Turma 01 - 2013

TítuloAutorAno
A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanessa Luciana dos Santos2015
A REFERENCIAÇÃO (RE)CATEGORIZANTE EM CRÔNICAS NARRATIVAS:
uma experiência no ensino
Isabela Dias Moraes2015
A SEGMENTAÇÃO E A JUNTURA NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: É POSSÍVEL INTERVIR?Anagrey Barbosa2015
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
crenças e atitudes
Gilvan Mateus Soares2015
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTALVanuze Maria Pacheco Cavalcante2015
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: a produção de um jogo didáticoAwdrey Dorásio de Souza Oliveira2015
INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Gênero ContoIzabel Cristina Soares Ribeiro Muniz2015
INTERMIDIALIDADE: discursos marginais em
Tô pedindo trabalho, de Terezinha Alvarenga e a
experiência social de adolescentes em situação de
risco
Ana Paula Ferreira de Queiroz2015
JORNAL: da leitura para a escrita de um gêneroDyene Mércia Lima Eleutério2015
LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS MIDIÁTICOS:
do texto publicitário à formação leitora
Helen Josy Monteiro de Freitas2015
LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO
CALDEIRA: uma proposta de renovação
Danúbia da Costa Teixeira2015
LETRAMENTO LITERÁRIO: Do acesso à leitura à formação leitoraFábio José Gonçalves2015
LETRAMENTO LITERÁRIO: um novo olhar sobre a práticaPaloma Carlean de Figueiredo Souza2015
LITERATURA NA ESCOLA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO ENSINO FUNDAMENTALDucinéia Cardoso Ferreira2015
MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: gênero carta do leitorOrando Antônio da Costa Filho2015
MULTILETRAMENTOS: desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos em contextos digitaisVanely Cristiany Oliveira Silva2015
MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS PARA LEITURA DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDOSAna Paula Bezerra Matos de Azevedo2015
LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOSLuciana Cardoso de Araújo2015
O PAPEL DA INTERATIVIDADE NA ESCRITA DE TEXTOS ENTRE ALUNOS BRASILEIROS E MOÇAMBICANOS: estudo do gênero carta pessoalEdilson Moreira Braga2015
PAUSA PROTOCOLADA NA LEITURA: ensinando a fazer inferênciasVilma Luíza Ruas Fernandes2015
REDES SOCIAIS: possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativasLeila Tupinambá Silva2015
RETEXTUALIZAÇÃO:
uma proposta de ensino para a progressão temática
Clarisméia Vieira Rabelo Lafetá2015
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA:
implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escrita
Marta Ester Brito Santos2015

