025

Flaviane Alves dos Santos

Estudo sobre os impactos do Parque Estadual da Lapa Grande na Comunidade de Buriti do   Campo Santo e escola local

 

Prof. Dr. Leandro Luciano Silva Ravnjak

28/02/2025

Agnaldo Maciel Ribeiro Oliveira

O Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo dos professores de Matemática e o uso das tecnologias digitais.

 

Prof. Dr.Josué Antunes de Macêdo

28/02/2025

 

Turma de 2022

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Isabella Tolentino Prates 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: repercussões nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes

Profa. Dra.Shirley Patricia Nogueira de Castro e Almeida

20/10/2023

Ana Maria Alves Martins

Neurodiversidade na Educação: Quem são e como se dão os processos educacionais das crianças neurodivergentes?

Profa. Dra. Viviane Bernath Gandra Brandão

13/11/2023

Maria Eva Freire de Alkimim

Educação Financeira Crítica e a aprendizagem matemática: um estudo à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Prof. Dr.Josué Antunes de Macêdo

08/12/2023

Lilian Alves Santos

Afrobetização: prática emancipatória na EJA

Profa. Dra.Zilmar Gonçalves Santos

11/12/2023

Hugo Barbosa de Paulo

Educação escolar de adolescentes que cumpriam medida socioeducativa em privação de liberdade: caminhos e descaminhos (2016-2019)

Prof. Dr.José normando Gonçalves Meira

16/02/2024

Welington Coimbra Ferreira

Candomblé de Angola na Comunidade Tradicional de Matriz Africana Manzo diá Luango: História, Ensinagens e Educação

Prof. Dr.Heiberle Hirsgberg Horácio

19/02/2024

Nailda Aparecida Silva

Atividade para casa a partir de crenças e concepções pelas práticas de professoras e estudantes dos Anos Iniciais

Prof. Dr.Gilberto Januario

22/02/2024

Raíssa Caroline de Oliveira Soares

Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente em Matemática revelado no Estágio Supervisionado

Prof. Dr.Gilberto Januario

22/02/2024

Iolanda Márcia de Souza

Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo

Prof. Dr.Gilberto Januario

Profa. Dra.Ana Paula Perovano

23/02/2024

Ilidiano Bráz Silva 

Protagonismo e Docência: as Professoras Quilombolas de Vila Nova dos Poções em Janaúba, no Norte de Minas Gerais 

Profa. Dra.Zilmar Gonçalves Santos

27/02/2024

Michely Gonçalves Mota de Souza

Um Estudo sobre a Política de Assistência Estudantil no enfrentamento das desigualdades socioeducacionais

Profa. Dra. Viviane Bernath Gandra Brandão

29/02/2024

Maria Edilza Prates

O movimento feminista educador e o Teatro das Oprimidas para o combate do sexismo nas escolas

Prof. Dr.Heiberle Hirsgberg Horácio

12/03/2024

Elen Sabrina Assis Costa

Ensino Religioso em MG e a Educação das Relações Étnico-Raciais: uma análise do PIBID de ER desenvolvido a partir de uma Educação Antirracista

Prof. Dr.Heiberle Hirsgberg Horácio 

19/03/2024

Mairam Julia Gomes Moreira

Desafios da era digital: adicção em smartphones e internet em professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Bocaiuva/MG

Profa.Dra.Fábia Magali Santos Vieira 

21/03/2024

Najla Moana Pereira Souza

Educação Escolar Quilombola no quilombo do Barro Preto: uma possibilidade de análise a partir do Projeto Político Pedagógico

Prof. Dr.Rafael Baioni do Nascimento

25/03/2024

Patrícia Murta Loyola

Os processos educativos das/nas festas Canoeiros Maxakali, e as escolas coronel-murtenses

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

05/04/2024

Esthéfane Sabrine Aparecida Lima Gazal

A recontextualização da Política Nacional de Alfabetização (PNA): a adesão pelo Sistema Municipal de Ensino e o processo de interpretação em uma escola do município de Montes Claros/MG

Profa. Dra.Geisa Magela Veloso

11/04/2024

Débora de Souza Fernandes Figueiredo

Livro didático na Educação Infantil: Sistematização de saberes e aprendizagens ou engessamento da prática docente?

