No SAT temos, atualmente, 6 núcleos e grupos de pesquisa consolidados e registrados no CNPq. Coordenados pelo nosso corpo docente, esses espaços de produção de pensamento crítico contam com projetos de pesquisas financiados por agências de fomento, trabalham com temáticas propostas pelo próprio SAT e incorporam mestrandos e mestrandas em suas atividades. Nossos núcleos e grupos de pesquisa têm um sólido comprometimento com o tripé formado pelo ensino, pesquisa e extensão, que constituem o eixo fundamental da universidade pública brasileira. Contamos com uma ampla produção científica (livros, capítulos de livros, artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais), relatórios e pareceres técnicos, cartilhas e mapas de conflitos. Ademais, esses núcleos e grupos dispõem de uma produção de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Núcleo PPJ
O Núcleo de Pesquisa e apoio à Agricultura Familiar, registrado no CNPq, surgiu em 1999 para atuar em parcerias com organizações de agricultores, partilhar conhecimentos científicos e tradicionais, promover intercâmbios entre agricultores e universidades, formar profissionais para trabalhar com agricultores familiares. Desde então o Núcleo PPJ se estruturou em rede, envolvendo pesquisadores de várias universidades e institutos federais.
Gesta
O Grupo de Estudo em Temáticas Ambientais/ Gesta existe como núcleo registrado no CNPq desde 2001; constitui-se como um grupo acadêmico composto por pesquisadores e estudantes da UFMG, além de colaboradores externos dedicado à pesquisa, ensino e extensão na área socioambiental. A atuação do núcleo tem privilegiado a interface entre pesquisa e extensão buscando refletir sobre os processos hegemônicos de apropriação do território, ao mesmo tempo em que almeja uma ação transformadora no tocante à capacitação político-participativa de populações afetadas por lógicas excludentes de exploração da natureza.
Links: http://gestaprod.lcc.ufmg.br
NIISA
O Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental/NIISA se propõe investigar processos socioambientais a partir de uma perspectiva interdisciplinar que contribua para a efetivação dos direitos humanos, sociais, culturais e ambientais articulando ensino, pesquisa e extensão. A equipe de pesquisadores do NIISA tem desenvolvido trabalhos em diversas temáticas, entre elas: povos e comunidades tradicionais, conflito ambientais, migrações, agricultura familiar e sistemas agroalimentares. Conta com a participação de estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e professores.
Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Sociedade – NEDS
O Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Sociedade – NEDS é um espaço criado em 2018 e está localizado no 2˚ piso do CPCA-ICA no Campus Regional de Montes Claros. O NEDS tem como foco central as abordagens de Planejamento regional, Desenvolvimento social e indivíduos. Coordenação:
Link: https://www.ica.ufmg.br/?laboratorio=nucleo-de-estudos-em-desenvolvimento-e-sociedade-neds
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Tecnologia e Humanidades – NIPTECH
O Niptech é um espaço integrador de diferentes áreas do conhecimento e ações desenvolvidas no âmbito do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG). De caráter interdisciplinar, o Núcleo tem como objetivo realizar pesquisas nas interfaces entre as áreas de Ciência & Tecnologia e de Humanidades.
Odisseia: Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad
Odisseia: Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedica-se a pesquisar a genealogia do pensamento de Abdelmalek Sayad (1933-1998), compreender a construção de sua obra, bem como os conceitos-chave no campo dos estudos migratórios ao longo de sua trajetória pessoal e de pesquisador. Os temas de investigação giram em torno de seus escritos desenvolvidos a partir de pesquisas conduzidas na Argélia e na França, bem como do debate intelectual estabelecido com acadêmicos, ativistas, literatos e, sobretudo, com migrantes e não-migrantes nos dois países.