Aula Inaugural

CARTAZ

Programação

Data: 05 de dezembro de 2013

18:00h às 19:00h – Inscrições

19:00h – Abertura

19:15h Depoimento de Awdrey Dorásio – Boas Vindas à turma 2014/ProfLetras

19:30 – Palestra: PROFLETRAS: a equação entre a teoria e a prática

 Palestrante: Profª. Drª. Neusa Salim Miranda – UFJF  

Coordenação: Profª. Carla Roselma Athayde Moraes

 Encerramento: Coordenadora do ProfLetras – Profª. Maria do Socorro Vieira Coelho

*Entrega dos certificados

 

Sessões de Comunicações

05/12/14  – Sala 108

 

‘Projetos de Pesquisas em Educação’ –  Mestrandos Turma/2013”

 

GT1 – Práticas Sociais e Ensino da Leitura e da Escrita

Coordenação: Isabela Dias Moraes

ANA PAULA BEZERRA MATOS DE AZEVEDO: Multimodalidade na sala de aula:  uma transposição didática para leitura crítica de imagens e produção de sentidos 

AWDREY DORÁSIO DE SOUZA OLIVEIRA: A produção de material didático inovador no ProfLetras: a elaboração de um jogo de linguagem, interação e ação

DANÚBIA DA COSTA TEIXEIRA: Formação de leitores em escolas rurais

DYENE MÉRCIA LIMA ELEUTÉRIO: Jornal: da leitura para a escrita de um gênero

EDILSON MOREIRA BRAGA: O papel da interatividade na escrita de textos entre alunos brasileiros e africanos: estudo do gênero carta pessoal

ISABELA DIAS MORAES: A (re)categorização em crônicas narrativas: uma proposta de produção de sentido

VANESSA LUCIANA DOS SANTOS: Progressão temática: uma abordagem da argumentatividade da linguagem

VILMA LUÍZA RUAS FERNANDES: Leitura, compreensão e inferência: a pausa protocolada como estratégia de ensino

 

GT2 – Variação Linguística e Ensino

Coordenação; Anagrey Barbosa

ANAGREY BARBOSA: A segmentação e a juntura na escrita de alunos do ensino fundamental

GILVAN MATEUS SOARES: O preconceito linguístico e a sala de aula: os três contínuos da variação

IZABEL CRISTINA SOARES RIBEIRO MUNIZ: A influência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental: gênero conto

ORANDO ANTONIO DA COSTA FILHO: Marcas de oralidade na escrita de alunos do ensino fundamental: gênero carta do leitor

 

10:00 h – Pausa para o café

 

GT3 – Literatura e Ensino

Coordenação: Paloma Carlean de Figueiredo Souza

ANA PAULA FERREIRA DE QUEIROZ: Literatura e infância marginal em  ‘Tô pedindo trabalho’ de Terezinha Alvarenga

DUCINÉIA CARDOSO FERREIRA: Literatura na escola: práticas de letramento literário para a formação de leitores no ensino fundamental

FÁBIO JOSÉ GONÇALVES: Letramento literário: janelas para o mundo

PALOMA CARLEAN DE FIGUEIREDO SOUZA: Letramento literário: o fio condutor das demais aprendizagens

 

GT4 – Multiletramento no Ensino Fundamental

Coordenação: Vanuze Maria Pacheco Cavalcante

CLARISMÉIA VIEIRA RABELO LAFETÁ: Da poesia à retextualização

ERLANE ANTUNES GONÇALVES: A suscitação dos efeitos de sentido das figuras de retórica a partir dos provérbios populares

HELEN JOSY MONTEIRO DE FREITAS: Leitura crítica de textos publicitários: uma proposta para a formação leitora

LEILA TUPINAMBÁ SILVA: Uso pedagógico das redes sociais: argumentação e interatividade nas aulas de língua portuguesa

LUCIANA CARDOSO DE ARAÚJO: Ensino de português para surdos e o papel da formação de professores

MARTA ESTER BRITO SANTOS: O uso de tecnologias digitais no ambiente escolar

VANELY CRISTIANY OLIVEIRA SILVA: A escrita em contexto digital: novas tecnologias, novas ferramentas de ensino

VANUZE MARIA PACHECO CAVALCANTE: Metacognição: uma proposta de ensino e aprendizagem

Tags: No tags