Turma 02 - 2014

TítuloAutorAno
A CONSTRUÇÃO DA MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALFrancisco José Caldas Nunes2016
A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO ROMANCE PARA A
FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA
Cláudia Fabiana Santos2017
A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA, VIA ESTRATÉGIAS : contribuições teóricas e práticas para o ensinoLoide Fernandes Pimenta2016
A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM TEXTOS NARRATIVOS DO GÊNERO CONTO DE FADAS: aspectos estruturais e de linguagemJanine Ferreira Pimenta Rosa2016
DESVIOS ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA DE ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: ensino e reflexões
Patrícia Martins da Silva2016
ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA:
o uso de maiúsculas e minúsculas na escrita de alunos do Ensino Fundamental
Giullyano José Nunes Lima2016
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM A COERÊNCIA TEMÁTICA DO TEXTO OPINATIVOCristian Lustrino Borges Rodrigues2016
GAMIFICAÇÃO: contribuições para a produção de textos narrativosRosângela Soares dos Santos Souza2016
GAMIFICAÇÃO: contribuições para o desenvolvimento de habilidade de leituraTatiane Gonçalves Cruz2017
GAVETAS TEXTUAIS:
escrita coparticipativa sob o viés das narrativas de enigma
Maria Cléria Fernandes2016
GÊNERO CRÔNICA: uma proposta de ensino e aprendizagem de leitura e
escrita por meio de sequência didática
Roz Mery ALves Nogueira Teles2016
INFERÊNCIAS LÓGICO-PRAGMÁTICAS: uma proposta didática aplicada ao 6º ano do Ensino FundamentalCláudia Tatiana Prates Nunes2016
JORNAL ON-LINE: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagemPablo Olinto de Oliveira Souza2016
LETRAMENTO LITERÁRIO: muitos desafios, vários caminhosMarília de Aquino Araújo2016
LITERATURA EM QUADRINHOS: diálogos e ressignificações na formação do leitor da educação básicaLuciane de Oliveira Bertulino Fernandes2016
O SURDO DO CONTEXTO RURAL: desafios e implicações no processo de apropriação da LIBRASMaria Elza Meira2017
O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL II: proposta pedagógica de intervenção
Cláudia Reis Otoni de Paula2016
POR UM AMBIENTE NOVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA PARA A “GERAÇÃO POLEGAR”Dinah De Ângelis Santos Vieira e Costa2016
PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA:
glossário semibilíngue digital em Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa
Cristina Aparecida Bianchi de Souza Gomes2016
RELATO PESSOAL: uma interface entre o letramento e a tecnologiaAdriana Mendes Ramos2016
REVISTA ONLINE: uma proposta para a formação do hábito de ler e escrever na escolaCarla Rodrigues Duarte Alves2016

Turma 03 - 2016

TítuloAutorAno
A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DOS ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Clarice Nogueira Lopes2018
AS FORMAS NOMINAIS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II:
Chico Bento aprende a escrever
Karina Rodrigues da Costa2018
AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NÃO CONVENCIONAIS DAS SIBILANTES ALVEOLARES NAS PRODUÇÕES ESCRITASJucinete Dias dos Santos2018
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ORTOGRAFIA:
uma intervenção na escrita de alunos do ensino fundamental II
Alcione de Oliveira Souza2018
CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA: estratégias de leitura de contos no Ensino FundamentalGleicilane Aparecida Torres de Souza Silva2018
CONTRIBUIÇÕES DO CONTO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ADOLESCENTES: uma experiência com estudantes dos anos finais do Ensino FundamentalCleunice da Silva Lemos2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS E AUTISTAS: um projeto de intervençãoGiovana Karine Souto Martins Borges2018
GÊNEROS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS: novas práticas pedagógicas em sala de aulaFlorência Vieira Pacheco Andrade2018
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: segunda etapa de desenvolvimento do jogo didático Linguagem e InteraçãoKleiber Ribeiro da Silva2018
LETRAR ALFABETIZANDO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: uma experiência com professoras de Língua PortuguesaJeswesley Mesndes Freire2018
MENINOS CONTADORES DE HISTÓRIAS:
da tradição à modernidade
Aderilson Pereira Fonseca2018
MODALIZAÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE: uma abordagem sociointeracionista na produção de crônicasElizete de Souza Macêdo Queiroz2018
MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS:
construção do sentido do gênero Artigo de Opinião no Ensino Fundamental
Renata Soares Dias2018
O ENSINO DA GRAMÁTICA EM DIS(CURSO):
a formação do leitor/escritor cidadão
Ionete Meira Silva Amorim2018
O HUMOR NA TIRINHA “HAGAR, O HORRÍVEL”: uma análise multimodalAdriana Alves Cruz2018
O GÊNERO MEME DA INTERNET:
dialogismo e semiótica na construção textual
Zenilda Rodrigues Silva2018
O LUGAR DO GÊNERO TIRINHA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICATamara Prates Durês2018
PRODUÇÃO DE LEITURA: os valores semânticos dos advérbios na construção de sentido do textoCassilmara Rejane da Rocha2018
REFERENCIAÇÃO E COESÃO TEXTUAL: o papel dos pronomes na tessitura do textoNelson de Morais2018

