Profa. Dra. Leonara Lacerda Delfino

Título do Projeto: As memórias do PIBID na construção das subjetividades docentes: um estudo sobre as práticas da história pública ensinada. 

Resumo: A pesquisa de pós-doutorado tem por objetivo analisar a construção das subjetividades docentes, atravessadas pelas práticas e abordagens emancipatórias desenvolvidas pelas ações coletivas entre os sujeitos escolares e equipes pibidianas do curso de história da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) nas escolas públicas daquela cidade, entre 2014-2017. Os projetos selecionados reportam-se àqueles dedicados aos passados vivos, sobretudo aos temas da educação de gênero e do ensino das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, em referência às Leis 10.639/2003;  11.645/2008 e 14.164/2021, cujas alterações curriculares reformularam a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LBDN). Nosso estudo toma como base a História Pública Ensinada e a pedagogia decolonial para pensar temas subalternizados nos currículos prescrito e praticado, tais como a história da África e dos povos negros no Brasil; história das mulheres e o protagonismo histórico dos sujeitos não hegemônicos, enquanto elementos de descentramento para a construção da consciência histórica e subjetividades dos docentes em formação. Para tanto, utilizamos da metodologia da história oral, além da análise qualitativa de relatórios, avaliações de diagnósticos e projetos de intervenção do PIBID, além das atas de reuniões das equipes e material didático escolar produzido pelas intervenções pedagógicas do programa de iniciação à docência.

Palavras-chave: Pedagogia Decolonial; História Pública; Educação Étnico-racial; Educação de gênero;  Leis 10.139/2003; 11.645/2008 e 14.164/2021; PIBID.

Supervisora: Profª Dra. Claudia de Jesus Maia