Disciplinas
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO ESQUEMA DE OFERTA DO CURSO:
1º Semestre
– Teoria da História (6 créditos)
– Optativa (4 créditos)
– Tópico Especial (4 créditos)
2º Semestre
– Seminário de Pesquisa (4 créditos)
– Optativa (4 créditos)
3º Semestre
– Dissertação
– Exame de Qualificação (16 meses)
4º Semestre
– Dissertação
– Entregar relatório de Atividades programadas (2 créditos)
– Depósito da Dissertação e Solicitação de defesa
5º Semestre
– Defesa da dissertação
Quadro de Disciplinas
Obrigatórias
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Teoria da História | 06 | 90 |
Ementa: O estatuto do saber histórico, a emergência dos fenômenos coletivos e do social; percursos historiográficos; novas fontes e abordagens metodológicas; conceitos e paradigmas do cenário contemporâneo. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Seminário de Pesquisa | 04 | 60 |
Ementa: Esta disciplina reúne todos os alunos do Programa com o objetivo de discutir textos produzidos pelos alunos, bem como discutir questões teóricas e metodológicas suscitadas pela execução das pesquisas. A disciplina será ministrada sempre por, no mínimo, dois professores, sendo um de cada Linha de Pesquisa e está aberta à participação dos professores orientadores. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Dissertação | – | – |
Ementa: Redação do texto final da dissertação de mestrado. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Atividades Programadas | 02 | 30 |
Ementa: Atividades extra-curriculares desenvolvidas ao longo do curso, a exemplo de apresentação de trabalhos em eventos e publicações diversas. O relatório destas atividades deverá ser entregue para avaliação de uma comissão designada pelo Colegiado do Curso, antes da defesa da Dissertação do Mestrado. |
Optativas
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Discurso, Representações Sociais e Imaginário | 04 | 60 |
Ementa: Discurso, práticas discursivas, produção de sentidos e imagens. Subjetividade, intersubjetividade e representações sociais. Conceito de imaginário, o inconsciente e a relação entre o instituído e o instituinte na formação e análise da sociedade. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Estado, Nação e Culturas Políticas | 04 | 60 |
Ementa: A história política e suas transformações no tempo; ampliação e re-conceituação na abordagem do político, do Estado e da nação; a emergência das culturas políticas. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Gênero e Subjetividade | 04 | 60 |
Ementa: Gênero como categoria de análise histórica. O conceito de subjetividade e a crítica ao sujeito fundante e constituinte. Representações de gênero, do feminino e do masculino. Dispositivos e processos históricos de produção de subjetividades, gênero, corpos e sexualidade. Experiências individuais e coletivas das mulheres na história. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
História, Memória e Cultura | 04 | 60 |
Ementa: Principais debates e abordagens sobre a relação entre a história e a memória, com especial ênfase no diálogo historiográfico e no entrecruzamento com outros campos do conhecimento. Práticas sociais, as manifestações culturais e a oralidade como lugares de memória e de construção de identidades. Concentração nas representações e práticas culturais das sociedades, levando em consideração os processos de significação efetuados sobre elementos da cultura material e imaterial. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Imaginário e Liturgias Políticas | 04 | 60 |
Ementa: Linguagens políticas, vocabulário de símbolos, ritos, imaginários, liturgias políticas, gestos e representações visuais nas culturas políticas. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Poder e Relações Sociais | 04 | 60 |
Ementa: Poder, resistência; direito e norma. O exercício do poder nas suas diversas formas: no Estado, na família, no trabalho, nas relações de gênero, nas tensões cotidianas, nas instituições sociais e normativas. A constituição do sujeito e as múltiplas relações que o produz ou o envolve na vivências das suas experiências sociais e cotidianas. Dispositivos disciplinares, de controle e governabilidade. Poder, relações de consenso, conflito e violência. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Poder, Território e Identidades | 04 | 60 |
Ementa: Relação espaço, tempo e poder; território e dinâmica socioespacial; poder e territorialização; identidade e poder; Estado, território, nação e região; regionalismo. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Trabalho e Conflitos Sociais | 04 | 60 |
Ementa: Os mundos do trabalho; relações de trabalho; organizações, experiências e cotidiano dos trabalhadores; disciplina e controle social, formas de trabalho compulsório, divisão territorial do trabalho; movimentos e conflitos sociais. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Cultura histórica, educação e sociedade | 02 | 30 |
Ementa: Cultura histórica e cultura historiográfica; sociedade, memória histórica e usos do passado; diálogos entre o conhecimento acadêmico, a formação profissional docente e a prática escolar; a “tese do descompasso” e as relações assimétricas de poder estabelecidas entre as tradições disciplinares acadêmicas e escolar; consciência histórica, sujeitos do processo educativo, compreensão crítica do tempo, da identidade e da ação na história e historiografia; história pública e a história ensinada. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Gênero e História Pública | 02 | 30 |
Ementa: Conceitos relacionados à História Pública, aos estudos feministas, de gênero e da Teoria Queer. O papel do(a) historiador(a) de gênero na popularização da história; das mídias e outros discursos na difusão, o acesso e a circulação de saberes. A violência de gênero na perspectiva histórica. Políticas públicas de gênero no Brasil. O debate étnico-racial no Brasil e o Feminismo Negro; movimento de mulheres, LGBTq e o feminismo decolonial. |
Tópicos especiais
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e Gênero I | 04 | 60 |
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa “Cultura, Relações Sociais e Gênero”. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Tópicos Especiais em Cultura, Relações Sociais e Gênero II | 04 | 60 |
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa “Cultura, Relações Sociais e Gênero”. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades I | 04 | 60 |
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa “Poder, Trabalho e Identidades”. |
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Tópicos Especiais em Poder, Trabalho e Identidades II | 04 | 60 |
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa “Poder, Trabalho e Identidades”. |