Turma 01 - 2013

Título Autor Ano
A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanessa Luciana dos Santos 2015
A REFERENCIAÇÃO (RE)CATEGORIZANTE EM CRÔNICAS NARRATIVAS:
uma experiência no ensino
Isabela Dias Moraes 2015
A SEGMENTAÇÃO E A JUNTURA NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: É POSSÍVEL INTERVIR? Anagrey Barbosa 2015
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
crenças e atitudes
Gilvan Mateus Soares 2015
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL Vanuze Maria Pacheco Cavalcante 2015
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: a produção de um jogo didático Awdrey Dorásio de Souza Oliveira 2015
INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Gênero Conto Izabel Cristina Soares Ribeiro Muniz 2015
INTERMIDIALIDADE: discursos marginais em
Tô pedindo trabalho, de Terezinha Alvarenga e a
experiência social de adolescentes em situação de
risco
Ana Paula Ferreira de Queiroz 2015
JORNAL: da leitura para a escrita de um gênero Dyene Mércia Lima Eleutério 2015
LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS MIDIÁTICOS:
do texto publicitário à formação leitora
Helen Josy Monteiro de Freitas 2015
LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO
CALDEIRA: uma proposta de renovação
Danúbia da Costa Teixeira 2015
LETRAMENTO LITERÁRIO: Do acesso à leitura à formação leitora Fábio José Gonçalves 2015
LETRAMENTO LITERÁRIO: um novo olhar sobre a prática Paloma Carlean de Figueiredo Souza 2015
LITERATURA NA ESCOLA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO ENSINO FUNDAMENTAL Ducinéia Cardoso Ferreira 2015
MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: gênero carta do leitor Orando Antônio da Costa Filho 2015
MULTILETRAMENTOS: desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos em contextos digitais Vanely Cristiany Oliveira Silva 2015
MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS PARA LEITURA DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS Ana Paula Bezerra Matos de Azevedo 2015
LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS Luciana Cardoso de Araújo 2015
O PAPEL DA INTERATIVIDADE NA ESCRITA DE TEXTOS ENTRE ALUNOS BRASILEIROS E MOÇAMBICANOS: estudo do gênero carta pessoal Edilson Moreira Braga 2015
PAUSA PROTOCOLADA NA LEITURA: ensinando a fazer inferências Vilma Luíza Ruas Fernandes 2015
REDES SOCIAIS: possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativas Leila Tupinambá Silva 2015
RETEXTUALIZAÇÃO:
uma proposta de ensino para a progressão temática
Clarisméia Vieira Rabelo Lafetá 2015
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA:
implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escrita
Marta Ester Brito Santos 2015

Turma 02 - 2014

Título Autor Ano
A CONSTRUÇÃO DA MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francisco José Caldas Nunes 2016
A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO ROMANCE PARA A
FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA
Cláudia Fabiana Santos 2017
A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA, VIA ESTRATÉGIAS : contribuições teóricas e práticas para o ensino Loide Fernandes Pimenta 2016
A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM TEXTOS NARRATIVOS DO GÊNERO CONTO DE FADAS: aspectos estruturais e de linguagem Janine Ferreira Pimenta Rosa 2016
DESVIOS ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA DE ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: ensino e reflexões
Patrícia Martins da Silva 2016
ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA:
o uso de maiúsculas e minúsculas na escrita de alunos do Ensino Fundamental
Giullyano José Nunes Lima 2016
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM A COERÊNCIA TEMÁTICA DO TEXTO OPINATIVO Cristian Lustrino Borges Rodrigues 2016
GAMIFICAÇÃO: contribuições para a produção de textos narrativos Rosângela Soares dos Santos Souza 2016
GAMIFICAÇÃO: contribuições para o desenvolvimento de habilidade de leitura Tatiane Gonçalves Cruz 2017
GAVETAS TEXTUAIS:
escrita coparticipativa sob o viés das narrativas de enigma
Maria Cléria Fernandes 2016
GÊNERO CRÔNICA: uma proposta de ensino e aprendizagem de leitura e
escrita por meio de sequência didática
Roz Mery ALves Nogueira Teles 2016
INFERÊNCIAS LÓGICO-PRAGMÁTICAS: uma proposta didática aplicada ao 6º ano do Ensino Fundamental Cláudia Tatiana Prates Nunes 2016
JORNAL ON-LINE: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagem Pablo Olinto de Oliveira Souza 2016
LETRAMENTO LITERÁRIO: muitos desafios, vários caminhos Marília de Aquino Araújo 2016
LITERATURA EM QUADRINHOS: diálogos e ressignificações na formação do leitor da educação básica Luciane de Oliveira Bertulino Fernandes 2016
O SURDO DO CONTEXTO RURAL: desafios e implicações no processo de apropriação da LIBRAS Maria Elza Meira 2017
O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL II: proposta pedagógica de intervenção
Cláudia Reis Otoni de Paula 2016
POR UM AMBIENTE NOVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA PARA A “GERAÇÃO POLEGAR” Dinah De Ângelis Santos Vieira e Costa 2016
PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA:
glossário semibilíngue digital em Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa
Cristina Aparecida Bianchi de Souza Gomes 2016
RELATO PESSOAL: uma interface entre o letramento e a tecnologia Adriana Mendes Ramos 2016
REVISTA ONLINE: uma proposta para a formação do hábito de ler e escrever na escola Carla Rodrigues Duarte Alves 2016

