O Centro de Estudos para a Convivência com o Semiárido conta com uma equipe multidisciplinar. Esse laboratório realiza estudos sobre o semiárido mineiro e disponibiliza informações e pesquisas sobre a temática. A equipe é composta por: 1 docente do PPGEO, 2 mestres bolsistas FAPEMIG e uma graduanda bolsista FAPEMIG.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, o Projeto CECS, elaborado e em execução pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, tem norteado suas ações buscando construir bases sólidas para efetivamente desenvolver ações que contribuam para as transformações sociais e econômicas demandadas para as regiões da sua área de atuação. As ações do projeto contemplam  toda a área do Semiárido Mineiro onde se acham inseridas as  regiões Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte de Minas e Região Central de Minas Gerais, com 188 municípios.

Atividades desenvolvidas:

–             Documentações técnicas no contexto de políticas públicas, envolvendo projetos, programas, entre outros, especialmente aqueles produzidos e que se referem a aspectos sociais, ambientais e econômicos promovidos tanto pelo poder público, quanto por outras organizações da sociedade civil;

–             Estudos e pesquisas já realizados por outras instituições sobre os grandes temas definidos pelo CECS, especialmente o conteúdo relacionado disponível em teses, dissertações, artigos, livros e relatórios em geral;

–             Estudos e pesquisas promovidas por membros do comitê técnico do CECS;

No “site” do CECS, hospedado no Portal da Unimontes, disponível, também, em http://www.cecs.unimontes.br/index.php/pt/, além de informações gerais apesentadas em sua página principal, tais como: oportunidades de investimentos, dados meteorológicos, registros de tremores de terra, inovações tecnológicas, entre outros, acha-se disponibilizado um Banco de Dados com produções técnicas e científicas em diversas áreas de conhecimento sobre o semiárido e áreas de entorno, cujas publicações poderão ser visualizadas e obtidas através da biblioteca virtual inserida no “site”, de fácil acesso ao público interessado.

Na fase atual do Projeto CECS (Projeto CECS – Fase III), materializa-se através da produção mensal, em meio digital, os Boletins Eletrônicos – CECS Notícias, que hoje se encontra na 50ª Edição, com o objetivo de disseminar as informações científicas e tecnológicas de interesse para as regiões de abrangência do projeto. Foi organizado e formatado o “Blog” do CECS, disponível em  http://semiaridomineiro.blogspot.com.br, onde se encontram as publicações dos Boletins Eletrônicos já produzidos, notícias técnicas, bem como os artigos técnicos e científicos produzidos pelos Professores das Universidades que atuam nas regiões de trabalho do CECS.

Em uma fase posterior, pretende-se articular a gestão da ciência, tecnologia e inovação para convivência com o semiárido mineiro.

A implantação do Projeto Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) ganha relevância no sentido de estimular estudos e análises da realidade regional, ampliando os pressupostos teóricos já existentes e, simultaneamente, construindo e divulgando novos referenciais.  A sua concepção é a de ser um Centro de pesquisas, inovação e desenvolvimento do semiárido mineiro e áreas de entorno, articulando a produção e o arranjo de conhecimento, promovendo a gestão compartilhada de tecnologias e capacitação técnica, numa estrutura em rede, capaz de fomentar o salto necessário ao desenvolvimento sustentável da região.