Inserção Social

O histórico da Universidade Estadual de Montes Claros é atender a região em que se encontra, trazendo o desenvolvimento econômico e cultural. O Programa de Pós-Graduação recebe candidatos da região norte/noroeste/ nordeste de Minas Gerais, tornando-se um programa polo. Uma vez qualificados, esses mestres atuam na região, fechando o círculo que a universidade se propõe. Resta lembrar que Montes Claros têm várias faculdades, mas somente um curso de pós-graduação em História, o qual, aliás, é único em toda região norte/noroeste/nordeste de Minas Gerais.

Desde o ano de 2012 o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) tem participado como colaborador da Semana Igor Xavier. Este evento é uma semana dedicada a abordar e refletir acerca de preconceito aos homossexuais.

Destacamos ainda o projeto, que tem como público alvo os alunos egressos e professores da rede pública. O projeto é realizado em parceria entre o PPGH-Unimontes, o Departamento de História da Unimontes e o Núcleo de Estudos Étnico-raciais da Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG.

INTERFACE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Os alunos do Mestrado são, em geral, professores da educação básica, exceção feita aos bolsistas. Os alunos que concluirão suas dissertações na primeira e segunda turma, na sua grande maioria são professores da Educação Básica, o que acreditamos contribuir com a qualidade do ensino local.