Estratégias Didáticas para o Ensino da Botânica

            A aprendizagem em Botânica pode ser significativa se o ensino também for mediado por estratégias dinâmicas e interativas que possam despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. O uso de recursos diferenciados no processo de ensino de temas complexos da Botânica desperta o interesse para o conteúdo e promove um melhor entendimento dos conceitos. Ressaltamos que através de estratégias diversificadas para o ensino da Botânica pode-se atender à multiplicidade de interesses e habilidades dos alunos. O objetivo desse projeto é produzir, aplicar e difundir estratégias pedagógicas e materiais didáticos do ensino da Botânica para a educação. Além disso, deve-se construir formas de verificar a eficiência das estratégias e dos materiais para que seja possível trabalhar seus pontos negativos e reforçar os positivos, como a aplicação de testes referentes à estratégia que despertam maior interesse dos alunos e promovam a assimilação dos conteúdos da Botânica.

Ações do Projeto

– Produção de material para compor o acervo didático do projeto:

Durante as disciplinas de Botânica na graduação e no Programa, materiais didáticos e estratégias didáticas são desenvolvidas como práticas de formação dos discentes. Esse material é empregado para compor o acervo didático que o programa sobre o ensino de Botânica e serve para ser utilizado nas diversas ações da Inserção da Botânica.

– Participação no BIOTEMAS:

A Universidade Estadual de Montes Claros, através do Departamento de Estágios e Práticas Escolares, realiza um Projeto de extensão denominado BIOTEMAS na Educação Básica. O Projeto BIOTEMAS representa um espaço de construção coletiva, entre as diversas áreas do conhecimento e diálogo entre Universidade e a Educação Básica. Tem como objetivo interagir com os segmentos da comunidade acadêmica na busca da produção científica, tecnológica e cultural das diversas áreas do conhecimento a oferecer as Escolas Públicas promovendo a integração da Universidade e a Educação Básica. Os alunos e professores do PPGBot, em conjunto com os alunos da graduação, participam de algumas edições do BIOTEMAS, levando material e conhecimento sobre a Botânica.

BIOTEMAS realizado na Escola Estadual Professor Hamilton Lopes, na cidade de Montes Claros – MG, entre os dias dois e três de outubro de 2019, com os alunos do ensino médio e fundamental dos turnos matutino e vespertino. A participação do PPGBOT ocorreu com apresentação do Stand da Botânica, com diversos materiais do nosso acervo como: Histórias em quadrinhos; Jogos de tabuleiro; Exsicatas didáticas, lâminas e modelos didáticos tridimensionais (3D).

Confira nosso vídeo de participação no BIOTEMAS https://www.youtube.com/watch?v=h6pgjejt2mk

BIOTEMAS realizado na Escola Estadual Antônio Figueira, localizada na cidade de Montes Claros (MG), entre os dias 2 e 3 de junho de 2023, com alunos do ensino fundamental II e com os alunos do infantil. A participação do PPGBOT ocorreu com montagem do Jardim do Jardim Sensorial, em sala de aula mesmo, com a utilização das mesas como suporte para disposição do jardim no ambiente. Para a montagem do jardim sensorial utilizamos plantas em vasos, mudas ou partes de plantas que frequentemente são encontradas no cotidiano social, de uso medicinal, industrial, alimentício, ornamental e que possuem texturas, cheiros e morfologias  diversificadas e identificáveis. Os alunos do ensino fundamental tiveram os olhos vendados para realizarem uma experiencia inclusiva e foram guiados para terem contato com as plantas. Assim, tentavam identificar as plantas através dos sentidos olfativos e táteis. Os alunos do ensino infantil não foram vendados e tiveram a oportunidade também de tentar identificar as plantas através de todos os sentidos.

– Exposições Interativas:

Com a participação de professores do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, juntamente com alunos do mestrado e da graduação do Curso de Ciências Biológicas da Unimontes (30 pessoas envolvidas) foi realizada no dia 18/11/2019   uma Exposição Científica Interativa na Escola Estadual Professor Henrique de Mattos, no município de Bonito de Minas – MG.     Essa Exposição teve como objetivo promover a divulgação dos trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos  nas veredas do Norte de Minas, além de proporcionar uma alfabetização científica para a comunidade através de atividades de popularização da ciência. Dentre as atividades da exposição, foram expostas maquetes, modelos e jogos didáticos, teatro de fantoches, histórias em quadrinhos e gibis para as crianças colorirem, exposição dos resultados das pesquisas em formatos de banners. O evento foi realizado pelas equipes de pesquisa do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD) Veredas, implantando em 2016 na região do Norte do estado de Minas Gerais.