Turma 04 - 2017

TítuloAutorAno
A LEITURA NO GÊNERO NOTÍCIA NO FACEBOOK Daniele Maciel Lopes2019
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA
PEDAGÓGICA PARA AMPLIAÇÃO DO LÉXICO E
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEITORA E
ESCRITORA
Aretuza Ladeia Lima2019
A VARIAÇÃO DE ‘TU’ E ‘VOCÊ’ NO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO EM LONTRA-MG Zenilda Mendes dos Reis2019
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM TURMAS DE EJA DO ENSINO FUNDAMENTALNoeme Soares Benício Carneiro2019
ENTRE A REFLEXÃO E A AÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRATelma Eliane Medeiros de Souza2019
ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRINHA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO IRÔNICOSJucieny Maria Macedo2019
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS E SOCIOCOGNITIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA INTERTEXTUALMarilene de Souza Araújo Leite2019
INFLUÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
NO PORTUGUÊS ESCRITO POR ALUNOS SURDOS
Daniane Pereira2019
LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO DE LEITURA A PARTIR DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MEIO VIRTUALJanine Ferreira Pinto Milo2019
LER PARA COMPREENDER: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL IIRute Rodrigues da Silva2019
LIVROS SÃO VIAGENS, CONTOS SÃO BILHETES DE PARTIDA: A LITERATURA FANTÁSTICA EM SALA DE AULALuciana Patrício Duarte Martins2019
O ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOLÓGICASCláudia Gonçalves Magalhães2019
O MINICONTO DIGITAL: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO MULTIMODALDaniele Martins Lima2019
QUADRINHO EM SALA DE AULA: A LINGUAGEM QUADRINHISTICA APLICADA AO LETRAMENTO VERBO-VISUAL EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL IIJosilene Rodrigues Borges2019
TIRINHAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORACláudia Bahia Ribeiro Vasconcelos2019
UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO MULTISSISTÊMICA DE TIRINHAS DA MAFALDACamila Polyane Souza Felício2019

Turma 05 - 2018

TítuloAutorAno
“A GENTE VAI E NÓS VAMOS” DA ORALIDADE PARA A ESCRITA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AMPLIAR AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS NUMA ABORDAGEM DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONALMarilene Lisboa Xavier2020
ANÁLISE DOS “ERROS” ORTOGRÁFICOS DE NATUREZA CONTEXTUAL E MORFOLÓGICO-GRAMATICAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA DE ENSINO SISTEMÁTICA E REFLEXIVAMaria de Oliveira Rodrigues2020
A PRÁTICA CIDADÃ DE REIVINDICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ESCRITA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL IIAdriana Lélis Santos Costa2020
A REFERENCIAÇÃO EM CONTOS DE SUSPENSE: UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTALMaria Thereza Santos Ferreira e Souza2020
AS TIRINHAS DA MAFALDA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A
FORMAÇÃO LEITORA CRÍTICO-REFLEXIVA DE ALUNOS DO 9º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Soares Botelho2020
CHARGES: UMA ESTRATÉGIA DE MULTILETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTALCamila Souza de Andrade2020
“COM SUA VOZ DE MULHER”: O LETRAMENTO LITERÁRIO PELO
CONTAR DE MARINA COLASANTI
Maria Juliana Correa Ferreira2020
CONTAR, OUVIR E ESCREVER: O RELATO PESSOAL COMO ESTRATÉGIA PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITADemilde Martins Amaral2020
DE PONTA A PONTA NO BARBANTE – O CORDEL:- MUITO PRAZER, SALA DE AULA!Juscélia Letícia Ferreira Cruz2020
ENTRE A IMAGEM E A PROSA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NUMA ABORDAGEM CRÍTICA E MULTIMODALDileide Ferreira Silva Lopes2020
ESCRITA ORTOGRÁFICA:
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS VERBAIS FLEXIONADAS TERMINADAS EM -U, -AM E -ÃO
Maria Aparecida da Silva Oliveira2020
ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA HÍBRIDOS:
POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER A
COMPREENSÃO LEITORA DE INFOGRÁFICOS
Elaine Aparecida Soares2020
JOGOS DE LEITURA: POSSIBILIDADES PARA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO NA LEITURAKelly Rose Flávio Veloso Santos2020
LETRAMENTO JORNALÍSTICO: A NOTÍCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO CRÍTICOMonádia Alves Santana Maia2020
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENCONTRO COM O UNIVERSO DE LYGIA BOJUNGAMarisa Rodrigues Lopes dos Santos2020
LETRAMENTOS: UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIDaiane Gomes da Silva2020
O DIÁRIO DE ANNE FRANK COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DO DOMÍNIO DISCURSIVO NA FORMAÇÃO LEITORAAline Graciele Ferreira Oliveira2020
POESIA. PRESENTE!
A LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcone Mendes da Conceição2020
REINVENTANDO O CONTO LITERÁRIO: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES PROFICIENTESEdna Gomes de Sá2020
UMA ANÁLISE MULTIMODAL DE CARTAZ DE FILMES NO ENSINO FUNDAMENTALEdvânia Alexandre de Abreu2020
UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO COM O GÊNERO RELATO
PESSOAL NA FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITORA DE ALUNOS
DO 9º ANO
Andréa Eloiza Barboza da Silva2020
OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA REFLEXIVA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALJúnia Maria Nogueira Oliveira2020