Turma 03 - 2016

Título Autor Ano
A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DOS ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Clarice Nogueira Lopes 2018
AS FORMAS NOMINAIS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II:
Chico Bento aprende a escrever
Karina Rodrigues da Costa 2018
AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NÃO CONVENCIONAIS DAS SIBILANTES ALVEOLARES NAS PRODUÇÕES ESCRITAS Jucinete Dias dos Santos 2018
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ORTOGRAFIA:
uma intervenção na escrita de alunos do ensino fundamental II
Alcione de Oliveira Souza 2018
CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA: estratégias de leitura de contos no Ensino Fundamental Gleicilane Aparecida Torres de Souza Silva 2018
CONTRIBUIÇÕES DO CONTO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ADOLESCENTES: uma experiência com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental Cleunice da Silva Lemos 2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS E AUTISTAS: um projeto de intervenção Giovana Karine Souto Martins Borges 2018
GÊNEROS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS: novas práticas pedagógicas em sala de aula Florência Vieira Pacheco Andrade 2018
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: segunda etapa de desenvolvimento do jogo didático Linguagem e Interação Kleiber Ribeiro da Silva 2018
LETRAR ALFABETIZANDO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: uma experiência com professoras de Língua Portuguesa Jeswesley Mesndes Freire 2018
MENINOS CONTADORES DE HISTÓRIAS:
da tradição à modernidade
Aderilson Pereira Fonseca 2018
MODALIZAÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE: uma abordagem sociointeracionista na produção de crônicas Elizete de Souza Macêdo Queiroz 2018
MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS:
construção do sentido do gênero Artigo de Opinião no Ensino Fundamental
Renata Soares Dias 2018
O ENSINO DA GRAMÁTICA EM DIS(CURSO):
a formação do leitor/escritor cidadão
Ionete Meira Silva Amorim 2018
O HUMOR NA TIRINHA “HAGAR, O HORRÍVEL”: uma análise multimodal Adriana Alves Cruz 2018
O GÊNERO MEME DA INTERNET:
dialogismo e semiótica na construção textual
Zenilda Rodrigues Silva 2018
O LUGAR DO GÊNERO TIRINHA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Tamara Prates Durês 2018
PRODUÇÃO DE LEITURA: os valores semânticos dos advérbios na construção de sentido do texto Cassilmara Rejane da Rocha 2018
REFERENCIAÇÃO E COESÃO TEXTUAL: o papel dos pronomes na tessitura do texto Nelson de Morais 2018

Turma 04 - 2017

Título Autor Ano
A LEITURA NO GÊNERO NOTÍCIA NO FACEBOOK Daniele Maciel Lopes 2019
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA
PEDAGÓGICA PARA AMPLIAÇÃO DO LÉXICO E
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEITORA E
ESCRITORA
Aretuza Ladeia Lima 2019
A VARIAÇÃO DE ‘TU’ E ‘VOCÊ’ NO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO EM LONTRA-MG Zenilda Mendes dos Reis 2019
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM TURMAS DE EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL Noeme Soares Benício Carneiro 2019
ENTRE A REFLEXÃO E A AÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA Telma Eliane Medeiros de Souza 2019
ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRINHA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO IRÔNICOS Jucieny Maria Macedo 2019
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS E SOCIOCOGNITIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA INTERTEXTUAL Marilene de Souza Araújo Leite 2019
INFLUÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
NO PORTUGUÊS ESCRITO POR ALUNOS SURDOS
Daniane Pereira 2019
LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO DE LEITURA A PARTIR DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MEIO VIRTUAL Janine Ferreira Pinto Milo 2019
LER PARA COMPREENDER: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Rute Rodrigues da Silva 2019
LIVROS SÃO VIAGENS, CONTOS SÃO BILHETES DE PARTIDA: A LITERATURA FANTÁSTICA EM SALA DE AULA Luciana Patrício Duarte Martins 2019
O ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOLÓGICAS Cláudia Gonçalves Magalhães 2019
O MINICONTO DIGITAL: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL Daniele Martins Lima 2019
QUADRINHO EM SALA DE AULA: A LINGUAGEM QUADRINHISTICA APLICADA AO LETRAMENTO VERBO-VISUAL EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Josilene Rodrigues Borges 2019
TIRINHAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA Cláudia Bahia Ribeiro Vasconcelos 2019
UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO MULTISSISTÊMICA DE TIRINHAS DA MAFALDA Camila Polyane Souza Felício 2019