Profa. Dra.Geisa Magela Veloso

12/04/2024

Fabiana Sant’ana Santos

A redação do Enem: representações e práticas de escrita de estudantes concluintes do Ensino Médio

Profa. Dra.Geisa Magela Veloso

12/04/2024

Maria Aparecida Mendes Tiago 

Política Nacional de Alfabetização: reflexões sobre práticas e processos em Espinosa – MG

Profa. Dra.Geisa Magela Veloso

15/04/2024

Karoline Nascimento Santos Ruas

Contribuições da Pedagogia Sistêmica na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra.Francely Aparecida dos Santos

18/04/2024

Amanda Ribeiro da Silva 

A Literatura Infantil e o trabalho pedagógico de Matemática em turmas de escolarização do Ensino Fundamental

Profa. Dra.Francely Aparecida dos Santos

19/04/2024

Lizandro da Conceição Costa Melonio

Idoneidade didática de atividades centradas na educação financeira: uma análise das produções acadêmicas da pós-graduação stricto sensu no contexto da Educação Matemática

Prof. Dr.Edson Crisostomo dos Santos

29/05/2024

Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis

A Sala de Recursos Multifuncionais e o uso das Tecnologias Digitais: Os Desafios da Educação de Surdos no Cenário Atual

Profa. Dra.Fábia Magali Santos Vieira 

13/06/2024

José Carlos Gomes de Campos

A formação do estudante pesquisador na Iniciação Científica e suas relações de poder-saber

Profa. Dra.Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

18/06/2024

Wanise Sidalia Sanguinete Santos

Competências Digitais na Gestão Escolar: análise do nível de proficiência dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino em Montes Claros/MG

Profa. Dra.Fábia Magali Santos Vieira

20/06/2024

Jaqueline Lima de Oliveira

Diversidade e Dificuldades de Aprendizagem: a emergência de reaprender a ensinar

Profa. Dra. Viviane Bernath Gandra Brandão

21/06/2024

Géssica Braga de Almeida

Desafios para a Educação do Campo no semiárido norte mineiro: um estudo no município de São Francisco – MG

Profa. Dra.Mônica Maria Teixeira Amorim

26/06/2024

Pricila Fernandes Barbosa dos Santos

Educação Profissional e o Currículo Integrado: uma análise da integração curricular sob a perspectiva dos fazeres docentes

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

28/06/2024

Stefanie Kelly Lourenço Oliveira

Educação Especial em Montes Claros: implantação e consolidação da Apae (1970-2015)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

28/06/2024

Ana Clara soares dos Santos

Gêneros textuais/discursivos digitais no ensino de português: análise de uma coleção de livros didáticos adotados na rede pública de ensino

Profa. Dra.Francely Aparecida dos Santos

02/07/2024

Kátia Vanelli Leonardo

Medicalização da Educação Escolar: entre discursos e narrativas

Prof. Dr.César Rota Júnior

12/07/2024

Leonardo de Oliveira Lopes

Educação e ressocialização: avanços e desafios sobre o Direito à Educação no Presídio Montes Claros II

Prof. Dr.Leandro Luciano Silva Ravnjak

12/08/2024

Daniele Costa Pinho 

A ludicidade no ensino de Matemática: contribuições dos jogos e das brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Prof. Dr.José Normando Gonçalves Meira

23/08/2024

Rafaela Mota Severo Mourarias

A Integração de Tecnologias Digitais no ensino de Cálculo Integral: Potencialidades, Desafios e Perspectivas – uma Revisão da Literatura

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

19/12/2024

Turma de 2021

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Adriana Lúcia Brandão Diogenes

Etnomatemática em foco: diálogo entre saberes e fazeres matemáticos em uma escola quilombola

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

12/12/2022

Bárbara Sanara Silveira

Democratização da Educação Superior e Juventude: reflexões sobre o Cursinho Popular Darcy Ribeiro da
Rede Emancipa

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

13/12/2022

Nathany Gonçalves Santos

Os saberes e as práticas sistêmicas no processo
de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

03/02/2023

Lidiane Rodrigues Brito

Da tradição oral para a língua de sinais: a contação de histórias na educação de surdos no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

11/03/2023

Carla Francielle Rocha Martins

Ensino da Matemática: um enfoque nas práticas pedagógicas remotas no município de Capitão Enéas (MG), nos anos 2020 e 2021

 

Prof. Dr. Josué Antunes Macêdo

17/03/2023

Rosiene Gomes Pereira

O Núcleo Docente Estruturante — NDE e as ações de
gestão dos coordenadores de cursos de licenciatura

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

19/05/2023

João Pedro Reis Rosa

Caminhos para o teatro na escola

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horacio

24/05/2023

Laura Patricia Aguiar Cardoso

O Ensino Religioso em Montes Claros / MG e a interculturalidade crítica: diálogos com professores

