Profa. Dra. Iara Soares de França, do PPGEO, participou no Workshop da RECIME sobre Cidades Médias em Bauru

A Profa. Dra. Iara Soares de França, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), recentemente participou do Workshop da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME), realizado em Bauru, São Paulo, de 26 a 28 de fevereiro de 2024.

O RECIME é uma rede internacional que reúne acadêmicos de diversos países, todos engajados na investigação da produção e organização do espaço urbano em cidades médias. Composta por 59 pesquisadores de 35 instituições diferentes, incluindo representantes da Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Moçambique, a rede tem sido fundamental na promoção do debate acadêmico e no desenvolvimento de políticas públicas pertinentes a essa temática.

Ao longo dos anos, o RECIME tem produzido uma série de publicações conjuntas, tanto em forma de livros quanto de artigos, que têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nesse campo. Além disso, as reuniões periódicas realizadas pela rede, seja em formato presencial ou remoto, por meio de workshops ou congressos, têm proporcionado um espaço importante para a troca de ideias e experiências entre os membros.

Destaca-se que o RECIME já organizou quatro edições do “Simpósio Internacional sobre Cidades Médias – CIMDEPE", em diferentes locais, como Presidente Prudente (2005), Uberlândia (2006), Rio de Janeiro (2015) e Villarrica/Santiago (2021). O último evento, realizado de forma remota em virtude da pandemia de Covid-19, reflete o compromisso da rede em adaptar-se às circunstâncias adversas, mantendo sempre vivo o diálogo e a colaboração entre seus participantes.

A participação da Profa. Dra. Iara Soares de França no Workshop da RECIME em Bauru certamente enriqueceu o debate e contribuiu para fortalecer os laços de cooperação entre os pesquisadores envolvidos.