O Mestrado Acadêmico em Botânica Aplicada tem como objetivo formar e aperfeiçoar recursos humanos com capacidade de conhecer e utilizar a diversidade vegetal dos biomas presentes no estado de Minas Gerais, especificamente Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, para solucionar questões socioambientais que promovam o uso sustentável e conservação da biodiversidade.

O Mestrado em Botânica Aplicada formará um profissional altamente qualificado que possa utilizar o conhecimento adquirido de descrição, organização e uso da botânica para o ensino, pesquisa e extensão. Como diferencial, os profissionais, além de atuarem no magistério, da formação básica ao ensino superior, com orientação de alunos desde a iniciação científica (graduação até a pós-graduação), e na pesquisa científica, serão induzidos a aplicar seu conhecimento no manejo, conservação e restauração da flora.

O curso tem apenas a área de concentração “Botânica Aplicada” que visa desenvolver estudos e pesquisas da Ciência Botânica focados na aplicação do conhecimento gerado no uso, manejo, conservação e restauração da diversidade vegetal. Para isso, a área de concentração objetiva fazer a junção entre a pesquisa básica e aplicada, promovendo o desenvolvimento de ações e soluções que levem a utilização sustentável da flora e melhoria da qualidade de vida humana.

A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada –PPGBOT está localizada no Prédio 6 da Unimontes, no CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) – primeiro andar, anexo ao Laboratório Morfo funcional – no Campus Universitário “Professor Darcy Ribeiro”, em Montes Claros – MG.
Telefone de Contanto: (38) 3229-8186