Projeto – QR Codes nas árvores do campus

O PPGBot tem o programa intitulado “Inserção da Botânica" de divulgação cientifica e popularização da Ciência, que desenvolve projetos e ações voltados para integrar a comunidade acadêmica com a sociedade.

Confira o projeto de divulgação da Botânica. Não se esqueça de escanear os QR Codes e descobrir mais sobre a natureza! 🌿🌱

Florística de trilhas do Parque Estadual Serra do Cabral: conhecer para conservar

Entre os dias 21 a 23 de abril, em parceria com Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada da Unimontes, o Parque Estadual Serra do Cabral e a Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, de Buenopolis, foi realizada a primeira expedição do Projeto “FLORÍSTICA DE TRILHAS DO PARQUE ESTADUAL SERRA DO CABRAL: CONHECER PARA CONSERVAR".
Esse projeto faz parte do Programa Inserção da Botânica, que desenvolve ações e projetos que contemplem a integração da Pós-graduação e da Universidade com escolas públicas, com a sociedade e com Unidades de Conservação.
A realização desse trabalho visa identificar a diversidade florística das trilhas do Parque Estadual Serra do Cabral, fornecendo informações para ações de conservação da Unidade. Além disso, a identificação das plantas encontradas nas trilhas pode possibilitar o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico no Parque, aproximando a comunidade com o ambiente. A identificação e caracterização da flora, aliados a educação ambiental, despertam o interesse da sociedade para as plantas e para o meio onde estamos inseridos, desencadeando reflexões e preocupações para que haja uma sensibilização, que pode direcionar para tomada de medidas e estratégias de conservação viáveis e efetivas.

Oficina na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme

O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, no dia 19 de outubro, realizaram palestras e aulas práticas na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme, voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio com o objetivo de analisar características morfológicas e anatômicas de plantas do cerrado. As palestras abordavam acerca da “Germinação e desenvolvimento de plântulas de palmeiras: do macro ao micro” e a “Botânica e o Pequi, tudo junto e misturado”. Além disso, nas aulas práticas de anatomia vegetal, foram efetuadas nas turmas a observação de lâminas no microscópio com as seguintes estruturas: embrião/eixo embrionário/tecidos meristemáticos primários; raiz principal; bainhas foliares; eofilo; haustório e endosperma, como também a exposição científica interativa: maquete 3D com anatomia foliar do pequi; observação de lâminas referentes a maquete.  🌱

OFICINA DE RECONHECIMENTO DE PLANTAS, EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E AO DIA DA ÁRVORE

O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAP, realizaram a Oficina de Reconhecimento de Plantas, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia da Árvore, ambos comemorados no dia 21 de setembro.

As atividades possuíam os objetivos de desenvolver a parte sensorial com os deficientes visuais, com inserção de material botânico, propiciar momentos de descontração e entrosamento entre os deficientes visuais, como também de desenvolver atividade de comemoração aos 20 anos do CAP de Montes Claros.

Para a realização da oficina, foram produzidas maquetes e modelos tridimensionais, para abordar os conteúdos e conceitos relacionados à Botânica. Além disso, foi montado um jardim sensorial para trabalhar a percepção dos deficientes em relação a estruturas e morfologia das plantas, que tiveram a identificação auxiliar em Braille. 🌱

PARTICIPAÇÃO NO BIOTEMAS

Por meio do Programa BIOTEMAS realizado na Escola Estadual Professor Hamilton Lopes, na cidade de Montes Claros – MG, entre os dias dois e três de outubro de 2019, com os alunos do ensino médio e fundamental dos turnos matutino e vespertino, foi realizada a exposição em stand com:

·       Histórias em quadrinhos;

·        Jogos de tabuleiro;

·       Exsicatas, lâminas e modelos didáticos tridimensionais (3D).

O material exposto no stand foi confeccionado por alunos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, da Universidade Estadual de Montes Claros, como prática de formação das disciplinas da área da Botânica.

Confira nosso vídeo de participação no BIOTEMAS https://www.youtube.com/watch?v=h6pgjejt2mk

EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERATIVA