DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

• ELEMENTOS DE EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Geografia, Modernidade e ciência. Crise global e reestruturação da Geografia O pluralismo metodológico e suas matrizes filosóficas. Dimensões do espaço geográfico. A construção da geografia no Brasil.

• SEMINÁRIO DE PESQUISA
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Esta disciplina reúne todos os alunos do programa com o objetivo de discutir questões teóricas e metodológicas suscitadas pela execução das pesquisas. A disciplina será ministrada sempre por dois professores, sendo um de cada linha e está aberta à participação dos professores orientadores.

• ATIVIDADES PROGRAMADAS
Créditos: 2 Carga Horária: 30
Ementa: Atividades extra-curriculares desenvolvidas ao longo do curso, a exemplo de apresentação de trabalhos em eventos e publicações diversas. O relatório destas atividades deverá ser entregue para avaliação de uma comissão, designada pela Colegiado do Curso, antes da defesa da Dissertação de Mestrado.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Linha de Pesquisa: Produção dos Espaços Urbanos e Rurais

• PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Tendências recentes do processo de urbanização. A reestruturação do espaço urbano e as práticas socioespaciais. Cidades e redes. Cotidiano e representações do urbano. Abordagens e aplicações do estudo das políticas públicas de planejamento urbano e regional. A construção de cidades sustentáveis e os instrumentos de gestão e ordenamento territorial.

• A GEOGRAFIA DAS CIDADES MÉDIAS E PEQUENAS
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: As cidades pequenas e médias no Brasil e o debate teórico epistemológico: metodologias de análise. Dinâmica regional e cidades médias. Perspectivas das cidades pequenas e médias na rede urbana brasileira. As cidades saudáveis.

• URBANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Urbanização e cidades. Diferentes leituras sobre a produção e reprodução da cidade. Reprodução territorial da cidade. Estrutura, estruturação e reestruturação urbana e das cidades. Desigualdades e identidades socioespaciais. Cidades: cotidiano e representações. Tendências regionais recentes da urbanização no Brasil e no Norte de Minas.

• ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Agricultura, progresso técnico e tradicionalismo. A empresa capitalista no campo e as relações de trabalho. Produção Familiar da agricultura. Tendências regionais recentes da agricultura no Brasil.

• ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ESPAÇO RURAL
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Abordagens teórico-metodológicas sobre a agricultura. Políticas públicas para a agricultura. Os movimentos sócio-espaciais no Brasil e a questão da Reforma Agrária. Os paradigmas sócio-ambientais e a agricultura na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

• RURALIDADES, TERRITÓRIOS E AMBIENTE
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Abordagem multidimensional das ruralidades. Relações sociais, dinâmicas e transformações do mundo rural brasileiro. Sujeitos sociais, poder, territórios e conflitos pela apropriação simbólica e material dos ambientes.

• AGENTES DO MERCADO IMOBILIÁRIO E O EMPREENDEDORISMO NO URBANO
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Estudos dos agentes do espaço urbano e as relações com o processo de produção da cidade.

• PLANEJAMENTO DE ÁREAS VERDES URBANAS

Créditos: 4,0 Carga Horária: 60

Ementa: Estudo e planejamento dos espaços públicos (áreas verdes) à luz da organização e estruturação da paisagem e do cenário urbano atual, considerando seus aspectos ecológicos, estéticos e de lazer.

 

• TRANSPORTE E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

Créditos: 4,0 Carga Horária: 60

Transportes e organização socioespacial. Papel dos Transportes nas atividades socioeconômicas e na dinâmica da circulação de mercadorias, pessoas e informações. Redes de transportes e serviços de transportes no mundo e no Brasil. Estado, iniciativa privada, planejamento e gestão do setor de Transportes. Transportes aquaviário, terrestre e aeroviário. Multimodalidade e intermodalidade de Transportes. Transportes, Trânsito e mobilidade na estruturação socioespacial urbana e interurbana.

 

Linha de Pesquisa: Território, Cultura e Meio Ambiente

• CULTURA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Cultura como categoria de análise e de compreensão dos processos sociais. Territorialidades, memória, identidade, representação material e imaterial da cultura no espaço.