Mais informações na reportagem do site da UNIMONTES

https://unimontes.br/exposicao-cientifica-interativa-do-ppgbot-chamou-atencao-para-a-importancia-das-veredas/

Na abertura do 43º ERBOT (Encontro Regional de Botânicos) & IV SIMBOT (Simpósio de Botânica Aplicada), que ocorreu entre os dias 19 a 23 de junho de 2023 e foi realizado em Montes Claros, com o título “Botânica e o Antropoceno: passado, presente e futuro para garantir sustentabilidade”, foi montada uma Exposição interativa que recebeu 5 escolas, da rede pública e privada, com alunos da educação básica. Foram expostos stands de ensino e de extensão, com trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação, feira de artesanato de produtos locais voltados para a botânica. Tivemos um local destinado para os alunos da educação básica conversar com os pesquisadores e diversas outras atividades lúdicas para falar da botânica.

A Universidade Estadual de Montes Claros recentemente criou um projeto de extensão intitulado Uniopen, para que que os estudantes do ensino médio de diversas escolas possam visitar a Universidade e conhecer os cursos que são oferecidos na Unimontes, bem como os projetos de pesquisa e extensão. Nesse dia, todos os cursos da Universidade montam stands para apresentarem aos alunos um pouco do que é estudado em cada formação. O programa participou da primeira Uniopen, realizada no dia 21 de junho de 2023, com exposição do acervo de material didático.

Um olhar no mundo invisível das plantas

O estudo da anatomia vegetal no ensino básico é negligenciado, pois ela é caracterizada pela dificuldade em ser trabalhada, principalmente pela falta de material didático. No entanto, quando abordada de forma mais didática, a anatomia vegetal pode ser utilizada como base fundamental para o entendimento do papel das plantas na manutenção dos serviços ecológicos e nos diferentes ecossistemas. Partindo deste pressuposto, trabalhar com técnicas mais simplificadas no preparo de material para aulas práticas e com espécies nativas da região, torna o estudo de anatomia vegetal mais didático e rico em informações sobre espécies nativas. Os objetivos deste projeto são produzir e divulgar material utilizando técnicas mais simples no preparo de lâminas histológicas de espécies nativas do semiárido mineiro, para aplicação no ensino público e capacitar professores da educação básica no preparo de material didático e aulas práticas de anatomia vegetal. A utilização de espécies de plantas típicas da região do aluno, que estão presentes no seu cotidiano, explora a contextualização regional e a utilização dos recursos vegetais, permitindo a integração do conhecimento de sala de aula com a realidade da região.

Ações do Projeto

– Palestras e aulas práticas na educação básica

O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas e com a equipe do Parque Estadual da Serra do Cabral, no dia 12 de setembro de 2022, em comemoração ao dia do Cerrado, realizou palestras e aulas práticas na Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, no município de Buenopolis. O objetivo foi de conscientizar os alunos sobre a importância da conservação da vegetação através das unidades de conservação e das plantas nativas e regionais, com destaque para o Pequi. Os alunos tiveram a oportunidade de observarem laminas histológicas da anatomia foliar do Pequi e relacionar suas estruturas e características peculiares com questões da ecologia da planta.

O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, no dia 19 de outubro de 2022, realizaram palestras e aulas práticas na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme, voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio com o objetivo de analisar características morfológicas e anatômicas de plantas do cerrado. As palestras abordavam acerca da “Germinação e desenvolvimento de plântulas de palmeiras: do macro ao micro” e a “Botânica e o Pequi, tudo junto e misturado”. Além disso, nas aulas práticas de anatomia vegetal, foram efetuadas nas turmas a observação de lâminas no microscópio com as seguintes estruturas: embrião/eixo embrionário/tecidos meristemáticos primários; raiz principal; bainhas foliares; eofilo; haustório e endosperma, como também a exposição científica interativa: maquete 3D com anatomia foliar do pequi; observação de lâminas referentes a maquete.

– Projeto Sementes

O Projeto “Sementes: a mágica da vida" é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada da Unimontes, para atender visitas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Para atender as crianças, o PPGBOT realizou metodologias ativas de aprendizado e de forma lúdica e interdisciplinar para mediar o contato das crianças com as atividades desenvolvidas dentro da universidade. As visitas foram guiadas pelos alunos de graduação, pós-graduação e egressos do PPGBOT. Com essas atividades pedagógicas, oportunizamos o contato das crianças com espécies nativas da nossa região e de grande relevância ecológica!