Turma 05 - 2018

Título Autor Ano
“A GENTE VAI E NÓS VAMOS” DA ORALIDADE PARA A ESCRITA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AMPLIAR AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS NUMA ABORDAGEM DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL Marilene Lisboa Xavier 2020
ANÁLISE DOS “ERROS” ORTOGRÁFICOS DE NATUREZA CONTEXTUAL E MORFOLÓGICO-GRAMATICAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA DE ENSINO SISTEMÁTICA E REFLEXIVA Maria de Oliveira Rodrigues 2020
A PRÁTICA CIDADÃ DE REIVINDICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ESCRITA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Adriana Lélis Santos Costa 2020
A REFERENCIAÇÃO EM CONTOS DE SUSPENSE: UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Maria Thereza Santos Ferreira e Souza 2020
AS TIRINHAS DA MAFALDA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A
FORMAÇÃO LEITORA CRÍTICO-REFLEXIVA DE ALUNOS DO 9º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Soares Botelho 2020
CHARGES: UMA ESTRATÉGIA DE MULTILETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Camila Souza de Andrade 2020
“COM SUA VOZ DE MULHER”: O LETRAMENTO LITERÁRIO PELO
CONTAR DE MARINA COLASANTI
Maria Juliana Correa Ferreira 2020
CONTAR, OUVIR E ESCREVER: O RELATO PESSOAL COMO ESTRATÉGIA PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Demilde Martins Amaral 2020
DE PONTA A PONTA NO BARBANTE – O CORDEL:- MUITO PRAZER, SALA DE AULA! Juscélia Letícia Ferreira Cruz 2020
ENTRE A IMAGEM E A PROSA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NUMA ABORDAGEM CRÍTICA E MULTIMODAL Dileide Ferreira Silva Lopes 2020
ESCRITA ORTOGRÁFICA:
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS VERBAIS FLEXIONADAS TERMINADAS EM -U, -AM E -ÃO
Maria Aparecida da Silva Oliveira 2020
ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA HÍBRIDOS:
POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER A
COMPREENSÃO LEITORA DE INFOGRÁFICOS
Elaine Aparecida Soares 2020
JOGOS DE LEITURA: POSSIBILIDADES PARA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO NA LEITURA Kelly Rose Flávio Veloso Santos 2020
LETRAMENTO JORNALÍSTICO: A NOTÍCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO CRÍTICO Monádia Alves Santana Maia 2020
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENCONTRO COM O UNIVERSO DE LYGIA BOJUNGA Marisa Rodrigues Lopes dos Santos 2020
LETRAMENTOS: UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Daiane Gomes da Silva 2020
O DIÁRIO DE ANNE FRANK COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DO DOMÍNIO DISCURSIVO NA FORMAÇÃO LEITORA Aline Graciele Ferreira Oliveira 2020
POESIA. PRESENTE!
A LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcone Mendes da Conceição 2020
REINVENTANDO O CONTO LITERÁRIO: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES PROFICIENTES Edna Gomes de Sá 2020
UMA ANÁLISE MULTIMODAL DE CARTAZ DE FILMES NO ENSINO FUNDAMENTAL Edvânia Alexandre de Abreu 2020
UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO COM O GÊNERO RELATO
PESSOAL NA FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITORA DE ALUNOS
DO 9º ANO
Andréa Eloiza Barboza da Silva 2020
OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA REFLEXIVA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Júnia Maria Nogueira Oliveira 2020

