Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG)
Líderes: Profa. Dra. Cláudia Maia
Profa. Dra. Bárbara Figueiredo Souto
Criado em 2006 por meio da resolução 174 CEPEX/2006 e cadastrado nesse mesmo ano no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem por objetivo a criação de espaço institucional para fomentar o debate acadêmico e incentivar pesquisas sobre gênero, história das mulheres, feminismos e especialmente violência de gênero, oferecendo instrumentos teórico-metodológicos para as/os alunas/os da graduação e da pós-graduação desenvolverem seus trabalhos e, ao mesmo tempo, agrupar pesquisadores/as para o desenvolvimento de projetos coletivos. O GPEG também tem sido referência para apoio e consultorias no Norte de Minas em projetos e políticas públicas que envolvem mulheres e violência de gênero.
CONTATOS:
Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Sala 69, prédio 2, Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
Vila Mauricéia, Montes Claros – MG.
(38) 3229-8060
E-mail: gvmulheres@gmail.com
PÁGINA CNPQ
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2065212964270257
Instagram: https://www.instagram.com/gpegunimontes/
Saiba mais
Grupo de Pesquisa e Estudos do pensamento autoritário
Líder: Prof. Dr. Felipe Azevedo Cazetta
Através de pesquisas acerca da diversidade dos pensamentos políticos autoritários, se permite perceber a manifestação de aspectos consonantes em discursos e práticas contemporâneas; ações que caracterizam o repertório e performance típicas de determinados grupos ou simpatizantes de dada concepção autoritária; bem como tornar saliente e visível a presença de concepções autoritárias de diferentes linhagens e famílias políticas, atuando na contemporaneidade. Portanto, o grupo de pesquisa tem como proposta assumir recorte temporal diacrônico e bastante dilatado no intuito de contemplar investigações de fenômenos compreendidos entre meados do século XIX, quando explodiram as vagas nacionalistas – que alimentaram concepções extremistas -, até os anos vinte do século XXI, que deram vazão a posturas de exclusão étnica, marginalização de grupos sociais, e manifestações institucionais ou não de protecionismo e xenofobia em diferentes partes do globo. Tais enfoques se vincularam aos mecanismos de disputa de poder em sentido ampliado, portando, não fazendo qualquer sentido organiza-lo em institucional ou extra-institucional. Em outras palavras, as pesquisas se concentraram nas formas de atuação de grupos extremistas em seus discurso, por projetos políticos, modelos de Estado, propostas de formação moral e social, através de plataformas de ensino, por exemplo; formas de infiltração em discursos religiosos, e estratégias de projeção destes discurso religiosos e fundamentalistas como formas de ampliarem percentual de seguidores, militantes e, por fim, eleitores; maneiras de projeção e organização do extremismo ideológico e do autoritarismo político no ciberespaço.
CONTATO:
E-mail: felipecazetta@yahoo.com.br
PÁGINA CNPq:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2065904993744150
Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF)
Líder: Profa. Dra. Ester Liberato Pereira
Cunhado em 2018, institucionalizado por meio da Resolução CEPEx/Unimontes Nº. 084, 16 de setembro de 2020, e cadastrado nesse mesmo ano no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) encontra-se vinculado ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Apresenta, por objetivo, produzir e publicar pesquisas, afora realizar atividades de ensino e de extensão (exposições, palestras, dentre outros) a respeito de uma história do esporte, das práticas corporais e da Educação Física na região Norte do estado de Minas Gerais. A perspectiva teórico-metodológica das pesquisas está ancorada na História, nas Ciências Sociais e nas suas interconexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte, fazendo-se avistar os acenados objetos de estudo enquanto composições históricas e culturais.
CONTATOS:
Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Sala do Ludens, Centro Esportivo Universitário (CEU) Reitor João Valle Maurício. Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
Vila Mauricéia, Montes Claros – MG.
(38) 3229-8087
Site: https://www.gehefunimontes.com/
E-mail: gehef@unimontes.br
PÁGINA CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/663127
Instagram: https://www.instagram.com/gehefunimontes/
Facebook: https://www.facebook.com/historiaesporteefi
Odisseia: Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad
Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Dias
Odisseia: Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedica-se a pesquisar a genealogia do pensamento de Abdelmalek Sayad (1933-1998), compreender a construção de sua obra, bem como os conceitos-chave no campo dos estudos migratórios ao longo de sua trajetória pessoal e de pesquisador. Os temas de investigação giram em torno de seus escritos desenvolvidos a partir de pesquisas conduzidas na Argélia e na França, bem como do debate intelectual estabelecido com acadêmicos, ativistas, literatos e, sobretudo, com migrantes e não-migrantes nos dois países.
Site: https://www.odisseia-sayad.org/
Instagram: https://www.instagram.com/odisseiasayad/