Botânica Para quê e Porquê

O projeto tem como ponto de partida a integração de alunos da Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFMG e da Botânica Aplicada da UNIMONTES com os cursos de Graduação em Ciências Biológicas. Tal integração tem papel importante na formação de profissionais qualificados para atuar no âmbito da pesquisa e do ensino, permitindo aos pós-graduandos o contato direto com a docência, gerando experiência e capacitação. A atuação dos alunos da pós-graduação tende a despertar nos graduandos, o interesse pelo mundo dos organismos vegetais e a sua conservação, incentivando-os a pesquisa e estudo nas diferentes temáticas da Botânica e da Biologia Vegetal. Através da imersão de jovens na docência, objetivamos o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que ao serem colocadas em prática contribuirão para a evolução e atualização das formas de ensino atuais. Metodologicamente, destaca-se a perspectiva de ensinar através de Project Based Learning – Método de ensino em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades trabalhando para investigar e responder perguntas envolventes e complexas. As plantas dos campi das Universidades envolvidas e/ou de biomas regionais serão os modelos de estudo, permitindo a integração do conhecimento de sala de aula com a realidade das áreas verdes, de urbanidade e de qualidade de vida. As metas principais visam produzir atividades multimídia e divulgação das produções em mídias sociais.

Ações do Projeto

– Apoio ao Chapter Iniciação Botânica

Grupo de jovens botânicos, alunos de graduação e pós-graduação, que são apoiados pela Regional MG, BA, ES da Sociedade Botânica do Brasil, que tem como objetivo envolver mais jovens botânicos nas atividades da Regional, além de promover palestras, eventos, incrementar a divulgação científica e as atividades de inserção social. O grupo conta com o apoio dos PPGs Biologia Vegetal da UFMG e da Botânica Aplicada da UNIMONTES desde o ano de 2020 e de lá pra cá, eles têm organizado, realizado e mediado diversas palestras e mesas redondas dos mais variados temas e de reflexões importantes, como também de datas comemorativas e que auxiliem na parte de divulgação do ERBOT (Encontro Regional de Botânicos) com as palestras pré-erbot.

Espaço de apresentação do Chapter em nosso evento

Esquenta para o 40° ERBot em 2020

Esquenta para o 42° ERBot em 2022

Esquenta para o 43° ERBot em 2023 e organizado pelo PPGBOT

Palestras em datas comemorativas

Botânica Inclusiva: semeando acessibilidade e conscientização ambiental

Botânica Inclusiva é uma iniciativa voltada à promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual ao conhecimento da botânica e suas aplicações. Por meio de atividades práticas e recursos adaptados (maquetes táteis, audiodescrição e troca de experiências) são utilizados de modo a tornar o aprendizado mais inclusivo e significativo, ajudando a construir uma sociedade mais igualitária e ambientalmente consciente. Esse trabalho é realizado em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência visual (CAP) de Montes Claros, que oferece atendimento para pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas. Essa proposta é especialmente relevante em um momento de crescente esforço para ampliar a democratização do conhecimento científico e fortalecer o vínculo das pessoas com a natureza. Nesse contexto, espera-se que essas ações contribuam, tanto para a valorização da diversidade humana quanto para a preservação do patrimônio natural, promovendo um impacto social e ambiental duradouro.

 

Ações do Projeto

– Oficina de reconhecimento de plantas, em comemoração ao dia nacional de luta da pessoa com deficiência e ao dia da árvore

O Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada – PPGBot, juntamente com os Laboratórios de Ecologia Vegetal – LEVE, o Laboratório de Anatomia Vegetal – LAV e o Laboratório de Micropropagação – LAM, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAP, realizaram a Oficina de Reconhecimento de Plantas, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia da Árvore, ambos comemorados no dia 21 de setembro, de 2022.

As atividades possuíam os objetivos de desenvolver a parte sensorial com os deficientes visuais, com inserção de material botânico, propiciar momentos de descontração e entrosamento entre os deficientes visuais, como também de desenvolver atividade de comemoração aos 20 anos do CAP de Montes Claros.

Para a realização da oficina, foram produzidas maquetes e modelos tridimensionais, para abordar os conteúdos e conceitos relacionados à Botânica. Além disso, foi montado um jardim sensorial para trabalhar a percepção dos deficientes em relação a estruturas e morfologia das plantas, que tiveram a identificação auxiliar em Braille.

