Coordenação do Programa 

Profa. Liliane Pereira Barbosa – Coordenadora

Profa. Maria Alice Mota – Coordenadora Adjunta


Colegiado

Profa. Arlete Ribeiro Nepomuceno

Profa. Carla Roselma Athayde de Moraes

Profa. Liliane Pereira Barbosa

Prof. Luiz Henrique Carvalho Penido

Profa. Maria Alice Mota

Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

Profa. Maria da Penha Brandim de Lima

Profa. Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho

Profa. Maria do Socorro Vieira Coelho

Prof. Paulo Roberto Barreto Caetano


Representantes discentes:

Titular: Ivanete Pereira de Souza

Suplente: Ana Maria Alves Gonçalves


Curso

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de 39 instituições de ensino superior públicas, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O ProfLetras foi recomendado com nota 4 pela CAPES, devido à qualificação de seu corpo docente das insituições que integram esse Programa em rede nacional.

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes egressos de cursos de Licenciatura em Letras (com habilitação em Língua Portuguesa), que pertencem ao quadro permanente da rede pública e que estão lecionando língua portuguesa no ensino fundamental (1º ao 9º ano) no ano em que realizam o exame de seleção para ingresso no Programa.


Objetivos

Além de melhorar a formação de professores do Ensino Fundamental no ensino de Língua Portuguesa e melhorar a qualidade da Educação Básica, a capacitação de docentes em nível de mestrado profissional, por meio do Profletras, tem como objetivos:

  • o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a deseja da curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita; o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental; o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da internet; o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramentos compatível aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.
  • qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e offline;
  • instrumentalizar os mestrandos/professores do ensino fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem;
  • indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais;
  • salientar as funções referenciais e metacognitivas das línguas de forma que os docentes saibam trabalhar peças textuais com traços literais e não literais, distinguindo-as, assim, os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;
  • aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem;
  • instrumentalizar os docentes de ensino fundamental com objetivo de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos modernos à disposição.

Com esses objetivos e considerando as múltiplas tendências teórico-metodológicas e uma perspectiva fortemente transdisciplinar, o ProfLetras busca formar professores de língua portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção de uma educação linguística que vise a práticas sociais mediadas pela linguagem.


Carga-horária do curso

O ProfLetras segue o Regimento estabelecido pela Resolução 043/2012 CONSEPE, que prevê o cumprimento de um mínimo de 360 horas no prazo de 2 anos. As aulas do ProfLetras são ministradas no Campus da Unimontes, Montes Claros,  às quintas e sextas-feiras (tarde) e aos sábados (manhã). Os dias e horários de orientação dependem  da disponibilidade dos orientadores, sendo agendados diretamente com eles.


Área de concentração: Linguagens e letramentos

Na formação do professor que atua no Ensino Fundamental é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de Concentração do ProfLetras “Linguagens e Letramentos” dá conta de uma proposta que se quer ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa, e a elas associadas disciplinas, que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de atuação:

I. Estudos da Linguagem e Práticas Sociais;

II. Estudos Literários.


Linhas de Atuação

Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Estudos da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e suas implicações para a formação na educação básica. Usos da linguagem em contextos distintos de interação social. Abordagens teóricas sobre a linguagem na prática pedagógica. Investigações sobre o campo aplicado do ensino de língua materna.

Estudos Literários

Discussões epistemológicas em torno do ensino da literatura, voltadas à formação do professor do Ensino Básico. Formação do leitor literário. Abordagem, na escola, da variedade da produção literária, incluindo desde os textos clássicos nacionais e mundiais às expressões de matriz africana e indígena brasileira. Mediação do professor para a experiência estética do ler e do escrever o texto literário.


Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias:

  1. Fonologia, Variação e Ensino
  2. Texto e Ensino
  3. Gramática, Variação e Ensino
  4. Literatura e Ensino

Optativas:

  1. Alfabetização e Letramento
  2. Elaboração de Projetos
  3. Ensino da Escrita, Didatização e Avaliação
  4. Gêneros Discursivos e/ou Textuais nas Práticas Sociais
  5. Leitura e Escrita: Processos de Ensino Aprendizagem
  6. Linguagem, Práticas Sociais e Ensino
  7. Literatura Infanto-Juvenil
  8. Leitura do Texto Literário
  9. Práticas de Análise Linguística e Ensino de Aspectos Fonológicos
  10. Práticas de Análise Linguística e Ensino de Aspectos Gramaticais
  11. Práticas de Leitura e Ensino
  12. Práticas de Oralidade e Ensino
  13.  Práticas de Produção de Texto e Ensino
  14. Tópicos em Linguagem e Ensino 


Linhas de Atuação

Linha 1 – Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Arlete Ribeiro Nepomuceno

Carla Roselma Athayde

Liliane Pereira Barbosa

Maria Alice Mota

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

Maria da Penha Brandim de Lima

Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho

Maria do Socorro Vieira. Coelho

Linha 2 – Estudos Literários

Luiz Henrique Carvalho Penido

Paulo Roberto Barreto Caetano

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Endereço

Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro

Caixa Postal 12

Av. Rui Braga, S/N, Vila Mauricéia

Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras

Prédio 2, sala 62

Montes Claros – MG

CEP 39.401-089