Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG)

EDITAL Nº 02/2023 – Bolsa de Iniciação científica 

EDITAL Nº 03/2023 – Bolsa de Mestrado

Líderes: Profa. Dra. Cláudia Maia

               Profa. Dra. Bárbara Figueiredo Souto

Criado em 2006 por meio da resolução 174 CEPEX/2006 e cadastrado nesse mesmo ano no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem por objetivo a criação de espaço institucional para fomentar o debate acadêmico e incentivar pesquisas sobre gênero, história das mulheres, feminismos e especialmente violência de gênero, oferecendo instrumentos teórico-metodológicos para as/os alunas/os da graduação e da pós-graduação desenvolverem seus trabalhos e, ao mesmo tempo, agrupar pesquisadores/as para o desenvolvimento de projetos coletivos. O GPEG também tem sido referência para apoio e consultorias no Norte de Minas em projetos e políticas públicas que envolvem mulheres e violência de gênero.

CONTATOS:

Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Sala 69, prédio 2, Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Vila Mauricéia, Montes Claros – MG.

(38) 3229-8060 

E-mail: gvmulheres@gmail.com

 

PÁGINA CNPQ

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2065212964270257

Instagram: https://www.instagram.com/gpegunimontes/

 

Saiba mais

Grupo de Pesquisa e Estudos do pensamento autoritário

 

LíderProf. Dr. Felipe Azevedo Cazetta

Através de pesquisas acerca da diversidade dos pensamentos políticos autoritários, se permite perceber a manifestação de aspectos consonantes em discursos e práticas contemporâneas; ações que caracterizam o repertório e performance típicas de determinados grupos ou simpatizantes de dada concepção autoritária; bem como tornar saliente e visível a presença de concepções autoritárias de diferentes linhagens e famílias políticas, atuando na contemporaneidade. Portanto, o grupo de pesquisa tem como proposta assumir recorte temporal diacrônico e bastante dilatado no intuito de contemplar investigações de fenômenos compreendidos entre meados do século XIX, quando explodiram as vagas nacionalistas – que alimentaram concepções extremistas -, até os anos vinte do século XXI, que deram vazão a posturas de exclusão étnica, marginalização de grupos sociais, e manifestações institucionais ou não de protecionismo e xenofobia em diferentes partes do globo. Tais enfoques se vincularam aos mecanismos de disputa de poder em sentido ampliado, portando, não fazendo qualquer sentido organiza-lo em institucional ou extra-institucional. Em outras palavras, as pesquisas se concentraram nas formas de atuação de grupos extremistas em seus discurso, por projetos políticos, modelos de Estado, propostas de formação moral e social, através de plataformas de ensino, por exemplo; formas de infiltração em discursos religiosos, e estratégias de projeção destes discurso religiosos e fundamentalistas como formas de ampliarem percentual de seguidores, militantes e, por fim, eleitores; maneiras de projeção e organização do extremismo ideológico e do autoritarismo político no ciberespaço.

CONTATO:

E-mail: felipecazetta@yahoo.com.br

PÁGINA CNPq:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2065904993744150

Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF)

Líder: Profa. Dra. Ester Liberato Pereira

Cunhado em 2018, institucionalizado por meio da Resolução CEPEx/Unimontes Nº. 084, 16 de setembro de 2020, e cadastrado nesse mesmo ano no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) encontra-se vinculado ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Apresenta, por objetivo, produzir e publicar pesquisas, afora realizar atividades de ensino e de extensão (exposições, palestras, dentre outros) a respeito de uma história do esporte, das práticas corporais e da Educação Física na região Norte do estado de Minas Gerais. A perspectiva teórico-metodológica das pesquisas está ancorada na História, nas Ciências Sociais e nas suas interconexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte, fazendo-se avistar os acenados objetos de estudo enquanto composições históricas e culturais. 

CONTATOS:

 

Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Sala do Ludens, Centro Esportivo Universitário (CEU) Reitor João Valle Maurício. Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Vila Mauricéia, Montes Claros – MG.

(38) 3229-8087

Site: https://www.gehefunimontes.com/

E-mail: gehef@unimontes.br

 

PÁGINA CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/663127

Instagram: https://www.instagram.com/gehefunimontes/

Facebook: https://www.facebook.com/historiaesporteefi