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horacio

29/05/2023

Maria Levimar Viana Tupinamba

Políticas Públicas Educacionais: ressignificação nas práticas pedagógicas das escolas estaduais em tempos de pandemia no município de Montes Claros – MG

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/06/2023

Lílian Karla Rocha

A escrita no Ensino Médio: o delinear dos imaginários
sociodiscursivos da redação do Enem

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

13/07/2023

Marluce Soares Dias

Os silenciamentos das vozes étnico-raciais na escola

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/07/2023

Ana Francisca de Souza

“Em vez de eu tornar um com eles, eles se tornaram um comigo”: narrativas de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na Unimontes

Prof. Dr. César Rota Júnior

11/08/2023

Mônica Vieira Silva

O Programa Residência Pedagógica e a formação inicial de professores em Montes Claros-MG (2018-2019)

Prof. Dr. Jose Normando Gonçalves Meira

25/08/2023

Bruna Alves Lacerda

Mulheres Negras e Decolonialidade: um olhar sobre os livros didáticos de História do Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Montes Claros / MG 

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

28/08/2023

Osvaldo Teodoro dos Santos Filho

Trabalho e Educação: implicações teóricas nos
programas de pós-graduação em educação no Brasil

Prof. Dr. Leandro Luciano Silva Ravnjak

30/08/2023

Jackelany de Souza França Durães Machado

Relação professor-materiais curriculares: estudo na perspectiva da integração Matemática e Química

Prof. Dr. Gilberto Januario

01/09/2023

Gisele Cunha Oliveira

Grupo Escolar Gonçalves Chaves: cultura escolar e organização de tempos e espaços (1909-1938)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

14/09/2023

Igor Fernando de Queiroz Souto

Fenômenos emocionais em docentes no contexto da prática do Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira

15/09/2023

Elisa Maia Velloso Caldeira

O uso das TDIC no Ensino Remoto Emergencial na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Profa. Dra. Fabia Magali Santos Vieira

29/09/2023

Marcelo Goncalves Rêgo

Proposição e análise das potencialidades de tarefas para o cálculo de medidas de áreas de superfícies de prismas

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira Lopes

Profa. Dra. Janine Freitas Mota

15/12/2023

João Flávio Rodrigues Dias Júnior

A transposição de alçamentos vocálicos da oralidade para a escrita em textos escritos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

29/12/2023

Daniela Cristianismo Costa

Pronatec: Educação Profissional, Trabalho Docente e Precarização

Prof. Leandro Luciano Silva Ravnjak

26/02/2024

Turma de 2020

 

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Giselle Athayde Xavier Coutinho

A formação continuada do professor bacharel como construção pedagógica da profissão docente

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

05/11/2021

Giovanna Escobar Leite

Percepções de educadores sobre as Políticas Públicas Educacionais para a População Quilombola em Minas Gerais: um estudo de caso da implementação da Resolução SEE 3.658/2017

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/12/2021

Fabrício Mendes Antunes 

Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

18/02/2022

Ana Paula Nogueira Rocha Borges

A Avaliação Externa e seus resultados: implicações na prática pedagógica e no ensino da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

22/02/2022

Jose do Nascimento Queiroz Junior

Diálogos do Ensino de Violão do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez com a Música Regional do Sertão Mineiro (1961-1986)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

24/02/2022

Rozania Pereira dos Santos

Reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática por meio de softwares na pandemia da Covid-19

Prof. Dr.Josué Antunes de Macêdo

09/03/2022

Lieton Borges de Souza 

Formação de professores de Matemática: focando o olhar sobre a Educação aberta a Distância no município de Janaúba/MG

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Kátia Lima

25/04/2022

Kelly Alencar Fróes Fonseca

A constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para ler

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

28/04/2022

Hosmária Aparecida Souza Aguiar Maia

Atendimento Escolar na medida socioeducativa de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

18/05/2022

Geane Pereira Nunes

A inserção socioprofissional de egressos do curso Técnico em Agropecuária, da Escola Família Agrícola Tabocal — São Francisco/MG

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

02/06/2022

Zulma Ferreira de Souza

Letramento digital em tempos de pandemia: implicações e desafios no Ensino Superior

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

08/07/2022

Elisangela Marques Peixoto e Souza

Reflexões e desafios sobre o letramento em língua estrangeira no contexto do programa bilíngue português/inglês

