Professora do PPGL/EL/UNIMONTES é investigadora visitante de uma das mais importantes universidades europeias

Professora Rita Dionísio CICS - Centro de Investigação em Ciências Sociais - Universidade Nova de Lisboa. Portugal (outubro de 2023) Foto tirada por: Isabel Lousada

A professora Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, realizou, em outubro, viagem a Portugal e à Espanha para coleta de dados de sua pesquisa intitulada “HISTÓRIA CULTURAL DE MULHERES ESCRITORAS: VIDA E OBRA DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO (1869-1921)”, que é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG.

Entre as metas da investigação, que tem como principal objetivo resgatar do “memoricídio feminino” a escritora, professora, folclorista e escritora mineira Alexina de Magalhães Pinto, a pesquisadora realiza consultas a arquivos de lugares em que a autora residiu (no Brasil e no exterior) que possam contribuir para a reescrita de sua biografia.

O projeto, além de institucionalizado na Unimontes, está vinculado à Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG como estágio pós-doutoral, sob supervisão da Professora Doutora Constância Lima Duarte, e tem como supervisora no exterior a Professora Doutora Isabel Maria da Cruz Lousada, do CICS.NOVA-Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A pesquisadora Rita Dionísio destaca que, além de a coleta de dados da pesquisa realizada em arquivos europeus ter possibilitado acesso a documentos relativos a e de autoria de Alexina de Magalhães Pinto (alguns dos quais ainda não haviam sido catalogados digitalmente), essa etapa da pesquisa proporcionou-lhe aceite como investigadora visitante da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, como pode ser conferido nos links a seguir:
https://cics.nova.fcsh.unl.pt/people/visiting-researchers/postdoc/rita-de-cssia-silva-dionsio-santos e https://novaresearch.unl.pt/en/persons/rita-de-c%C3%A1ssia-silva-dion%C3%ADsio-santos

A professora Rita de Cássia ressalta, que, em se considerando os altos investimentos necessários para cumprimentos de metas de pesquisas, é imprescindível a obtenção de financiamentos de agências de fomento – como a FAPEMIG – e destaca a importância da interlocução acadêmico-científica com instituições e pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a consolidação das investigações – inclusive no que se refere a colocar em circuitos qualificados internacionalmente os trabalhos realizados no PPGL/EL da Unimontes.

Tags: No tags