CURSINHO POPULAR DARCY RIBEIRO

(REDE EMANCIPA/UNIMONTES)

O projeto Cursinho Popular Darcy Ribeiro foi institucionalizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) através da Resolução n.º 18 – CEPEx/2020, em 15 de junho de 2020, tornando Projeto de  Ensino e Extensão. Desde então, desenvolve ações que contribuem para a consolidação de uma formação mais crítica e socialmente responsável por parte dos(as) acadêmicos(as) da Unimontes, bem como colabora para o rompimento de barreiras entre universidade e comunidade por meio do funcionamento de um cursinho preparatório para inserção dos setores populares na Universidade.

No âmbito da Universidade, o projeto possui parceria com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBOT); Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência (GPEG); Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros sistemas de pensamento e (In)serto: núcleo pela diversidade sexual e de gênero.

Em 2021, reforçamos o compromisso com a formação de professores a partir da renovação do projeto através da Resolução nº 180 – CEPEx/2021. A proposta é ampliar diálogos sobre educação popular e formação docente com responsabilidade social, utilizando como metodologia de trabalho a perspectiva dialógica e as premissas de construção de comunidades de aprendizagem. Sendo assim, além de propiciar o funcionamento do cursinho, fortalecemos a formação de professores(as) na Unimontes através do trabalho dos(as) nossos(as) docentes e discentes no Cursinho Popular Darcy Ribeiro, nos eventos e publicações construídas coletivamente.

Equipe

Coordenadora geral:

Prof.ª Dr.ª Bárbara Figueiredo Souto (Departamento de História/PPGH)

Coordenadores(as) do Movimento Social:

Kleber Barbosa Oliva, Samira Xavier Machado, Gabriel Reis Chaves, Igor Veloso Souza, Wendy Melissa Gonçalves, Jéssica Lorrany Sant’Ana Rodrigues, Bárbara Figueiredo Souto, Maria Alice Mendes Pereira, Emilly Thainá Gonçalves Rodrigues e Josué Cardoso Pereira Alves.

Professores(as) da Unimontes:

Prof. Dr. Alex Fabiano Correia Jardim (Departamento de Filosofia/PROF-FILO), Prof.ª Ma. Andrea Ruas da Cruz Nogueira (Departamento de Educação), Prof. Dr.ª Cláudia de Jesus Maia (Departamento de História/PPGH), Prof. Ma. Daliana Cristina de Lima Antonio (Departamento de Política e Ciências Sociais), Prof. Dr. Gustavo Henrique Cepolini Ferreira (Departamento de Geociências/PPGEO), Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio (Departamento de Filosofia/PPGE), Prof. Dr. Ildenilson Meireles Barbosa (Departamento de Filosofia/PROF-FILO), Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Teixeira Amorim (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais/PPGE/PPGDS), Prof.ª Ma. Nelcira Aparecida Durães (Departamento de Artes), Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento (Departamento de Educação/PPGE/PPGDS), Prof. Me. Rahyan de Carvalho Alves (Departamento de Estágios e Práticas Escolares).

Egressos(as) do PPGH:

Clarissa Rodrigues Soares

Gustavo Martins Mota

Maria Clara de Oliveira Silva

Renan de Souza Nascimento

Discentes do PPGH:

Maria Carolina Nobre

Contato

E-mail: projeto.cursopopular@unimontes.br

Redes Sociais

Instagram: @emancipamoc

Facebook: Cursinho Popular Darcy Ribeiro

Canal do YouTube: Cursinho Popular Darcy Ribeiro

Breve histórico

O Cursinho Popular Darcy Ribeiro surgiu em Montes Claros a partir da articulação de acadêmicos(as) com o propósito de integrar a Rede Emancipa, que trata-se de um movimento social de educação popular que atua principalmente com a organização de cursinhos populares pré-universitários, totalmente gratuitos e voltados para estudantes de escola pública, de baixa renda, moradores(as) de periferia e trabalhadores(as). Atualmente, a Rede é constituída por mais de 60 cursinhos espalhados por todos os estados do país. Em Minas Gerais, o cursinho se organiza desde 2013 em Montes Claros e, posteriormente, surgiram parceiros em Alfenas, Uberlândia, Belo Horizonte, Ibirité, Varginha, Cambuí e Pouso Alegre. A Rede Emancipa começou na Grande São Paulo, em 2007, com estudantes e docentes universitárias(os) que visavam colaborar para o ingresso de estudantes egressos(as) da escola pública em universidades, especialmente nas públicas; e, com isso, defender o direito à universidade pública e de qualidade para todos(as). Aos poucos, os cursinhos fundados por esse grupo foram se transformando na Rede Emancipa e em um movimento social que parte do pressuposto de que a educação pública é um patrimônio coletivo a ser defendido e sua qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.

