A parceria entre UFMG e Unimontes, que deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (SAT), em 2015, surgiu das coincidências entre temas, base geográfica, métodos de investigações usados pelos docentes e culturas organizacionais similares. As equipes, em seus grupos de pesquisa, sempre procuraram relacionar seus estudos a demandas sociais. Em consequência, o Programa se caracteriza, desde o início, pelo esforço de inserção social, cooperando com organizações estatais e da sociedade civil que lidam com demandas por programas públicos, populações de periferia urbana, povos e comunidades tradicionais, mediação social e desenvolvimento territorial. A sede do SAT fica junto às duas instituições, em Montes Claros, ao norte de Minas Gerais.

A UFMG é uma das maiores universidades federais do país, oferecendo cursos de graduação, mestrado e doutorado. Esses cursos, atualmente, se encontram em três campi, sendo dois situados em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e um em Montes Claros. Por meio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), a UFMG está inserida na região Norte mineira desde 1968, primeiro com ensino técnico, e a partir de 1998 oferecendo cursos de graduação que absorvem contingentes de jovens do Norte, Nordeste e Noroeste de Minas e do Sudoeste da Bahia. Além do ensino de graduação, o ICA/UFMG oferece cursos de pós-graduação e tem se especializado na formação de estudantes e pesquisadores em temas pertinentes à sociedade, ao ambiente e ao clima da região: agroecossistemas, produtos nativos e temas rurais reforçam a inserção regional. Esses assuntos são temas de pesquisas de técnicas adaptadas desenvolvidas por equipes dos cursos de pós-graduação do ICA e interagem constantemente com a equipe do SAT. Como o corpo docente do SAT é constituído também por professores do Campus Pampulha da UFMG, o curso se apropria de assuntos que fazem parte do cotidiano da produção acadêmica das Ciências Sociais, do Urbanismo e da Demografia da UFMG.

Já a Unimontes, criada em 1962 e estadualizada em 1989, conta, também, cursos de graduação e pós-graduação. Sediada em Montes Claros, mantém cursos em 12 municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais. A Unimontes apresenta um forte vínculo com a região e com as demandas regionais de conhecimento. Isto se deve, em parte, à origem do corpo docente, constituído, em sua maioria, por pessoas naturais do Norte mineiro ou de áreas próximas, qualificadas nas melhores universidades do Brasil. Mas se deve, principalmente, à insistência que a Unimontes apresentou para estabelecer laços de pertencimento com o território em que atua, de forma a construir uma expressiva capacidade de responder às demandas regionais.

As ações do SAT têm se baseado em três pilares:

(I) Primeiro, na captação de demandas sociais. Professores do SAT mantêm parcerias duradouras com organizações estatais e da sociedade civil, e daí surgem demandas que são transformadas em temas de trabalho do Programa.

(II) Segundo, na resposta às demandas, o SAT combina ensino com pesquisa e extensão. Os pós-graduandos, junto com docentes, respondem às demandas sociais; se capacitam, pesquisam e executam ações relacionadas a pautas importantes para movimentos sociais (juventude, recursos naturais, educação), organizações estatais (urbanização, saúde, planejamento), agências de desenvolvimento territorial (agroextrativismo, água, programas públicos) e organizações ambientalistas (conflitos, identidade, cultura).

(III) Terceiro, inserido na sociedade, o SAT forma pessoas qualificadas para influir no desenvolvimento regional, desta e de outras regiões. Parte das demandas sociais que chegam vem dos próprios discentes. Muitos deles têm atuação profissional já estabelecida, de modo que parte da produção de pesquisa e extensão do SAT está enraizada em temas contemporâneos e regionais, principalmente assuntos do norte/nordeste de Minas Gerais, do Semiárido e da sua urbanização peculiar.

A inserção social pode ser observada nos temas de dissertação, nas parcerias em programas e projetos de pesquisas e extensão com equipes de docentes e discentes, articuladas com organizações sociais. Na avaliação quadrienal 2021, a CAPES considerou a inserção social como ponto relevante da atuação do SAT. Assim, o SAT atende à demanda temática de capacitação interdisciplinar e à demanda regional, constituída por estudantes formados na Unimontes, UFMG e demais instituições de ensino da região. Dada a interdisciplinaridade do Programa, são abertas amplas possibilidades de atração de discentes originários dos cursos de Ciências Sociais, Humanas, Sociais Aplicadas e Ciências Socioambientais, mas também de Ciências Agrárias, Biológicas e Exatas. O corpo docente que compõe o SAT tem uma forte inserção social na região, tendo experiências em atividades que combinam pesquisa, ensino e extensão, mas principalmente têm forte vinculação com temáticas de organizações de agricultores familiares, de populações tradicionais e de trabalhadores organizados. Numa conjuntura em que a meta das instituições de ensino no país tem sido buscar a regionalização, a inserção regional da Unimontes e do ICA/UFMG representa considerável ativo, pela capacidade de estabelecer diálogos com as demandas regionais e procurar respostas na pesquisa científica. Assim, mais que uma alternativa de qualificação de profissionais da área polarizada por Montes Claros, o SAT se constitui como um laboratório para explorar a possibilidade de expansão multiplicada para todo o país, de métodos de conhecimento territorial que se assentam em demandas postas pela sociedade e pela economia regional, e na capacidade efetiva de mobilizar conhecimentos e dar respostas a essas demandas com base na capilarização das instituições de ensino.

As vantagens adquiridas nas pesquisas voltadas para o conhecimento do território representam rica possibilidade de trocas entre as duas instituições, porque articula culturas institucionais, habilidades de ensino, pesquisa e extensão à capacidade de inserção e de capilaridade social.