Foi realizado entre os dias 15 e 17 de abril de 2019 o II Simpósio de Botânica Aplicada (SIMBOT) em Montes Claros – MG, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada, ocorrido na OAB do município de Montes Claros/MG.  O tema proposto para o Simpósio desse ano foi “Diversidade e Uso da Flora do Semiárido". A região do Norte de Minas Gerais é caracterizada pela transição da região Sudeste para o Nordeste e dos biomas Cerrado para a Caatinga, com intersecções da Mata Atlântica e a presença de populações tradicionais. Essa região apresenta vários municípios com os piores IDH, faz parte das Áreas Susceptíveis à Desertificação e está incluída na delimitação do Semiárido Brasileiro. As perspectivas de alteração dos ambientes naturais e o aumento da susceptibilidade as mudanças globais do clima mostram a fragilidade da região, de seus ecossistemas e dos povos tradicionais associados.
Diante deste cenário, é muito importante a consolidação e divulgação de projetos e pesquisas que abordem os impactos e medidas de conservação e valorização da biodiversidade, bioprospecção e o conhecimento tradicional da utilização das plantas do Semiárido.

Para o II Simbot tivemos um público de 300 pessoas, de 10 instituições públicas
(UNIMONTES, UFMG, IFNMG, UFVJM, UESC, UFPR, UNIVASF, UFLA, UFU, UFSB) e 2 privadas
(FASI, Fundação Santo André), abrangendo 15 Municípios de 4 estados (Montes Claros MG, Mirabela MG, São Paulo SP, Salinas MG, Ilhéus BA, Itacarambi MG, Januária MG, Bocaiuva MG, Janauba MG, Lontra MG, Unaí MG, Francisco Sá MG, Curitiba PR, Senhor do Bonfim BA, Diamantina MG).

A maioria do nosso público foi de alunos de Graduação ( Instituições FASI; Fundação Santo André – São Paulo; IFNMG, UESC – Ilheús; UFMG; UNIMONTES – Montes Claros e Unaí). Mas também tivemos alunos de Pós-graduação  (UNIMONTES; UFVJM – Diamantina; UFMG),
docentes de ensino superior (UFPR – Curitiba;
UNIVASF – Senhor do Bonfim; Unimontes; IFNMG; UFMG), professores da rede
pública (Montes Claros e Januária) e profissionais  da área (Montes Claros).

Na organização do  evento contamos com 30
pessoas, entre docentes do PPGBOT, alunos de Graduação da Unimontes e da
UFMG/ICA, alunos de Pós-graduação.

Foram 20 Palestrantes, de diversas universidades (UFMG, UFLA, UNIMONTES, UFPR, UFJF, UFU, UFMG /ICA, UFSB), que participaram de Palestras (11) e Minicursos (10).

Nesse evento tivemos também a submissão de trabalhos, com 11  apresentações de trabalhos na forma oral e 22 trabalhos apresentados na forma de Banner. Além disso, tivemos também na abertura do evento uma feira de exposição de produtos locais, uma exposição de Van Martius e uma exposição de ilustrações de aves
regionais.