Turma 06 - 2019

TítuloAutorAno
A ESCRITA DO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORAÇÃO DE REVISTA COMO MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA MULTIMODALIDADE TEXTUALHérica Tosta Bastos Martins2021
A ESPECIFICIDADE LEXICAL NOS COMANDOS AVALIATIVOS: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO VOCABULARDaniele Soares Ribeiro dos Santos2021
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LEITURA: desafios e contribuiçõesChristiane Carneiro Alves2021
A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTESPatrícia Rodrigues de Morais2021
A TOPONÍMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE OS NOMES DOS LOGRADOUROS DE ALVAÇÃO, DISTRITO DE CORAÇÃO DE JESUS – MGRaquel Ribeiro Guimarães Mota2021
ALUNOS BOOKTUBERS, O PROTAGONISMO NOS VLOGS LITERÁRIOSHellen Darlla Alves Rocha Soares Guimarães2021
CALVIN E HAROLDO: UMA LEITURA MULTIMODAL NO 7º ANOLuana Antunes Simões2021
ESCOLHAS LEXICAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: VOZES SOCIAIS, ASPECTOS CULTURAISRaimunda Pereira da Silva Baliza2021
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICOAna Paula Santos Ruas e Silva2021
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO SISTEMÁTICO DE ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTAMarinalva Cardoso dos Santos2021
HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: proposta de um caderno pedagógico de professor para professorEdmilson Albino da Silva2021
LETRAMENTO LITERÁRIO: redescobrindo a leitura por meio de contos infanto-juvenisSolange Amaral da Silva2021
MAPAS CONCEITUAIS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: contribuições teórico-metodológicas para a formação continuada de professores de Língua PortuguesaJucélia Bastos de Almeida2021
O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA LOCAL COMO RECURSO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO:  LEOCÁDIA… HISTÓRIA DE UMA MENINA, RETRATO DE UMA ÉPOCAMaria Simara de Aguiar2021
O DESPERTAR DE LEITORES:  ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS PARA A LEITURA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSÂngela Maria de Aguiar Sousa2021
O MITO NO FILME: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTISSEMIÓTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTALCibele Alves de Oliveira2021
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA NARRATIVA PARA ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALSonália Eliana Silva do Carmo2021
O USO VARIÁVEL DAS FORMAS “MAS” E “MAIS” NA ESCRITA E NA ORALIDADE DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – JANAÚBA/MGMaria da Penha Borges de Oliveira Vicente2021
PROPOSTAS DE LEITURA CRÍTICA E COMPREENSIVA DE CRÔNICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTALMaristela Gomes Coelho Fonseca2021
REPORTAGENS SOBRE POLÍTICA: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVASidneia Rodrigues da Silva2021