Profa. Dra. Claudia Aparecida Ferreira Machado

09/07/2022

Vania Ereni Lima Vieira

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Profa. Dra. Fabia Magali Santos Vieira

15/09/2022

Edirleine dos Santos Pereira

Parcerias público-privadas e educação para o trabalho: o “Programa Nacional de Educação Empreendedora – SEBRAE”, em Montes Claros/MG

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

22/09/2022

Clarice Damascena Barbosa

Políticas públicas educacionais para a população quilombola: as perspectivas para o Ensino Fundamental I

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

29/09/2022

Rosemary de Souza Almeida

Práticas de letramento de estudantes surdos em português escrito em um curso de Letras-Libras

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro

30/09/2022

Janaina Neves Souza

Contribuições do PIBID na formação do professor de Matemática

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

Prof. Dr. Edson Crisostomo

30/09/2022

Jessica Najara Aguiar de Oliveira

Transição do Ensino Técnico para a formação superior: itinerários de estudantes da área de Enfermagem

Profa. Dra. Monica Maria Teixeira Amorim

30/09/2022

Nikolas Medson Araújo Ribeiro

Psicanálise na construção da identidade racial de
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Prof. Dr. César Rota Júnior

27/10/2022

Turma de 2019

Estudante

Título

Orientação

Defesa

Marilene Caitano Reis Almeida Soares

A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência

Prof. Dr. Gilberto Januario

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

04/12/2020

Dione Alves de Almeida

Entre Licenciandas e Professoras no Ensino Superior: perfil, presença e experiências de mulheres no campo da Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

05/02/2021

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas

A (re)significação das práticas docentes no ambiente escolar: Conhecimento Pedagógico-Tecnológico de professores de Matemática em evidência

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

Prof. Dr. Edson Crisostomo

26/03/2021

Sandy Gomes Pereira 

Vozes da Resistência: Juventudes, Reforma do Ensino Médio e as Ocupações Secundaristas em Montes Claros – MG (2016)

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

29/03/2021

Lívia Suely Souto

Relação professor-materiais curriculares educativos: uma análise dos enlaces do ensinar entre a Educação Física e a Matemática

Profa. Dra. Kátia Lima 

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

29/03/2021

Lucas Athadeu Silva Batista

Conhecimentos Didático-Matemáticos de futuros professores de Matemática sobre Educação Financeira

Prof. Dr. Edson Crisostomo

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo

30/03/2021

Andréa Ruas da Cruz Nogueira

O autismo, para além de um corpo de sintomas: uma análise sobre políticas públicas de inclusão e os processos educacionais

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Prof. Dr. César Rota Junior

30/03/2021

Sandy Aparecida Barbosa Magalhães

Entre Regras e Silenciamentos: gênero e sexualidade em escolas públicas de Montes Claros – MG

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

30/03/2021

Wannessa Aquino Reis Nunes

Saberes e práticas docentes como construção da Identidade de professores do Curso de Direito da UNIMONTES

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

03/04/2021

Zelinda Crislayne de Souza

Intensificação do trabalho e adoecimento docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

14/04/2021

Maria Fernanda Santos César

As mídias sociais e as práticas educativas a partir do dizer docente

Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira

30/04/2021

Isabela Maria Oliveira Catrinck

Uma análise discursiva e pedagógica da projeção midiática do Movimento Escola sem Partido

Profa. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

02/06/2021

Antônio Durães de Oliveira
Neto

Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

02/06/2021

Christiane Faria Franco Vieira

Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: educação musical e formação cultural em Montes Claros-MG (1961-2011)

Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

03/06/2021

Rennê Flávio Lopes Santos

Letramento acadêmico: estudo exploratório do letramento dos alunos do curso de exatas de uma instituição de ensino superior em Montes Claros

Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

09/06/2021

Islei Gonçalves Rabelo

Teoria, prática e formação pedagógica no curso de Pedagogia

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

21/06/2021

Kelia Naiara Soares Santos

A judicialização do direito à educação: estudo de casos sobre a Educação Básica no município de Montes Claros/MG (2009-2019)

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

05/07/2021

Vanessa Alves Silva 

“Você acha que todo ladrão já nasce ladrão”: o processo de escolarização de adolescentes privados de liberdade

Prof. Dr. César Rota Junior

23/09/2021

Eulália de Cássia Souza Nunes Mendes

Da Terra Prometida à terra dos excluídos: vivências discentes no Ensino Remoto, em uma escola de assentamento agrário

Profa. Dra.Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes

20/12/2021