Publicações

AMORIM, Mônica Maria Teixeira; CHAVES, Gabriel Reis; MACHADO, Samira Xavier. O Cursinho Popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa em tempos de pandemia da Covid 19: um relato da experiência com o ensino remoto. ANAIS ONLINE FEPEG 2020, Unimontes. Disponível em: https://fepeg2020.unimontes.br/anais/6c7798bc-ed90-455b-abcf-03bb212ad4f5. Acessado em 29 de outubro de 2021.

HORACIO, Heiberle H. Formação docente, pensamentos indígena, de(s)colonial e filosofias africanas na disciplina Filosofia do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. In: SILVA, Clécio Danilo Dias da (Org.). Formação docente: experiências metodológicas, tecnológicas e práticas. Ponta Grossa (PR): Atenas, 2021.

MACHADO, Samira Xavier. A democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil e os Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Montes Claros: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS/Unimontes, 2020. (Dissertação, Mestrado em Desenvolvimento Social). Disponível em: https://www.posgraduacao.unimontes.br/uploads/sites/20/2021/06/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-COM-FICHA-Samira-Xavier-Machado-2021.pdf Acesso em 10/12/2021.

MACHADO, Samira Xavier; AMORIM, Mônica Maria Teixeira; IDE, Maria Helena de Souza. Cursinho Popular Darcy Ribeiro: uma experiência de educação popular em Montes Claros. In: PAULA, Andréa Maria Narciso Rocha de; AMORIM, Mônica Maria Teixeira (Orgs.). Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades. Montes Claros: Editora Unimontes, 2020. [e-book]

RODRIGUES, Jéssica Lorrany Sant’Ana. Por uma nova periferia: um estudo de caso do Cursinho Popular Darcy Ribeiro em Montes Claros-MG – 2020-2021. Trabalho de Conclusão de Curso defendido no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, 2021.

SOUTO, Bárbara Figueiredo; SOARES, Clarissa Rodrigues. Educação popular e ensino de História em debate: reflexões e experiências a partir do Cursinho Popular Darcy Ribeiro/Rede Emancipa. In: BUENO, André; CREMA, Everton; MARTÍN, Nilson Javier (Orgs.). Ensino e Aprendizagem Histórica. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/ UNESPAR, 2020, p. 144-149.

SOUTO, Bárbara Figueiredo; RODRIGUES, Jéssica Lorrany Sant’Ana. Cursinho Popular Darcy Ribeiro: experiência extensionista em contexto de pandemia. ANAIS ONLINE FEPEG 2020, Unimontes. Disponível em: https://fepeg2020.unimontes.br/anais/3e160c3f-f439-4bfb-a90f-20704de7d4e7. Acessado em 18 de janeiro de 2022.

SOUTO, Bárbara Figueiredo. O impacto da pandemia de Covid-19 nas ações do Cursinho Popular Darcy Ribeiro (Rede Emancipa/Unimontes). ANAIS ONLINE FEPEG 2021, Unimontes. Disponível em: https://fepeg2021.unimontes.br/anais. Acessado em 18 de janeiro de 2022.

SOUTO, Bárbara Figueiredo. “Conhecimento não é coisa só de cabeça, conhecimento é de corpo inteiro”: diálogos sobre educação popular e ensino de história a partir de experiências no Cursinho Popular Darcy Ribeiro (Rede Emancipa/Unimontes). In: ALMEIDA, Ivete Batista da Silva; RIBEIRO JÚNIOR, Florisvaldo Paulo (Orgs.). Ensino de História e o pensamento decolonial. Uberlândia-MG. [no prelo].

SOUTO, Bárbara Figueiredo; OLIVA FILHO, Kleber Barbosa; PEREIRA, Maria Alice Mendes; AMORIM, Mônica Maria Teixeira; MACHADO, Samira Xavier. O pensamento de Paulo Freire como referência para as ações do Cursinho Popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa. [no prelo].