O SAT oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Ambiente e Território. O curso de Doutorado foi aprovado pela Capes em 2024 e terá duração de 4 anos, com entrada anual de estudantes a partir de processo seletivo que será aberto em 2025. O curso de Mestrado foi criado em 2015 e conta com uma entrada anual de estudantes.

Terá direito ao título de Doutor(a) o(a) estudante que completar um mínimo de 32 créditos, sendo 20 créditos em disciplinas obrigatórias e 12 créditos em disciplinas optativas A estrutura curricular visa proporcionar formação teórica e metodológica que contemple as temáticas centrais da área de concentração e linhas de pesquisa.  Foi organizada para, por meio das disciplinas obrigatórias, fortalecer nos pós-graduandos enfoque e reflexões teóricas e metodológicas interdisciplinares e inserção social. E, com uma oferta maior de disciplinas optativas, busca-se solidificar base teórica, apoiar revisão bibliográfica, consolidar e qualificar o projeto de pesquisa. O doutorado em Sociedade, Ambiente e Território contará com 5 disciplinas obrigatórias que darão base teórica interdisciplinar aos estudantes. São elas: no primeiro semestre de curso, Fundamentos em Sociedade, Ambiente e Território; Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar; e Seminários 1, disciplinas comuns ao Mestrado, com o propósito de nivelar conhecimentos e debates dos doutorandos, egressos de diversas áreas de formação; no segundo semestre, Estudos Avançados em Sociedade, Ambiente e Território; no terceiro semestre, Seminário de Tese (estas disciplinas serão exclusivas de Doutorado). As disciplinas optativas, disponibilizadas pelo SAT se vinculam às linhas de pesquisa.

As disciplinas que versam sobre Cultura, População e Natureza; e Sujeitos Sociais, Identidades e Territorializações se associam à linha Sociedade e Ambiente. A disciplina Semiárido: Sociedade e Natureza está ligada à linha Território e Desenvolvimento. Há, ainda, um conjunto de disciplinas optativas (Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar; Ecologia Política; Agricultura Familiar, Território e Desenvolvimento; e Urbanização e Meio Ambiente) que criam interfaces entre as duas linhas de pesquisa. As disciplinas optativas em Tópicos Especiais I e II visam atender demandas de qualificação dos projetos de dissertação e tese e abarcam, de forma alternada, os temas: População, Espaço e Ambiente; Desenvolvimento Econômico/ Regional; Redes de Cooperação, Inovação e Governança; Estágio de Docência; Sociologia da Alimentação, Urbanização e Produção do Espaço; e Política e Gestão em Saúde Pública.

Desta forma, espera-se solidificar base teórica, metodológica e capacidade crítica. As disciplinas serão conduzidas por dois ou mais professores, de modo a gerar sinergias e práticas constantes de exercitar olhares múltiplos, diversos e interdisciplinares sobre os temas abordados.  O Quadro 1 explicita as disciplinas, sua relação com a linha de pesquisa e o semestre em que serão ofertadas.

O estudante realizará o exame de qualificação no quarto semestre. Os exames de qualificação ocorrerão com a participação de, ao menos, dois docentes, além do orientador.  A defesa da tese deverá ocorrer até o final dos 48 meses do curso.

Organização curricular do curso de Doutorado em Sociedade, Ambiente e Território:

Linha
Disciplina
Obrigatória (OB) /      Optativa (OP)
Carga Horária/ Créditos
Semestre
1 e 2
Fundamentos teóricos em Sociedade, Ambiente e Território
OB ME e DO
60 H/A
4 Créditos
1
1 e 2
Seminário de Pesquisa I
OB ME e DO
60 H/A
4 Créditos
1
1 e 2
Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar
OB ME e DO
60 H/A
4 Créditos
1
1 e 2
Seminário de Pesquisa II
OB ME
60 H/A
4 Créditos
2
1 e 2
Estudos Avançados em Sociedade, Ambiente e Território
OB DO
60 H/A
4 Créditos
2
1 e 2
Seminários de tese
OB DO
60 H/A
4 Créditos
3
1 e 2
Ecologia Política
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
1 e 2
Agricultura familiar, território e desenvolvimento
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
1 e 2
Urbanização e Meio Ambiente
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
1 e 2
Tópicos especiais I
OP ME e DO
30 H/A
2 Créditos
1, 2, 3, 4
1 e 2
Tópicos especiais II
OP ME e DO
60 H/A
4 Créditos
1, 2, 3, 4
1
Cultura, população e natureza
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
1
Sujeitos sociais, identidades e territorializações
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
1,2
Semiárido: sociedade e natureza
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1, 2, 3, 4
2
Programas públicos, desenvolvimento e gestão territorial
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1,2,3,4
1,2
Estágio de docência
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1,2,3,4
1
Sociologia da Alimentação
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1,2,3,4
2
População, Espaço e Ambiente
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1,2,3,4
2
Urbanização e produção do espaço
OP ME e DO
45 H/A
3 Créditos
1,2,3,4

Terá direito ao título de mestre o(a) estudante que completar um mínimo de 18 (dezoito) créditos. Contará com 4 disciplinas obrigatórias que darão base teórica interdisciplinar aos estudantes. São elas: “Metodologia de pesquisa interdisciplinar”, “Fundamentos teóricos em território, ambiente e sociedade” e Seminários de dissertação I e II. E são 10 as disciplinas optativas: Cultura, população e natureza; Sujeitos sociais, identidades e territorializações; Programas públicos, desenvolvimento e gestão territorial; Semiárido: sociedade e natureza; Ecologia política; Licenciamento ambiental; Agricultura familiar, território e desenvolvimento; Urbanização e meio ambiente; Tópicos Especiais I e II.

Desta forma, espera-se num primeiro momento fortalecer nos estudantes enfoque teórico e metodológico interdisciplinar e, em momento posterior, solidificar base teórica, massa crítica e consolidar o projeto de pesquisa. As disciplinas serão conduzidas por dois ou mais professores de modo a gerar sinergias e práticas constantes de exercitar olhares múltiplos, diversos e interdisciplinares sobre os temas abordados.