PPGEO Unimontes possui Conceito 4 da CAPES: Reconhecimento e Compromisso com pesquisa, ensino e extensão

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) atingiu recentemente a expressiva marca de Conceito 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), evidenciando sua excelência e contribuição para o cenário acadêmico nacional. Essa conquista reforça o comprometimento da instituição com o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão na área de Geografia.

O PPGEO Unimontes, ao alcançar a nota 4, destaca-se como um polo de referência na região, consolidando-se como agente transformador no contexto acadêmico e social. A avaliação positiva pela CAPES não apenas reflete a qualidade do programa, mas também certifica a relevância das pesquisas desenvolvidas e o alto padrão de formação de seus mestrandos.

Desde a sua fundação, o PPGEO tem sido um berço de conhecimento, proporcionando um ambiente propício para a produção científica e a formação de profissionais altamente qualificados. Com mais de 94 dissertações defendidas, o programa demonstra um compromisso contínuo com a promoção do saber e o avanço do conhecimento geográfico.

Um dos pilares do sucesso do PPGEO Unimontes é o engajamento e compromisso dos professores, que desempenham papéis fundamentais nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Esses docentes dedicados não apenas transmitem conhecimento em sala de aula, mas também orientam pesquisas inovadoras, contribuindo para a produção de conhecimento relevante e aplicável à realidade regional.

O comprometimento dos professores se estende além das fronteiras acadêmicas, impactando diretamente nas comunidades locais por meio de projetos de extensão. Essas iniciativas fortalecem a relação entre a academia e a sociedade, promovendo a disseminação do conhecimento geográfico e a resolução de desafios regionais.

Assim, o PPGEO Unimontes, com sua avaliação conceitual 4 pela CAPES, destaca-se não apenas como um programa de pós-graduação de excelência, mas como um agente transformador na região. O compromisso dos professores e a qualidade das dissertações defendidas são elementos essenciais para o fortalecimento contínuo desse programa, que se firma como um verdadeiro catalisador do desenvolvimento geográfico e socioeconômico da sua área de abrangência.