A dissertação “Becos, barracos e buracos: afetos e fabulação deleuziana em Becos da Memória, de Conceição Evaristo”, de Larissa Mourão Goulart, recebeu o Prêmio Unimontes de dissertações e teses – 2023. Parabéns
I Congresso Internacional da Unimontes será realizado de 24 a 27 de outubro
Congresso vai reunir a comunidade acadêmica e parceiros
A Universidade Estadual de Montes Claros vai realizar o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Unimontes.
O evento é organizado por todas as pró-reitorias da Universidade, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores. A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.
“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.
Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.
A vice-presidente do Congresso Internacional da Unimontes, professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD), ressaltou os objetivos do evento. “Essa primeira edição visa reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da educação digital, promovendo uma troca de experiências e reflexão sobre novas perspectivas e soluções para o futuro da educação. A proposta é ampliar a divulgação das atividades de pesquisa e inovação, retratando também as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”.
A professora Christine Martins ressaltou também a realização do 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) inserido na programação do congresso.
A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.
A solenidade de abertura do I Congresso Internacional da Unimontes será no dia 24 de outubro, às 19h, na quadra 1, do campus-sede Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.
O prazo das inscrições para participação no evento poderá ser feito até o dia 24 de outubro, no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.
Serviço:
Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”
Quando: 24 a 27 de outubro de 2023
Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online
Os participantes deverão atestar frequência nos formatos on-line ou presencial para receber certificado (mínimo de 75% de frequência nas atividades).
Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.
Fábula sobre uma sociedade sem emoções e afetos, “O Lagosta” trabalha a estranheza com direção segura apoiada num elenco de talentos
Na quinta-feira (05/10), o Cinema Comentado Cineclube exibe “O Lagosta” (2015), produção dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos, cujo roteiro foi indicado ao Oscar, em 2017. Lanthimos se tornou conhecido pelo inquietante “Dente Canino“ (2009) e realizou sucessos como “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (2017) e “A Favorita” (2018); em 2023, o recente “Pobres Criaturas” venceu o Leão de Ouro, em Veneza, e já é considerado um dos melhores filmes do ano.
As sessões presenciais são um parceria do Cineclube com a Unimontes por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL) e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), ambos associados ao Departamento de Comunicação e Letras. A exibição acontece às 19h, no Auditório do CCH, no 2º andar do prédio 2, seguida de debate com o público sobre os temas presentes na produção.
Em um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem alguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona – algo proibido, de acordo com o sistema.
Para o crítico Adriano Nogueira, do jornal online O Povo, “o filme segue a cartilha da estética do absurdo em que as coisas mais bizarras são ditas e vividas na maior naturalidade. É uma distopia em que o ponto mais tenso dessa visão futurista é o fato das pessoas estarem totalmente robotizadas. (…) É um verdadeiro terror se viver em uma sociedade como aquela, em que os humanos perderam a melhor parte daquilo que nos faz homens: a emoção e os sentimentos, quase completamente!”.
Trabalhando o absurdo e o nonsense, Lanthimos registra uma crítica precisa as questões sociais e emocionais da atualidade sem perder a ironia que marca sua narrativa envolvente, direta e, mesmo, estranhamente familiar. O cineasta nos convida para uma jornada fílmica reveladora sobre a sociedade e nós mesmos.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e se fundamentam na ideia de proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público. As conversas após a exibição permitem compartilhar opiniões e transmitir o conhecimento de forma abrangente e diversificada aos participantes.