• MODOS DE VIDAS TRADICIONAIS E CAMPESINATO
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60 Ementa: Campesinato e resistência. As manifestações tradicionais das populações camponesas, o saber local. Território e Campesinato: os movimentos sociais do e no campo.

• GEOGRAFIA DAS ÁGUAS
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Água, recurso hídrico e água doce. Dinâmica da água no meio ambiente. Distribuição espacial e quantificação geral das reservas de água. Disponibilidade e demanda de recursos hídricos superficiais e subterrâneos no Brasil. Caminhos das águas nos sistemas naturais e transformados. Águas subterrâneas. Água e desenvolvimento sustentável. Usos múltiplos dos recursos hídricos. Avaliação de recursos hídricos. Indicadores ambientais e gestão dos Recursos Hídricos. Poluição das águas. Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos. A água no semiárido.

• ANÁLISE AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Elementos fisiográficos de uma bacia hidrográfica. Abordagens analíticas dos processos hidrológicos. Efeitos antrópicos sobre o ciclo hidrológico. Características e análise morfométricas de bacias hidrográficas. Sub-bacias e microbacias hidrográficas. Conservação de nascentes: hidrologia e manejo de bacias hidrográficas de cabeceiras. A bacia hidrográfica como unidade básica para a conservação e o planejamento integrado dos recursos naturais. Abordagens sobre manejo de bacias hidrográficas. Território e práticas de análise ambiental de bacias hidrográficas.

• RISCOS NATURAIS
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Teoria do risco e manifestações naturais. Riscos naturais, a problemática da definição. Riscos sísmicos. Risco de inundação. Risco de Incêndio florestal. Riscos geomorfológicos. Movimento de massas na perspectiva da teoria do risco. Caracterização dos riscos de desabamento, deslizamento. A gestão dos riscos. Aspectos diversos da prevenção de riscos geomorfológicos. Riscos ambientais. Variações e Mudanças climáticas. Aspectos técnicos relacionados ao aquecimento global. O fenômeno da seca no Brasil. Convivência com o semiárido.

• GEOGRAFIA DA SAÚDE
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: O processo saúde/doença e sua relação com a degradação ambiental. A importância do saneamento para a saúde pública. Tecnologias apropriadas ao ambiente saudável. O papel das políticas públicas de saúde no território.

 

• TERRITORIALIDADES HUMANAS
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: A categoria Território e a Geografia. As Territorialidades. Metodologias, Territórios e Territorialidades Multidisciplinares. Marco Legal, Territórios e Territorialidades. Marco Prático, Territórios e Territorialidades, Territórios e Territorialidades Contemporâneas.

Disciplinas comuns às duas linhas

• SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À MODELAGEM SOCIOAMBIENTAL
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Radiação eletromagnética; Imagem de alta e média resolução espacial; Processamento Digital de Imagens; Aplicações do sensoriamento remoto em monitoramento ambiental. Aplicações práticas com os softwares Envi, Spring, ArcGIS.

• TEORIAS E APLICAÇÕES DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Técnicas de vetorização, conversão de dados cartográficos, Bancos de dados Geográficos; Tratamento da informação espacial; Análise e modelagem espacial; Aplicações práticas com o software ArcGIS.

TÓPICOS ESPECIAIS

Linha de Pesquisa: Produção dos Espaços Urbanos e Rurais

• TÓPICOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “produção dos espaços urbanos e rurais”.

• TÓPICOS ESPECIAIS EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Créditos: 4,0 Carga Horária: 60
Ementa: Abordagens Teóricas e Tendências Contemporâneas do Planejamento Urbano e Regional

• TÓPICOS ESPECIAIS: CIDADES E REDE

Créditos: 4,0 Carga Horária: 60

O urbano, espaço e território. Análise dos aspectos sociais, políticos e econômicos relativos à produção do espaço da cidade. A cidade no contexto regional. Cidades em rede e rede de cidades. O papel das redes no desenvolvimento da cidade. Tendências atuais.

Linha de Pesquisa: Território, Cultura e Meio Ambiente

• TÓPICOS ESPECIAIS EM TERRITÓRIO, CULTURA E MEIO AMBIENTE
Créditos: 4 Carga Horária: 60
Ementa: Estudo de questões relevantes apontadas pelos mestrandos e/ou docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados à Linha “território, cultura e meio ambiente”.