Oficina na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme
O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, no dia 19 de outubro, realizaram palestras e aulas práticas na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme, voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio com o objetivo de analisar características morfológicas e anatômicas de plantas do cerrado. As palestras abordavam acerca da “Germinação e desenvolvimento de plântulas de palmeiras: do macro ao micro” e a “Botânica e o Pequi, tudo junto e misturado”. Além disso, nas aulas práticas de anatomia vegetal, foram efetuadas nas turmas a observação de lâminas no microscópio com as seguintes estruturas: embrião/eixo embrionário/tecidos meristemáticos primários; raiz principal; bainhas foliares; eofilo; haustório e endosperma, como também a exposição científica interativa: maquete 3D com anatomia foliar do pequi; observação de lâminas referentes a maquete. 🌱

OFICINA DE RECONHECIMENTO DE PLANTAS, EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E AO DIA DA ÁRVORE
O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAP, realizaram a Oficina de Reconhecimento de Plantas, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia da Árvore, ambos comemorados no dia 21 de setembro.
As atividades possuíam os objetivos de desenvolver a parte sensorial com os deficientes visuais, com inserção de material botânico, propiciar momentos de descontração e entrosamento entre os deficientes visuais, como também de desenvolver atividade de comemoração aos 20 anos do CAP de Montes Claros.
Para a realização da oficina, foram produzidas maquetes e modelos tridimensionais, para abordar os conteúdos e conceitos relacionados à Botânica. Além disso, foi montado um jardim sensorial para trabalhar a percepção dos deficientes em relação a estruturas e morfologia das plantas, que tiveram a identificação auxiliar em Braille. 🌱

PARTICIPAÇÃO NO BIOTEMAS
Por meio do Programa BIOTEMAS realizado na Escola Estadual Professor Hamilton Lopes, na cidade de Montes Claros – MG, entre os dias dois e três de outubro de 2019, com os alunos do ensino médio e fundamental dos turnos matutino e vespertino, foi realizada a exposição em stand com:
· Histórias em quadrinhos;
· Jogos de tabuleiro;
· Exsicatas, lâminas e modelos didáticos tridimensionais (3D).
O material exposto no stand foi confeccionado por alunos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, da Universidade Estadual de Montes Claros, como prática de formação das disciplinas da área da Botânica.
Confira nosso vídeo de participação no BIOTEMAS https://www.youtube.com/watch?v=h6pgjejt2mk

EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERATIVA
Com a participação de professores do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, juntamente com alunos do mestrado e da graduação do Curso de Ciências Biológicas da Unimontes (30 pessoas envolvidas) foi realizada no dia 18/11/2019 uma Exposição Científica Interativa na Escola Estadual Professor Henrique de Mattos, no município de Bonito de Minas – MG. Essa Exposição teve como objetivo promover a divulgação dos trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos nas veredas do Norte de Minas, além de proporcionar uma alfabetização científica para a comunidade através de atividades de popularização da ciência. Dentre as atividades da exposição, foram expostas maquetes, modelos e jogos didáticos, teatro de fantoches, histórias em quadrinhos e gibis para as crianças colorirem, exposição dos resultados das pesquisas em formatos de banners. O evento foi realizado pelas equipes de pesquisa do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD) Veredas, implantando em 2016 na região do Norte do estado de Minas Gerais. As veredas ocorrem em ambientes úmidos do Cerrado, com um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos d’água do Bioma e apresentam comunidades de plantas com acentuada riqueza de espécies. As veredas no norte de Minas estão secando, ocasionado mudanças na paisagem que atingem a biodiversidade e agravam a sobrevivência das famílias no campo. O Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD) Veredas sob a coordenação da Professora Yule Roberta Ferreira Nunes, busca responder ”Quais as consequências da mudança do ambiente das veredas para a conservação da biodiversidade?”
Mais informações na reportagem do site da UNIMONTES
