Estrutura Curricular

O mestrado de História está organizado para ser realizado em 5 semestres ou 24 meses, conforme o esquema a seguir:

 

1º Semestre

– Disciplina Obrigatória Teoria da História (6 créditos)

– Disciplina Optativa (4 créditos)

– Disciplina Obrigatória Tópico Especial I (4 créditos)

2º Semestre

– Disciplina obrigatória Seminário de Pesquisa (4 créditos)

– Disciplina Optativa (4 créditos)

– Elaboração de Dissertação 1

3º Semestre

– Elaboração de Dissertação 2

4º Semestre

– Elaboração de Dissertação 3

– Atividades Científicas Programadas (2 créditos)

5º Semestre

– Elaboração de Dissertação 4 (6 créditos)

- Disciplinas do Mestrado (Clique para ver)

Modalidade

NOME DA DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA TOTAL

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CRÉDITOS

EMENTA

OBRIGATÓRIA

Teoria da História

90H/A

6 h/a

6

O estatuto do saber histórico, a emergência dos fenômenos coletivos e do social; percursos historiográficos; novas fontes e abordagens metodológicas; conceitos e paradigmas do cenário contemporâneo.

Seminário de Pesquisa

60H/A

4 h/a

4

Esta disciplina reúne todos os alunos do programa com o objetivo de discutir textos produzidos pelos alunos, bem como discutir questões teóricas e metodológicas suscitadas pela execução das pesquisas. A disciplina será ministrada sempre por no mínimo dos professores, sendo um de cada linha e está aberta à participação dos professores orientadores.

Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e Gênero I

60H/A

4 h/a

4

Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Cultura, Relações Sociais e Gênero”.

Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades I

60H/A

4 h/a

4

Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “Poder, Trabalho e Identidades”.

OPTATIVA

 

Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades II

60H/A

4 h/a

4

Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à  Linha “Poder, Trabalho e Identidades”.

Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e gênero II

60 H/A

4 h/a

4

Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o  desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à  Linha “Cultura, Relações Sociais e Gênero”.

 

Trabalho e Conflitos Sociais

60H/A

4 h/a

4

Os mundos do trabalho; relações de trabalho; organizações, experiências e cotidiano dos trabalhadores; disciplina e controle social, formas de trabalho compulsório, divisão territorial do trabalho; movimentos e conflitos sociais.

Imaginário e Liturgias políticas

60H/A

4 h/a

4

Linguagens políticas, vocabulário de símbolos, ritos, imaginários, liturgias políticas, gestos e representações visuais nas culturas políticas.

Poder e Relações Sociais

60H/A

4 h/a

4

Poder, resistência; direito e norma. O exercício do poder nas suas diversas formas: no Estado, na família, no trabalho, nas relações de gênero, nas tensões cotidianas, nas instituições sociais e normativas. A constituição do sujeito e as múltiplas relações que o produz ou o envolve na vivência das suas experiências sociais e cotidianas. Dispositivos disciplinares, de controle e governabilidade. Poder, relações de consenso, conflito e violência.

Gênero e Subjetividade

60H/A

4 h/a

4

Gênero como categoria de análise histórica. O conceito de subjetividade e a crítica ao sujeito fundante e constituinte. Representações de gênero, do feminino e do masculino. Dispositivos e processos históricos de produção de subjetividades, gênero, corpos e sexualidade. Experiências individuais e coletivas das mulheres na história.

História, Memória e Cultura

60H/A

4 h/a

4

Principais debates e abordagens sobre a relação entre a história e a memória, com especial ênfase no diálogo historiográfico e no entrecruzamento com outros campos do conhecimento. Práticas sociais, as manifestações culturais e a oralidade como lugares de memória e de construção de identidades. Concentração nas representações e práticas culturais das sociedades, levando em consideração os processos de significação efetuados sobre elementos da cultura material e imaterial.

Discurso, Representações Sociais e Imaginário

60H/A

4 h/a

4

Discurso, práticas discursivas, produção de sentidos e imagens. Subjetividade, intersubjetividade e representações sociais. Conceito de imaginário, o inconsciente, e a relação entre o instituído e o instituinte na formação e análise da sociedade.

Poder, território e Identidade

60H/A

4 h/a

4

Relação  espaço, tempo e poder;  território e  dinâmica socioespacial;  poder e territorialização;  identidade e poder;  Estado, território, nação  e região; regionalismo.

Estado, Nação e Culturas Políticas

60H/A

4 h/a

4

A história política e suas transformações no tempo; ampliação e reconceituação na abordagem do político, do Estado e da nação; a emergência das culturas políticas.

Cultura Histórica, educação e sociedade

30H/A

2 h/a

2

Cultura histórica, consciência histórica e temas sensíveis; sociedade, memória histórica, história pública e usos do passado; diálogos entre o conhecimento acadêmico, a formação profissional docente e o ensino de história escolar; os sujeitos do processo educativo, as diferentes linguagens do processo de ensino-aprendizagem e a interdisciplinaridade; os passados presentes e a formação dos saberes emancipatórios enquanto possibilidade de uma prática decolonial de ensino.

Gênero e História Pública

30H/A

2 h/a

2

Conceitos relacionados à História Pública, aos estudos feministas, de gênero e da Teoria Queer. O papel do(a) historiador(a) de gênero na popularização da história; das mídias e outros discursos na difusão, o acesso e a circulação de saberes. A violência de gênero na perspectiva histórica. Políticas públicas de gênero no Brasil. O debate étnicoracial no Brasil e o Feminismo Negro; movimentos de mulheres, LGBTq e o feminismo decolonial.

 

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