Estrutura Curricular
O mestrado de História está organizado para ser realizado em 5 semestres ou 24 meses, conforme o esquema a seguir:
1º Semestre |
– Disciplina Obrigatória Teoria da História (6 créditos) – Disciplina Optativa (4 créditos) – Disciplina Obrigatória Tópico Especial I (4 créditos) |
2º Semestre |
– Disciplina obrigatória Seminário de Pesquisa (4 créditos) – Disciplina Optativa (4 créditos) – Elaboração de Dissertação 1 |
3º Semestre |
– Elaboração de Dissertação 2 |
4º Semestre |
– Elaboração de Dissertação 3 – Atividades Científicas Programadas (2 créditos) |
5º Semestre |
– Elaboração de Dissertação 4 (6 créditos) |
- Disciplinas do Mestrado (Clique para ver)
Modalidade |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CRÉDITOS |
EMENTA |
OBRIGATÓRIA |
Teoria da História |
90H/A |
6 h/a |
6 |
O estatuto do saber histórico, a emergência dos fenômenos coletivos e do social; percursos historiográficos; novas fontes e abordagens metodológicas; conceitos e paradigmas do cenário contemporâneo. |
Seminário de Pesquisa |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Esta disciplina reúne todos os alunos do programa com o objetivo de discutir textos produzidos pelos alunos, bem como discutir questões teóricas e metodológicas suscitadas pela execução das pesquisas. A disciplina será ministrada sempre por no mínimo dos professores, sendo um de cada linha e está aberta à participação dos professores orientadores. |
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Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e Gênero I |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Cultura, Relações Sociais e Gênero”. |
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Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades I |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Poder, Trabalho e Identidades”. |
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OPTATIVA |
Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades II |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Poder, Trabalho e Identidades”. |
Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e gênero II |
60 H/A |
4 h/a |
4 |
Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Cultura, Relações Sociais e Gênero”.
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Trabalho e Conflitos Sociais |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Os mundos do trabalho; relações de trabalho; organizações, experiências e cotidiano dos trabalhadores; disciplina e controle social, formas de trabalho compulsório, divisão territorial do trabalho; movimentos e conflitos sociais. |
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Imaginário e Liturgias políticas |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Linguagens políticas, vocabulário de símbolos, ritos, imaginários, liturgias políticas, gestos e representações visuais nas culturas políticas. |
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Poder e Relações Sociais |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Poder, resistência; direito e norma. O exercício do poder nas suas diversas formas: no Estado, na família, no trabalho, nas relações de gênero, nas tensões cotidianas, nas instituições sociais e normativas. A constituição do sujeito e as múltiplas relações que o produz ou o envolve na vivência das suas experiências sociais e cotidianas. Dispositivos disciplinares, de controle e governabilidade. Poder, relações de consenso, conflito e violência. |
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Gênero e Subjetividade |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Gênero como categoria de análise histórica. O conceito de subjetividade e a crítica ao sujeito fundante e constituinte. Representações de gênero, do feminino e do masculino. Dispositivos e processos históricos de produção de subjetividades, gênero, corpos e sexualidade. Experiências individuais e coletivas das mulheres na história. |
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História, Memória e Cultura |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Principais debates e abordagens sobre a relação entre a história e a memória, com especial ênfase no diálogo historiográfico e no entrecruzamento com outros campos do conhecimento. Práticas sociais, as manifestações culturais e a oralidade como lugares de memória e de construção de identidades. Concentração nas representações e práticas culturais das sociedades, levando em consideração os processos de significação efetuados sobre elementos da cultura material e imaterial. |
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Discurso, Representações Sociais e Imaginário |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Discurso, práticas discursivas, produção de sentidos e imagens. Subjetividade, intersubjetividade e representações sociais. Conceito de imaginário, o inconsciente, e a relação entre o instituído e o instituinte na formação e análise da sociedade. |
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Poder, território e Identidade |
60H/A |
4 h/a |
4 |
Relação espaço, tempo e poder; território e dinâmica socioespacial; poder e territorialização; identidade e poder; Estado, território, nação e região; regionalismo. |
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Estado, Nação e Culturas Políticas |
60H/A |
4 h/a |
4 |
A história política e suas transformações no tempo; ampliação e reconceituação na abordagem do político, do Estado e da nação; a emergência das culturas políticas. |
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Cultura Histórica, educação e sociedade |
30H/A |
2 h/a |
2 |
Cultura histórica, consciência histórica e temas sensíveis; sociedade, memória histórica, história pública e usos do passado; diálogos entre o conhecimento acadêmico, a formação profissional docente e o ensino de história escolar; os sujeitos do processo educativo, as diferentes linguagens do processo de ensino-aprendizagem e a interdisciplinaridade; os passados presentes e a formação dos saberes emancipatórios enquanto possibilidade de uma prática decolonial de ensino. |
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Gênero e História Pública |
30H/A |
2 h/a |
2 |
Conceitos relacionados à História Pública, aos estudos feministas, de gênero e da Teoria Queer. O papel do(a) historiador(a) de gênero na popularização da história; das mídias e outros discursos na difusão, o acesso e a circulação de saberes. A violência de gênero na perspectiva histórica. Políticas públicas de gênero no Brasil. O debate étnicoracial no Brasil e o Feminismo Negro; movimentos de mulheres, LGBTq e o feminismo decolonial. |
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