ESTRUTURA CURRICULAR
O SAT tem uma única área de concentração denominada Sociedade, Ambiente e Território que foca inter-relações entre esses três grandes temas. Visa articular a diversidade de conhecimento das variadas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para criar habilidades para analisar processos sociais, ambientais e espaciais em suas interfaces com desenvolvimento, territórios, programas públicos e dinâmicas demográficas. Esta área de concentração se desdobra em duas linhas temáticas que orientam pesquisas, dissertações, teses e produção do mestrado e doutorado.
Linhas de pesquisas:
Linha 1. Sociedade e ambiente
Esta linha tem como objetivos pesquisar as relações entre as sociedades e os recursos naturais, investigando os grupos humanos na sua interação com os ambientes naturais e construídos nas suas diversas situações. Compreende o estudo da criação de mecanismos de gestão de recursos, as ações coletivas e públicas de mediação, os conflitos e acordos em torno de fluxos e estoques de recursos da natureza. Igualmente, procura compreender as dinâmicas históricas de uso e distribuição de recursos naturais, processos migratórios, fronteiras e neocolonialismo,identificando culturas e costumes associados a grupos humanos, transformações induzidas nas relações entre as sociedades humanas e a natureza. Inclui estudos sobre povos tradicionais e seus costumes relacionados a determinados biomas,sistemas agroalimentares e agroextrativismo, as tensões originadas dos confrontos entre população e recursos, os programas e políticas associados aos recursos e à sua conservação. Configurando-se os seguintes eixos temáticos de pesquisa: (i) conflitos, (ii) cultura e recursos e (iii) população e natureza.
Docentes da linha:
- Daniel Coelho de Oliveira
- Fausto Makishi
- Flávia Maria Galizoni
- Gustavo Dias
- Handerson Leonidas Sales
- Heloísa Soares de Moura Costa
- Raquel Oliveira Santos Teixeira
- Rômulo Soares Barbosa
- Andréa Maria Narciso Rocha de Paula
Linha 2. Território e desenvolvimento
Com o propósito de pesquisar e desenvolver conhecimentos sobre as diversas interações entre os espaços, as ações humanas e o desenvolvimento, analisando as características sócio/econômicas/culturais/demográficas de espaços determinados para compreender potencialidades e limites do crescimento. Compreende estudos sobre territorialidades, programas de desenvolvimento, interação rural/urbano, climas e técnicas de espaços subnacionais que configuram especificidades. Para tanto, concebe-se o território como uma categoria polissêmica que encerra processos dinâmicos, múltiplos, diversos e contraditórios nas formas de apropriação e uso da natureza. Estado e sujeitos sociais assumem assim importância pela sua ação política como gestores, mas também como produtores do território. Esta linha de pesquisa contempla investigações sobre o processo contínuo de produção de territórios e a construção de políticas públicas de desenvolvimento territorial, com um foco articulado desta temática no semiárido e na sua relação com outras dinâmicas da sociedade brasileira, configurando-se os seguintes eixos temáticos de pesquisa: (i) programas públicos; (ii) território; (iii) semiárido.
Docentes da linha:
- Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro
- Giovanni Campos Fonseca
- Hélder dos Anjos Augusto
- Iara Soares de França
- Roberto Nascimento Rodrigues
- Vanessa Marzano Araújo
- Luiz Paulo Fontes Rezende
- Narciso Ferreira Dos Santos Neto
- Roberto Luís de Melo Monte-Mór