Turma 06 - 2019

Título Autor Ano
A ESCRITA DO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORAÇÃO DE REVISTA COMO MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA MULTIMODALIDADE TEXTUAL Hérica Tosta Bastos Martins 2021
A ESPECIFICIDADE LEXICAL NOS COMANDOS AVALIATIVOS: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO VOCABULAR Daniele Soares Ribeiro dos Santos 2021
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LEITURA: desafios e contribuições Christiane Carneiro Alves 2021
A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES Patrícia Rodrigues de Morais 2021
A TOPONÍMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE OS NOMES DOS LOGRADOUROS DE ALVAÇÃO, DISTRITO DE CORAÇÃO DE JESUS – MG Raquel Ribeiro Guimarães Mota 2021
ALUNOS BOOKTUBERS, O PROTAGONISMO NOS VLOGS LITERÁRIOS Hellen Darlla Alves Rocha Soares Guimarães 2021
CALVIN E HAROLDO: UMA LEITURA MULTIMODAL NO 7º ANO Luana Antunes Simões 2021
ESCOLHAS LEXICAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: VOZES SOCIAIS, ASPECTOS CULTURAIS Raimunda Pereira da Silva Baliza 2021
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO Ana Paula Santos Ruas e Silva 2021
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO SISTEMÁTICO DE ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA Marinalva Cardoso dos Santos 2021
HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: proposta de um caderno pedagógico de professor para professor Edmilson Albino da Silva 2021
LETRAMENTO LITERÁRIO: redescobrindo a leitura por meio de contos infanto-juvenis Solange Amaral da Silva 2021
MAPAS CONCEITUAIS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: contribuições teórico-metodológicas para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa Jucélia Bastos de Almeida 2021
O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA LOCAL COMO RECURSO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: LEOCÁDIA… HISTÓRIA DE UMA MENINA, RETRATO DE UMA ÉPOCA Maria Simara de Aguiar 2021
O DESPERTAR DE LEITORES: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS PARA A LEITURA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ângela Maria de Aguiar Sousa 2021
O MITO NO FILME: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTISSEMIÓTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Cibele Alves de Oliveira 2021
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA NARRATIVA PARA ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Sonália Eliana Silva do Carmo 2021
O USO VARIÁVEL DAS FORMAS “MAS” E “MAIS” NA ESCRITA E NA ORALIDADE DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – JANAÚBA/MG Maria da Penha Borges de Oliveira Vicente 2021
PROPOSTAS DE LEITURA CRÍTICA E COMPREENSIVA DE CRÔNICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Maristela Gomes Coelho Fonseca 2021
REPORTAGENS SOBRE POLÍTICA: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA Sidneia Rodrigues da Silva 2021

Turma 07 - 2021

Título Autor Ano
ANÉSIA E SUAS TIRAS(DAS) CÔMICAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E ENSINO
SEMÂNTICO-LEXICAL COM BASE NO HUMOR
Amanda Ramos Maciel 2023
COERÊNCIA TEXTUAL: a díade fato e opinião na construção argumentativaem aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental Vanessa Menezes Oliveira 2023
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
IRREGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO PORTUGUÊS
Macélia Teixeira Sales 2023
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: propostas
didáticas para a formação de habilidades leitoras
no Ensino Fundamental II PORTUGUÊS
Elen Silva Neves Costa 2023
EXERCÍCIOS DIDÁTICOS E ITENS AVALIATIVOS:
o estudo do vocabulário para o desenvolvimento lexical nas práticas de língua
portuguesa
Nádila Marina de Carvalho 2023
LEITURA: uma proposta didático-pedagógica – pela perspectiva da LT – via mediação do
professor
André Esperidião Antônio Dias 2023
LETRAS DE MÚSICA (FUNK): ferramentas para desenvolver habilidades de leitura de
alunos do 6º ano – Ensino Fundamental II da Escola Estadual Erezinha Antunes
Martins – MG
Paulo César Mendes 2023
LITERATURA EM HQs: uma possibilidade de leitura dos clássicos da literatura
brasileira nos anos finais do ensino fundamental
Cláudia Regina Oliveira Carvalho 2024
O USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS COMO ELEMENTOS DE
REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS: formação de habilidades
escritoras
Janderson Almeida Nobre 2023
PROCESSO DE ESCRITA: estudo das dificuldades linguísticas na escrita
de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental
Roberta Fabiana de Andrade Reis 2023
PROCESSOS REFERENCIAIS EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS:
uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da escrita
Anne Francielle Macedo Dias Ribeiro Pinto 2023
PRODUÇÃO DE SENTIDOS E APRENDIZAGEM DE LEITURA: a (des) valorização da
representação da mulher em textos publicitários.
Marinete Maria da Silva 2023
RELAÇÕES DISCURSIVO-ARGUMENTATIVAS: uma sugestão de pesquisa-ação para o
ensino de operadores argumentativos em artigos de opinião
Daniel Pereira dos Santos 2023