O Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada (PPGBot), da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, realizou entre os dias 15 e 17 de abril de 2021, o III SIMBOT- Simpósio de Botânica Aplicada. O evento foi online e transmitido pelo canal do YouTube do programa. O evento foi gratuito e teve mais de 800 inscritos.

Em sua terceira edição, o SIMBOT se consolidou como um espaço de aproximação entre pesquisadores, professores, estudantes e público em geral em tempos de  pandemia, como uma oportunidade de conhecer mais sobre a biologia de espécies nativas de palmeiras e sobre a importância de sua conservação, tanto para o ambiente, por meio dos seus papéis ecológicos, quanto para a comunidade, por meio de seus usos e aplicações. Por esse motivo, o tema proposto para o III SIMBOT foi: “Palmeiras: diálogos sobre botânica e aplicações”.

Nesse evento foram 8 palestras magistrais com temas voltados para a família Arecaceae. Tivemos também 3 mesas redondas, com os seguintes temas: O Papel da Extensão e Pesquisa-Ação na Socialização de Conhecimentos (Etno)botânicos; Estratégias para ensinar Botânica no ambiente virtual; Pra não dizer que não falei das Mina: uma negra, uma índia e uma cabocla e as floras que elas representam. Além disso, também foi apresentada uma rede de conversa com o grupo de jovens botânicos, intitulado “Chapters iniciação Botânica”.

Todas as palestras estão disponíveis no canal do YouTube do programa