– Visita guiada ao Parque Estadual da Lapa Grande

No dia 24 de outubro de 2024 aconteceu mais uma ação do Projeto da Professora Hellen “Botânica Inclusiva: semeando acessibilidade e conscientização ambiental”, com os alunos do 8º Período do Curso de Ciências Biológicas e do PPGBOT, que conduziram os alunos do CAP-Centro de apoio pedagógico às pessoas com deficiência Visual à uma visita ao Parque Estadual da Lapa Grande. Nessa atividade, os alunos tiveram condições de oferecer para os alunos do CAP uma troca de experiências e a oportunidade de através do tato e da audiodescrição, proporcionar o conhecimento de texturas,  temperatura,  peso,  tamanho, formato, entre outras características de plantas, animais e ambiente, conseguindo  definir imagens mentais do  que foi manuseado.

A atividade teve como objetivo a integração dos deficientes visuais por meio de sentidos táteis, auditivos e olfativos, proporcionando uma interação entre o meio ambiente e os participantes. A flora do Parque Estadual da Lapa Grande foi o principal alvo da exploração, fazendo parte de um espaço de preservação ambiental.

Foi uma experiência extraordinária e enriquecedora, proporcionando um momento inesquecível, principalmente pelo fato de estimular o contato entre objeto e o participante.

Implementação de trilhas interpretativas e educação ambiental

A identificação das plantas encontradas nas trilhas pode possibilitar o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico em unidades de conservação, aproximando a comunidade com o ambiente. A identificação e caracterização da flora, aliados a educação ambiental, podem desperta o interesse da sociedade para as plantas e para o meio onde estamos inseridos, desencadeando reflexões e preocupações para que haja uma sensibilização, que pode direcionar tomada de medidas e estratégias de conservação viáveis e efetivas.

Ações do Projeto

– Florística de Trilhas do Parque Estadual Serra do Cabral: Conhecer Para Conservar

Juntamente com o Parque Estadual da Serra do Cabral, a Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, do município de Buenopolis, e o Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada da Unimontes, desenvolveram um projeto que contempla a integração da Pós-graduação e graduação da Universidade com escolas públicas, com a sociedade e com Unidades de Conservação. A realização desse trabalho visou identificar a diversidade florística das trilhas do Parque Estadual Serra do Cabral, fornecendo informações para ações de conservação da Unidade. As plantas que ocorrem ao longo das trilhas de maior uso publico no Parque Estadual da Serra do Cabral foram identificadas e algumas foram selecionadas, de acordo com as suas características e de múltiplos usos pela sociedade (como medicinais, aromáticas, alimentícias). As informações sobre essas plantas serão expostas em placas instaladas nas trilhas. Com a realização desse projeto foi possível também o desenvolvimento da iniciação cientifica na educação básica com os alunos da Escola Estadual Padre Laerte. Os alunos da educação básica tiveram a oportunidade de vivenciar todas as etapas de um projeto de pesquisa, desde o delineamento experimental à coleta de dados e escrita cientifica, que foram orientados e auxiliados pelos alunos da graduação e do PPGBOT.

Com esse trabalho, os alunos da Escola Estadual Padre Laerte participaram do 43° ERBOT (Encontro Regional de Botânicos), que ocorreu em Montes Claros em 2023. Eles também participaram da FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Cientifica) e ficaram em segundo lugar geral na avaliação dos trabalhos. Em 2024 o projeto foi classificado para a fase presencial da nona Feira Brasileira de Iniciação Científica (IX-FEBIC)  e os estudantes da Escola Padre Laerte foram contemplados com o prêmio de melhor relatório sucinto, dentre 315 projetos de todo o país, e foram credenciados para participar na Argentina da Feira Internacional,  a Ruta Cientifica Tecnologica Internacional, um grupo de feiras afiliadas que conecta eventos científicos voltados para a educação ao redor do mundo.

Outro objetivo do projeto foi a produção de material didático e de popularização da ciência, para auxiliar nas ações de educação ambiental do Parque Estadual da Serra do Cabral, que pudesse ser usado nas escolas, em exposições, feiras e até mesmo na sede do parque. Dessa forma, foram produzidos posts informativos sobre as plantas que ocorrem nas trilhas do parque e as informações foram apresentadas em formato de QR Codes, como uma ferramenta inovadora para a educação ambiental.