
O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria Nº 214, que reconhece oficialmente o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO/UNIMONTES). Um importante avanço para a instituição e para o fortalecimento da pesquisa geográfica no Norte de Minas Gerais.
A aprovação do doutorado foi resultado de um rigoroso processo de avaliação conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo sido aprovada durante a 233ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior, realizada entre 14 e 18 de outubro de 2024.
Carlos Bortolo, coordenador do PPGEO destaca que esta é uma conquista significativa para a comunidade acadêmica e para toda a região. “O Doutorado permitirá a formação de pesquisadores de alto nível e fortalecerá ainda mais nossa contribuição para o desenvolvimento regional”, salienta.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIMONTES, que já possui conceito 4 na avaliação da CAPES, atua na área de concentração em Dinâmica e Análise Espacial, com duas linhas de pesquisa principais: Produção dos Espaços Urbanos e Rurais e Território, Cultura e Meio Ambiente. Essas linhas têm contribuído para o entendimento das dinâmicas territoriais, socioambientais e culturais da região, além de promover o uso de geotecnologias e estudos ambientais.
Implementação do curso
Com a publicação da portaria, o Programa inicia os procedimentos administrativos para a implementação do curso de doutorado. As informações sobre o processo seletivo e o início das atividades serão divulgadas oportunamente pelos canais oficiais da UNIMONTES.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIMONTES é referência regional, com mais de 94 dissertações defendidas no mestrado e uma trajetória consolidada de mais de uma década, reafirmando seu compromisso com a formação qualificada e a produção científica voltada às demandas do Norte de Minas Gerais.