Ø  Estratégias Didáticas para o Ensino da Botânica

            A aprendizagem em Botânica pode ser significativa se o ensino também for mediado por estratégias dinâmicas e interativas que possam despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. O uso de recursos diferenciados no processo de ensino de temas complexos da Botânica desperta o interesse para o conteúdo e promove um melhor entendimento dos conceitos. Ressaltamos que através de estratégias diversificadas para o ensino da Botânica pode-se atender à multiplicidade de interesses e habilidades dos alunos. O objetivo desse projeto é produzir, aplicar e difundir estratégias pedagógicas e materiais didáticos do ensino da Botânica para a educação. Além disso, deve-se construir formas de verificar a eficiência das estratégias e dos materiais para que seja possível trabalhar seus pontos negativos e reforçar os positivos, como a aplicação de testes referentes à estratégia que despertam maior interesse dos alunos e promovam a assimilação dos conteúdos da Botânica.

Ø  Um olhar no mundo invisível das plantas

O estudo da anatomia vegetal no ensino básico é negligenciado, pois ela é caracterizada pela dificuldade em ser trabalhada, principalmente pela falta de material didático. No entanto, quando abordada de forma mais didática, a anatomia vegetal pode ser utilizada como base fundamental para o entendimento do papel das plantas na manutenção dos serviços ecológicos e nos diferentes ecossistemas. Partindo deste pressuposto, trabalhar com técnicas mais simplificadas no preparo de material para aulas práticas e com espécies nativas da região, torna o estudo de anatomia vegetal mais didático e rico em informações sobre espécies nativas. Os objetivos deste projeto são produzir e divulgar um protocolo utilizando técnicas mais simples no preparo de lâminas histológicas de espécies nativas do semiárido mineiro, montar um lâminário didático para aplicação no ensino público e capacitar professores da educação básica no preparo de material didático e aulas práticas de anatomia vegetal. A utilização de espécies de plantas típicas da região do aluno, que estão presentes no seu cotidiano, explora a contextualização regional e a utilização dos recursos vegetais, permitindo a integração do conhecimento de sala de aula com a realidade da região.

Ø  Botânica Para quê e Porquê

         O projeto tem como ponto de partida a integração de alunos da Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFMG e da Botânica Aplicada da UNIMONTES com os cursos de Graduação em Ciências Biológicas. Tal integração tem papel importante na formação de profissionais qualificados para atuar no âmbito da pesquisa e do ensino, permitindo aos pós-graduandos o contato direto com a docência, gerando experiência e capacitação. A atuação dos alunos da pós-graduação tende a despertar nos graduandos, o interesse pelo mundo dos organismos vegetais e a sua conservação, incentivando-os a pesquisa e estudo nas diferentes temáticas da Botânica e da Biologia Vegetal. Através da imersão de jovens na docência, objetivamos o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que ao serem colocadas em prática contribuirão para a evolução e atualização das formas de ensino atuais. Metodologicamente, destaca-se a perspectiva de ensinar através de Project Based Learning – Método de ensino em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades trabalhando para investigar e responder perguntas envolventes e complexas. As plantas dos campi das Universidades envolvidas e/ou de biomas regionais serão os modelos de estudo, permitindo a integração do conhecimento de sala de aula com a realidade das áreas verdes, de urbanidade e de qualidade de vida. As metas principais visam produzir atividades multimídia e divulgação das produções em mídias sociais.